You are on page 1of 2

Os videntes e a leitura fria

Voc j ficou surpreendido diante de uma cartomante? Ela nunca o viu antes e l est ela revelando segredos de sua vida, muitas das quais nem os seus parentes mais prximos sabiam. Se no aconteceu com voc, com certeza voc conhece algum prximo que j foi e afirmou algo semelhante. Ah, no era cartomante, era um mdium que recebe entidades no terrestres! Ok, sem problema, a idia, digo, a tcnica a mesma. Voc ou o seu conhecido foi vtima de um truque dos mgicos, a pouca conhecida "leitura fria" (cold reading). E o que isso? uma maneira de se adquirir informaes de uma pessoa sem recorrer a algum documento (o "quente"), como a carteira de identidade. Em suma um modo de lhe arrancar seu suado dinheirinho. Mas, isso s ocorre com sua conivncia, ou seja, seu desejo de acreditar. Isto , sua grande ingenuidade. O vidente faz uma minuciosa observao da vtima e utiliza tambm conhecimentos estatstico e gerais da natureza humana. Como a pessoa se veste, sua postura, modo de falar, vocabulrio, idade e status aparentes. Numa rpida olhada sabe-se muito sobre a personalidade e os problemas da vtima. Observem, os olhos mostram claramente a infelicidade ou o desespero de quem sofre. Alis, j viram algum sem problemas procurar qualquer tipo de adivinho? Viram como fcil explorar essa profisso? No? O conhecimento de probabilidade e estatstica fundamental para o sucesso. Saber que o nome da maioria dos homens comea com "J" e o das mulheres com "A" ou "M" ajuda. Afinal, quem no tem um parente ou amigo que comece com essas letras? Querem uma aula? Assistam ao filme "F demais no cheira bem" com o Steve Martin. O vidente comea a interagir com a vtima, fala o bvio de um modo enigmtico ou interrogativo e observa cuidadosamente a reao da pessoa (a quiromante leva grande vantagem j que sente a temperatura da mo bem como a pulsao): algum a deixa muito infeliz... E a vtima prontamente responde: meu filho! Eu vejo que voc tem alguns problemas econmicos! E quem no tem? E mais, substitua o econmico por sexual, no trabalho, no seu casamento, com seus filhos, etc, e a afirmao continua valendo para todo mundo. Afinal, quem no tem problemas? Assim, o grande observador comea falando sobre generalidades e com um pouco de conversa j est adivinhando detalhes ntimos da pessoa-vtima. Na verdade a vtima quem est revelando tudo, o vidente apenas traduz a linguagem corporal para a falada (em um portugus nem sempre claro). Isso feito com frases gerais (tentativas) que de acordo com o resultado se tornam mais e mais especficas, isso conhecido como realimentao. Parece tambm, um modo mais sofisticado, com aquela brincadeira de criana quente-frio. Mas, sem dvida, o maior aliado do vidente a memria seletiva, ou seja, nossa memria esquece os fatos insignificantes e se lembra dos significativos. Isso nos diz que o vidente pode arriscar vontade j que a vtima esquecer prontamente seus prognsticos errados.

Em um experimento, conduzido pelo desmascarador de fraudes James Randi, filmou-se um mdium em ao. Ao final, convidou algumas das pessoas para assistirem ao vdeo. Afirmavam que o picareta havia acertado quase todas as adivinhaes, no puderam acreditar no que o vdeo mostrava: apenas uma em cada catorze estava correta. Eles simplesmente esqueceram. A memria deles (a nossa tambm) foi capaz de esquecer treze erros para cada acerto. Portanto, meu crdulo leitor, antes de sair por a se gabando de ter encontrado algum com poderes paranormais, pense bem, voc pode estar assinando o seu atestado de ingenuidade! Mas, no se preocupe, muitos desses mdiuns, astrlogos, adivinhos, etc, esto em uma situao muito pior: eles no so desonestos, eles acreditam ter esse poder...

Mrio Eugnio Saturno Pesquisador Tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Pesquisador convidado da NASA (National Aeronautics and Space Administration) para o projeto AQUA, Professor da FAFICA, coordenador diocesano das Congregaes Marianas. Email: saturno@dea.inpe.br.

You might also like