You are on page 1of 3

FACULDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

FCB 113 ITRODUO SOCIOLOGIA CURSO ENFERMAGEM 3 PERODO Trabalho Prtico Domiciliar n 1 Data de entrega: 30/03/2012 13:40 ALUNOS: Helena Guimares Flrido DRE: 110069968 Stphanie Santos da Silva DRE: 111020357

TEXTOS ANALISADOS

BAUMAN, Zygmunt; May, Tim. (2010), Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. Introduo A sociologia como disciplina. BERGER, Peter. Perspectivas Sociolgicas, uma viso humanstica. Petrpolis, Vozes. 1976. Cap.1 A Sociologia como passatempo individual. MINNER, H. O Ritual do Corpo entre os Sonacirema. (mimeo)

1)

A partir da leitura de Bauman & May e Berger, estabelea uma definio de

Sociologia. Identifiquem, na sua definio, as contribuies de cada um destes autores. (4 pts) A Sociologia uma rea que engloba um conjunto disciplinado de prticas, mas tambm representa considervel corpo de conhecimento, em busca da compreenso do comportamento social e entre sociedades de maneira cientfica, acumulado ao longo da histria e at o momento presente. Configurando-se uma via de constante fluxo de conhecimento no qual os novatos socilogos adicionam ideias e estudos da vida social s estantes originais se concentrando, desta forma nas aes atuais (BAUMAN & MAY, p. 11). Essa cincia tenta ser objetiva, controlar suas preferncias e preconceitos, perceber claramente ao invs de julgar normativamente (BERGER, p. 26).

2)

Bauman & May diferenciam claramente Sociologia de senso comum:

reconhea e explique cada um dos quatro pontos que eles levantam a respeito. (3 pts) O primeiro ponto traz o esclarecimento de que a sociologia a cincia, e como tal adquire status e a responsabilidade do discurso responsvel, portanto est pautada em estudos aplicveis. O Senso Comum, em tese, apenas sustenta com ideias provisrias e no testadas, com isso no pode pertencer ao campo cientfico. O segundo ponto mostrados pelos autores levanta a questo do tamanho do campo o qual o pensamento extrado. Enquanto o Senso Comum se faz valer de interpretaes de vivencia cotidiana, a sociologia vai alm, enxergando o que h na complexa rede de interconexes sociais. O terceiro argumento aponta para a destruio entre os termos quanto a forma de como os autores entendem e explicam os eventos. A Sociologia se difere de Senso Comum por no se fundir na particularidade das vises de mundo, e sim, buscando uma maior compreenso do mundo humano. Por ltimo, o quarto apontamento nos mostra uma importante diferena, que diz respeito questionamento por si mesmo. Afinal o Senso Comum autoevidente e no h interrogao de seus preceitos, pois traz respostas de vida cotidiana de cada um. J a Sociologia faz despertar a curiosidade em qualquer tema e ousa colocar em questo aquilo que inquestionvel.

3)

Explique o que Bauman & May identificam como armadilhas e benefcios da

desfamiliarizao. Utilize-se, na sua reflexo, do texto de Minner. (3 pts) As armadilhas dessa desfamiliarizao se manifestam a partir de questes conflituosas que acarretam estranhamento naquilo que costuma ser autoexplicativo, assim como Minner demonstrou no texto Sonacirema, no qual trouxe um distanciamento e estranhamento de ns mesmos, como uma distoro do reflexo ao olhar-se no espelho. A partir dessa descrio desfamiliar fcil perceber toda crueza e irrelevncia da magia daquele povo descrito. Gerando, assim, um potencial para abalar as confortveis certezas da vida e transformando o evidente em enigma, alm de no agradar a todos quando a situao garante vantagem. Os benefcios da desfamiliarizao so principalmente viver com mais conscincia de si e que nos cerca, tanto em nossas relaes ou com nossas aes adquirindo um eu mais
2

completo, formulando sentidos mais afiados e olhos abertos que permitam abrir novos horizontes e possibilidades. Na pespectiva de Minner, esse novo olhar cria um poder de orientao isentar dos valores da civilizao desenvolvida enfrentando suas dificuldades prticas e aumentando os estgios mais elevados da civilizao.

You might also like