You are on page 1of 6

Fsica para Computao

Fenmenos Eltricos

Mestre em Cincias, ITA(81) Especialista em Fsica, PUC-MG(77) Especialista em Computao, PUC-MG(88)

Prof. Alexandre Martins Dias

UNIFENAS Alfenas rev. 2010

UNIFENAS - Fenmenos Eltricos Aula 01

Prof. Alexandre Martins Dias

Fenmenos Eltricos Aula 01

1. Introduo
A Histria da Eletricidade

Links:
http://www.lsi.usp.br/ ~dmi/manuais/Histori aDaEletricidade.pdf http://energiapara.sit es.uol.com.br/page2. html

Em toda a sua existncia, o homem procura compreender os fenmenos da natureza que o cerca. Nesta procura tentou construir uma ordem para a grande variedade de fenmenos por trs grandes vertentes: a Religio, a Arte e a Cincia. Neste trabalho vamos nos dedicar a um ramo do conhecimento organizado e racional do mundo natural que denominamos Cincia, mais especificamente vamos estudar alguns conceitos e fenmenos da Teoria da Eletricidade e do Magnetismo relacionados a Cincia da Computao.

2. Leis Bsicas da Eletricidade


2.1 Carga Eltrica
A primeira observao de fenmenos eltricos foi feita pelo filsofo grego Tales de Mileto (600 a.c.) ao perceber que um fssil parecido com uma resina e conhecido como mbar (elektron em grego) adquiria a propriedade de atrair corpos leves aps ser atritado com pele de animal ou l.

>> mbar l mbar

.... ... ...


.... corpos leves

Fig. 1 Eletrizao por atrito

No sculo XVI, William Gilbert, mdico ingls, percebe que outras substncias alm do mbar tambm podem ser eletrizadas quando atritadas com corpos diferentes, como o vidro atritado com seda. Ele foi o primeiro a usar os termos eltrico, eletrizado , etc. Charles F DuFay(1698-1739) observa a repulso eltrica e sugere dois tipos de eletricidade: resinosa (igual a do mbar atritado com l) e vtrea (igual a do vidro atritado com sda). Mais tarde, em 1747, o cientista americano Benjamin Franklin denomina a eletricidade resinosa de negativa(-) e a vtrea de positiva(+) e contribui para estabelecer a 1. Lei bsica da eletricidade: 1a. Lei: corpos com a mesma eletricidade ou cargas eltricas de mesmo sinal se repelem e corpos com eletricidade ou cargas eltricas de sinais opostos se atraem.

UNIFENAS - Fenmenos Eltricos Aula 01

Prof. Alexandre Martins Dias

At ento, no se tinha uma explicao precisa dos fenmenos eltricos. Falava-se em fluidos misteriosos que passavam de um corpo a outro durante o atrito. Durante o sculo XIX, a eletricidade evoluiu muito com a lei do inverso do quadrado de Charles Coulomb(1736-1806), as experincias de Michael Faraday (1791-1867) e a teoria eletromagntica desenvolvida por Maxwell (1831-1879). Em 1897, o fsico ingls J J Thompson mostra que todas as substncias contm partculas que tm a mesma razo entre a carga eltrica e a massa. No incio do sculo XX, 1909, o fsico americano Robert Millikan, mede a carga do eltron e estabelece a 2 Lei bsica da eletricidade:
Lista de substncias que se eletrizam positivamente quando atritadas com as que as seguem e negativamente com as que as precedem: Vidro Mica L Seda Algodo Madeira mbar

Eletrizao por atrito: - durante o atrito, alguns eltrons passam de um corpo para o outro.

2.Lei: Toda carga eltrica quantizada, ou seja, para qualquer carga Q, podemos escrever que Q = Ne, onde N um nmero inteiro e e a carga elementar ou fundamental. O valor absoluto da carga elementar ento determinado: e = 1,6 x 10
-19

Em 1913, Niels Bohr prope o modelo do tomo que conhecemos hoje, onde os eltrons (partculas com carga negativa e) circulam o ncleo do tomo constitudo por prtons (partculas com carga positiva +e) e nutrons (partculas sem carga), em rbitas estacionrias aproximadamente circulares. A partir da foi possvel explicar o fenmeno da eletrizao por atrito como a simples passagem de eltrons de um corpo para o outro. Aquele que perde os eltrons, fica com carga positiva; e aquele que os recebe, com carga negativa de mesma quantidade. Assim podemos estabelecer a 3 Lei bsica da eletricidade: 3. Lei: A carga eltrica sempre conservada.

Fig. 2 Explicao moderna da eletrizao por atrito.

UNIFENAS - Fenmenos Eltricos Aula 01

Prof. Alexandre Martins Dias

Ainda podemos citar duas outras maneiras de eletrizar um corpo: por Induo e por Contato. Eletrizao por Contato: No processo de eletrizao por Contato, um corpo inicialmente neutro toca um outro corpo carregado ou uma fonte de cargas como o capacete de um Gerador de Van de Graf e adquire carga do mesmo tipo.

Gerador de Van de Graaf(1931):

Incio

Durante

Aps o Contato

Eletrizao por Induo: Neste processo, um corpo inicialmente carregado provoca uma separao de cargas livres no corpo inicialmente neutro. necessrio que ele seja condutor. Em seguida, descarregam-se com um ligao Terra as cargas indesejadas, permanecendo as outras. Neste caso o corpo fica com a carga oposta do seu indutor.

Incio

Durante

Lig. Terra

Aps a Induo

4. Lei: Lei de Coulomb. Esta lei estabelece uma relao quantitativa entre a Fora de interao entre duas cargas pontuais e a distncia que as separa no vcuo. A lei foi confirmada experimentalmente por Coulomb a partir de 3 experincias: 1. Exp.: A fora de interao entre as cargas proporcional ao seu produto q1 q2 F

2q1

q2

2F

2q1

3q2 6F Concluso: F

q1.q2

UNIFENAS - Fenmenos Eltricos Aula 01

Prof. Alexandre Martins Dias

2. Exp.: A Fora de interao entre as cargas inversamente proporcional distncia que as separa q1 r q2 F q2

q1

2r q2 r/3

F/4

q1

9F

Concluso: F 1/ r

Se F proporcional a q1.q2 e ao mesmo tempo inversamente proporcional a 2 r , ento F deve ser proporcional ao produto destas duas quantidades, ou seja:

Para converter esta proporcionalidade em uma igualdade, precisamos de uma constante de proporcionalidade. Introduzindo a constante K0 , teremos:

q1 .q 2 r2

F = k0

q1 .q 2 r2

que a forma escalar final da Lei de Coulomb. A constante k0 foi determinada a partir da definio da unidade de medida da carga eltrica. Unidade de carga no SI (Sistema Internacional): A carga de 1 C (Coulomb) aquela que, distante 1m de outra igual no vcuo, 9 a repele com fora de 9x10 N. Substituindo os dados desta definio na frmula anterior, obtemos o valor da constante k0 : k0 = 9x10 Nm / C
9 2 2

No SI racionalizado, comum substituirmos esta constante por outra, denominada 0 (permissividade eltrica do vcuo), de tal forma que:

k0 =

1 4 0

, onde 0 = 8,85x10

-12

C /Nm

UNIFENAS - Fenmenos Eltricos Aula 01

Prof. Alexandre Martins Dias

Sub-mltiplos da Unidade de carga: 1 mC = 10 C -6 1 C = 10 C -9 1 nC = 10 C -12 1 pC = 10 C Carga do eltron: e = - 1,6x10


-19 -3

Bibliografias para todas as Aulas: Bibliografia bsica: 1. RESNICK,R.; HALLIDAY, D. Fsica 3. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 2. SEARS; ZEMANSKY; YOUNG; FREEDMAN. Fsica III Eletromagnetismo. 10 ed. So Paulo: Pearson Education, 2009. 3. DIAS, A. M. Fsica para Computao. Disponvel em: www.unifenas.br/~amdias. Acesso em: 2009 Bibliografia Complementar: 1. TIPLER, P. A.. Fsica para Cientistas e Engenheiros. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 2. ZEMANSKY; HUGH; SEARS. Fsica Eletricidade e Magnetismo. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 3. HALLIDAY; RESNICK; KRANE. Fsica 3. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 4. BEISER, A. Conceitos de Fsica Moderna. 1 ed. So Paulo: Polgono, 1972. 5. OREAR, J. Fsica Programada. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1972. Sites interessantes: Physlets http://webphysicis.davidson.edu/Applets/Applets.htm Java Applets on Physics http://www.walter-fendt.de/ph14e Segundo o documento Diretrizes Curriculares de Cursos da rea de Computao e Informtica-MEC/SESu/CEEInf, a Fsica tem, como propsitos: - Introduzir a viso cientfica, onde os modelos tentam expressar a realidade observada. - Dar cincia dos modelos matemticos e estatsticos usados na compreenso dos fenmenos que ocorrem nos computadores e na interligao destes.

UNIFENAS - Fenmenos Eltricos Aula 01

Prof. Alexandre Martins Dias

You might also like