You are on page 1of 37

30.6.

2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/1

I
(Actos aprovados ao abrigo dos Tratados CE/Euratom cuja publicao obrigatria)

DIRECTIVAS
DIRECTIVA 2009/48/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 18 de Junho de 2009 relativa segurana dos brinquedos
(Texto relevante para efeitos do EEE) O PARLAMENTO EUROPEU E O CONSELHO DA UNIO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia, nomeadamente o artigo 95.o, Tendo em conta a proposta da Comisso, Tendo em conta o parecer do Comit Econmico e Social Europeu (1), Deliberando nos termos do artigo 251.o do Tratado (2),
(3)

relativa a um procedimento de informao no domnio das normas e regulamentaes tcnicas e das regras rela tivas aos servios da sociedade da informao (5). O cum primento das normas harmonizadas assim aprovadas, cujos nmeros de referncia tenham sido publicados no Jornal Oficial da Unio Europeia, confere a presuno de conformidade com os requisitos essenciais de segurana da Directiva 88/378/CEE. A experincia mostra que os princpios fundamentais se revelaram eficazes no sector dos brinquedos, devendo ser conservados.

Considerando o seguinte:
(1)

A Directiva 88/378/CEE do Conselho, de 3 de Maio de 1988, relativa aproximao das legislaes dos Estados-Membros respeitantes segurana dos brinquedos (3), foi aprovada no contexto da realizao do mercado interno, a fim de harmonizar os nveis de segurana dos brinque dos em todos os Estados-Membros e de suprimir os entraves ao comrcio de brinquedos entre os Estados-Membros.
(4)

Todavia, os progressos tecnolgicos no mercado dos brinquedos vieram colocar novas questes em matria de segurana dos brinquedos e aumentaram as preocu paes dos consumidores neste contexto. A fim de ter em conta esses progressos e clarificar o quadro aplicvel comercializao dos brinquedos, convm rever e me lhorar determinados aspectos da Directiva 88/378/CEE e, por uma questo de clareza, substituir essa directiva pela presente directiva.

(2)

A Directiva 88/378/CEE tem por base os princpios da nova abordagem, estabelecidos na Resoluo do Conse lho, de 7 de Maio de 1985, relativa a uma nova aborda gem em matria de harmonizao tcnica e de normali zao (4). Limita-se, por conseguinte, a estabelecer os re quisitos essenciais de segurana aplicveis aos brinque dos, incluindo os requisitos especiais de segurana em matria de propriedades fsicas e mecnicas, inflamabili dade, propriedades qumicas, propriedades elctricas, hi giene e radioactividade. As especificaes tcnicas so aprovadas pelo Comit Europeu de Normalizao (CEN) e pelo Comit Europeu de Normalizao Electrotcnica (CENELEC), nos termos da Directiva 98/34/CE do Parla mento Europeu e do Conselho, de 22 de Junho de 1998,

Os brinquedos so igualmente objecto da Directiva 2001/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 3 de Dezembro de 2001, relativa segurana geral dos produtos (6), que aplicvel em complementaridade com a legislao sectorial especfica.

(5)

(1) JO C 77 de 31.3.2009, p. 8. (2) Parecer do Parlamento Europeu de 18 de Dezembro de 2008 (ainda no publicado no Jornal Oficial) e deciso do Conselho de 11 de Maio de 2009. (3) JO L 187 de 16.7.1988, p. 1. (4) JO C 136 de 4.6.1985, p. 1.

O Regulamento (CE) n.o 765/2008 do Parlamento Euro peu e do Conselho, de 9 de Julho de 2008, que estabe lece os requisitos de acreditao e fiscalizao do mer cado relativos comercializao de produtos (7), contm disposies horizontais relativas acreditao dos orga nismos de avaliao da conformidade, marcao CE e ao quadro comunitrio de fiscalizao do mercado dos produtos introduzidos no mercado da Comunidade, bem como ao controlo destes, as quais se aplicam igualmente ao sector dos brinquedos.

(5) JO L 204 de 21.7.1998, p. 37. (6) JO L 11 de 15.1.2002, p. 4. (7) JO L 218 de 13.8.2008, p. 30.

L 170/2

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

(6)

A Deciso n.o 768/2008/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de Julho de 2008, relativa a um quadro comum para a comercializao de produtos (1), estabelece princpios comuns e disposies de referncia para os actos legislativos que se baseiem nos princpios da nova abordagem. No intuito de assegurar a coerncia com outra legislao sectorial relativa aos produtos, con vm ajustar determinadas disposies da presente direc tiva a essa deciso, desde que as especificidades sectoriais no exijam uma soluo distinta. Por conseguinte, deter minadas definies, as obrigaes gerais dos operadores econmicos, a presuno de conformidade, a objeco formal contra normas harmonizadas, as regras da marca o CE, os requisitos aplicveis aos organismos de ava liao da conformidade e aos procedimentos de notifica o, bem como as disposies relativas aos procedimen tos relacionados com produtos que representem um risco devero ser ajustados a essa deciso. A fim de facilitar a aplicao da presente directiva pelos fabricantes e pelas autoridades nacionais, dever clarifi car-se o seu mbito de aplicao, completando, para tal, a lista de produtos excludos do respectivo mbito, sobre tudo no que diz respeito a determinados novos produtos, como jogos de vdeo e equipamento perifrico. conveniente prever determinadas definies novas espe cficas ao sector dos brinquedos, para facilitar a com preenso e a aplicao uniforme da presente directiva. Os brinquedos colocados no mercado comunitrio deve ro cumprir a legislao comunitria aplicvel e os ope radores econmicos devero ser responsveis pela con formidade dos brinquedos, de acordo com o respectivo papel no circuito comercial, a fim de assegurar um ele vado nvel de proteco do interesse pblico como a sade e a segurana, a defesa dos consumidores e do ambiente, e para garantir uma concorrncia leal no mer cado comunitrio. Presume-se que todos os operadores econmicos agem de forma responsvel e em total conformidade com os requisitos legais aplicveis, ao colocarem e disponibiliza rem brinquedos no mercado. Todos os operadores econmicos que intervenham na cadeia de abastecimento e de distribuio devero tomar medidas adequadas para garantir que, em condies de utilizao normal e razoavelmente previsveis, os brin quedos que colocam no mercado no tenham efeitos perigosos na segurana e sade das crianas e que apenas disponibilizam no mercado brinquedos conformes le gislao comunitria aplicvel. A presente directiva con tm disposies claras e proporcionais sobre os deveres que reflectem o papel respectivo de cada um no processo de abastecimento e distribuio. Como determinadas tarefas s podem ser executadas pelo fabricante, necessrio estabelecer uma distino clara entre este e os operadores mais a jusante no circuito comercial. ainda necessrio diferenciar de forma clara o importador do distribuidor, dado que o primeiro co

loca no mercado comunitrio produtos provenientes de pases terceiros. Por conseguinte, o importador deve ga rantir que esses brinquedos estejam conformes com os requisitos comunitrios aplicveis.
(13)

O fabricante, tendo conhecimento pormenorizado do projecto e do processo de produo, encontra-se na me lhor posio para efectuar todo o procedimento de ava liao da conformidade dos brinquedos. Por conseguinte, a avaliao da conformidade dever permanecer como um dever exclusivo do fabricante. necessrio assegurar que os brinquedos provenientes de pases terceiros que entram no mercado comunitrio cumprem todos os requisitos comunitrios aplicveis, no meadamente o cumprimento pelos fabricantes dos ade quados procedimentos de avaliao da conformidade des ses brinquedos. Importa, por conseguinte, prever que os importadores se certifiquem de que os brinquedos que colocam no mercado cumprem os requisitos aplicveis e no coloquem no mercado brinquedos que no cum prem esses requisitos ou que apresentam um risco. Pela mesma razo, importa igualmente prever que os impor tadores se certifiquem de que os procedimentos de ava liao da conformidade foram cumpridos e que a marca o do produto e a documentao elaboradas pelo fabri cante esto disposio das autoridades de fiscalizao do mercado. Caso disponibilize um brinquedo no mercado aps a respectiva colocao no mercado pelo fabricante ou pelo importador, o distribuidor dever actuar com a de vida diligncia para assegurar que o manuseamento que faz do brinquedo no afecta negativamente a respectiva conformidade. Presume-se que tanto o importador como o distribuidor agem com a devida diligncia em relao aos requisitos aplicveis, ao colocarem ou disponibiliza rem brinquedos no mercado. Ao colocarem um brinquedo no mercado, os importado res devero indicar no brinquedo o respectivo nome e o endereo no qual podem ser contactados. So previstas excepes, se a dimenso ou a natureza do brinquedo no permitirem a colocao de uma indicao. Nestas excepes est includa a possibilidade de os importado res serem obrigados a abrir a embalagem para colocar o respectivo nome e endereo no produto. Qualquer operador econmico dever ser considerado fabricante e, por conseguinte, cumprir os seus deveres enquanto tal, se colocar no mercado um brinquedo em seu prprio nome ou sob a sua marca ou se alterar um brinquedo de tal modo que a conformidade com os requisitos aplicveis possa ser afectada. Os distribuidores e importadores, por estarem prximos do mercado, devero ser envolvidos nas tarefas de fisca lizao do mercado levadas a cabo pelas autoridades nacionais competentes e estar preparados para participar activamente, facultando a essas autoridades toda a infor mao necessria relacionada com o brinquedo em causa.

(14)

(7)

(8)

(9)

(15)

(10)

(16)

(11)

(17)

(12)

(18)

(1) JO L 218 de 13.8.2008, p. 82.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/3

(19)

Ao garantir-se a rastreabilidade de um brinquedo ao longo de todo o circuito comercial contribui-se para maiores simplificao e eficcia da fiscalizao do mer cado. Um sistema eficaz de rastreabilidade facilita a tarefa das autoridades de fiscalizao relativamente identifica o do operador econmico responsvel pela disponibi lizao no mercado de brinquedos no conformes.
(23)

ser estabelecidos de forma a atingirem apenas metade dos nveis considerados seguros, de acordo com os critrios do comit cientfico competente, de forma a garantir a presena apenas de vestgios compatveis com as boas prticas de fabrico. Os brinquedos ou partes de brinquedos e as respectivas embalagens que se possa razoavelmente esperar que en traro em contacto com alimentos devero respeitar o Regulamento (CE) n.o 1935/2004 do Parlamento Euro peu e do Conselho, de 27 de Outubro de 2004, relativo aos materiais e objectos destinados a entrar em contacto com os alimentos (2). A fim de garantir uma proteco adequada no caso dos brinquedos que implicam um elevado nvel de exposio, dever ser possvel aprovar medidas que estabeleam va lores-limite especficos para os produtos qumicos utili zados em brinquedos que se destinam a serem usados por crianas com menos de 36 meses ou noutros brin quedos que se destinam a serem colocados na boca, com base nos requisitos definidos no Regulamento (CE) n.o 1935/2004 e nas diferenas entre os brinquedos e os materiais destinados a entrar em contacto com os alimentos. Os requisitos qumicos gerais e especficos da presente directiva devero ter por objectivo a proteco da sade das crianas contra certas substncias perigosas nos brin quedos, sendo as preocupaes ambientais associadas aos brinquedos reguladas por legislao horizontal em mat ria de ambiente aplicvel aos brinquedos elctricos e electrnicos, nomeadamente a Directiva 2002/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Janeiro de 2003, relativa restrio do uso de determinadas subs tncias perigosas em equipamentos elctricos e electrni cos (3), e a Directiva 2002/96/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Janeiro de 2003, relativa aos resduos de equipamentos elctricos e electrnicos (4). Alm disso, as questes ambientais relativas aos resduos so reguladas pela Directiva 2006/12/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Abril de 2006 (5), as questes relativas a embalagens e resduos de embalagens so regulamentadas pela Directiva 94/62/CE do Parla mento Europeu e do Conselho, de 20 de Dezembro de 1994 (6), e as relativas a pilhas e acumuladores e respec tivos resduos so regulamentadas pela Directiva 2006/66/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de Setembro de 2006 (7). O regime criado pela presente directiva dever tambm incentivar e, em determinados casos, garantir a substitui o das substncias e materiais perigosos usados em brin quedos por substncias ou tecnologias menos perigosas, sempre que existam alternativas adequadas e econmica e tecnicamente viveis.
L L L L L L 338 de 13.11.2004, p. 4. 37 de 13.2.2003, p. 19. 37 de 13.2.2003, p. 24. 114 de 27.4.2006, p. 9. 365 de 31.12.1994, p. 10. 266 de 26.9.2006, p. 1.

(20)

Determinados requisitos essenciais de segurana previstos na Directiva 88/378/CEE devero ser actualizados para ter em conta os progressos tcnicos ocorridos desde a aprovao dessa directiva. Designadamente no domnio das caractersticas elctricas, os progressos tcnicos per mitem doravante autorizar que se ultrapasse a tenso nominal de 24 volts prevista na Directiva 88/378/CEE, e, no obstante, garantir a utilizao segura do brinquedo em causa.

(24)

(21)

Afigura-se tambm necessrio aprovar novos requisitos essenciais de segurana. A fim de assegurar um elevado nvel de proteco das crianas contra riscos resultantes da presena de substncias qumicas nos brinquedos, a utilizao de substncias perigosas, nomeadamente clas sificadas como cancergenas, mutagnicas ou txicas para a reproduo (CMR) e de substncias e determinados metais alergnicos dever merecer toda a ateno. Por conseguinte, necessrio, em especial, completar e actua lizar as disposies relativas aos produtos qumicos nos brinquedos a fim de especificar que os brinquedos deve ro estar conformes com a legislao geral relativa aos produtos qumicos, nomeadamente o Regulamento (CE) n.o 1907/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2006, relativo ao registo, avalia o, autorizao e restrio dos produtos qumicos (REACH), que cria a Agncia Europeia dos Produtos Qu micos (1). H, contudo, que adaptar essas disposies s necessidades especficas das crianas, enquanto grupo de consumidores vulnerveis. Por conseguinte, h que esta belecer novas restries no que diz respeito presena, nos brinquedos, de substncias CMR, de acordo com a legislao comunitria aplicvel classificao, rotulagem e embalagem das substncias e misturas e s fragrncias nos brinquedos, tendo em considerao os riscos espec ficos que estas substncias podem representar para a sade humana. O nquel presente no ao inoxidvel re velou ser seguro, pelo que adequado utilizar esta subs tncia nos brinquedos.

(25)

(26) (22)

Os valores limite especficos previstos para determinadas substncias na Directiva 88/378/CEE tambm devero ser actualizados para ter em conta a evoluo dos conheci mentos cientficos. Os valores-limite para arsnio, cd mio, crmio VI, chumbo, mercrio e estanho, os quais so particularmente txicos e no podero, por conse guinte, ser utilizados intencionalmente nos componentes de brinquedos a que as crianas tenham acesso, devero

(1) JO L 396 de 30.12.2006, p. 1.

(2 ) (3 ) (4 ) (5 ) (6 ) (7 )

JO JO JO JO JO JO

L 170/4

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

(27)

A fim de proteger as crianas do risco de deficincias auditivas causadas por brinquedos que emitem sons, de vero ser estabelecidas normas reforadas e mais abran gentes com vista a limitar os valores mximos do rudo impulsivo e do rudo contnuo emitidos por tais brinque dos. , por conseguinte, necessrio definir um novo re quisito essencial de segurana relativo ao som desse tipo de brinquedos.

(32)

crucial que tanto fabricantes como utilizadores estejam cientes de que, com a aposio da marcao CE ao brin quedo, o fabricante declara que este est conforme com todos os requisitos aplicveis, assumindo total responsa bilidade por esse facto.

(33)

(28)

De acordo com o princpio da precauo, importa definir requisitos especficos de segurana para contemplar o possvel perigo especfico representado pela presena de brinquedos no interior de gneros alimentcios,, uma vez que a associao entre um brinquedo e um produto alimentar poder estar na origem do risco de asfixia, que sendo distinto dos riscos representados exclusiva mente pelo brinquedo, no est coberto por nenhuma medida especfica a nvel comunitrio.

A marcao CE dever ser a nica marcao de confor midade que indica que o brinquedo est conforme com a legislao comunitria de harmonizao. Todavia, podem ser utilizadas outras marcaes, se contriburem para me lhorar a defesa dos consumidores e no estiverem con templadas pela legislao comunitria de harmonizao.

(34)

Convm estabelecer regras de aposio da marcao CE que assegurem suficiente visibilidade a esta marcao, de maneira a facilitar a fiscalizao do mercado dos brinque dos.

(29)

Atendendo ao facto de os brinquedos actuais ou que viro a ser fabricados poderem representar riscos que no esto cobertos por um requisito de segurana espe cfico previsto na presente directiva, importa prever um requisito geral de segurana que sirva de base jurdica para tomar medidas em relao a tais brinquedos. A este respeito, a segurana dos brinquedos dever ser de terminada de acordo com o fim a que se destina o brinquedo, mas tendo em conta igualmente a utilizao previsvel deste, atendendo ao comportamento habitual das crianas, que normalmente no possuem o grau de discernimento caracterstico do utilizador adulto. Nos ca sos em que no seja possvel reduzir suficientemente um risco atravs de uma concepo adequada ou de outras medidas, o risco residual poder ser abordado na infor mao sobre o produto destinada aos supervisores da criana, tendo em conta a sua capacidade para lidar com esse esse risco. Tendo em conta os mtodos reco nhecidos de avaliao de riscos, no se afigura apropriado recorrer informao destinada aos supervisores da cri ana ou ausncia de um historial de acidentes em substituio do aperfeioamento da concepo.

(35)

(30)

Para um maior reforo da segurana das condies de utilizao dos brinquedos, necessrio completar as dis posies relativas aos avisos que os acompanham. A fim de prevenir o uso abusivo de avisos para contornar os requisitos de segurana aplicveis, situao que se verifi cou no caso do aviso que assinalava que um brinquedo no era destinado a crianas com menos de 36 meses, necessrio tornar explcita a proibio de utilizao de determinados avisos previstos para certas categorias de brinquedos, caso contrariem o uso previsto de um brin quedo.

A fim de garantir o cumprimento dos requisitos essenci ais de segurana, necessrio estabelecer procedimentos adequados de avaliao da conformidade a aplicar pelos fabricantes. Para completar as obrigaes jurdicas do fabricante destinadas a garantir a segurana dos brinque dos, a presente directiva dever incluir a obrigao expl cita de realizao de uma anlise dos vrios perigos que um brinquedo possa representar, bem como de uma avaliao da eventual exposio aos mesmos, a qual in clui, no caso das substncias qumicas, uma avaliao da probabilidade da presena no brinquedo de substncias proibidas ou sujeitas a restries, e impor, igualmente, aos fabricantes que conservem esta avaliao de segu rana na documentao tcnica, para que as autoridades de fiscalizao do mercado possam desempenhar as suas tarefas com eficcia. O controlo interno da produo, baseado na responsabilidade do fabricante pela avaliao da conformidade, revelou-se adequado nos casos em que este se conformou s normas harmonizadas, cujos n meros de referncia foram publicados no Jornal Oficial da Unio Europeia, que estabelecem todos os requisitos de segurana aplicveis aos brinquedos. Na falta de tais nor mas harmonizadas, o brinquedo dever ser objecto de verificao realizada por terceiros, no presente caso o exame CE de tipo. O mesmo se aplica se tais normas, ou alguma delas, tiverem sido publicadas com restries no Jornal Oficial da Unio Europeia, ou se o fabricante no as tiver cumprido integral ou parcialmente. O fabricante dever submeter o brinquedo a um exame CE de tipo sempre que considerar que a natureza, o projecto, a construo ou a finalidade do brinquedo exigem uma verificao por terceiros.

(36)

(31)

A marcao CE, que assinala a conformidade de um brinquedo, o corolrio visvel de todo um processo que abrange a avaliao da conformidade em sentido lato. O Regulamento (CE) n.o 765/2008 estabelece os princpios gerais que regulam a marcao CE. As regras de aposio da marcao CE devero ser estabelecidas na presente directiva.

Atendendo a que necessrio garantir um nvel unifor memente elevado de desempenho dos organismos de avaliao da conformidade dos brinquedos em toda a Comunidade, e uma vez que todos estes organismos de vero desempenhar as suas funes a um nvel idntico e em condies de concorrncia leal, devero estabelecer-se requisitos obrigatrios para os organismos de avaliao da conformidade que desejem ser notificados com vista a prestarem servios de avaliao da conformidade ao abrigo da presente directiva.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/5

(37)

Para garantir um nvel coerente de qualidade no desem penho da avaliao da conformidade dos brinquedos, necessrio no apenas consolidar os requisitos a cumprir pelos organismos de avaliao da conformidade que de sejem ser notificados, mas tambm, concomitantemente, estabelecer requisitos a cumprir pelas autoridades notifi cadoras e outros organismos envolvidos na avaliao, na notificao e no controlo dos organismos notificados.

pblico. Dever, ainda, permitir que as autoridades de fiscalizao do mercado ajam numa fase precoce em relao a tais brinquedos, em cooperao com os opera dores econmicos relevantes.

(42)

Nos casos em que os Estados-Membros e a Comisso concordem quanto justificao de medidas aprovadas por determinado Estado-Membro, no dever ser neces sria mais interveno por parte da Comisso.

(38)

Nos casos em que os dados cientficos disponveis forem insuficientes para permitir uma avaliao precisa dos ris cos, os Estados-Membros, na aprovao de medidas ao abrigo da presente directiva, devero aplicar o princpio da precauo, que um princpio de direito comunitrio esboado, nomeadamente, na Comunicao da Comisso de 2 de Fevereiro de 2000, tendo em devida conta as restantes regras e os princpios estabelecidos na presente directiva, tal como a livre circulao de bens e a presun o de conformidade.

(43)

As medidas necessrias execuo da presente directiva devero ser aprovadas nos termos da Deciso 1999/468/CE do Conselho, de 28 de Junho de 1999, que fixa as regras de exerccio das competncias de exe cuo atribudas Comisso (1).

(44)

(39)

O Regulamento (CE) n.o 765/2008 complementa e re fora o actual quadro de fiscalizao do mercado no tocante aos produtos abrangidos pela legislao comuni tria de harmonizao, incluindo os brinquedos. Por con seguinte, os Estados-Membros devero organizar e pro ceder fiscalizao do mercado dos brinquedos nos ter mos do disposto no referido regulamento. De acordo com aquele regulamento, a sua aplicao no impede que as autoridades de fiscalizao do mercado aprovem medidas de fiscalizao do mercado mais especficas ao abrigo da Directiva 2001/95/CE. Para alm disso, devero prever-se na presente directiva algumas medidas especfi cas sobre a possibilidade de as autoridades de fiscalizao do mercado solicitarem informaes a organismos noti ficados e de lhes transmitirem instrues, a fim de refor ar as possibilidades de aco das autoridades de fiscali zao do mercado no caso dos brinquedos abrangidos por um certificado de exame CE de tipo.

Em especial, dever ser atribuda Comisso competncia para adaptar os requisitos relativos a propriedades qumi cas em determinados casos concretos e conceder excep es proibio de utilizao de substncias CMR em determinados casos, bem como para adaptar a redaco dos avisos especficos de certas categorias de brinquedos. Atendendo a que tm alcance geral e se destinam a alterar elementos no essenciais da presente directiva, nomeadamente completando-a mediante o aditamento de novos elementos no essenciais, essas medidas devem ser aprovadas pelo procedimento de regulamentao com controlo previsto no artigo 5.o-A da Deciso 1999/468/CE.

(45)

A Directiva 85/374/CEE do Conselho, de 25 de Julho de 1985, relativa aproximao das disposies legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros em matria de responsabilidade decorrente dos produtos defeituosos (2), nomeadamente aplicvel aos brinquedos que no cumprem a legislao de harmonizao. Os fa bricantes e importadores que coloquem no mercado co munitrio brinquedos no conformes incorrem em res ponsabilidade nos termos da referida directiva.

(40)

A Directiva 88/378/CEE j prev um procedimento de salvaguarda que permite Comisso apreciar a justifica o de uma medida aprovada por um Estado-Membro contra um brinquedo que considere no cumprir os re quisitos. A fim de aumentar a transparncia do processo e de abreviar o prazo de tramitao, necessrio melho rar o actual procedimento da clusula de salvaguarda, para o tornar mais eficiente e para beneficiar da experi ncia disponvel nos Estados-Membros.

(46)

Os Estados-Membros devero prever sanes para a vio lao do disposto na presente directiva. As sanes de vero ser efectivas, proporcionadas e dissuasivas.

(47)

(41)

O sistema vigente dever ser complementado por um procedimento que permita que os interessados sejam in formados das medidas tomadas em relao a brinquedos que representem um risco para a sade e a segurana das pessoas ou de outros aspectos da proteco do interesse

A fim de conceder aos fabricantes de brinquedos e a outros agentes econmicos prazo suficiente para se adap tarem aos requisitos previstos pela presente directiva, necessrio prever um perodo transitrio de dois anos a contar da data de entrada em vigor da presente directiva, durante o qual os brinquedos conformes com a Directiva 88/378/CEE podem ser colocados no mercado. No caso dos requisitos qumicos, este perodo dever ser de quatro anos para permitir a elaborao de normas harmonizadas necessrias para o cumprimento desses requisitos.

(1) JO L 184 de 17.7.1999, p. 23. (2) JO L 210 de 7.8.1985, p. 29.

L 170/6

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

(48)

Atendendo a que o objectivo da presente directiva, a saber, garantir um nvel elevado de segurana dos brin quedos tendo em vista assegurar a sade e a segurana das crianas, garantindo, ao mesmo tempo, o funciona mento do mercado interno, atravs da definio de re quisitos de segurana harmonizados aplicveis aos brin quedos e de requisitos mnimos de fiscalizao do mer cado, no pode ser suficientemente realizado pelos Esta dos-Membros e pode, pois, devido sua dimenso e aos seus efeitos, ser melhor alcanado ao nvel comunitrio, a Comunidade pode tomar medidas em conformidade com o princpio da subsidiariedade consagrado no artigo 5.o do Tratado. Em conformidade com o princpio da pro porcionalidade consagrado no mesmo artigo, a presente directiva no excede o necessrio para atingir aquele objectivo,

1. Disponibilizao no mercado, a oferta de um brinquedo para distribuio, consumo ou utilizao no mercado co munitrio no mbito de uma actividade comercial, a ttulo oneroso ou gratuito; 2. Colocao no mercado, a primeira disponibilizao de um brinquedo no mercado comunitrio; 3. Fabricante, a pessoa singular ou colectiva que fabrique um brinquedo ou o faa projectar ou fabricar e o comercialize em seu prprio nome ou sob a sua marca; 4. Mandatrio, a pessoa singular ou colectiva estabelecida na Comunidade, mandatada por escrito pelo fabricante para praticar determinados actos em seu nome; 5. Importador, a pessoa singular ou colectiva estabelecida na Comunidade que coloque um brinquedo proveniente de um pas terceiro no mercado comunitrio; 6. Distribuidor, qualquer pessoa singular ou colectiva no circuito comercial, alm do fabricante ou do importador, que disponibiliza um produto no mercado; 7. Operadores econmicos, o fabricante, o mandatrio, o importador e o distribuidor; 8. Norma harmonizada, uma norma aprovada por um dos organismos europeus de normalizao constantes do anexo I da Directiva 98/34/CE, com base em pedido apresentado pela Comisso nos termos do artigo 6.o da mesma direc tiva; 9. Legislao comunitria de harmonizao, a legislao co munitria destinada a harmonizar as condies de comer cializao dos produtos; 10. Acreditao, a acepo que lhe dada pelo Regulamento (CE) n.o 765/2008; 11. Avaliao da conformidade, o processo atravs do qual se demonstra o cumprimento dos requisitos especficos apli cveis a um dado brinquedo; 12. Organismo de avaliao da conformidade, o organismo que efectue actividades de avaliao da conformidade, no meadamente calibrao, ensaio, certificao e inspeco; 13. Recolha, a medida destinada a obter o retorno de um brinquedo que j tenha sido disponibilizado ao utilizador final; 14. Retirada, a medida destinada a impedir a disponibilizao no mercado de um brinquedo no circuito comercial; 15. Fiscalizao do mercado, conjunto de actividades e medi das das autoridades pblicas para assegurar que os brinque dos cumprem os requisitos aplicveis estabelecidos na le gislao comunitria de harmonizao e que no apresen tam um perigo para a sade, a segurana ou outras verten tes da proteco do interesse pblico;

APROVARAM A PRESENTE DIRECTIVA: CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Artigo

1.o

Objecto A presente directiva estabelece as regras de segurana dos brin quedos e da sua livre circulao na Comunidade. Artigo 2.o mbito de aplicao 1. A presente directiva aplicvel a produtos concebidos ou destinados, exclusivamente ou no, a ser utilizados para fins ldicos por crianas de idade inferior a 14 anos, a seguir de signados brinquedos. Os produtos enumerados no anexo I no so considerados brinquedos na acepo da presente directiva. 2. A presente directiva no se aplica aos seguintes brinque dos: a) Equipamento para espaos de jogo e recreio para crianas, destinado a utilizao pblica; b) Mquinas de jogo automticas, quer funcionem a moedas ou no, destinadas a utilizao pblica; c) Veculos de brinquedo equipados com motor de combusto; d) Brinquedos com mquinas a vapor; e e) Fundas e fisgas. Artigo 3.o Definies Para efeitos da presente directiva, entende-se por:

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/7

16. Marcao CE, marcao atravs da qual o fabricante evi dencia que o brinquedo cumpre todos os requisitos aplic veis respectiva colocao no mercado, previstos na legis lao comunitria de harmonizao que prev a sua aposi o; 17. Produto funcional, produto cujo comportamento e utili zao sejam idnticos aos de produtos, aparelhos ou insta laes destinados a adultos, e que pode ser um modelo reduzido destes ltimos; 18. Brinquedo funcional, brinquedo cujo comportamento e utilizao sejam idnticos aos de produtos, aparelhos ou instalaes destinados a adultos, e que pode ser um modelo reduzido destes ltimos; 19. Brinquedo aqutico, brinquedo para uso em gua pouco profunda e que susceptvel de transportar ou suportar uma criana na gua; 20. Velocidade de projecto, a velocidade de funcionamento potencial representativa, determinada pelo projecto do brin quedo; 21. Brinquedo de actividade, brinquedo para uso domstico em que a estrutura de suporte se mantm estvel enquanto tem lugar a actividade e que se destina a que as crianas pratiquem uma das seguintes actividades: escalar, saltar, baloiar, escorregar, balanar, andar roda, gatinhar, raste jar ou qualquer combinao destas actividades; 22. Brinquedo qumico, brinquedo destinado manipulao directa de substncias e misturas qumicas e a ser utilizado numa idade adequada e sob a vigilncia de adultos; 23. Jogo de mesa olfactivo, brinquedo cujo objectivo ajudar a criana a aprender a reconhecer diferentes odores ou sabores; 24. Estojo cosmtico, brinquedo cujo objectivo ajudar a criana a aprender a fazer produtos como fragrncias, sa bes, cremes, champs, espumas para o banho, glosses, batons, outros tipos de maquilhagem, pasta dentfrica e amaciadores; 25. Jogo gustativo, brinquedo cujo objectivo permitir s crianas preparar doces ou outras receitas culinrias que incluam a utilizao de ingredientes alimentares, tais como edulcorantes, lquidos, ps e aromas; 26. Dano, as leses corporais ou quaisquer outros efeitos nocivos para a sade, incluindo efeitos a longo prazo para a sade; 27. Perigo, uma fonte potencial de dano; 28. Risco, a probabilidade de ocorrncia de um perigo que provoque danos e o grau de gravidade dos danos; 29. Destinado a ser utilizado por, expresso que indica aos progenitores ou supervisores que podem razoavelmente

concluir que um dado brinquedo, em virtude das suas fun es, dimenses e caractersticas do brinquedo, se destina a crianas do grupo etrio indicado.
CAPTULO II DEVERES DOS OPERADORES ECONMICOS

Artigo 4.o Deveres dos fabricantes 1. Os fabricantes devem assegurar que os brinquedos que colocam no mercado foram projectados e fabricados em con formidade com os requisitos enunciados no artigo 10.o e no anexo II. 2. Os fabricantes devem reunir a documentao tcnica exi gida nos termos do artigo 21.o e efectuar ou fazer efectuar o procedimento de avaliao da conformidade aplicvel de acordo com o artigo 19.o Sempre que a conformidade do brinquedo com os requisitos aplicveis tiver sido demonstrada atravs desse procedimento, os fabricantes devem elaborar a declarao CE de conformidade a que se refere o artigo 15.o e apor a marcao CE prevista no n.o 1 do artigo 17.o 3. Os fabricantes devem manter a documentao tcnica e a declarao CE de conformidade pelo prazo de dez anos a contar da data de colocao no mercado do brinquedo. 4. Os fabricantes devem assegurar a existncia de procedi mentos para manter a conformidade das produes em srie. Devem ser devidamente tidas em conta as alteraes efectuadas no projecto ou nas caractersticas do brinquedo e as alteraes nas normas harmonizadas que constituram a referncia para a comprovao da conformidade de um brinquedo. Sempre que se considere apropriado em funo do risco que o brinquedo representa, os fabricantes devem, para proteger a sade e a segurana dos consumidores, realizar ensaios por amostragem dos brinquedos comercializados, investigar e, se necessrio, conservar um registo de reclamaes, de brinquedos no conformes e de brinquedos recolhidos, e devem informar os distribuidores dessas aces de controlo. 5. Os fabricantes devem assegurar que os seus brinquedos indicam o tipo, o nmero do lote, da srie ou do modelo, ou outro elemento que permita a respectiva identificao, ou, se as dimenses ou a natureza do brinquedo no o permitirem, que a informao exigida conste da embalagem ou de um documento que acompanhe o brinquedo. 6. Os fabricantes devem indicar o seu nome, nome comercial registado ou marca registada e o endereo de contacto no brin quedo, ou, se tal no for possvel, na embalagem ou num documento que acompanhe o brinquedo. O endereo deve in dicar um nico ponto de contacto do fabricante.

L 170/8

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

7. Os fabricantes devem assegurar que o brinquedo acom panhado de instrues e informaes de segurana numa lngua ou em lnguas que possa(m) ser facilmente compreendida(s) pelos consumidores, de acordo com o que o Estado-Membro em questo decidir. 8. Os fabricantes que considerem ou tenham motivos para crer que determinado brinquedo que colocaram no mercado no est conforme legislao comunitria de harmonizao aplicvel, devem tomar imediatamente as medidas correctivas necessrias para assegurar a conformidade do brinquedo ou proceder respectiva retirada ou recolha, se for esse o caso. Alm disso, se o brinquedo representar um risco, os fabricantes devem informar imediatamente deste facto as autoridades na cionais competentes dos Estados-Membros em que disponibili zaram o brinquedo, fornecendo-lhes informaes, sobretudo no que se refere no conformidade e s medidas correctivas aplicadas. 9. Mediante pedido fundamentado da autoridade nacional competente, os fabricantes devem facultar-lhe toda a informao e documentao necessrias, numa lngua facilmente compreen dida por essa autoridade, para demonstrar a conformidade do brinquedo. Aqueles devem cooperar com a referida autoridade, a pedido desta, em qualquer aco de eliminao dos riscos decorrentes de brinquedos que tenham colocado no mercado. Artigo 5.o Mandatrios 1. Os fabricantes podem designar por escrito um mandat rio. 2. No fazem parte do mandato os deveres previstos no n.o 1 do artigo 4.o e a elaborao da documentao tcnica. 3. O mandatrio deve praticar os actos definidos no man dato conferido pelo fabricante. O mandato deve permitir ao mandatrio, no mnimo: a) Manter disposio das autoridades de fiscalizao nacionais a declarao CE de conformidade e a documentao tcnica, pelo prazo de dez anos, aps a colocao do brinquedo no mercado; b) Mediante pedido fundamentado da autoridade nacional com petente, facultar-lhe toda a informao e documentao ne cessrias para demonstrar a conformidade do brinquedo; c) Cooperar com as autoridades nacionais competentes, a pe dido destas, no que se refere a qualquer aco empreendida para eliminar os riscos decorrentes de brinquedos abrangidos pelo mandato. Artigo 6.o Deveres dos importadores 1. Os importadores apenas podem colocar brinquedos con formes no mercado comunitrio.

2. Antes de colocarem um brinquedo no mercado, os im portadores devem assegurar que o fabricante aplicou o proce dimento de avaliao da conformidade adequado.

Os importadores devem assegurar que o fabricante elaborou a documentao tcnica, que o brinquedo ostenta a marcao de conformidade exigida e vem acompanhado dos necessrios do cumentos e que o fabricante respeitou os requisitos previstos nos n.os 5 e 6 do artigo 4.o

Sempre que considere ou tenha motivos para crer que um brinquedo no est conforme com os requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II, o importador no pode colocar o brinquedo no mercado at que este seja posto em conformi dade. Para alm disso, o importador deve informar o fabricante e as autoridades de fiscalizao do mercado sempre que o brin quedo represente um risco.

3. Os importadores devem indicar o seu nome, o nome comercial registado ou marca registada e o endereo de con tacto no brinquedo, ou, se tal no for possvel, na embalagem ou num documento que acompanhe o brinquedo.

4. Os importadores devem assegurar que o brinquedo acompanhado de instrues e informaes de segurana numa lngua ou em lnguas que possa(m) ser facilmente compreendi da(s) pelos consumidores, de acordo com o que o Estado-Mem bro em questo decidir.

5. Enquanto um brinquedo estiver sob a responsabilidade do importador, este deve assegurar que as condies de armazena mento ou transporte no prejudicam a conformidade do brin quedo com os requisitos enunciados no artigo 10.o e no anexo II.

6. Sempre que se considere apropriado em funo do risco que o brinquedo representa, os importadores devem, para pro teger a sade e a segurana dos consumidores, realizar ensaios por amostragem dos brinquedos comercializados, investigar e, se necessrio, conservar um registo de reclamaes, de brinque dos no conformes e de brinquedos recolhidos, e devem infor mar os distribuidores destas aces de controlo.

7. Os importadores que considerem ou tenham motivos para crer que determinado brinquedo que colocaram no mercado no est conforme legislao comunitria de harmonizao aplicvel devem tomar imediatamente as medidas correctivas necessrias para assegurar a conformidade do brinquedo ou para proceder respectiva retirada ou recolha, se for esse o caso. Alm disso, sempre que o brinquedo representar um risco, os importadores devem informar imediatamente desse facto as autoridades nacionais competentes dos Estados-Membros em que disponibilizaram o brinquedo, fornecendo-lhes informaes, sobretudo no que se refere no conformidade e s medidas correctivas aplicadas.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/9

8. Pelo prazo de dez anos aps a colocao do brinquedo no mercado, os importadores devem manter um exemplar da de clarao CE de conformidade disposio das autoridades de fiscalizao do mercado e asseguram que a documentao tc nica pode ser facultada a essas autoridades, a pedido. 9. Mediante pedido fundamentado da autoridade nacional competente, os importadores devem facultar-lhe toda a infor mao e documentao necessrias, numa lngua facilmente compreendida por essa autoridade, para demonstrar a confor midade do brinquedo. Os importadores devem cooperar com a referida autoridade, a pedido desta, em qualquer aco de eli minao dos riscos decorrentes de brinquedos que tenham co locado no mercado. Artigo 7.o Deveres dos distribuidores 1. Quando colocam um brinquedo no mercado, os distribui dores devem agir com a devida diligncia em relao aos requi sitos aplicveis. 2. Antes de disponibilizarem um brinquedo no mercado, os distribuidores devem verificar se o brinquedo ostenta a marca o de conformidade exigida, se vem acompanhado dos neces srios documentos e das instrues e informaes de segurana, numa lngua ou em lnguas que possa(m) ser facilmente com preendida(s) pelos consumidores no Estado-Membro em que o brinquedo disponibilizado no mercado, e ainda se o fabricante e o importador observaram os requisitos previstos nos n.os 5 e 6 do artigo 4.o e no n.o 3 do artigo 6.o Sempre que considere ou tenha motivos para crer que um brinquedo no est conforme com os requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II, o distribuidor pode disponibilizar o brinquedo no mercado at que este seja posto em conformi dade. Alm disso, sempre que o brinquedo representar um risco, o distribuidor deve informar desse facto o fabricante ou o im portador, bem como as autoridades de fiscalizao do mercado. 3. Enquanto um brinquedo estiver sob a responsabilidade do distribuidor, este deve garantir que as condies de armazena mento ou transporte no prejudicam a conformidade do brin quedo com os requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II. 4. Os distribuidores que considerem ou tenham motivos para crer que determinado brinquedo que disponibilizaram no mer cado no est conforme legislao comunitria de harmoni zao aplicvel, devem assegurar que so tomadas as medidas correctivas necessrias para assegurar a conformidade do brin quedo ou para proceder respectiva retirada ou recolha, se for esse o caso. Alm disso, sempre que o brinquedo representar um risco, os distribuidores devem informar imediatamente desse facto as autoridades nacionais competentes dos Estados-Mem bros em que disponibilizaram o brinquedo, fornecendo-lhes informaes, sobretudo no que se refere no conformidade e s medidas correctivas aplicadas. 5. Mediante pedido fundamentado da autoridade nacional competente, os distribuidores devem facultar-lhe toda a infor mao e a documentao necessrias para demonstrar a confor

midade do brinquedo. Os distribuidores devem cooperar com a referida autoridade, a pedido desta, em qualquer aco de eli minao dos riscos decorrentes de brinquedos que tenham dis ponibilizado no mercado. Artigo 8.o Situaes em que os deveres dos fabricantes se aplicam aos importadores e aos distribuidores Os importadores ou distribuidores so considerados fabricantes para efeitos da presente directiva, ficando sujeitos aos mesmos deveres que estes nos termos do artigo 4.o, sempre que colo quem no mercado um brinquedo em seu nome ou ao abrigo de uma marca sua, ou alterem um brinquedo j colocado no mer cado de tal modo que a conformidade com os requisitos apli cveis possa ser afectada. Artigo 9.o Identificao dos operadores econmicos A pedido das autoridades de fiscalizao do mercado, os ope radores econmicos devem identificar: a) O operador econmico que lhes forneceu determinado brin quedo; b) O operador econmico a quem forneceram determinado brinquedo. Os operadores econmicos devem estar em condies de apre sentar as informaes referidas no primeiro pargrafo no prazo de dez anos aps a colocao do brinquedo no mercado, no caso do fabricante, e no prazo de dez anos aps o brinquedo lhes ter sido fornecido, no caso dos restantes operadores eco nmicos.
CAPTULO III CONFORMIDADE DOS BRINQUEDOS

Artigo 10.o Requisitos essenciais de segurana 1. Os Estados-Membros tomam as medidas necessrias para garantir que os brinquedos s sejam colocados no mercado se cumprirem os requisitos essenciais de segurana previstos no n.o 2 e no anexo II, no que diz respeito ao requisito geral de segurana e aos requisitos especficos de segurana, respectiva mente. 2. Os brinquedos, incluindo as substncias qumicas que con tm, no podem pr em perigo a segurana ou a sade dos utilizadores ou de terceiros, quando forem utilizados para o fim a que se destinam ou quando deles for feita uma utilizao previsvel, tendo em conta o comportamento das crianas. A capacidade dos utilizadores e, se for caso disso, dos respecti vos supervisores, deve ser tida em conta, especialmente no caso de brinquedos que se destinam a crianas com menos de 36 meses ou a outros grupos etrios especficos.

L 170/10

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia Artigo 13.o Presuno de conformidade

30.6.2009

Os rtulos apostos em conformidade com o n.o 2 do artigo 11.o, bem como as instrues de utilizao que acompa nham os brinquedos, devem chamar a ateno dos utilizadores ou dos respectivos supervisores para os perigos e os riscos de danos inerentes sua utilizao e para os meios de os evitar. 3. Os brinquedos colocados no mercado devem cumprir os requisitos essenciais de segurana durante o perodo da sua utilizao previsvel e normal. Artigo 11.o Avisos 1. Caso seja adequado para efeitos de uma utilizao segura, os avisos formulados para efeitos do n.o 2 do artigo 10.o devem especificar as limitaes aplicveis aos utilizadores, em confor midade com a Parte A do anexo V. No que diz respeito s categorias de brinquedos enumeradas na Parte B do anexo V, so utilizados os avisos que a se especi ficam. Os avisos enumerados nos pontos 2 a 10 da Parte B do anexo V so utilizados na redaco a prevista. Os brinquedos no podem ser acompanhados de um ou mais dos avisos especficos enumerados na Parte B do anexo V, caso estes contrariem a utilizao a que os brinquedos se destinam, em virtude das funes, dimenses e caractersticas destes lti mos. 2. O fabricante deve apor os avisos de modo bem visvel e facilmente legvel, compreensvel e preciso no brinquedo, num rtulo nele aposto ou na embalagem e, se for caso disso, nas instrues de utilizao que acompanham o brinquedo. Devem ser apostos avisos adequados nos brinquedos de pequenas di menses vendidos sem embalagem. Os avisos devem ser precedidos do termo Ateno ou Avi sos, conforme o caso. Os avisos que determinem a deciso de compra, como os que especifiquem as idades mnimas e mximas dos utilizadores, e os restantes avisos aplicveis referidos no anexo V, devem ser afixados na embalagem do consumidor ou ser bem visveis de forma a que o consumidor possa l-los antes da compra, in cluindo quando a compra efectuada em linha. 3. Nos termos do n.o 7 do artigo 4.o, um Estado-Membro pode estabelecer que, no seu territrio, os referidos avisos e instrues de segurana devem ser escritos numa ou em mais lnguas facilmente compreendidas pelos consumidores, a deter minar por esse Estado-Membro. Artigo 12.o

Presume-se que os brinquedos que esto em conformidade com as normas harmonizadas ou partes destas, cujas referncias te nham sido publicadas no Jornal Oficial da Unio Europeia, esto conformes aos requisitos abrangidos pelas referidas normas ou partes destas, estabelecidos no artigo 10.o e no anexo II. Artigo 14.o Objeco formal relativamente a normas harmonizadas 1. Sempre que considerarem que uma norma harmonizada no satisfaz inteiramente os requisitos a que corresponde e se encontram estabelecidos no artigo 10.o e no anexo II, a Comis so ou o Estado-Membro em causa devem submeter fundamen tadamente a questo apreciao do Comit criado pelo artigo 5.o da Directiva 98/34/CE. O Comit deve emitir parecer imediatamente, aps consulta aos organismos europeus de nor malizao competentes. 2. Face ao parecer do Comit, a Comisso decide se publica ou no as referncias da norma harmonizada em causa no Jornal Oficial da Unio Europeia, se as publica com restries, se man tm as referncias aplicveis, se as mantm com restries ou se as retira. 3. A Comisso informa desse facto o organismo de norma lizao europeu em questo e, se necessrio, solicita a reviso da norma harmonizada em causa. Artigo 15.o Declarao CE de conformidade 1. A declarao CE de conformidade deve indicar que foi demonstrado o cumprimento dos requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II. 2. A declarao CE de conformidade deve conter, no m nimo, os elementos especificados no anexo III da presente di rectiva e os mdulos aplicveis fixados no anexo II na Deciso n.o 768/2008/CE, e ser permanentemente actualizada. A decla rao CE de conformidade deve respeitar o modelo que consta do anexo III da presente directiva. A referida declarao deve ser traduzida para a lngua ou lnguas exigidas pelo Estado-Membro em cujo mercado o brinquedo colocado ou disponibilizado. 3. Ao elaborar a declarao CE de conformidade, o fabricante assume a responsabilidade pela conformidade do brinquedo. Artigo 16.o Princpios gerais da marcao CE 1. Os brinquedos disponibilizados no mercado devem osten tar a marcao CE. 2. A marcao CE est sujeita aos princpios gerais enuncia dos no artigo 30.o do Regulamento (CE) n.o 765/2008.

Livre circulao Os Estados-Membros no podem levantar obstculos disponi bilizao no mercado no respectivo territrio de brinquedos que cumpram o disposto na presente directiva.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/11

3. Os Estados-Membros presumem que os brinquedos com marcao CE cumprem o disposto na presente directiva. 4. Os brinquedos sem marcao CE ou que no cumpram o disposto na presente directiva podem ser apresentados e usados em feiras e exposies de carcter comercial, desde que sejam acompanhados por uma advertncia indicando claramente que no satisfazem os requisitos da presente directiva e que no sero comercializados na Comunidade at serem postos em conformidade. Artigo 17.o Regras e condies de aposio da marcao CE 1. A marcao CE deve ser aposta de modo visvel, legvel e indelvel no brinquedo, num rtulo nele aposto ou na embala gem. No caso dos brinquedos de pequenas dimenses e dos brinquedos compostos por pequenos elementos, a marcao CE pode ser aposta num rtulo ou folheto de instrues que os acompanhe. Se tal no for tecnicamente possvel no caso de brinquedos vendidos em expositores de balco, e se o expositor tiver sido originalmente utilizado como embalagem para os brinquedos, a marcao CE pode ser afixada no referido expo sitor. Caso no seja visvel do exterior da embalagem, se esta existir, a marcao CE deve, no mnimo, ser aposta na embalagem. 2. A marcao CE deve ser aposta antes de o brinquedo ser colocado no mercado. Pode ser seguida de um pictograma ou de qualquer outra indicao referente a um risco ou utilizao especiais.
CAPTULO IV AVALIAO DA CONFORMIDADE

de controlo interno da produo que figura no mdulo A do anexo II da Deciso n.o 768/2008/CE. 3. O brinquedo deve ser objecto do exame CE de tipo a que se refere o artigo 20.o, em conjugao com o procedimento de conformidade com o tipo constante do mdulo C do anexo II da Deciso n.o 768/2008/CE, nos seguintes casos: a) Quando no existam normas harmonizadas, cujos nmeros de referncia tenham sido publicados no Jornal Oficial da Unio Europeia, que prevejam todos os requisitos de segu rana aplicveis ao brinquedo; b) Quando as normas harmonizadas referidas na alnea a) exis tam, mas o fabricante no as tenha aplicado ou apenas as tenha aplicado parcialmente; c) Quando todas ou algumas das normas harmonizadas referi das na alnea a) tenham sido publicadas com restries; d) Quando o fabricante considerar que a natureza, o projecto, a construo ou a finalidade do brinquedo necessitam de ve rificao por terceiros. Artigo 20.o Exame CE de tipo 1. O pedido de exame CE de tipo, a respectiva realizao e a emisso do certificado de exame CE de tipo devem obedecer aos procedimentos previstos no mdulo B do anexo II da Deciso n.o 768/2008/CE. O exame CE de tipo deve ser realizado nos moldes previstos no segundo travesso do n.o 2 do mdulo B. Para alm dessas disposies, aplicam-se tambm os requisitos previstos nos n.os 2 a 5 do presente artigo. 2. O pedido de exame CE de tipo deve incluir uma descrio do brinquedo, bem como o local de fabrico dos brinquedos, incluindo o endereo. 3. Sempre que um organismo de avaliao da conformidade notificado ao abrigo do artigo 22.o, a seguir designado orga nismo notificado, efectuar um exame CE de tipo, deve avaliar, se necessrio, em conjunto com o fabricante, a anlise dos eventuais perigos do brinquedo realizada por este ltimo em conformidade com o artigo 18.o 4. O certificado de exame CE de tipo deve incluir uma refe rncia presente directiva, uma reproduo a cores e uma descrio clara do brinquedo, com indicao das respectivas dimenses, bem como uma lista dos ensaios realizados, acom panhados de uma referncia ao relatrio de ensaio atinente. O certificado de exame CE de tipo deve ser revisto sempre que necessrio, sobretudo em caso de alterao do processo de fabrico, das matrias-primas ou dos componentes do brinquedo, e, sistematicamente, de cinco em cinco anos.

Artigo 18.o Avaliaes da segurana Antes de colocarem um brinquedo no mercado, os fabricantes procedem a uma anlise dos perigos de natureza qumica, fsica, mecnica e elctrica, bem como de inflamabilidade, higiene e radioactividade, que o brinquedo possa representar, apresen tando uma avaliao da eventual exposio aos mesmos. Artigo 19.o Procedimentos de avaliao da conformidade aplicveis 1. Antes de colocarem um brinquedo no mercado, os fabri cantes aplicam os procedimentos de avaliao da conformidade previstos nos n.os 2 e 3, a fim de demonstrar que os brinquedos satisfazem os requisitos essenciais de segurana previstos no artigo 10.o e no anexo II. 2. Caso tenha aplicado normas harmonizadas, cujos nmeros de referncia tenham sido publicados no Jornal Oficial da Unio Europeia, que prevejam todos os requisitos de segurana aplic veis ao brinquedo, o fabricante deve recorrer ao procedimento

L 170/12

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia Artigo 23.o Autoridades notificadoras

30.6.2009

O certificado de exame CE de tipo deve ser retirado se o brin quedo no cumprir os requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II. Os Estados-Membros asseguram que os seus organismos notifi cados no concedem certificados de exame CE de tipo a brin quedos relativamente aos quais se tenha recusado ou retirado um certificado. 5. A documentao tcnica e a correspondncia relativos aos procedimentos do exame CE de tipo devem ser redigidos numa lngua oficial do Estado-Membro em que est estabelecido o organismo notificado ou numa lngua aceite por este. Artigo 21.o Documentao tcnica 1. A documentao tcnica a que se refere o n.o 2 do artigo 4.o deve conter todos os dados ou informaes detalha das relevantes sobre os meios utilizados pelo fabricante para assegurar a conformidade dos brinquedos com os requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II, devendo conter, em especial, os documentos enumerados no anexo IV. 2. A documentao tcnica redigida numa das lnguas ofi ciais da Comunidade, sob reserva do disposto no n.o 5 do artigo 20.o 3. Mediante pedido fundamentado da autoridade de fiscaliza o do mercado de um Estado-Membro, o fabricante deve fa cultar uma traduo dos elementos relevantes da documentao tcnica na lngua desse Estado-Membro. Sempre que solicitar a um fabricante a documentao tcnica ou a traduo de elementos dessa documentao, a autoridade de fiscalizao do mercado fixa um prazo para o efeito, que corresponder a 30 dias, salvo se a existncia de um risco grave e imediato justificar um prazo mais curto. 4. Em caso de incumprimento pelo fabricante das obrigaes previstas nos n.os 1, 2 e 3, a autoridade de fiscalizao do mercado pode exigir-lhe que mande efectuar um ensaio, por sua conta e em determinado prazo, a um organismo notificado para verificar a conformidade com as normas harmonizadas e com os requisitos essenciais de segurana.
CAPTULO V NOTIFICAO DOS ORGANISMOS DE AVALIAO DA CONFORMIDADE

1. Os Estados-Membros devem designar a autoridade notifi cadora responsvel pela instaurao e execuo dos procedi mentos necessrios para a avaliao e a notificao dos orga nismos de avaliao da conformidade para efeitos da presente directiva, assim como pelo controlo dos organismos notificados, incluindo a observncia do disposto no artigo 29.o 2. Os Estados-Membros podem decidir que a avaliao e o controlo referidos no n.o 1 so efectuados por um organismo de acreditao nacional na acepo e nos termos do Regula mento (CE) n.o 765/2008. 3. Sempre que a autoridade notificadora delegar ou, a outro ttulo, atribuir as tarefas de avaliao, notificao ou controlo referidas no n.o 1 a um organismo que no seja pblico, esse organismo deve ser uma pessoa colectiva e cumprir, com as devidas adaptaes, os requisitos referidos nos n.os 1 a 5 do artigo 24.o. Alm disso, esse organismo deve dotar-se de capa cidade para garantir a cobertura da responsabilidade civil decor rente das actividades que exerce. 4. A autoridade notificadora deve assumir a plena responsa bilidade pelas tarefas executadas pelo organismo a que se refere o n.o 3. Artigo 24.o Requisitos relativos s autoridades notificadoras 1. As autoridades notificadoras devem estar constitudas de modo a que no se verifiquem conflitos de interesses com os organismos de avaliao da conformidade. 2. As autoridades notificadoras devem estar organizadas e funcionar de modo a garantir a objectividade e a imparcialidade das suas actividades. 3. As autoridades notificadoras devem estar organizadas de modo a que cada deciso relativa notificao do organismo de avaliao da conformidade seja tomada por pessoas competen tes diferentes daquelas que realizaram a avaliao. 4. As autoridades notificadoras no devem propor nem de sempenhar qualquer actividade que seja da competncia dos organismos de avaliao da conformidade, nem prestar servios de consultoria com carcter comercial ou em regime de con corrncia. 5. As autoridades notificadoras devem proteger a confiden cialidade da informao obtida. 6. As autoridades notificadoras devem dispor de recursos humanos com competncia tcnica em nmero suficiente para o correcto exerccio das suas funes.

Artigo 22.o Notificao Os Estados-Membros devem notificar Comisso e aos outros Estados-Membros os organismos autorizados a efectuar as acti vidades de avaliao da conformidade para terceiros, ao abrigo do artigo 20.o

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia Artigo 25.o

L 170/13

Dever de informao das autoridades notificadoras Os Estados-Membros devem informar a Comisso dos respecti vos procedimentos de avaliao e notificao dos organismos de avaliao da conformidade e de controlo dos organismos noti ficados, e de qualquer alterao nessa matria. A Comisso deve disponibilizar essas informaes ao pblico. Artigo 26.o Requisitos aplicveis aos organismos notificados 1. Para efeitos de notificao ao abrigo da presente directiva, os organismos de avaliao da conformidade devem cumprir os requisitos previstos nos n.os 2 a 11. 2. Os organismos de avaliao da conformidade devem estar constitudos nos termos do direito nacional e ser dotados de personalidade jurdica. 3. Os organismos de avaliao da conformidade devem ser organismos terceiros independentes da organizao ou do brin quedo que avaliam. Pode considerar-se que preenche esses requisitos qualquer orga nismo que pertena a uma organizao empresarial ou associa o profissional representativa de empresas envolvidas em acti vidades de projecto, fabrico, fornecimento, montagem, utiliza o ou manuteno dos brinquedos que avalia, desde que prove a respectiva independncia e a inexistncia de conflitos de inte resse. 4. Os organismos de avaliao da conformidade, os seus quadros superiores e o pessoal encarregado de executar as tare fas de avaliao e verificao no podem ser o projectista, o fabricante, o fornecedor, o instalador, o comprador, o proprie trio, o utilizador ou o responsvel pela manuteno dos brin quedos a avaliar, nem o mandatrio de qualquer uma dessas pessoas. Esta exigncia no impede a utilizao de brinquedos avaliados que sejam necessrios ao desempenho das actividades do organismo de avaliao da conformidade nem a sua utiliza o para fins pessoais. Os organismos de avaliao da conformidade, os seus quadros superiores e o pessoal encarregado de executar as tarefas de avaliao e verificao no podem intervir directamente no pro jecto ou no fabrico, na comercializao, na instalao, na utili zao ou na manuteno desses brinquedos, nem ser mandat rios das pessoas envolvidas nessas actividades. Aqueles no po dem exercer qualquer actividade que possa conflituar com a independncia da sua apreciao ou com a integridade no de sempenho das actividades de avaliao da conformidade para as quais so notificados. Esta disposio aplicvel nomeadamente aos servios de consultoria. Os organismos de avaliao da conformidade devem assegurar que as actividades das suas filiais ou subcontratados no afectam

a confidencialidade, a objectividade ou a imparcialidade das respectivas actividades de avaliao da conformidade. 5. Os organismos de avaliao da conformidade e o seu pessoal devem executar as actividades de avaliao da confor midade com a maior integridade profissional e a maior compe tncia tcnica e no podem estar sujeitos a quaisquer presses ou incentivos, nomeadamente de ordem financeira, que possam influenciar a sua apreciao ou os resultados das actividades de avaliao da conformidade, em especial por parte de pessoas ou grupos de pessoas interessados nos resultados dessas actividades. 6. Os organismos de avaliao da conformidade devem ter capacidade para executar todas as tarefas de avaliao da con formidade que lhes so atribudas pelo artigo 20.o, relativamente s quais tenham sido notificados, quer as referidas tarefas sejam executadas por eles prprios, quer em seu nome e sob respon sabilidade sua. Em todas as circunstncias e para cada procedimento de avalia o da conformidade e para cada tipo ou categoria de brinque dos para os quais tenham sido notificados, os organismos de avaliao da conformidade devem dispor de: a) Pessoal necessrio com conhecimentos tcnicos e experincia suficiente e adequada para desempenhar as tarefas de avalia o da conformidade; b) Descries dos procedimentos de avaliao da conformidade que assegurem a transparncia e a capacidade de reproduo destes procedimentos. Devem prever uma poltica e procedi mentos apropriados para distinguir entre as funes execu tadas na qualidade de organismo notificado e qualquer outra actividade; c) Procedimentos que permitam o exerccio das suas activida des, que tenham em devida conta a dimenso, o sector, a estrutura das empresas, o grau de complexidade da tecnolo gia do brinquedo em causa e a natureza do processo de produo em massa ou em srie. Os organismos de avaliao de conformidade devem ainda dis por dos meios necessrios para a boa execuo das tarefas tcnicas e administrativas relacionadas com as actividades de avaliao da conformidade e devem ter acesso a todos os equi pamentos e instalaes necessrios. 7. O pessoal responsvel pela execuo das actividades de avaliao da conformidade deve dispor de: a) Slida formao tcnica e profissional, abrangendo todas as actividades de avaliao da conformidade no domnio em causa, para as quais os organismos de avaliao da confor midade tenham sido notificados; b) Conhecimento satisfatrio dos requisitos das avaliaes que efectuam e a devida autoridade para as efectuar;

L 170/14

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia Artigo 29.o

30.6.2009

c) Conhecimento e compreenso adequados dos requisitos es senciais, das normas harmonizadas aplicveis, bem como da legislao comunitria de harmonizao aplicvel e respecti vos regulamentos de execuo; d) Aptido necessria para redigir os certificados, registos e relatrios que provam que as avaliaes foram efectuadas. 8. Deve ser assegurada a imparcialidade dos organismos de avaliao da conformidade, dos seus quadros superiores e do pessoal de avaliao. A remunerao dos quadros superiores e do pessoal de avalia o dos organismos de avaliao da conformidade no pode depender do nmero de avaliaes realizadas, nem do respec tivo resultado. 9. Os organismos de avaliao da conformidade devem fazer um seguro de responsabilidade civil, a no ser que essa respon sabilidade seja coberta pelo Estado-Membro com base no res pectivo direito nacional ou que o prprio Estado-Membro seja directamente responsvel pelas avaliaes da conformidade. 10. O pessoal dos organismos de avaliao da conformidade est sujeito ao sigilo profissional, excepto em relao s autori dades competentes do Estado-Membro em que exercem as suas actividades, no que se refere a todas as informaes que obti verem no cumprimento das suas tarefas no mbito do artigo 20.o ou de qualquer disposio de direito nacional que lhe d aplicao. Os direitos de propriedade devem ser protegi dos. 11. Os organismos de avaliao da conformidade devem participar nas actividades de normalizao relevantes e nas acti vidades do grupo de coordenao dos organismos notificados criado ao abrigo do artigo 38.o, ou assegurar que o seu pessoal de avaliao seja informado dessas actividades, e devem aplicar como orientaes gerais as decises e os documentos adminis trativos que resultem do trabalho desse grupo. Artigo 27.o Presuno de conformidade Presume-se que os organismos de avaliao da conformidade que provem estar conformes aos critrios estabelecidos nas nor mas harmonizadas aplicveis ou em parte destas, cuja referncia tenha sido publicada no Jornal Oficial da Unio Europeia, cum prem os requisitos previstos no artigo 26.o, na medida em que aquelas normas harmonizadas contemplem estes requisitos. Artigo 28.o Objeco formal contra normas harmonizadas Sempre que um Estado-Membro ou a Comisso apresentem uma objeco formal relativamente s normas harmonizadas a que se refere o artigo 27.o, aplicvel o disposto no artigo 14.o

Filiais e subcontratados dos organismos notificados 1. Sempre que um organismo notificado subcontratar tarefas especficas relacionadas com a avaliao da conformidade ou recorrer a uma filial, deve assegurar que o subcontratado ou a filial cumprem os requisitos definidos no artigo 26.o e informar a autoridade notificadora desse facto. 2. O organismo notificado assume plena responsabilidade pelas tarefas executadas por subcontratados ou filiais, indepen dentemente do local em que estes se encontrem estabelecidos. 3. indispensvel o consentimento do cliente para que as actividades possam ser executadas por um subcontratado ou por uma filial. 4. Os organismos notificados devem manter disposio da autoridade notificadora os documentos relevantes no que diz respeito avaliao das qualificaes do subcontratado ou da filial e ao trabalho efectuado por estes ao abrigo do artigo 20.o Artigo 30.o Pedido de notificao 1. Os organismos de avaliao da conformidade devem soli citar a notificao ao abrigo da presente directiva junto da autoridade notificadora do Estado-Membro onde se encontram estabelecidos. 2. O pedido referido no n.o 1 deve ser acompanhado de uma descrio das actividades de avaliao da conformidade, do(s) mdulo(s) de avaliao da conformidade e do(s) brinquedo(s) em relao ao(s) qual(is) os organismos se consideram compe tentes, bem como um certificado de acreditao, se existir, emi tido por um organismo nacional de acreditao, atestando que os organismos de avaliao da conformidade cumprem os re quisitos estabelecidos no artigo 26.o 3. Sempre que no possa apresentar o certificado de acredi tao, o organismo de avaliao da conformidade deve fornecer autoridade notificadora as provas documentais necessrias verificao, ao reconhecimento e ao controlo regular da sua conformidade com os requisitos estabelecidos no artigo 26.o Artigo 31.o Procedimento de notificao 1. As autoridades notificadoras apenas podem notificar os organismos de avaliao da conformidade que cumpram os requisitos previstos no artigo 26.o 2. As autoridades notificadoras informam a Comisso e os outros Estados-Membros dos organismos de avaliao da con formidade atravs do instrumento de notificao electrnica desenvolvido e gerido pela Comisso. 3. A notificao deve incluir dados pormenorizados das ac tividades de avaliao da conformidade, do(s) mdulo(s) de ava liao da conformidade e do(s) brinquedo(s) em causa, bem como a certificao de competncia relevante.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia Artigo 34.o

L 170/15

4. Se a notificao no se basear no certificado de acredita o referido no n.o 2 do artigo 30.o, a autoridade notificadora deve facultar Comisso e aos outros Estados-Membros prova documental que ateste da competncia tcnica do organismo de avaliao da conformidade e das disposies introduzidas para assegurar que o organismo auditado periodicamente e conti nua a cumprir os requisitos estabelecidos no artigo 26.o 5. O organismo em causa apenas pode efectuar as activida des de um organismo notificado se nem a Comisso nem os Estados-Membros tiverem levantado objeces nas duas sema nas seguintes notificao, sempre que seja utilizado um certi ficado de acreditao, e nos dois meses seguintes notificao, se a acreditao no for utilizada. S esse organismo pode ser considerado um organismo notifi cado para efeitos da presente directiva. 6. Os Estados-Membros comunicam Comisso e aos outros Estados-Membros quaisquer alteraes relevantes subsequente mente introduzidas na notificao. Artigo 32.o Nmeros de identificao e listas dos organismos notificados 1. A Comisso atribui um nmero de identificao a cada organismo notificado. Aquela atribui um nico nmero de identificao mesmo que o organismo esteja notificado ao abrigo de vrios actos comuni trios. 2. A Comisso disponibiliza ao pblico a lista de organismos notificados ao abrigo da presente directiva, incluindo os nme ros de identificao que lhes foram atribudos e as actividades em relao s quais foram notificados. A Comisso assegura a actualizao dessa lista. Artigo 33.o Alteraes notificao 1. Sempre que determinar ou for informada de que um or ganismo notificado deixou de cumprir os requisitos previstos no artigo 26.o ou de que no cumpre os seus deveres, a autoridade notificadora deve restringir, suspender ou retirar a notificao, consoante o caso, em funo da gravidade do incumprimento em causa. Deste facto, a autoridade notificadora deve informar imediatamente a Comisso e os restantes Estados-Membros. 2. Em caso de restrio, suspenso ou retirada de uma noti ficao, ou quando o organismo notificado tenha cessado a actividade, o Estado-Membro notificador em causa deve tomar as medidas necessrias para que os processos sejam tratados por outro organismo notificado ou mantidos disposio das au toridades notificadoras e das autoridades de fiscalizao do mer cado competentes, se estas o solicitarem.

Contestao da competncia tcnica dos organismos notificados 1. A Comisso deve investigar todos os casos em relao aos quais tenha dvidas ou lhe sejam comunicadas dvidas quanto competncia de determinado organismo notificado ou quanto ao cumprimento continuado por parte de um organismo noti ficado dos requisitos exigidos e das responsabilidades que lhe esto cometidas. 2. O Estado-Membro notificador deve facultar Comisso, a pedido, toda a informao relacionada com o fundamento da notificao ou a manuteno da competncia tcnica do orga nismo em causa. 3. A Comisso deve assegurar que todas as informaes sen sveis obtidas no decurso das suas investigaes sejam tratadas de forma confidencial. 4. Sempre que a Comisso determinar que um organismo notificado no cumpre ou deixou de cumprir os requisitos que permitiram a sua notificao, informa o Estado-Membro notificador desse facto e solicita-lhe que tome as medidas cor rectivas necessrias, incluindo a retirada da notificao, se ne cessrio. Artigo 35.o Deveres funcionais dos organismos notificados 1. Os organismos notificados devem efectuar as avaliaes da conformidade segundo o procedimento de avaliao da confor midade previsto no artigo 20.o 2. As avaliaes da conformidade devem ser efectuadas de modo proporcionado, evitando encargos desnecessrios para os operadores econmicos. Os organismos de avaliao da confor midade devem exercer as suas actividades atendendo dimen so, ao sector, estrutura das empresas em questo, comple xidade relativa da tecnologia do brinquedo em causa e natu reza da produo em srie ou em massa. Ao atenderem a estes factores, os referidos organismos devem, contudo, respeitar o grau de rigor e o nvel de proteco exigido para que o brinquedo cumpra o disposto na presente directiva. 3. Sempre que um organismo notificado verificar que os requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II ou nas corres pondentes normas harmonizadas no foram cumpridos pelo fabricante, deve exigir que este ltimo tome as medidas correc tivas adequadas e no pode emitir o certificado de exame CE de tipo previsto no n.o 4 do artigo 20.o 4. Se, no decurso de uma avaliao da conformidade no seguimento da concesso de um certificado de exame CE de tipo, verificar que o brinquedo j no est conforme, o orga nismo notificado deve exigir que o fabricante tome as medidas correctivas adequadas e deve suspender ou retirar o certificado de exame CE de tipo, se necessrio.

L 170/16

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

5. Se no forem tomadas medidas correctivas, ou se estas no tiverem o efeito exigido, o organismo notificado deve res tringir, suspender ou retirar quaisquer certificados de exame CE de tipo, consoante o caso.

CAPTULO VI OBRIGAES E PODERES DOS ESTADOS-MEMBROS

Artigo 39.o Princpio de precauo Sempre que tomem medidas ao abrigo da presente directiva, designadamente aquelas a que se refere o artigo 40.o, as auto ridades competentes dos Estados-Membros tomam em devida conta o princpio da precauo.

Artigo 36.o Obrigao de informao dos organismos notificados 1. Os organismos notificados devem comunicar autoridade notificadora as seguintes informaes:

a) Qualquer recusa, restrio, suspenso ou retirada de certifi cados de exame CE de tipo;

Artigo 40.o Dever geral de organizao da fiscalizao do mercado Os Estados-Membros organizam e procedem fiscalizao dos brinquedos colocados no mercado, nos termos do disposto nos artigos 15.o a 29.o do Regulamento (CE) n.o 765/2008. Para alm desses artigos, igualmente aplicvel o artigo 41.o da presente directiva.

b) Quaisquer circunstncias que afectem o mbito e as condi es de notificao;

c) Quaisquer pedidos de informao sobre as actividades de avaliao da conformidade efectuadas que tenham recebido das autoridades de fiscalizao do mercado;

Artigo 41.o Instrues destinadas ao organismo notificado 1. As autoridades de fiscalizao do mercado podem solicitar a um organismo notificado que faculte informaes sobre qual quer certificado de exame CE de tipo que este tenha emitido ou retirado ou sobre qualquer recusa de emisso de um certificado, incluindo os relatrios de ensaio e a documentao tcnica.

d) A pedido, as actividade de avaliao da conformidade que desempenharam no mbito da respectiva notificao e quais quer outras actividades desempenhadas, incluindo actividades transfronteirias e de subcontratao.

2. Os organismos notificados devem facultar aos outros or ganismos notificados ao abrigo da presente directiva que efec tuem actividades de avaliao da conformidade semelhantes, abrangendo os mesmos brinquedos, as informaes relevantes sobre questes relacionadas com resultados negativos e, a pe dido, resultados positivos da avaliao da conformidade.

2. Sempre que verifiquem que um brinquedo no est con forme aos requisitos previstos no artigo 10.o e no anexo II, as autoridades de fiscalizao do mercado do, se for esse o caso, instrues ao organismo notificado no sentido de este retirar o certificado de exame CE de tipo relativo ao brinquedo em questo.

Artigo 37.o Troca de experincias A Comisso deve organizar a troca de experincias entre as autoridades nacionais dos Estados-Membros responsveis pela poltica de notificao.

3. Sempre que necessrio, designadamente nos casos previs tos no segundo pargrafo do n.o 4 do artigo 20.o, as autorida des de fiscalizao do mercado do instrues ao organismo notificado no sentido de rever o certificado de exame CE de tipo.

Artigo 38.o Coordenao dos organismos notificados A Comisso deve garantir o estabelecimento e o bom funcio namento de um enquadramento de coordenao e cooperao entre os organismos notificados ao abrigo da presente directiva, sob a forma de um ou mais grupos sectoriais de organismos notificados.

Artigo 42.o Procedimento aplicvel aos brinquedos que apresentam um risco a nvel nacional 1. Sempre que as autoridades de fiscalizao do mercado de um Estado-Membro tenham agido ao abrigo do artigo 20.o do Regulamento (CE) n.o 765/2008 ou existam motivos suficientes para crer que um brinquedo abrangido pela presente directiva apresenta um risco para a sade ou segurana das pessoas, aquelas devem proceder a uma avaliao do brinquedo em causa abrangendo todos os requisitos previstos na presente di rectiva. Os operadores econmicos envolvidos devem cooperar na medida do necessrio com as autoridades de fiscalizao do mercado.

Os Estados-Membros devem garantir que os organismos por eles notificados participam, directamente ou atravs de repre sentantes designados, nos trabalhos desse(s) grupo(s).

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/17

Sempre que, no decurso dessa avaliao, verifiquem que o brin quedo no cumpre os requisitos previstos na presente directiva, as autoridades de fiscalizao do mercado devem exigir imedia tamente ao operador econmico em causa que tome as medidas correctivas adequadas para assegurar a conformidade do brin quedo com esses requisitos, ou para o retirar ou recolher do mercado num prazo to razovel e proporcional natureza do risco quanto lhe seja possvel fixar. As autoridades de fiscalizao do mercado devem informar desse facto o organismo notificado. O artigo 21.o do Regulamento (CE) n.o 765/2008 aplicvel s medidas referidas no segundo pargrafo do presente nmero. 2. Sempre que considerarem que a no conformidade no se limita ao territrio nacional, as autoridades de fiscalizao do mercado devem comunicar Comisso e aos outros Estados-Membros os resultados da avaliao e as medidas que exigiram ao operador econmico. 3. O operador econmico em questo deve assegurar a apli cao de todas as medidas correctivas adequadas relativamente aos brinquedos por ele disponibilizados no mercado comunit rio. 4. Sempre que o operador econmico em causa no tomar as medidas correctivas adequadas no prazo referido no segundo pargrafo do n.o 1, as autoridades de fiscalizao do mercado devem tomar as medidas provisrias adequadas para proibir ou restringir a disponibilizao do brinquedo no respectivo mer cado ou para retirar ou recolher o brinquedo. As referidas autoridades devem informar sem demora a Comis so e os demais Estados-Membros dessas medidas. 5. A informao referida no n.o 4 deve conter todos os pormenores disponveis, em especial os dados necessrios identificao do brinquedo no conforme, da origem deste, da natureza da alegada no conformidade e do risco conexo, da natureza e da durao das medidas nacionais tomadas e das observaes do operador econmico em causa. As autoridades de fiscalizao do mercado devem, nomeadamente, indicar se a no conformidade se deve a: a) Incumprimento pelo brinquedo dos requisitos de sade ou segurana das pessoas; ou b) Deficincias das normas harmonizadas, que nos termos do artigo 13.o, conferem a presuno da conformidade. 6. Os Estados-Membros, com excepo do Estado-Membro que desencadeou o procedimento, devem informar imediata mente a Comisso e os outros Estados-Membros de quaisquer medidas tomadas, de dados complementares de que disponham relativamente no conformidade do brinquedo em causa e, em caso de desacordo com a medida nacional notificada, das suas objeces.

7. Se, no prazo de trs meses a contar da recepo da infor mao referida no n.o 4, nem os Estados-Membros nem a Co misso tiverem levantado objeces medida provisria tomada pelo Estado-Membro em relao ao brinquedo em causa, consi dera-se que essa medida justificada.

8. Os Estados-Membros devem assegurar a aplicao ime diata das medidas restritivas adequadas em relao ao brinquedo em questo, como a sua retirada do respectivo mercado.

Artigo 43.o Procedimento comunitrio de salvaguarda 1. Se, no termo do procedimento previsto nos n.os 3 e 4 do artigo 42.o, forem levantadas objeces medida de um Estado-Membro ou se a Comisso considerar que a mesma contrria legislao comunitria, a Comisso deve iniciar, imediata mente, consultas com os Estados-Membros e o(s) operador(es) econmico(s) em causa e avaliar a medida nacional.

Com base nos resultados da avaliao, a Comisso decide se a medida nacional ou no justificada.

Os Estados-Membros so os destinatrios dessa deciso, a qual imediatamente comunicada pela Comisso queles e ao(s) ope rador(es) econmico(s) em causa.

2. Se a medida nacional for considerada justificada, todos os Estados-Membros devem tomar as medidas necessrias para ga rantir que o brinquedo no conforme seja retirado dos respec tivos mercados, informando a Comisso desse facto.

Se a medida nacional for considerada injustificada, o Estado-Membro em causa deve revog-la.

3. Se a medida nacional for considerada justificada e a no conformidade se dever a deficincias das normas harmonizadas a que se refere a alnea b) do n.o 5 do artigo 42.o, a Comisso deve informar o(s) organismo(s) de normalizao europeu(s) em causa e submeter a questo apreciao do Comit criado pelo artigo 5.o da Directiva 98/34/CE. O Comit consulta o(s) orga nismo(s) europeu(s) de normalizao em causa e emite parecer imediatamente.

Artigo 44.o Troca de informao sistema comunitrio de troca rpida de informao Se a medida a que se refere o n.o 4 do artigo 42.o do tipo que, ao abrigo do artigo 22.o do Regulamento (CE) n.o 765/2008, deve ser notificado no quadro do sistema comunitrio de troca rpida de informao, no necessria uma notificao distinta por fora do n.o 4 do artigo 42.o da presente directiva, se estiverem preenchidas as seguintes condies:

L 170/18

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

a) A notificao do sistema comunitrio de troca rpida de informaes indica que a notificao da medida igualmente exigida pela presente directiva; b) Os elementos de prova previstos no n.o 5 do artigo 42.o figuram em anexo notificao do sistema comunitrio de troca rpida de informao. Artigo 45.o No conformidade formal 1. Sem prejuzo do disposto no artigo 42.o, se um Estado-Membro constatar um dos factos a seguir enunciados, deve exigir ao operador econmico em causa que ponha termo no conformidade verificada: a) A marcao CE foi aposta em violao do disposto no artigo 16.o ou no artigo 17.o; b) A marcao CE no foi aposta; c) A declarao CE de conformidade no foi elaborada; d) A declarao CE de conformidade no foi correctamente elaborada; e) A documentao tcnica no est disponvel ou est incom pleta. 2. Se a no conformidade a que se refere o n.o 1 persistir, o Estado-Membro em causa deve tomar as medidas adequadas para restringir ou proibir a disponibilizao no mercado do brinquedo ou garantir que o mesmo seja recolhido ou retirado do mercado.
CAPTULO VII COMITOLOGIA

de embalagem de alimentos previstos no Regulamento (CE) n.o 1935/2004 e nas medidas especficas conexas para materiais particulares e s diferenas entre os brinquedos e materiais que entram em contacto com os alimentos. A Comisso deve alterar o Apndice C do anexo II da presente directiva nesses termos. Essas medidas, que tm por objecto alterar elementos no es senciais da presente directiva, completando-a, so aprovadas pelo procedimento de regulamentao com controlo a que se refere o n.o 2 do artigo 47.o da presente directiva.

3. A Comisso pode decidir quanto utilizao nos brinque dos de substncias ou misturas classificadas como cancergenas, mutagnicas ou txicas para a reproduo, das categorias pre vistas na Seco 5 do Apndice B do anexo II, e que foram avaliadas pelo comit cientfico competente, e alterar o Apn dice A do anexo II nesses termos. Essas medidas, que tm por objecto alterar elementos no essenciais da presente directiva, completando-a, so aprovadas pelo procedimento de regula mentao com controlo a que se refere o n.o 2 do artigo 47.o

Artigo 47.o Procedimento de comit 1. A Comisso assistida por um comit.

2. Sempre que se faa referncia ao presente nmero, so aplicveis os n.os 1 a 4 do artigo 5.o-A e o artigo 7.o da Deciso 1999/468/CE, tendo-se em conta o disposto no seu artigo 8.o

CAPTULO VIII DISPOSIES ADMINISTRATIVAS ESPECFICAS

Artigo 48.o Relatrios At 20 de Julho de 2014 e, posteriormente, de cinco em cinco anos, os Estados-Membros enviam Comisso um relatrio sobre a aplicao da presente directiva.

Artigo 46.o Alteraes e medidas de execuo 1. A Comisso pode, para efeitos da sua adaptao ao pro gresso tcnico e cientfico, alterar os seguintes elementos: a) Anexo I; b) Pontos 11 e 13 da Parte III do anexo II; c) Anexo V. Essas medidas, que tm por objecto alterar elementos no es senciais da presente directiva, so aprovadas pelo procedimento de regulamentao com controlo a que se refere o n.o 2 do artigo 47.o 2. A Comisso pode estabelecer valores-limite especficos para os produtos qumicos utilizados em brinquedos que se destinam a crianas com menos de 36 meses ou em brinquedos destinados a serem colocados na boca, atendendo aos requisitos

Esse relatrio deve conter uma avaliao da situao no que se refere segurana dos brinquedos e eficcia da presente di rectiva, bem como uma exposio das actividades de fiscalizao do mercado realizadas pelo Estado-Membro.

A Comisso elabora e publica uma sntese dos relatrios nacio nais.

Artigo 49.o Transparncia e confidencialidade Sempre que as autoridades competentes dos Estados-Membros e a Comisso aprovarem medidas ao abrigo da presente directiva, so aplicveis os requisitos de transparncia e confidencialidade previstos no artigo 16.o da Directiva 2001/95/CE.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia Artigo 50.o

L 170/19

Fundamentao das medidas Qualquer deciso tomada ao abrigo da presente directiva para proibir ou restringir a colocao no mercado ou para retirar ou recolher do mercado um dado brinquedo deve ser fundamen tada com preciso. Essa deciso notificada imediatamente ao interessado, com a indicao das vias de recurso disponveis ao abrigo da lei em vigor no Estado-Membro em causa e dos prazos que lhes so aplicveis. Artigo 51.o Sanes Os Estados-Membros definem regras sobre as sanes a aplicar aos operadores econmicos, que podem incluir sanes penais para as infraces graves, aplicveis s infraces a disposies nacionais aprovadas ao abrigo da presente directiva e tomam todas as medidas necessrias para garantir a sua aplicao. As sanes previstas devem ser efectivas, proporcionadas e dis suasivas e podem ser agravadas em caso de reincidncia por parte do operador econmico em causa nas infraces ao dis posto na presente directiva. Os Estados-Membros notificam a Comisso dessas disposies at 20 de Julho de 2011, bem como, imediatamente, de quais quer alteraes subsequentes que as afectem.
CAPTULO IX DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

do anexo II da Directiva 88/378/CEE e tenham sido colocados no mercado antes de 20 de Julho de 2013. Artigo 54.o Transposio Os Estados-Membros devem pr em vigor as disposies legis lativas, regulamentares e administrativas necessrias para dar cumprimento presente directiva at 20 de Janeiro de 2011 e informar imediatamente a Comisso desse facto. Os Estados-Membros aplicam essas disposies a partir de 20 de Julho de 2011. Quando os Estados-Membros aprovarem essas disposies, estas devem incluir uma referncia presente directiva ou ser acom panhadas dessa referncia aquando da sua publicao oficial. As modalidades dessa referncia so aprovadas pelos Estados-Mem bros. Os Estados-Membros devem comunicar Comisso o texto das disposies de direito interno que aprovem nas matrias regu ladas pela presente directiva. Artigo 55.o Revogao A Directiva 88/378/CEE, excepo do n.o 1 do artigo 2.o e da Parte 3 do anexo II, revogada com efeitos a partir de 20 de Julho de 2011. O n.o 1 do artigo 2.o e a Parte 3 do anexo II so revogados com efeitos a partir de 20 de Julho de 2013. Todas as remisses para a directiva revogada consideram-se feitas para a presente directiva. Artigo 56.o Entrada em vigor A presente directiva entra em vigor no vigsimo dia seguinte ao da sua publicao no Jornal Oficial da Unio Europeia. Artigo 57.o Destinatrios Os Estados-Membros so os destinatrios da presente directiva.

Artigo 52.o Aplicao das Directivas 85/374/CEE e 2001/95/CE 1. A presente directiva no prejudica a Directiva 85/374/CEE.

2. A Directiva 2001/95/CE aplicvel aos brinquedos nos termos do disposto no n.o 2 do artigo 1.o dessa directiva. Artigo 53.o Perodos transitrios 1. Os Estados-Membros no impedem a disponibilizao no mercado de brinquedos conformes com a Directiva 88/378/CEE e que tenham sido colocados no mercado antes de 20 de Julho de 2011. 2. Os Estados-Membros no impedem a disponibilizao no mercado de brinquedos que cumpram todos os requisitos esta belecidos na presente directiva, com excepo dos requisitos previstos na Parte III do anexo II, desde que esses brinquedos estejam conformes com os requisitos estabelecidos na Parte 3

Feito em Bruxelas, em 18 de Junho de 2009.

Pelo Parlamento Europeu O Presidente


H.-G. PTTERING

Pelo Conselho O Presidente


. FLE

L 170/20

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

ANEXO I Lista de produtos que, explicitamente, no so considerados brinquedos na acepo da presente directiva (a que se refere o n.o 1 do artigo 2.o) 1. Objectos decorativos para festas e comemoraes; 2. Produtos destinados a coleccionadores, desde que o produto ou a respectiva embalagem contenham uma indicao visvel e legvel de que se destinam a coleccionadores com idade igual ou superior a 14 anos. Pertencem a esta categoria, por exemplo, os seguintes produtos: a) Modelos reduzidos, construdos escala em pormenor; b) Conjuntos de montagem de modelos reduzidos construdos escala; c) Bonecas regionais ou decorativas e outros artigos semelhantes; d) Reprodues histricas de brinquedos; e e) Imitaes de armas de fogo verdadeiras; 3. Equipamentos desportivos, incluindo patins de rodas, patins em linha e pranchas de skate destinados a crianas com peso superior a 20 kg; 4. Bicicletas em que a altura mxima de selim seja superior a 435 mm, medida na vertical entre o solo e a parte superior do assento, com o assento em posio horizontal e o suporte do assento colocado na posio mais baixa; 5. Trotinetas e outros meios de transporte concebidos para desporto ou que se destinam a ser utilizados para fins de deslocao nas vias ou caminhos pblicos; 6. Veculos elctricos que se destinam a ser utilizados para fins de deslocao nas vias pblicas ou nos passeios destas vias pblicas;. 7. Equipamento aqutico utilizado em guas profundas e material para crianas destinado ao ensino da natao, nomeadamente assentos insuflveis e meios auxiliares de natao;. 8. Puzzles de mais de 500 peas; 9. Armas e pistolas de gs comprimido, excepto armas e pistolas de gua, e arcos para tiro com mais de 120 cm de comprimento; 10. Fogos de artifcio, incluindo os dispositivos de detonao que no foram projectados exclusivamente para utilizao num brinquedo; 11. Produtos e jogos que utilizam projcteis de pontas afiadas, como jogos de dardos com pontas metlicas; 12. Produtos educativos funcionais, como fornos elctricos, ferros de engomar ou outros produtos elctricos com uma tenso nominal superior a 24 volts, vendidos exclusivamente para utilizao com fins didcticos sob a vigilncia de adultos; 13. Produtos concebidos para serem utilizados com fins didcticos em escolas ou outros contextos pedaggicos sob a vigilncia de um instrutor adulto, como equipamento cientfico; 14. Equipamento electrnico, tal como computadores pessoais e consolas de jogos, para fins de utilizao de software interactivo, e perifricos conexos, se este equipamento electrnico e os perifricos conexos no forem especificamente projectados e destinados a crianas e, em si, caream de valor ldico, como os computadores pessoais, os teclados, os joysticks ou os volantes especialmente projectados; 15. Software interactivo destinado a actividades de lazer e entretenimento, como jogos de computador e respectivos suportes informticos, tais como CD; 16. Chupetas de puericultura; 17. Luminrias portteis para crianas; 18. Transformadores elctricos para brinquedos; 19. Acessrios de moda para crianas no destinados a ser utilizados em jogos.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/21

ANEXO II REQUISITOS ESPECFICOS DE SEGURANA I. Propriedades fsicas e mecnicas 1. Os brinquedos e respectivos componentes, bem como as fixaes, no caso de brinquedos montados, devem ter a resistncia mecnica e, se for caso disso, a estabilidade necessrias para resistir s presses a que so submetidos durante a utilizao sem se quebrarem ou eventualmente deformarem, podendo assim dar origem a danos fsicos. 2. As arestas, salincias, cordas, cabos e fixaes acessveis dos brinquedos devem ser concebidas e fabricadas de modo a reduzir na medida do possvel os riscos de danos fsicos por contacto. 3. Os brinquedos devem ser concebidos e fabricados de modo a no apresentarem qualquer risco ou a apresentarem unicamente o risco mnimo inerente utilizao do brinquedo susceptvel de ser provocado pelo movimento das suas peas. 4. a) Os brinquedos e respectivos componentes no devem apresentar qualquer risco de estrangulamento; b) Os brinquedos e respectivos componentes no devem apresentar qualquer risco de asfixia resultante da interrupo do fluxo de ar devido a obstruo externa das vias respiratrias, na boca ou no nariz; c) Os brinquedos e respectivos componentes devem ter dimenses que no apresentem qualquer risco de asfixia resultante da interrupo do fluxo de ar devido a obstruo das vias respiratrias por objectos entalados na boca ou na faringe ou alojados entrada das vias respiratrias inferiores; d) Os brinquedos e respectivos componentes destinados a crianas com menos de 36 meses, e partes susceptveis de serem destacadas de brinquedos manifestamente, devem ter dimenses tais que evitem a sua ingesto ou inalao. O mesmo se aplica a outros brinquedos destinados a entrar em contacto com a boca, bem como aos respectivos componentes e partes susceptveis de serem destacadas; e) As embalagens que contm os brinquedos para a venda a retalho no devem apresentar qualquer risco de estrangulamento ou asfixia por obstruo externa das vias respiratrias, na boca ou no nariz; f) Os brinquedos no interior de gneros alimentcios ou misturados com os mesmos devem ter uma embalagem prpria. Esta embalagem, tal como fornecida, deve ser de dimenso suficiente para impedir que seja ingerida e/ou inalada; g) Tal como referido nas alneas e) e f) do ponto 4, as embalagens de brinquedos esfricas, em forma de ovo ou elipsoidais, bem como quaisquer partes susceptveis de serem destacadas das mesmas ou das embalagens cilndricas com extremidades arredondadas, devem ser de dimenso suficiente para impedir a obstruo interna das vias respiratrias, ficando entaladas na boca ou na faringe ou alojadas entrada das vias respi ratrias inferiores; h) So proibidos os brinquedos firmemente agregados a um produto alimentar no momento do seu consumo, de tal forma que a sua utilizao s possvel uma vez consumido este ltimo. As peas de brinquedos que, de outra forma, se encontrem directamente agregados a um produto alimentar devem cumprir os requisitos estabelecidos nas alneas c) e d) do ponto 4. 5. Os brinquedos aquticos devem ser concebidos e fabricados de modo a reduzir, na medida do possvel e tendo em conta a utilizao recomendada desses brinquedos, os riscos de perda de flutuabilidade do brinquedo e de perda do apoio dado criana. 6. Os brinquedos em que se possa entrar e que, por esse facto, constituam um espao fechado para os ocupantes, devem possuir uma sada acessvel que os utilizadores a que se destinam possam abrir facilmente do interior. 7. Os brinquedos que permitem que os utilizadores neles se desloquem devem, sempre que possvel, incluir um sistema de travagem adaptado ao tipo de brinquedo e proporcional energia cintica por este gerada. Este sistema deve ser facilmente utilizvel pelos utilizadores sem risco de ejeco ou de danos fsicos para o prprio ou para terceiros. A velocidade mxima de projecto dos veculos elctricos para transporte deve ser limitada a fim de minimizar o risco de leses.

L 170/22

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

8. A forma e composio dos projcteis e a energia cintica que estes podem gerar aquando do seu lanamento por um brinquedo concebido para esse fim, devem ser tais que no haja risco de dano fsico do utilizador do brinquedo ou de terceiros, tendo em conta a natureza do brinquedo. 9. Os brinquedos devem ser fabricados modo a garantir que: a) As temperaturas mxima e mnima de qualquer das superfcies acessveis no provoquem leses por contacto; e b) Os lquidos, vapores e gases contidos num brinquedo no atinjam temperaturas ou presses tais que, salvo por razes indispensveis ao correcto funcionamento do brinquedo, a sua libertao seja susceptvel de provocar queimaduras ou outras leses. 10. Os brinquedos concebidos para emitir som devem ser projectados e fabricados de acordo com os valores mximos de rudo impulsivo e de rudo contnuo por forma a que o som que emitem no danifique a capacidade auditiva das crianas. 11. Os brinquedos de actividade devem ser fabricados de modo a reduzir tanto quanto possvel o risco de esmagar ou entalar partes do corpo ou prender peas de vesturio, bem como o de quedas, de choques e de afogamento. Em especial, qualquer superfcie desse tipo de brinquedos, sobre a qual possam brincar uma ou mais crianas, deve ser projectada de forma a suportar o seu peso.

II. Inflamabilidade 1. Os brinquedos no devem constituir um elemento inflamvel perigoso para o ambiente das crianas. Devem, por conseguinte, ser constitudos por materiais que preencham uma ou mais das seguintes condies: a) No ardam quando directamente expostos a uma chama, fasca ou outro foco potencial de incndio; b) Sejam dificilmente inflamveis (a chama extingue-se logo que o foco de incndio retirado); c) Se se inflamarem, ardam lentamente e apresentem uma pequena velocidade de propagao da chama; d) Tenham sido concebidos, independentemente da sua composio qumica, de modo a retardar mecanicamente o processo de combusto. Estes materiais combustveis no devem constituir um risco de propagao do fogo aos outros materiais utilizados no brinquedo. 2. Os brinquedos que, por razes indispensveis ao seu funcionamento, contenham substncias ou misturas que preencham os critrios de classificao estabelecidos na seco 1 do Apndice B, em especial, materiais e equi pamento para experincias qumicas, montagem de modelos, moldagem com plstico ou cermica, esmaltagem, fotografia ou actividades anlogas, no devem conter, enquanto tal, substncias ou misturas que possam tornar-se inflamveis devido perda de componentes volteis no inflamveis. 3. Os brinquedos, salvo os dispositivos de percusso para brinquedos, no devem ser explosivos ou conter elementos ou substncias que possam explodir quando utilizados nos termos do segundo pargrafo do n.o 2 do artigo 10.o 4. Os brinquedos e, em especial, os jogos ou brinquedos qumicos, no devem conter, como tal, substncia ou misturas: a) Que, quando misturadas, possam explodir por reaco qumica ou por aquecimento; b) Que possam explodir ao serem misturadas com substncias oxidantes; ou c) Que contenham componentes volteis inflamveis em contacto com o ar e possam criar misturas de vapores/ar inflamveis ou explosivas.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/23

III. Propriedades qumicas 1. Os brinquedos devem ser projectados e fabricados de modo a no apresentarem riscos de efeitos nocivos para a sade humana devido exposio a substncias ou misturas qumicas que contenham ou entrem na sua composio, quando forem utilizados conforme previsto no primeiro pargrafo do n.o 2 do artigo 10.o Os brinquedos devem respeitar a legislao comunitria aplicvel relativa a determinadas categorias de produtos ou a restries a determinadas substncias e misturas. 2. Os brinquedos que sejam, eles prprios, substncias ou misturas devem igualmente respeitar o disposto na Directiva 67/548/CEE do Conselho, de 27 de Junho de 1967, relativa aproximao das disposies legislativas, regulamentares e administrativas respeitantes classificao, embalagem e rotulagem das substncias perigosas (1), na Directiva 1999/45/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Maio de 1999, relativa aproximao das disposies legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes classificao, embalagem e rotulagem das preparaes perigosas (2), e no Regulamento (CE) n.o 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro de 2008, relativo classificao, rotulagem e embalagem de substncias e misturas (3), conforme o caso, relativos classificao, embalagem e rotulagem de determinadas substncias e misturas. 3. Sem prejuzo da aplicao das restries previstas no segundo pargrafo do ponto 1, as substncias classificadas como cancergenas, mutagnicas ou txicas para a reproduo (CMR), categoria 1A, 1B ou 2 nos termos do disposto no Regulamento (CE) n.o 1272/2008 no devem ser utilizadas em brinquedos, na composio de componentes de brinquedos ou em partes de brinquedos de natureza microestrutural distinta. 4. Em derrogao do ponto 3, as substncias ou misturas classificadas como cancergenas, mutagnicas ou txicas para a reproduo das categorias referidas na Seco 3 do Apndice B podem ser utilizadas em brinquedos, em componentes de brinquedos ou em partes de brinquedos de natureza microestrutural distinta sob reserva de uma das seguintes condies: a) A concentrao das referidas substncias e misturas igual ou inferior s concentraes relevantes estabele cidas nos actos comunitrios referidos na Seco 2 do Apndice B para a classificao das misturas que contm estas substncias; b) As referidas substncias esto inacessveis s crianas sob qualquer forma, incluindo por inalao, se o brinquedo for utilizado de acordo com o disposto no primeiro pargrafo do n.o 2 do artigo 10.o; c) Foi aprovada uma deciso nos termos do n.o 3 do artigo 46.o que autoriza a presena da substncia ou mistura e a sua utilizao, as quais esto enumeradas no Apndice A. Essa deciso pode ser tomada se estiverem cumpridas as seguintes condies: i) a utilizao da substncia ou mistura foi avaliada pelo comit cientfico competente, que a considerou segura, em particular no que diz respeito exposio, ii) no existem substncias ou misturas alternativas disponveis, tal como comprovado na anlise de alterna tivas realizada, e iii) a utilizao da substncia ou mistura em artigos para os consumidores no est proibida pelo Regula mento (CE) n.o 1970/2006. A Comisso encarrega o comit cientfico competente de reavaliar estas substncias ou misturas o mais rapida mente possvel sempre que surgirem dvidas quanto sua segurana e, no mximo, de cinco em cinco anos a partir da data da tomada de uma deciso nos termos do n.o 3 do artigo 46.o 5. Em derrogao do ponto 3, as substncias ou misturas classificadas como CMR das categorias referidas na Seco 4 do Apndice B podem ser utilizadas em brinquedos, em componentes de brinquedos ou em partes de brinquedos de natureza microestrutural distinta desde que: a) A concentrao das referidas substncias e misturas igual ou inferior s concentraes relevantes estabele cidas nos actos comunitrios referidos na Seco 2 do Apndice B para a classificao das misturas que contm estas substncias; b) As referidas substncias so inacessveis s crianas sob qualquer forma, incluindo por inalao, se o brin quedo for utilizado de acordo com o disposto no primeiro pargrafo do n.o 2 do artigo 10.o; ou
(1) JO 196 de 16.8.1967, p. 1. (2) JO L 200 de 30.7.1999, p. 1. (3) JO L 353 de 31.12.2008, p. 1.

L 170/24

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

c) Foi tomada uma deciso nos termos do n.o 3 do artigo 46.o que autoriza a presena da substncia ou mistura e a sua utilizao, as quais esto enumeradas no Apndice A. Essa deciso poder ser tomada se as seguintes condies forem satisfeitas: i) a utilizao da substncia ou mistura foi avaliada pelo comit cientfico competente, que a considerou aceitvel, em particular no que diz respeito exposio; e ii) a utilizao da substncia ou mistura em artigos para os consumidores no est proibida ao abrigo pelo Regulamento (CE) n.o 1970/2006. A Comisso encarrega o comit cientfico competente de reavaliar estas substncias ou misturas o mais rapida mente possvel sempre que surgirem dvidas quanto sua segurana e, no mximo, de cinco em cinco anos a partir da data da tomada de uma deciso nos termos do n.o 3 do artigo 46.o 6. Os pontos 3, 4 e 5 no se aplicam ao nquel presente no ao inoxidvel. 7. Os pontos 3, 4 e 5 no se aplicam aos materiais conformes com os valores-limite especficos estabelecidos no Apndice C, ou, at que esses valores tenham sido estabelecidos, mas no aps 20 de Julho de 2017, aos materiais abrangidos pelas disposies relativas a materiais que entram em contacto com os alimentos, e os quais respeitam essas mesmas disposies, tal como definidas pelo Regulamento (CE) n.o 1935/2004 e as medidas especficas conexas para materiais particulares. 8. Sem prejuzo da aplicao dos pontos 3 e 4, proibida a utilizao de nitrosaminas e substncias nitrosveis nos brinquedos que se destinam a serem usados por crianas com menos de 36 meses ou noutros brinquedos destinados a serem colocados na boca, se a migrao das substncias for igual ou superior a 0,05 mg/kg no caso das nitrosaminas e 1 mg/kg no caso das substncias nitrosveis. 9. A Comisso avalia sistemtica e regularmente a presena de substncias ou materiais perigosos nos brinquedos. Estas avaliaes tm em conta os relatrios dos rgos de fiscalizao do mercado e as preocupaes expressas pelos Estados-Membros e os intervenientes envolvidos. 10. Os brinquedos cosmticos, como os cosmticos para bonecas, devem respeitar os requisitos em matria de composio e rotulagem previstos na Directiva 76/768/CEE do Conselho, de 27 de Julho de 1976, relativa aproximao das legislaes dos Estados-Membros respeitantes aos produtos cosmticos (1). 11. Os brinquedos no podem conter as seguintes fragrncias alergnicas:

N.o

Nome da fragrncia alergnica

Nmero CAS

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9)

leo de raiz de nula-campana (Inula helenium) Alilisotiocianato Cianeto de benzilo 4-tert-butilfenol leo de chenopodium lcool de cclame Maleato de dietlico Di-hidrocumarina 2,4-dihidroxi-3-metilbenzaldedo

97676-35-2 57-06-7 140-29-4 98-54-4 8006-99-3 4756-19-8 141-05-9 119-84-6 6248-20-0

(1) JO L 262 de 27.9.1976, p. 169.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/25

N.o

Nome da fragrncia alergnica

Nmero CAS

10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) 33) 34) 35)

3,7-dimetil-2-octeno-1-ol (6,7-di-hidrogeraniol) 4,6-dimetil-8-tert-butilcumarina Citraconato dimetlico 7,11-dimetil-4,6,10-dodecatrieno-3-ona 6,10-dimetil-3,5,9-undecatrieno-2-ona Difenilamina Acrilato de etilo Folhas de figueira, frescas ou em preparaes Trans-2-heptenal Trans-2-hexenaldietilacetal Trans-2-hexenaldimetilacetal lcool hidroabietlico 4-Etoxifenol 6-isopropil-2-deca-hidronaftalenol 7-metoxicumarina 4-metoxifenol 4-(p-metoxifenil)-3-buteno-2-ona 1-(p-metoxifenil)-1-penteno-3-ona Trans-2-butenoato de metilo 6-metilcumarina 7-metilcumarina 5-metil-2,3-hexanodiona leo de raiz de costo (Saussurea lappa Clarke) 7-etoxi-4-metilcumarina Hexa-hidrocumarina Blsamo do Peru, em bruto (Exsudao de Myroxylon pereirae (Royle) Klotzsch) 2-pentilidenociclo-hexanona 3,6,10-trimetil-3,5,9-undecatrieno-2-ona leo de verbena (Lippia citriodora Kunth) Ambreta (4-tert-butil-3-metoxi-2,6-dinitrotolueno) 4-fenil-3-buteno-2-ona

40607-48-5 17874-34-9 617-54-9 26651-96-7 141-10-6 122-39-4 140-88-5 68916-52-9 18829-55-5 67746-30-9 18318-83-7 13393-93-6 622-62-8 34131-99-2 531-59-9 150-76-5 943-88-4 104-27-8 623-43-8 92-48-8 2445-83-2 13706-86-0 8023-88-9 87-05-8 700-82-3 8007-00-9

36) 37) 38) 39) 40)

25677-40-1 1117-41-5 8024-12-2 83-66-9 122-57-6

L 170/26

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

N.o

Nome da fragrncia alergnica

Nmero CAS

41) 42) 43) 44) 45) 46) 47) 48) 49) 50) 51) 52) 53) 54) 55)

Amilcinamal lcool amilcinamlico lcool benzlico Salicilato de benzilo lcool cinamlico Cinamal Citral Cumarina Eugenol Geraniol Hidroxicitronelal Hidroximetilpentil-ciclo-hexeno-carboxaldedo Isoeugenol Extractos de musgo de carvalho Extractos de musgo de rvore

122-40-7 101-85-9 100-51-6 118-58-1 104-54-1 104-55-2 5392-40-5 91-64-5 97-53-0 106-24-1 107-75-5 31906-04-4 97-54-1 90028-68-5 90028-67-4

No obstante, a presena de vestgios destas fragrncias tolerada desde que seja tecnicamente inevitvel em boas prticas de fabrico e no exceda 100 mg/kg. O nome das seguintes fragrncias alergnicas devem ser elencadas no brinquedo, num rtulo nele aposto, na embalagem ou num folheto de instrues que o acompanhe, se forem adicionadas a um brinquedo, como tal, em concentraes superiores a 100 mg/kg no brinquedo ou de partes do mesmo:

N.o

Nome da fragrncia alergnica

Nmero CAS

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11)

lcool anislico Benzoato de benzilo Cinamato de benzilo Citronelol Farnesol Hexilcinamaldedo Lilial d-Limoneno Linalol Carbonato de metil-heptino 3-metil-4-(2,6,6-tri-metil-2-ciclohexeno-1-il)-3-buteno-2-ona

105-13-5 120-51-4 103-41-3 106-22-9 4602-84-0 101-86-0 80-54-6 5989-27-5 78-70-6 111-12-6 127-51-5

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/27

12. A utilizao das fragrncias referidas nos pontos 41 a 55 da lista constante do primeiro pargrafo do ponto 11 e das fragrncias referidas nos pontos 1 a 11 da lista constante do terceiro pargrafo do referido ponto autorizada nos jogos de mesa olfactivos, nos estojos para preparao de cosmticos e nos jogos de paladar, desde que: i) Essas fragrncias sejam claramente indicadas no rtulo da embalagem e esta contenha o aviso previsto no ponto 10 da Parte B do anexo V, ii) Se for esse o caso, os produtos elaborados pela criana de acordo com as instrues e respeitem os requisitos da Directiva 76/768/CEE, e iii) Se for esse o caso, essas fragrncias respeitem o disposto na legislao aplicvel relativa aos gneros alimen tcios. Os referidos jogos de mesa olfactivos, estojos para preparao de cosmticos e jogos de paladar no podem ser utilizados por crianas de idade inferior a 36 meses e devem respeitar o disposto no ponto 1 da Parte B do anexo V. 13. Sem prejuzo do disposto nos pontos 3, 4 e 5, no podem ser ultrapassados os seguintes valores-limite de migrao dos brinquedos ou dos componentes de brinquedos:

Elemento

mg/kg de material do brinquedo seco, quebradio, em p ou malevel

mg/kg de material do brinquedo l quido ou viscoso

mg/kg de material do brinquedo raspado

Alumnio Antimnio Arsnio Brio Boro Cdmio Crmio III Crmio VI Cobalto Cobre Chumbo Mangans Mercrio Nquel Selnio Estrncio Estanho Estanho na forma orgnica Zinco

5 625 45 3,8 4 500 1 200 1,9 37,5 0,02 10,5 622,5 13,5 1 200 7,5 75 37,5 4 500 15 000 0,9 3 750

1 406 11,3 0,9 1 125 300 0,5 9,4 0,005 2,6 156 3,4 300 1,9 18,8 9,4 1 125 3 750 0,2 938

70 000 560 47 56 000 15 000 23 460 0,2 130 7 700 160 15 000 94 930 460 56 000 180 000 12 46 000

L 170/28

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

Estes valores-limite no se aplicam aos brinquedos ou componentes dos brinquedos que, em virtude da sua acessibilidade, funo, massa ou do seu volume excluam claramente qualquer perigo decorrente das aces de sorver, lamber ou ingerir ou de um contacto prolongado com a pele, quando utilizados nas condies previstas no primeiro pargrafo do n.o 2 do artigo 10.o IV. Propriedades elctricas 1. Os brinquedos elctricos no devem ser alimentados por uma tenso nominal superior a 24 volts de corrente contnua (CC) ou o equivalente em corrente alternada (CA), no devendo qualquer das peas acessveis do brinquedo ultrapassar 24 volts CC ou o equivalente em CA. As tenses internas no podem ultrapassar 24 volts CC ou o equivalente em CA, salvo se se assegurar que a tenso e a combinao de corrente gerada no comportam qualquer risco de descarga elctrica nociva, mesmo se o brinquedo estiver danificado. 2. Os componentes dos brinquedos que estejam em contacto ou sejam susceptveis de estar em contacto com uma fonte de electricidade capaz de provocar um choque elctrico, bem como os cabos ou outros fios condutores atravs dos quais a electricidade conduzida at esses componentes, devem estar bem isolados e protegidos mecanicamente de modo a evitar o perigo de choques elctricos. 3. Os brinquedos elctricos devem ser concebidos e fabricados de modo a garantir que as temperaturas mximas atingidas por todas as superfcies de acesso directo no provoquem queimaduras por contacto. 4. Em condies de avaria previsveis, os brinquedos devem assegurar uma proteco contra os perigos de natureza elctrica decorrentes de uma fonte de energia elctrica. 5. Os brinquedos elctricos devem garantir uma proteco adequada contra os perigos de incndio. 6. Os brinquedos elctricos devem ser projectados e fabricados de modo a que os campos elctricos, magnticos e electromagnticos e outras radiaes geradas pelo equipamento se limitem ao necessrio para o seu funciona mento, o qual deve corresponder a um nvel de segurana conforme com o estado de evoluo tcnica geralmente reconhecido, tendo em conta as medidas comunitrias especficas. 7. Os brinquedos dotados de um sistema de controlo electrnico devem ser projectados e fabricados de modo a funcionarem com segurana, mesmo em caso de disfuno ou avaria do sistema electrnico provocadas por avaria do prprio sistema ou por factores externos. 8. Os brinquedos devem ser projectados e fabricados de modo a no representarem perigo para a sade ou perigo de leses oculares ou dermatolgicas devido a lasers, dodos emissores de luz (LED) ou qualquer outro tipo de radiao. 9. Os transformadores elctricos dos brinquedos no so parte integrante dos mesmos. V. Higiene 1. Os brinquedos devem ser projectados e fabricados de modo a satisfazer os requisitos de higiene e limpeza necessrios para evitar quaisquer riscos de infeco, doena ou contaminao. 2. Os brinquedos destinados a serem usados por crianas com idade inferior a 36 meses devem ser projectados e fabricados de forma a poderem ser limpos. Para o efeito, os brinquedos de tecido devem ser lavveis, excepto aqueles que contenham componentes mecnicas que possam ficar danificadas em caso de imerso em gua. O brinquedo deve continuar a preencher os requisitos de segurana aps a lavagem, em conformidade com o disposto no presente ponto e com as instrues do fabricante. VI. Radioactividade Os brinquedos devem respeitar as medidas aplicveis aprovadas ao abrigo do captulo III do Tratado que institui a Comunidade Europeia da Energia Atmica.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/29

Apndice A Lista das substncias classificadas como CMR e das suas formas de utilizao autorizadas em conformidade com os pontos 4, 5 e 6 da Parte III
Substncia Classificao Utilizaes autorizadas

Nquel

CMR 2

Em ao inoxidvel

L 170/30

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

Apndice B CLASSIFICAO DE SUBSTNCIAS E MISTURAS Em consequncia do calendrio de aplicao do Regulamento (CE) n.o 1272/2008, existem formas equivalente de referenciar uma determinada classificao que devem ser usadas em diferentes perodos de tempo. 1. Critrios de classificao de substncias e misturas para efeitos do ponto 2 da Parte II A. Critrios a aplicar entre 20 de Julho de 2011 e 31 de Maio de 2015: Substncias A substncia preenche os critrios fixados para qualquer uma das seguintes classes de perigo ou categorias enunciadas no anexo I do Regulamento (CE) n.o 1272/2008: a) Classes de perigo 2.1 a 2.4, 2.6 e 2.7, 2.8 dos tipos A e B, 2.9, 2.10, 2.12, 2.13 das categorias 1 e 2, 2.14 das categorias 1 e 2, e 2.15 dos tipos A a F, b) Classes de perigo 3.1 a 3.6, 3.7 (efeitos nocivos para a funo sexual e a fertilidade ou para o desenvolvimento), 3.8 (efeitos que no sejam efeitos narcticos), 3.9 e 3.10, c) Classe de perigo 4.1, d) Classe de perigo 5.1. Misturas A mistura perigosa na acepo da Directiva 67/548/CEE. B. Critrios aplicveis a partir de 1 de Junho de 2015: A substncia ou mistura preenche os critrios fixados para qualquer uma das seguintes classes de perigo ou categorias enunciadas no anexo I do Regulamento (CE) n.o 1272/2008: a) Classes de perigo 2.1 a 2.4, 2.6 e 2.7, 2.8 dos tipos A e B, 2.9, 2.10, 2.12, 2.13 das categorias 1 e 2, 2.14 das categorias 1 e 2, e 2.15 dos tipos A a F, b) Classes de perigo 3.1 a 3.6, 3.7 (efeitos nocivos para a funo sexual e a fertilidade ou para o desenvolvimento), 3.8 (efeitos que no sejam efeitos narcticos), 3.9 e 3.10, c) Classe de perigo 4.1, d) Classe de perigo 5.1. 2. Actos comunitrios que regem a utilizao de determinadas substncias para efeitos da alnea a) do ponto 4 e da alnea a) do ponto 5 da Parte III Entre 20 de Julho de 2011 e 31 de Maio de 2015, as concentraes relevantes para a classificao de misturas que contenham as substncias so aquelas estabelecidas nos termos da Directiva 1999/45/CE. A partir de 1 de Junho de 2015, as concentraes relevantes para a classificao de misturas que contenham as substncias sero aquelas estabelecidas de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1272/2008. 3. Categorias de substncias e misturas classificadas como cancergenas, mutagnicas ou txicas para a repro duo (CMR) para efeitos do ponto 4 da Parte III Substncias O disposto no ponto 4 da Parte III diz respeito a substncias classificadas como CMR de categoria 1A e 1B, de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1272/2008.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/31

Misturas Entre 20 de Julho de 2011 e 31 de Maio de 2015, o disposto no ponto 4 da Parte III diz respeito a misturas classificadas como CMR de categoria 1 e 2, de acordo com a Directiva 1999/45/CE e a Directiva 67/548/CEE, conforme aplicvel. A partir de 1 de Junho de 2015, o disposto no ponto 4 da Parte III diz respeito a misturas classificadas como CMR de categoria 1A e 1B de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1272/2008. 4. Categorias de substncias e misturas classificadas como cancergenas, mutagnicas ou txicas para a repro duo (CMR) para efeitos do ponto 5 da Parte III Substncias O disposto no ponto 5 da Parte III diz respeito a substncias classificadas como CMR de categoria 2, de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1272/2008. Misturas Entre 20 de Julho de 2011 e 31 de Maio de 2015, o disposto no ponto 5 da Parte III diz respeito a misturas classificadas como CMR de categoria 3, de acordo com a Directiva 1999/45/CE e a Directiva 67/548/CEE, consoante o caso. A partir de 1 de Junho de 2015, o disposto no ponto 5 da Parte III diz respeito a misturas classificadas como CMR de categoria 2, de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1272/2008. 5. Categorias de substncias e misturas classificadas como cancergenas, mutagnicas ou txicas para a repro duo (CMR) para efeitos do n.o 3 do artigo 46.o Substncias O disposto no n.o 3 do artigo 46.o diz respeito a substncias classificadas como CMR de categoria 1A, 1B e 2, de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1272/2008. Misturas Entre 20 de Julho de 2011 e 31 de Maio de 2015, o disposto no n.o 3 do artigo 46.o diz respeito a misturas classificadas como CMR de categoria 1, 2 e 3, de acordo com a Directiva 1999/45/CE e a Directiva 67/548/CEE, conforme aplicvel. A partir de 1 de Junho de 2015, o disposto no n.o 3 do artigo 46.o diz respeito a misturas classificadas como CMR de categoria 1A, 1B e 2, de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1272/2008.

L 170/32

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

Apndice C Valores-limite especficos para os produtos qumicos utilizados em brinquedos que se destinam a serem usados por crianas com menos de 36 meses ou noutros brinquedos destinados a serem colocados na boca, definidos nos termos do n.o 2 do artigo 46.o

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/33

ANEXO III DECLARAO CE DE CONFORMIDADE 1. N.o [nmero de identificao nico do(s) brinquedo(s)]: 2. Nome e endereo do fabricante ou do respectivo mandatrio: 3. A presente declarao de conformidade emitida sob a exclusiva responsabilidade do fabricante: 4. Objecto da declarao (identificao do brinquedo que permita rastre-lo). Deve incluir uma reproduo a cores suficientemente clara de forma a permitir identificar o brinquedo. 5. O objecto da declarao mencionada no ponto 4 est em conformidade com a legislao comunitria aplicvel em matria de harmonizao: 6. Referncias s normas harmonizadas aplicveis utilizadas ou s especificaes em relao s quais declarada a conformidade: 7. Se for esse o caso: o organismo notificado: (nome, nmero) efectuou (descrio da interveno) e emitiu o certificado: . 8. Outras informaes: Assinado por e em nome de: (local e data da emisso) (nome, cargo) (assinatura)

L 170/34

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

ANEXO IV DOCUMENTAO TCNICA Na medida em que tal for pertinente para a avaliao, a documentao tcnica a que se refere o artigo 21.o contm, nomeadamente: a) Uma descrio pormenorizada do projecto e do fabrico, incluindo uma lista dos componentes e dos materiais utilizados no brinquedo, bem como as fichas de segurana relativas aos produtos qumicos utilizados, obtidas junto dos respectivos fornecedores; b) A avaliao ou avaliaes de segurana realizadas por fora do artigo 18.o; c) Uma descrio do procedimento de avaliao da conformidade adoptado; d) Uma cpia da declarao CE de conformidade; e) O endereo dos locais de fabrico e de armazenamento; f) Cpias dos documentos que o fabricante tenha apresentado ao organismo notificado, caso este ltimo intervenha; g) Relatrios de ensaio e uma descrio dos meios utilizados pelo fabricante para garantir a conformidade da produo com as normas harmonizadas, caso este tenha optado pelo procedimento de controlo interno de fabrico previsto no n.o 2 do artigo 19.o; e h) Uma cpia do certificado de exame CE de tipo, uma descrio dos meios utilizados pelo fabricante para garantir a conformidade da produo com o com o tipo de produto definido no certificado de exame CE de tipo e cpias dos documentos apresentados pelo fabricante ao organismo notificado, caso este tenha submetido o brinquedo ao exame CE de tipo e seguido o procedimento de conformidade com o tipo referidos no n.o 3 do artigo 19.o

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/35

ANEXO V AVISOS (a que se refere o artigo 11.o) PARTE A AVISOS DE CARCTER GERAL As limitaes aplicveis aos utilizadores a que se faz referncia no n.o 1 do artigo 11.o devem incluir, pelo menos, as idades mnima e mxima dos utilizadores e, se for caso disso, as capacidades dos utilizadores dos brinquedos, os pesos mnimo e mximo dos utilizadores e a necessidade de os mesmos apenas poderem ser utilizados sob a vigilncia de adultos. PARTE B AVISOS E INDICAES ESPECFICOS DE PRECAUO DE UTILIZAO DE DETERMINADAS CATEGORIAS DE BRINQUEDOS 1. Brinquedos no destinados a serem usados por crianas com menos de 36 meses Os brinquedos que possam ser perigosos para as crianas com menos de 36 meses devem apresentar um aviso, como: Contra-indicado para crianas com menos de 36 meses ou Contra-indicado para crianas com menos de 3 anos ou um aviso sob a forma do seguinte pictograma:

Estes avisos devem ser completados por uma indicao concisa, que pode igualmente constar das instrues de utilizao, dos riscos especficos que justificam tal contra-indicao. Este ponto no se aplica aos brinquedos que, devido sua funo, dimenses, caractersticas, propriedades ou outros elementos concludentes, no podem manifestamente destinar-se a crianas com menos de 36 meses. 2. Brinquedos de actividade Os brinquedos de actividade devem apresentar o seguinte aviso: Apenas para uso domstico. Os brinquedos de actividade montados sobre prticos, bem como outros brinquedos de actividade, devem, se for caso disso, ser acompanhados de instrues de utilizao que chamem a ateno para a necessidade de proceder a inspeces e manutenes peridicas das suas peas mais importantes (suspenses, ligaes, fixao ao solo, etc.) e que especifiquem que, em caso de omisso dessas inspeces, o brinquedo poder apresentar perigo de queda ou capotamento. Devem igualmente ser fornecidas instrues relativas forma correcta de os montar com indicao das peas que podem apresentar perigo se a montagem no for correctamente executada. Devem igualmente fornecer-se informa es especficas sobre as superfcies adequadas onde colocar o brinquedo. 3. Brinquedos funcionais Os brinquedos funcionais devem apresentar o seguinte aviso: A utilizar sob a vigilncia directa de adultos. Devem igualmente ser acompanhados de instrues de utilizao referindo o modo de funcionamento bem como as precaues que o utilizador deve tomar, como a indicao de que, em caso de omisso destas precaues, este se expe a determinados riscos, a especificar, referentes ao aparelho ou produto de que o brinquedo constitui um modelo reduzido ou uma imitao. Deve igualmente indicar-se que estes brinquedos devem ser mantidos fora do alcance de crianas com menos de uma determinada idade a estabelecer pelo fabricante.

L 170/36

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.6.2009

4. Brinquedos qumicos Sem prejuzo da aplicao de disposies previstas na legislao comunitria aplicvel relativas classificao, embalagem e rotulagem de determinadas substncias e misturas, as instrues de utilizao de brinquedos contendo estas substncias ou misturas intrinsecamente perigosas devem ser acompanhadas da indicao do seu carcter perigoso e das precaues a tomar pelos utilizadores a fim de evitar os riscos que lhe so inerentes, a especificar de modo conciso consoante o tipo de brinquedo. Devem ser igualmente mencionados os primeiros socorros a prestar em caso de acidentes graves devidos utilizao deste tipo de brinquedos. Deve igualmente indicar-se que estes brinquedos devem ser mantidos fora do alcance de crianas com menos de uma determinada idade a estabelecer pelo fabricante. Alm das indicaes previstas no primeiro pargrafo, os brinquedos qumicos devem apresentar na embalagem o seguinte aviso: Contra-indicado para crianas com menos de (*) anos. A utilizar sob a vigilncia de adultos. So considerados, nomeadamente, como brinquedos qumicos: estojos de experincias de qumica, caixas de encaixar plsticas, ateliers miniatura de cermica, esmaltagem, fotografia e brinquedos anlogos que dem azo a uma reaco qumica ou a uma alterao anloga das substncias aquando da sua utilizao. 5. Patins, patins de rodas, patins em linha, pranchas de skate, trotinetas e bicicletas de brinquedo para crianas Se estes brinquedos forem colocados venda como brinquedos devem apresentar o seguinte aviso: A utilizar com equipamento de proteco. No utilizar na via pblica. Por outro lado, as instrues de utilizao devem lembrar que o brinquedo deve ser utilizado com prudncia, pois exige muita destreza, a fim de evitar acidentes ao utilizador ou a terceiros, devidos a quedas ou colises. Devem igualmente ser fornecidas indicaes relativas ao equipamento de proteco aconselhado (capacetes, luvas, joelheiras, cotoveleiras, etc.). 6. Brinquedos aquticos Os brinquedos aquticos devem apresentar o seguinte aviso: S utilizar em gua onde a criana tenha p e sob vigilncia de adultos. 7. Brinquedos no interior de gneros alimentcios Os brinquedos no interior de gneros alimentcios ou misturados com gneros alimentcios devem apresentar o seguinte aviso: Contm um brinquedo. Recomendada a vigilncia por adultos. 8. Imitaes de viseiras e capacetes protectores As imitaes de viseiras e capacetes protectores devem apresentar o seguinte aviso: Este brinquedo no assegura a proteco. 9. Brinquedos que se destinam a ser suspensos por cima de um bero, de uma cama de criana ou de um carrinho de criana por meio de fios, cordas, elsticos ou correias Os brinquedos que se destinam a ser suspensos por cima de um bero, de uma cama de criana ou de um carrinho de criana por meio de fios, cordas, elsticos ou correias, devem apresentar o seguinte aviso na embalagem, aviso esse que deve figurar igualmente no brinquedo de forma permanente: A fim de evitar riscos de ferimento por entrelaamento, este brinquedo deve ser retirado assim que a criana comear a tentar erguer-se de bruos.
(*) Idade a estabelecer pelo fabricante.

30.6.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 170/37

10. Embalagem de fragrncias contidas nos jogos de mesa olfactivos, nos estojos para preparao de cosmticos e nos jogos de paladar As embalagens de fragrncias contidas nos jogos de mesa olfactivos, nos estojos para preparao de cosmticos e nos jogos de paladar referidas nos pontos 41 a 55 da lista constante do primeiro pargrafo do ponto 11 da Parte III do anexo II, e das substncias utilizadas em perfumaria referidas nos pontos 1 a 11 da lista constante do terceiro pargrafo do referido ponto devem apresentar o aviso: Contm fragrncias que podem causar alergias.

You might also like