You are on page 1of 5

Arte - A materializao do universo pelas mos do artista

.. Texto: Paulo Victorino (Pitoresco) Imagens: Reproduo

Guernica-detalhe (1937)
A indignao de Pablo Picasso diante dos horrores da Guerra Civil Espanhola

A Arte a expresso do belo. Esta definio, comum at h algumas dcadas, conduz a outra questo: O que

belo? A, a resposta se torna bem mais complicada. O que motivo de escrnio para uns, transforma-se em emoo para outros. Arte contradio. O artista interpreta o mundo em que vive e no pode estar alheio s mudanas da prpria sociedade. Caminha com elas e at adiante delas, provocando escndalo e reaes iradas dos mais conservadores. O artista no busca a unanimidade; no um copista, um desbravador: busca odiferente onde todo mundo s v o igual.

Matisse - A provocao do Fauvismo criando a predominncia da cor sobre a forma

No por acaso, o nome dos movimentos, criado geralmente por crticos de arte, tem, a princpio, uma conotao pejorativa: Maneirismo (com manias), em oposio ao Renascimento; Barroco (rude) e Rococ (exagerado), em oposio queles dois estilos; Fauvismo (arte selvagem) ou Surrealismo (alienao realidade), so algumas iniciativas artsticas que tiveram de enfrentar a resistncia do continuismo, para se impor como arte pura. Provaram que no eram apenas diferentes, mas tambm consistentes, e marcaram sua presena na Histria da Arte.

O artista , acima de tudo, um inconformado. No segue a corrente, mas luta contra ela. um visionrio, que almeja dar sociedade onde vive um enfoque que nem ela consegue, ainda ver. E por isso que os movimentos, via de regra, sofrem forte oposio em seu incio, para serem

compreendidos bem mais tarde, quando a idealizao artstica passa a ser assimilada. A enciclopdia Encarta (edio em ingls) define, a seu modo, o que arte:

"Arte uma atividade regular e disciplinada, que pode estar limitada habilidade, como pode tambm se expandir, criando uma viso distinta e peculiar do mundo. A palavra arte derivada do latim ars, significando habilidade. A arte , pois, a habilidade de desenvolver um conjunto de aes especializadas, desde a jardinagem ao jogo de xadrez. "Entretanto, dentro de um entendimento mais especfico, arte envolve no apenas habilidade mas sobretudo imaginao, seja na msica, na literatura, na apresentao visual ou na interpretao." Resumindo, a arte a interpretao peculiar de algum, diante dos acontecimentos passados, ou diante do comportamento social hoje e de seus supostos desdobramentos futuros, que anunciam modificaes significativas no mundo todo ou em regies especficas, despercebidas, por ora, ao cidado comum, mas que so captadas e materializadas na pauta de um compositor, na pena de um poeta, nos pincis de um pintor ou no cinzel de um escultor.

Se tal no acontecer, ento no estamos mais diante de uma manifestao artstica, mas de artesanato, tambm uma expresso do belo mas sem a mensagem profunda que s o artista verdadeiro consegue transmitir.

Giacomo Balla - O futurismo se insere no sombrio panorama que antecedeu a Primeira Guerra Mundial

Mas se, por um lado, o artista nico e insubstituvel na interpretao do seu universo, por outro, ele em muito o produto da sociedade em que vive. a sociedade que lhe proporciona conhecimento, viso de conjunto e toda uma infra-estrutura que lhe permite expressar seus sentimentos. ela, a sociedade, que chancela sua criao, aprovando ou reprovando, mas sempre reagindo, de alguma forma, frente obra criada.

Ento, arte implica na interao contnua e constante entre o artista e a sociedade. No importa qual a reao do pblico, se positiva ou negativa, o que importa que o artista conseguiu "incomodar", provocando um retorno diante de seu trabalho. O inconformismo do artista diante do mundo, traduzido em sua obra, s vlido na medida em que desperta sentimentos em quem contempla o trabalho. A apatia a inimiga nmero um da arte.

Andy Warhol - A alegre arte Pop aliando-se ao consumismo

You might also like