You are on page 1of 6

Tipologia Estrutural das Sociedades Secretas

Este esquema ideal parece raramente ter funcionado, malgrado os esforos reiterados das Ordens Iniciticas, de caractersticas verdadeiramente esotrica, para suscitar a emergncia de organizaes srias, assumindo conscientemente o trabalho pr-Inicitico. A articulao entre as funes somente aplica-se mais ordinariamente hoje aos incondicionais que, remexendo estruturas e idias recebidas, adotam a atitude herica (3), e foram a natureza a lhes abrir as Chaves da Via, pois nenhum humano, nenhuma Sociedade, parece poder ajud-los. Mas poderia ser de outra forma no Kali-Yuga?

Os trs tipos de SS correspondem normalmente a trs tipos de estruturas. Estruturas externas, facilmente acessveis, fazendo freqentemente propaganda nas ruas, tornam-se s vezes uma Potncia financeira admirvel. Estruturas semi-internas, chamadas s vezes tambm de Sociedades de quadros, muito discretas, mas no menos presentes, conhecidas de especialistas. Estruturas internas, inacessveis, muito flexveis, por serem Organismos vivos antes de organizaes. As relaes entre estas estruturas so ricas, com modelos variados e s vezes contraditrios, e foram brilhantemente expostas em um estudo publicado na obra de Michel Monereau, Magie et Socits Secrtes, estudo o qual reportamos o leitor.

O Caso da Franco-Maonaria
A Franco-Maonaria oferece mltiplos casos de figuras, diferentes umas das outras. Em primeiro lugar, as Obedincias Manicas constituem freqentemente as organizaes externas mais estveis e as mais teis. Ignorando constantemente a existncia e a funo das Ordens mais internas e de caractersticas mais Hermetistas, no sendo mais que suas antecmaras. No seio da Franco-Maonaria, os Ritos Egpcios possuem um lugar parte. Durante longo tempo, os Ritos Egpcios funcionaram exclusivamente como sistema de altos graus. Hoje, a Ordem de Memphis-Mizram, tornou-se uma grande Obedincia Manica, como o Grande Santurio Adritico do Rito de Mizram e Memphis, que continua bem confidencial, embora abrindo Lojas Azuis. As Ordens semi-internas, como a Ordem Martinista, a O::H::T::M:: (Ordem Hermetista Tetramagista e Mgica ou Ordem Pitagrica), e algumas outras, foram consideradas, s vezes concebidas, como devendo aperfeioar a Franco-Maonaria, ou ao menos absorver os melhores elementos a fim de dirigi-los para s estruturas mais internas, suscetveis de qualific-los para s Altas Cincias. Em todo caso, A Franco-Maonaria constitui ainda uma Escola preparatria para as Correntes mais Hermticas, tanto na Europa continental quanto nos pases anglo-saxes (a S.R.I.A., Sociedade Rosacruciana in Anglia recruta, por exemplo, na Maonaria) ou na Amrica do Sul (caso das organizaes da ex-F.U.D.O.F.S.I., sempre presente no continente sul-americano). Entretanto, se o desprezo pela Franco-Maonaria demonstrado por personagens como Jean Mallinger ainda partilhado por alguns, a maioria dos membros dos Colgios semi-internos e internos conservaram um profundo respeito pela Maonaria, inclusive pelos graus Azuis (4). Muitos acreditam que ao manifestarem todo o valor simblico e operativo de cada grau, a Franco-Maonaria constitui-se somente em uma simples escola primria de iniciao. Alhures, muito discreto e pouco conhecido, as Lojas, Captulos e outros Aropagos reunindo estudiosos sinceros e especialistas do Hermetismo so menos raros que a crena geral, e isto na maior parte dos Ritos, na maior parte das Obedincias, e freqentemente, onde menos os esperamos.

As Oscilaes do Cenrio Manico e Ocultista


Existe, e constatamos, uma articulao natural entre as funes exotrica (ou exo-esotrica), mesotrica e esotrica. Esta articulao no se manifesta nulamente sobre o cenrio Tradicional, Manico e Ocultista, nas relaes entre as SS de tipo 1, 2 ou 3. Uma das tentaes das Sociedades exotricas, que naturalmente recrutam largamente, em uma lgica quantitativa, reside na sua pretenso para assumir a funo Inicitica. Ora, h uma contradio aguda entre o Inicitico e o hedonismo pessoal pregado por estas Sociedades, e entre o nmero de seus aderentes e as exigncias do procedimento Inicitico. A conquista da felicidade situa-se nas antpodas da Questo Inicitica. Seria perigoso para o pesquisador acreditar que as SS deste tipo oferecem as Vias de Libertao. teis, como vimos, por sua caracterstica teraputica, transformam-se na via do adormecimento a partir do momento que pretendem uma funo para qual no esto habilitadas a desempenharem. Mais ainda, ao tomar emprestados abusivamente os nomes das Ordens Iniciticas semiinternas e internas, obrigaram estas ltimas a ocultarem-se cada vez mais, escapando s vezes por pouco do desaparecimento. Esta a razo, de todos estes desvios, que cada um pode seguramente reconhecer, das constantes denncias feitas por personagens to diversas quanto mile Dantinne, Jean Mallinger (que combateu a A.M.O.R.C.), Giuliano Kremmerz, Louis Cattiaux e outros autores Hermetistas de valor. A articulao natural entre as funes requer que as Sociedades do tipo 1, exotricas e externas, venham a confiar seus elementos mais promissores s Sociedades do tipo 2. Aqueles que atravessarem as dificuldades inerentes uma autntica preparao podero ento abordar as Vias Reais sob a conduo de instrutores qualificados em uma Sociedade do tipo 3.

O Rito Escocs Retificado igualmente um Rito particular, funcionando s vezes como uma Ordem semi-interna conduzindo uma operatividade secreta (a da Ordem dos Elus-Cohen). Assim j vimos certas Lojas do R.E.R. recrutarem nas Ordens Martinistas. Na quase totalidade das Ordens semi-interna, o Mestrado Manico exigido, o que demonstra a importncia desta para a compreenso dos diversos Corpus que propem estas organizaes.

Os Arcana Arcanorum
Os Arcana Arcanorum, dos quais fizeram correr muita tinta, pssimas a propsito, nestes ltimos anos, criando assim um mito bastante intil, constituem os graus terminais de vrias Ordens semi-internas, ou ainda as prticas terminais de vrios sistemas Tradicionais. necessrio distinguir o sistema dos irmos Bdarride, baseado na Kabbalah e na Regra de Npoles que constituem o verdadeiro sistema dos A::A::. Os A::A:: esto presentes na O::H::T::M::, na O.:.I.:., e nas Ordens ou Colgios Hermetistas. Os A::A:: so definidos por Jean Pierre Giudicelli de Cressac Bachelerie, em seu livro De la Rose Rouge la Croix dOr, Ed. Axis Mundi (Paris-1988), na pg. 67: Este ensinamento concerne em uma Teurgia, i. e., a entrada em relao com os ons-guias que devem tomar a direo para fazer compreender um processo, mas tambm uma Via Alqumica muito fechada que um Nei Tan, isto , uma Via interna. Os A::A:: Manicos parecem ser em realidade, mais que os graus terminais da Maonaria Egpcia, a introduo a um outro sistema. De facto, no encontramos actualmente nenhum responsvel por organizaes tradicionais Manicas e outras detendo a totalidade do Sistema, a maioria ignora mesmo o contedo real dos A::A::. Os A::A:: constituem de facto uma qualificao para outras Ordens mais internas ligadas s Correntes Osriana ou Pitagrica ou ainda Correntes dos antigos Rosa+Cruzes, como a Ordem dos Rosa+Cruzes de Ouro do antigo Sistema, a Ordem dos Irmos Iniciados, e outras, que permanecem desconhecidas, escapando assim pesquisa histrica e sobretudo aos problemas humanos. J. P. G. de Cressac Bachelerie, faz referncia a Brunelli, em seu livro j citado, na pg. 79, que os A::A:: constituem de facto a introduo para outras Ordens: Como indicou G. M. Brunelli em seus formidveis trabalhos sobre os Ritos de Mizram e Memphis, outras Ordens sucedem aos A::A::. Saindo dos aspectos Manicos, descobrimos quatro ou cinco outras Ordens (Grande Ordem Egpcia, Ritos Egpcios, assim como outras quatro que no podemos mencionar). Cada vez mais certas organizaes Tradicionais no utilizam o nome A::A::, detendo a totalidade ou parte do conjunto Tergico dos A::A::, caso por exemplo, da Ordo Aurum Solis que constitui uma emanao da Escola de Florena e no tm nenhum lao, contrariando a afirmao de alguns, com a Corrente anglo-saxnica da Golden Dawn. Os Sistemas completos dos A::A::, cuja Maonaria Egpcia no detem que uma parte, comporta de facto trs disciplinas. Teurgia e Kabbalah Anglica: com notadamente as Invocaes dos 4, dos 7, e a grande Operao dos 72 nomes. Alquimias metlicas: entre diferentes Vias, os documentos em nossa posse parecem dar prioridade Via do Antimnio, mas outras Vias, notadamente a Via da Salamandra parece constituir um elemento central do Sistema, porque dependente, por sua vez, da Via externa e da Via interna.

Algumas experincias bem sucedidas:


Existem ainda alguns exemplos de colaboraes com xito entre as organizaes externas, semi-internas e internas. O caso mais conhecido do sistema colocado em prtica por Robert Ambelain, e largamente desenvolvido por Grard Kloppel, seu sucessor. A Ordem de Memphis-Mizram tornou-se hoje uma organizao Manica importante, membro do C.L.I.P.S.A.S., onde certos membros podem ser convidados a participar da Ordem Martinista Inicitica. Encontramos tambm no sistema de Ambelain, uma Ordem dos Elus-Cohen, e uma estrutura terminal reunindo vrias filiaes, incluindo a da Rosa+Cruz do Oriente. O conjunto continua funcionando bem graas a uma forte centralizao, e esta, muito embora os problemas inerentes estrutura Manica, muito importante para manter-se como um componente estritamente Tradicional, outras entradas so constatadas. Assinalamos que a Tradio Ambelain manifestada igualmente por outros Colgios internos que renem um conjunto de afiliaes, Reais ou de Desejos, mas desenvolvidas segundo uma concepo diferente e muita reservada, s vezes como complemento a outras filiaes Hermetistas. A Sociedade Rosacruciana in Anglia constitui a SS da Grande Loja Unida da Inglaterra. Na Frana, naturalmente na G.L.N.F. que esta Sociedade rosacruciana recruta. Parece, entretanto, que existem algumas excees, os membros da S.R.I.A. desinteressam-se actualmente do Hermetismo. Um dos casos mais interessantes reside na tentativa feita no incio do sculo passado por certos adeptos da Ordem de Osris. A Ordem de Osris recrutaria habitualmente entre os membros dos Arcana Arcanorum Manicos, isto , nos quatros ltimos graus do Rito Manico Oriental de Mizram ou do Egito, escala de Npoles. Como este sistema no era sempre satisfatrio, Giuliano Kremmerz (1868-1930) criou a Fraternidade Templria e Mgica de Myriam. A F+T+M+M foi uma formidvel organizao preparatria s operatividades Osrianas, mesmo que certas personalidades eminentes desta Corrente como o Prncipe Caetani, e o prprio Kremmerz no fim de suas vidas, tenham considerado a criao da F+T+M+M como um erro. A F+T+M+M bem como a Ordem de Osris, ainda possui, atualmente, sobreviventes.

Alquimias internas: segundo as Correntes internas, as Vias prticas diferem menos tecnicamente que pelos detalhes filosficos e mticos respectivos, s vezes totalmente opostos. As Alquimias internas, como alhures as Alquimias metlicas, encontram sua origem no Oriente e, mais particularmente, segundo Alain Danilou, no Shivasmo. Independente de onde sejam, j fazem parte da herana Tradicional ocidental pelo menos h dois milnios, como atesta certos papiros egpcios. Naturalmente, neste ltimo aspecto das Alquimias internas que encontramos os aspectos mais especificamente Osrianos dos A::A::. provvel que na Idade Mdia e na Renascena, este Sistema fosse exclusivamente Caldeu-Egpcio, e seria pouco a pouco, e principalmente em seus aspectos Mgicos e Tergicos, que o Sistema teria sofrido em certas estruturas Tradicionais uma cristianizao ou uma hebraizao. Encontramos s vezes com relao a isto a expresso cristianismo caldeu. Em concluso a esta introduo, instigao Viagem pelo Mundo Secreto, convm lembrar a caracterstica herica da Queste, atestada por todas as sagas. Todas as Tradies descreveram as Vias Reais por metforas guerreiras. Isto no somente uma figura de estilo, a indicao precisa das qualidades requeridas para partir ao assalto da Cidadela do Ser. O conhecimento Cincia e Arte; Cincia, porque cada frase verificvel experimentalmente, Arte porque o Adepto um criador, no um simples actor deste mundo, mas realmente seu criador e seu ordenador.

Bibliografia: Bibliografia sucinta para aprofundamento da filosofia do Ocultismo e do Hermetismo, e da histria e a especificidade das SS presentes ou ativas no curso do sculo XX:

AMADOU, Robert: Loccultisme, esquisse dun monde vivant, Ed. Chanteloup, Paris, 1987;

BACHELERIE, J. P. G. de Cressac: De la Rose Rouge la Croix dOr, Ed. Axis Mundi, Paris, 1988;

BARRUCAND, Pierre: Les Socits Secrtes, entretiens avec Robert Amadou, Ed. Pierre Horay, 1978;

CAILLET, Serge: Sr Hironymus et La F.U.D.O.S.I., 1986, Cariscript, Paris;

INTROVIGNE, Massimo: Il cappello del mago, Sugarco Ed., 1990;

Notas: KREMMERZ, Giuliano: Introduction la science hermtique, Ed. Axis Mundi, Paris, 1986.. (1) Referencia obra de Giordano Bruno, e Eros et Magie La Renaissance de Couliano; Tipologia funcional das Sociedades Secretas (2) Mantm-se no ocidente alguns crculos muitos fechados de organizaes Tradicionais, de Espertos, de depositrios das Vias Internas, pertencentes s Correntes Manicas Egpcias, Rosacruzes (antigas filiaes R+C), Martinistas, Gnsticos, Pitagricos, Hermetistas; as mais representativas da Tradio. Trabalham notadamente na manuteno das Regras Tradicionais, na primazia do Inicitico sobre o profano, no prprio seio das SS, quer sejam de caractersticas exotrica, mesotrica ou esotrica, recusando todos os compromissos com os quais nosso sculo de facilidade cedeu lugar;

As SS assumem trs funes particulares nitidamente distintas, mas complementares: exotrica (ou exo-esotrica segundo alguns autores), mesotrica e esotrica.

Sociedades do tipo 1: funo exo-esotrica


(3) Ler La voie magique du hros de Cesare de la Riviera, Ed. Arche, Milano; Esta funo primeiramente de natureza teraputica. Consiste em restabelecer no indivduo o alinhamento, a congruncia, entre o corpo, a emoo e o pensamento. Trata-se de reconciliar o indivduo com ele mesmo e seu meio ambiente. Esta funo implica igualmente um componente cultural no negligencivel, o indivduo convidado a estudar, a meditar, e se possvel a integrar, um modelo de mundo, qualificado de espiritual, que permita encontrar uma resposta satisfatria para o mental, tranqilizadora para o corao, dos grandes problemas que a vida no cessa de lhe impor. Esta funo, importante para o indivduo

(4) Trata-se dos trs primeiros graus simblicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre) da Maonaria. Nota do Tradutor.

beneficiado, igualmente reguladora do plano social. Ao ajudar o indivduo a encontrar um equilbrio no mundo como ele , as SS deste tipo favorecem a estabilizao e a lenta evoluo dos sistemas polticos, econmicos e sociais dominantes. A totalidade das SS exteriores, mas pode-se falar ainda de SS, assumem esta funo exo-esotrica.

dizem ser indescritvel. Mas o nico caminho correto em direo a conscincia objetiva passa pelo desenvolvimento da conscincia de si.

Sociedades do tipo 2: funo mesotrica Estas Sociedades, menos numerosas e mais restritivas, j constituem verdadeiras Escolas tradicionais. Elas se esforam de fato em fornecer aos seus alunos as qualificaes de base indispensveis para pretender abordar uma via Real. Estas qualificaes podem variar segundo as Correntes tradicionais, assim sobre a Corrente Rosacruciana, o conhecimento e a mestria do Trium Hermeticum ser exigido, a saber, a Alquimia, a Astrologia e a Magia, segundo o eixo da Cabala (das organizaes espiritualistas, como a A.M.O.R.C., no abordam a questo fundamental da Alquimia Operativa, nem nenhuma das outras Cincias de Hermes, e no pode de modo algum se pretender Rosacrucianas).

Um homem comum, artificialmente levado a um estado de conscincia objetiva e trazido depois ao seu estado habitual, no se lembrar de nada e pensara, simplesmente, que perdeu os sentidos durante certo tempo. No estado de conscincia de si, porm, o homem pode ter vislumbres de conscincia objetiva e deles guardar a lembrana.

O quarto estado de conscincia representa um estado completamente diferente do anterior; o resultado de um crescimento interior e de um longo e difcil trabalho sobre si. No entanto, o terceiro estado de conscincia constitui o direito natural do homem tal como , e, se o homem no o possui, unicamente porque suas condies de vida so anormais. Sem exagero, podese dizer que, na poca atual, o terceiro estado de conscincia s aparece no homem por muitos breves e muitos raros lampejos e que impossvel torn-lo mais ou menos permanente, sem um treinamento especial.

Duas correntes vo caracterizar esta funo e se encontram invariveis em todas as organizaes deste tipo.

Para a grande maioria das pessoas, mesmo cultas e intelectuais, o principal obstculo, no caminho da aquisio da conscincia de si, acreditar que a possuem. Esta referncia a um estado de ser central, a um eixo do mundo, a um Reino do Centro comum a todas as tradies, sua importncia considervel.

A experimentao do Universo como resposta por uma vontade comandante. Obter resposta do Universo de efeito, se esta no a definio, do Mago, deste que tendo vontade, faz responder o Universo (1).

A busca do estado objetivo. A fim de ilustrar o que entendemos por estado objetivo ou despertar, citaremos aqui um extrato da notvel obra de Ouspensky, Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido (Pensamento, S. P., 1985, pgs. 166-167).

Assim o Mestre Maom recebido na Cmara do Meio, referncia a um Reino do Centro, acessvel a aquele que pode cessar de pensar o universo pelo jogo das mltiplas representaes, para perceber o Universo, deixar o mundo dissolvendo do ter e do fazer para o do ser.

O terceiro estado de conscincia a lembrana de si mesmo ou conscincia de si mesmo, conscincia de seu prprio ser. Admite-se habitualmente que possumos esse estado de conscincia ou que podemos t-lo vontade. Nossa cincia e nossa filosofia no viram que no possumos esse estado de conscincia e que o nosso simples desejo incapaz de cri-lo em ns mesmos, por mais clara que seja nossa deciso.

O processo da Chamada de Si provoca uma destruio das identificaes e das cristalizaes mentais, conseqentemente as crenas que subtendem a personalidade profana, a Persona, a mscara, vo ser destrudas ao curso desta busca do ser.

O quarto estado de conscincia a conscincia objetiva, nesse estado, o homem pode ver as coisas como so. s vezes, em seus estados inferiores de conscincia, pode ter vislumbre dessa conscincia superior. As religies de todos os povos contm testemunhos da possibilidade de tal estado de conscincia, que qualificam de iluminao ou de diversos outros nomes e que

Poucos esto prontos para perder a imagem que fazem deles mesmos e do mundo, produtos de seus condicionamentos mltiplos, fonte de seus sofrimentos, mas tambm de alguns efmeros prazeres.

Veremos, portanto, que poucas organizaes assumem esta funo e convidam seus membros a deslancharem este processo.

Iniciao e Sociedades Secretas


Todas as Sociedades Secretas tradicionais se pretendem Iniciticas. Bem poucas as so, a maior parte entre elas assumem outras funes que no a Inicitica, funes que apresentaremos posteriormente. A noo geral de Iniciao envolve de fato vrios nveis de lgicas, onde algumas no tratam de Iniciao em seu sentido esotrico. Neste ltimo sentido, a Iniciao uma questo tcnica. Trata-se da conquista de estados de seres no-humanos, ou mais que humanos, ativando de fato e em realidades estes centros, chamados Estrelas em certas Escolas, Rodas em outras, e mais freqentemente de Chakras, antes de proceder a uma srie de separaes (do Corpo Saturnino do Corpo Lunar, depois do Corpo Mercurial, at o Corpo Solar segundo o Hermetismo) para a constituio final do Corpo de Glria (ou Corpo Crstico ou Corpo Arco do Cu, etc.), atividade colocada em obra e desenvolvida por tcnicas precisas, freqentemente perigosas, de Chamada de Si, de Alta Magia, de Alquimia interna, tcnicas de acesso ao Ser ou Absoluto. Aqui, a definio, ainda conforme a Tradio restritiva. Rejeitaremos a conhecida crena segundo a qual a vida Iniciao. Isto sem dvida verdade, mas necessitaria tratar-se de uma vida totalmente consciente e unificada. Sobretudo, este um dos argumentos colocados antes por aqueles, muito numerosos, que inventam todo logro nos autodenominados sistemas Iniciticos com Cadeias sucessrias remontando Antigidade. Em um sentido mais largo e, entretanto, mais aceitvel, Iniciao a Cincia da mudana. A verdadeira mudana, isto , a passagem de um nvel lgico a um nvel imediatamente superior comporta uma mutao, um salto, uma descontinuidade ou transformao, do mais alto interesse terico, e da mais alta importncia prtica, porque permite deixar um mundo reconhecido como sombra, para entrar em um outro, mais real, mesmo que ele no seja a Realidade. Os nveis lgicos devem ser reconhecidos e rigorosamente separados se desejamos evitar a confuso e usar do paradoxo para mais tempo de compreenso. Herclito j havia ressaltado a estranha interdependncia dos contrrios que chamava de enantiodromia. Quanto mais uma posio extrema, mas provvel uma enantiodromia, uma converso em seu contrrio. A histria das Sociedades Secretas rica em comportamentos enantiodrmicos. De fato, na ausncia da tcnica real de iniciao, o indivduo fica na impossibilidade de se elevar ao nvel lgico (ou algico) superior, passa a oposio de sua posio inicial. Ocorre que passar de um sistema ao seu oposto no uma mudana. Isto ilustra, teoricamente, o mito ocidental segundo a qual, o iniciado deve se colocar para alm das duas colunas opostas, situadas na entrada do santurio. Resulta disto que o iniciado que deve passar de um mundo A a um mundo B, imediatamente superior, somente saberia encontrar aquilo que produz a passagem no mundo A ele mesmo, da a necessidade de uma ingerncia do sistema B no sistema A. Motivo, igualmente, da importncia do discernimento, na verdade da sagacidade, no candidato Iniciao. Esta noo de ingerncia se exprime perfeitamente nas estruturas piramidais das SS, e na articulao natural que existe entre os trs grandes tipos funcionais de SS.

Sociedades do tipo 3: funo esotrica


Provavelmente, o qualificativo de Inicitico somente se aplique a este terceiro tipo de SS. Estas sociedades, normalmente Colegiadas, so concebidas como verdadeiros laboratrios de pesquisas. Conduzindo seus adeptos s fases terminais das Vias Reais, Vias do Despertar, Via do Corpo de Glria, Via da Pedra ao Vermelho, Via Essencial, Via Estrema, so numerosas as nomeaes para designar esta fase onde o indivduo liberto de tudo isto que humano, liberto mesmo da libertao, acede realmente imortalidade consciente e se torna um Deus, em relao ao seu antigo estado humano.

Tendo este estado, quase deslocado falar de organizaes, ou de Sociedades, criaes humanas, os termos de Regra, de Ordem no sentido sacerdotal do termo (2) sero mais adequados.

A relao entre o instrutor e o aluno, ou o discpulo (aquele que aplica a Disciplina), constitui a base destas Sociedades muito fechadas, cujos nomes so raramente pronunciados, e permanecem desconhecidos, mesmo dos historiadores do Esoterismo. Em certos casos, menos raros que podemos pensar, as Regras, Veculos das Vias Secretas, so preservadas nas tradies familiares, freqentemente famlias aristocratas ou religiosas, mas no necessariamente e cada vez menos. A famlia concebida como Escola inicitica de fato um conceito muito tradicional.

Assim o mestre indiano Krishnamacharya, depositrio de uma filiao Pitagrica indiana, desenvolveu todo um ensinamento visando fazer da famlia uma Escola esotrica. Na Itlia, famlias aristocrticas de Veneza ou de Florena seriam depositrias de um Segredo inicitico. Villiers de lIsle Adam fala explicitamente deste assunto em seu romance Clef Isis (Chave de sis).

Hoje mesmo, somente nos crculos restritos das famlias, s vezes alargados a alguns amigos prximos, que, por razes tcnicas, certas operaes secretas podem ser praticadas (Via dErim, Via de Afrodite Vermelha, Via Shivasta do Deus Azul, Tradio Rosa+Cruz Lascari, por exemplo) exatamente como no passado ou Antigidade era o caso das famlias de Kham ou das famlias faranicas.

natureza humana. O sublime costeia o medocre, o vulgar costeia a beleza, o horror, a verdade, a mentira, o conhecimento, em um paradoxo vivo que permite a emergncia do Ser. Ensaio de definio da Sociedade Secreta No ser possvel fornecer uma definio precisa e satisfatria de Sociedade Secreta. Diremos simplesmente que a Sociedade Secreta, no domnio Tradicional, se caracteriza, no pelo segredo, no pelo carter fechado ou clandestino, mas pelo Rito. Entendemos por Rito, a existncia de um Corpo doutrinal e de uma praxe Inicitica. Esta no implica necessariamente de prticas rituais como temos, por exemplo, nas sociedades Manicas, Cavalheirescas, Rosacrucianas. Conhecidas, sobretudo pela presena de uma tcnica do Despertar, de Libertao, precisa e verificvel, veiculada no geral por um Corpus doutrinal exprimido em um modelo de mundo particular no centro de origem da Sociedade (Hermetismo, Martinismo, Budismo, Shivasmo). Semelhante definio restritiva, mas consoante com a Tradio, eliminaria a quase totalidade das autodenominadas Sociedades Secretas desconhecidas, por sinal, muito conhecidas. Examinaremos, portanto, o conjunto destas que so geralmente recobertas pela expresso Sociedades Secretas, a saber, toda organizao que se apresenta como Espiritual, Esotrica, Ocultista, Tradicional, Inicitica, ou toda outra qualificao anloga. O Divino eleva-se mesmo no meio do vcio. A fascinao do humano pelo secreto, sua tendncia natural auto-alucinao e ao maravilhoso recobriram a noo de Sociedade Secreta (SS) de um verniz de superstio e de crenas que tornam sua compreenso difcil. Nossa poca moderna, pela multiplicidade de SS de pretenso Inicitica, cujo exame demonstra no serem, nem secretas, nem Iniciticas, gerou uma confuso sem precedentes sobre o cenrio j obscuro do Ocultismo e atraiu a ateno, entre outros de pesquisadores tradicionais ou universitrios, do grande pblico e dos jornalistas, como dos servios governamentais da maior parte dos Estados. Tentaremos aqui fornecer alguns elementos de discriminao s numerosas pessoas que se interessam pelo Ocultismo, Tradies, ou mais freqentemente pelas SS, a fim de colocaremse em condio de passar da confuso ao discernimento. A confuso permanecer malgrado tudo, no geral e no particular, neste domnio, porque sem dvida ela indispensvel para dissimular algumas SS de caractersticas verdadeiramente Inicitica e desqualificar a massa dos curiosos ou dos desequilibrados que so atrados por este tema. Citemos Lana del Vasto que descreveu perfeitamente a situao no prefcio do livro de Louis Cattiaux: Le Message Retrouv (A Mensagem Reencontrada): A conjurao dos imbecis, dos charlates, e dos Sbios foi perfeitamente bem sucedida. Esta conjurao teria como objetivo esconder a verdade. Uns e outros serviram a esta grande causa, cada um segundo seus meios; os imbecis por meio da ignorncia, os charlates por meio da mentira, os Sbios por meio do segredo. Nossa inteno de fornecer quele que procura, no a felicidade, mas a libertao, o despertar, alguns ndices suficientes para detectar as pistas autnticas como as vias sem procedncia, e tirar proveito dos erros que no deixar de cometer, como todos os questionadores autnticos fizeram antes dele.

O Mundo Secreto Para uma Compreenso do Mundo das Sociedades Secretas. por Rmi Boyer A conjurao dos imbecis, dos charlates, e dos Sbios foi perfeitamente bem sucedida. Esta conjurao teria como objetivo esconder a verdade. Uns e outros serviram a esta grande causa, cada um segundo seus meios; os imbecis por meio da ignorncia, os charlates por meio da mentira, os Sbios por meio do segredo A Sociedade Secreta constitui um fenmeno universal. Presente desde a Antiguidade, manifestando-se em todos os domnios da vida, quer seja a esfera poltica, a esfera econmica, a esfera militar, cientfica, religiosa, artstica, notadamente literria, ou nesta que nos concerne, a esfera da Tradio e do Ocultismo. No domnio poltico, por exemplo, muitos dos movimentos polticos internacionais nasceram nas ante-salas onde alguns obscuros desconhecidos se renem para mudar o Mundo. No domnio artstico, certos Crculos surrealistas funcionaram como Sociedades Secretas. A Sociedade Secreta empresta formas mltiplas, mais ou menos adaptadas aos tempos e aos espaos em que esto inseridas. Das crianas aos velhos, todos os elementos de nossa sociedade fizeram, ou ainda fazem uso de uma Sociedade Secreta. A Sociedade Secreta constitui o vector habitual de manifestao do mundo do Ocultismo, da Tradio, da Iniciao. Este mundo se interpenetra com todos os registros de expresses da

J.Lirmann MM.:

You might also like