You are on page 1of 2

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DE UM MOTOR DE INDUO

Os motores de induo mais utilizados na indstria so os chamados motores de gaiola trifsicos. Estes possuem um estator, formado por trs bobinas (bobinado trifsico) com pares de plos em cada fase, e um rotor fabricado com espiras em curto-circuito formando uma verdadeira gaiola. Quando as bobinas do estator forem percorridas por corrente eltrica alternada, estas iro produzir campos magnticos, cuja resultante ser um campo com intensidade constante, porm girante. A velocidade do campo girante chamada de velocidade sncrona e depende da freqncia da rede e do nmero de plos do motor, conforme a equao: Ns = 120.f / P Onde: Ns velocidade sncrona f frequncia da rede P nmero de plos Para anlise de funcionamento pode se considerar o motor de induo como um transformador, onde o enrolamento primrio deste transformador formado pelo estator e o enrolamento secundrio pelo rotor. O prprio nome motor de induo se deve ao fato de que toda a energia requerida pelo rotor para a gerao de torque induzida pelo primrio do transformador (estator) no secundrio (rotor). Como existem dois campos magnticos, um no estator e outro no rotor, aparecer uma fora entre o rotor e o estator que far com que o rotor gire, j que o nico que pode se movimentar pois est montado sobre rolamentos, disponibilizando assim energia mecnica (torque) no seu eixo. Para facilitar o entendimento, analisaremos trs casos hipotticos: (1)

CASO 1: Primeiramente consideraremos um motor de dois plos com o rotor bloqueado, isto significa que atravs de algum dispositivo mecnico impediremos que o eixo do motor (rotor) gire. Nesta condio, se aplicarmos tenso trifsica com freqncia de 60Hz nos terminais do bobinado do estator, este produzir um campo magntico girante com velocidade de 3600 rpm (item 5). As linhas de induo deste campo magntico cortaro as espiras do rotor com velocidade mxima induzindo assim a mxima tenso nas espiras do rotor, e como estas esto em curto-circuito, circular tambm a mxima corrente por elas. Como toda a energia produzida no rotor tem de ser induzida pelo estator, circular no bobinado do estator uma corrente elevada (6 a 8 vezes maior que a corrente nominal do motor). Se esta condio for mantida por mais que alguns segundos os fios do bobinado do estator iro esquentar de forma indevida, podendo at danificar (queimar) o bobinado, pois no foram projetados para suportar esta corrente por um perodo de tempo grande. CASO 2: Agora vamos para o outro extremo. Vamos supor que o rotor do motor possa girar exatamente velocidade de 3600 rpm. Neste caso as linhas de induo do campo magntico girante produzido pelo estator no cortaro as espiras do rotor pois os dois esto girando com mesma velocidade. Sendo assim no haver tenso induzida, nem corrente, nem gerao de campo magntico. Para a produo de energia mecnica (torque) no motor necessria a existncia de dois campos magnticos, sendo assim, no haver torque no eixo do motor.

CASO 3: Vamos supor agora que, nas mesmas condies do Caso 2, baixamos a velocidade do rotor do motor para 3550 rpm. O campo magntico girante tem uma velocidade de 3600 rpm, assim que as linhas de induo do campo magntico girante do estator cortaro as espiras do rotor com uma velocidade de 50 rpm (3600 rpm 3550 rpm = 50 rpm), produzindo uma tenso e uma corrente induzida no rotor. A interao entre os dois campos magnticos, o do estator e o do rotor, produziro uma fora, que pela sua vez produzir torque no eixo do motor. A diferena entre a velocidade sncrona (3600 rpm) e a velocidade do rotor conhecida como escorregamento. Descritas estas trs condies, podemos agora imaginar o que acontece na prtica com nosso motor de induo. Na partida acontece algo similar ao descrito no caso 1, mas na prtica a diferena do rotor bloqueado do caso 1 nosso motor pode girar livremente. Sendo assim circular no bobinado do estator uma corrente elevada (6 a 8 vezes maior que a corrente nominal do motor) que diminuir a medida que a velocidade do motor aumenta. Quando a velocidade do rotor se aproxima da velocidade sncrona (caso 2) o torque produzido diminuir, fazendo diminuir tambm a velocidade do rotor. Existir ento um ponto de equilbrio entre a carga do motor e a velocidade do rotor (caso 3). Se a carga no eixo do motor aumenta, a velocidade do rotor tender a diminuir, e o escorregamento aumentar. Se o escorregamento aumenta a velocidade com que as linhas de induo do campo magntico do rotor cortam o estator aumentar, aumentando tambm a tenso e corrente induzida no rotor. Se a corrente maior, o campo magntico gerado por esta tambm ser maior, aumentando assim o torque disponvel no eixo do motor, chegando novamente numa condio de equilbrio. Se o torque requerido pela carga maior que o nominal do motor, e se esta condio mantida por muito tempo, a corrente do motor ser maior que a nominal e o motor ser danificado.

You might also like