You are on page 1of 28

Introduo

Conheo poucas coisas que fazem uma diferena to grande na vida dos cristos quanto descobrir, desenvolver e usar os dons espirituais. Para muitos cristos isto o incio de um novo relacionamento com Deus e com outros membros do corpo de Cristo (...) Se todos ns prometssemos a Deus que faramos um esforo sincero para descobrir e utilizar totalmente nossos dons espirituais, toda Igreja Crist passaria por uma revoluo

1. 2. 3. 4. 5. 6.

O que so dons espirituais? Por que dons espirituais? Pra que so os dons espirituais? Quais so seus dons? Voc conhece e os desenvolve? Como posso descobrir meus dons? O que acontece quando colocamos nossos dons em ao? Nossa investigao a partir de hoje ser uma busca bblica por respostas a estas e outras perguntas...

Observaes preliminares

Existem fatores que dificultam a identificao individual dos dons espirituais:


a. Quem no aceita a si prprio ou vive representando um papel tem problemas em se reconhecer na descrio dos dons. b. O cristo morno e inativo no exerce naturalmente seus dons, o que impede sua identificao. c. Uma pessoa com muita experincia pode ter aprendido a fazer relativamente bem muitas coisas, dificultando a identificao de seus prprios dons.

A vontade de Deus para cada um

1. Voc sabe qual a vontade de Deus pra sua vida?


A Bblia est repleta de ensinos sobre a vontade de Deus. Ela fala do padro moral que Ele aponta para vivermos: os Dez mandamentos, Sermo do Monte, ensino tico dos profetas, etc. Essa a vontade revelada de Deus. Est ligada maneira que Ele quer que vivamos. 2. Como saber qual a vontade de Deus diante de escolhas naturais da nossa vida? Nem sempre fcil saber qual a vontade de Deus pra nossa vida no que diz respeito a escolhas que precisamos fazer todos os dias. Especialmente diante de escolhas que trazem consequncias duradouras ou grandes mudanas: escolher determinado caminho; mudar de cidade ou ficar na atual; trocar de emprego; etc. Na verdade, por trs de tudo isso est a grande questo: O que Deus quer que eu faa da minha vida?. Como voc responderia a esta pergunta?

A vontade de Deus para cada um

3. Como voc saber qual a vontade de Deus para sua vida?


Isaas 64.8 Mas agora, SENHOR, tu s nosso Pai, ns somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos ns, obra das tuas mos.

Isaas retrata o povo de Deus como vaso de oleiro. Ou seja, cada um como obra das mos do Grande Arteso. Qual a diferena entre o produto feito em srie e o do arteso? Singularidade! Cada pea nica e especialmente planejada...

Assim, voc no um acidente e a sua vida no um acaso da natureza. Seus pais podem no t-lo planejado, mas Deus planejou. Ele o moldou cada pequeno detalhe da sua vida, do seu corpo, da singularidade de sua personalidade e da seus talentos naturais.
Salmo 139.15-16 (NVI) Meus ossos no estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado (...) Os teus olhos viram o meu embrio; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

A vontade de Deus para cada um

3. Como voc saber qual a vontade de Deus para sua vida?


Assim, nada em sua vida casual. Deus o fez da forma que fez por uma razo. A sua vida tem significado e tudo foi feito em funo de um propsito. Isso inclui especialmente os dons espirituais que ele concede a todos que esto em Cristo:
Efsios 4.8 Por isso, diz: Quando ele subiu s alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.

Isso significa que Deus talhou no prprio ser de cada um a Sua vontade peculiar e permanente, concedendo-nos dons espirituais peculiares a cada um. Todos somos obra nica das mos de Deus.
Voc no um acidente; foi planejado antes da fundao do mundo para ser voc mesmo (Ef 1.4). Voc deveria usar aquilo que recebeu. Aceite que este o plano de Deus e no corra atrs de algo que voc no tem; no tente ser algo que no tenha condies de ser. Mas diga: Deus, se isto que eu sou, ento percebo que a Tua vontade. Percebo dignidade nisto e serei servo em Teu nome. (John MacArthur)

A vontade de Deus para cada um

1Corntios 12.12-27
12. Porque, assim como o corpo um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um s corpo, assim tambm com respeito a Cristo. 13. Pois, em um s Esprito, todos ns fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos ns foi dado beber de um s Esprito. 14. Porque tambm o corpo no um s membro, mas muitos. 15. Se disser o p: Porque no sou mo, no sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. 16. Se o ouvido disser: Porque no sou olho, no sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. 17. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? 18. Mas Deus disps os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. 19. Se todos, porm, fossem um s membro, onde estaria o corpo?

A vontade de Deus para cada um

1Corntios 12.12-27
20. O certo que h muitos membros, mas um s corpo. 21. No podem os olhos dizer mo: No precisamos de ti; nem ainda a cabea, aos ps: No preciso de vs. 22. Pelo contrrio, os membros do corpo que parecem ser mais fracos so necessrios; 23. e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; tambm os que em ns no so decorosos revestimos de especial honra. 24. Mas os nossos membros nobres no tm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra quilo que menos tinha, 25. para que no haja diviso no corpo; pelo contrrio, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles honrado, com ele todos se regozijam. 27. Ora, vs sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

A vontade de Deus para cada um

O corpo de Cristo
Neste texto, Paulo lana mo da figura do corpo humano para descrever a necessidade e diversidade dos dons espirituais no funcionamento do Corpo de Cristo.

Ele compara a diversidade dos membros em funo do bem estar do corpo diversidade dos dons espirituais concedidos em funo do bem estar do Corpo de Cristo.
1. O que o Corpo de Cristo? So todos aqueles que, pela f, se apropriaram do sacrifcio de Jesus na cruz e nasceram de novo, reconhecendo-se como propriedade exclusiva de Deus e que so habitados pelo Esprito Santo.

Em outras palavras, a Igreja!


v.27 Ora, vs sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

A vontade de Deus para cada um

O corpo de Cristo
2. O que o corpo precisa para funcionar? Precisa contar com a cooperao espontnea de todos os seus membros para o bem geral. Quantos membros no precisam unir as foras para uma pessoa simplesmente se levantar ou deitar? Da mesma forma, o Corpo de Cristo consiste de pessoas dotadas de dons espirituais. Para o Corpo funcionar harmoniosamente preciso da cooperao espontnea dos cristos na Igreja respeitando a variedade de dons espirituais que receberam. 3. Qual o valor de cada membro? Paulo demonstra que cada parte do corpo humano nica, individual e necessria. O mesmo se d com dons espirituais no Corpo de Cristo. Somos obra nica das mos de Deus. Assim, cada cristo no Corpo nico, importante e essencial.

A vontade de Deus para cada um

O corpo de Cristo
4. O que fazer com seus dons? a) Servir...
1Pedro 4.10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graa de Deus.

A vontade de Deus que cada um sirva ao prximo exercendo seus dons espirituais. O possuidor de dons apenas um canal pelo qual Deus transmite e dispensa suas bnos aos outros.
b) Glorificar...
1Pedro 4.11 Se algum fala, fale de acordo com os orculos de Deus; se algum serve, faa-o na fora que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glria e o domnio pelos sculos dos sculos. Amm!

A vontade de Deus para cada um

O corpo de Cristo
5. De onde vem os dons?
v. 18 Mas Deus disps os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.

De Deus. Ele o moldou cada pequeno detalhe da sua vida. Ele planejou e concedeu os dons espirituais que voc possui para obedecer a um propsito. Fazendo isso Deus entregou a cada um a sua carteira de identidade como membro do corpo. E a vontade de Deus para cada um de ns est ligada a sua identidade no Corpo.
Pedimos a Deus que nos mostre a sua vontade, sem percebermos que a vontade dele foi escrita em nosso prprio ser. Percebemos aquela vontade quando descobrimos nossos dons espirituais (OConnor).

1Corntios 12.1-11
1. 2. 3. A respeito dos dons espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando reis gentios, deixveis conduzir-vos aos dolos mudos, segundo reis guiados. Por isso, vos fao compreender que ningum que fala pelo Esprito de Deus afirma: Antema, Jesus! Por outro lado, ningum pode dizer: Senhor Jesus!, seno pelo Esprito Santo. Ora, os dons so diversos, mas o Esprito o mesmo. E tambm h diversidade nos servios, mas o Senhor o mesmo. E h diversidade nas realizaes, mas o mesmo Deus quem opera tudo em todos. A manifestao do Esprito concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um dada, mediante o Esprito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Esprito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Esprito, a f; e a outro, no mesmo Esprito, dons de curar;

4. 5. 6. 7.
8. 9.

1Corntios 12.1-11
10. a outro, operaes de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espritos; a um, variedade de lnguas; e a outro, capacidade para interpretlas. 11. Mas um s e o mesmo Esprito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

O que so dons espirituais?

Antes de abordar treze dons espirituais detalhadamente, vamos pensar sobre os dons de maneira geral. 1. O que um dom espiritual? O que significa a palavra dom? A ideia bsica de gratuidade e imerecimento. Est, portanto, relacionada a alguma coisa dada ao homem sem seu merecimento e que no poderia ser possudo pelo seu prprio esforo. Dons Espirituais Spiritual Gifts A palavra era sempre usada nesse sentido de se ganhar um presente. No um prmio pelo qual se podia esforar-se ou obter pela sorte, como numa loteria.

O que so dons espirituais?

Entretanto, difcil definir dom espiritual sem falar no seu exerccio e, portanto, em sua finalidade. 2. Com que finalidade existem dos dons?
1Corntios 12.7 A manifestao do Esprito concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Efsios 4.11-16 - E ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio, para a edificao do corpo de Cristo, at que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo, para que no mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxlio de toda junta, segundo a justa cooperao de cada parte, efetua o seu prprio aumento para a edificao de si mesmo em amor.

O que so dons espirituais?

2. Com que finalidade existem dos dons? Os dons espirituais so portanto um instrumento dado ao cristo pelo Esprito Santo, para que o Esprito, ministre a todo o Corpo. Isoladamente, um dom no tem sentido. Um dom espiritual no tem fim em si mesmo. Ele existe no corpo e para o corpo. Os dons espirituais s fazem sentido no contexto da comunho. Eles existem para edificao do corpo.
Ser membro no ter vida, nem ser, nem movimento, a no ser atravs do esprito do corpo e para o corpo. (Pascal)

O que a edificao do corpo? (Efsios 4.13, 15-16) Todos os crentes em ajuda mtua tornando-se semelhantes a Jesus em seu carter transformado medida estatura da sua plenitude para serem luzeiros no meio de sua gerao (Fp 2.15).

O que so dons espirituais?

2. Com que finalidade existem dos dons? Dessa forma, a finalidade dos dons est ligada misso da Igreja? Sim! Os dons espirituais so o chamado de Deus ao trabalho (no ao privilgio ou engrandecimento pessoal). Existem para unir o Corpo de Cristo e para o seu crescimento integral por meio dos crentes que cooperam para o testemunho do evangelho.
Os dons no so acessrios para enfeitar o trabalho de Deus, so instrumentos para realiz-lo (Hubbard)

3. Qual a diferena entre dons espirituais e talentos naturais? Os talentos so universais. Todos nascem com talentos grandes ou pequenos. Nem sempre so descobertos e desenvolvidos. Todavia, somente o crente possui um dom espiritual. No h exceo. To somente aquele que nascido de novo recebe dons espirituais.

O que so dons espirituais?

3. Qual a diferena entre dons espirituais e talentos naturais?


Alguns talentos e tendncias naturais
Habilidades manuais: desenho, pintura, trabalhar com madeira e materiais, etc.
Msica: cantar, tocar, compor, etc. Mestre (ensino) Idiomas: aprender, falar, traduzir, etc. Servio, Repartir

Alguns Dons Espirituais


Profeta (profecia), Exortao
Evangelista

Facilidade em trabalhar com crianas.


Misericrdia, Ajuda Facilidade com cincias exatas.

Hospitalidade, pastoreio
Comunicao: verbal, escrita, oratria, etc. Administrao

Liderana, Administrao, Vendas, etc.


Intercesso Naturais e universais Espirituais e particulares: acompanha apenas aqueles que nasceram de novo.

O que so dons espirituais?

3. Qual a diferena entre dons espirituais e talentos naturais? O Esprito Santo repousa sobre uma capacidade natural de modo que a transforma a tal ponto que se torna o potencial para significativa contribuio para o Corpo. Quando isso acontece, Deus usa um talento nato como matria-prima. Isso no significa que todos os talentos so assim transformados. Mas os que so passam a existir lado a lado com um dom espiritual correspondente.
Ex.: Talento para vendas ao lado do dom de evangelizar.

O que so dons espirituais?

4. Qual a diferena entre dons espirituais e o fruto do Esprito? Dons espirituais definem aquilo que o crente faz (servio); o fruto do Esprito ajuda a definir aquilo que o crente (carter). Isso importante para no haver confuso entre dons espirituais com virtudes espirituais que todos os cristos devem desenvolver semelhana de Jesus. Por exemplo, todos os discpulos devem ser misericordiosos (Mateus 5.7). Ao mesmo tempo existe o dom da misericrdia.
DONS
Deus fornece os dos espirituais e requer que sejam exercidos.

FRUTOS
Pelo Esprito Santo, Deus produz o fruto do Esprito e requer que este amadurea.

Ele quer trabalhar atravs de ns

Ele quer trabalhar em ns

O que so dons espirituais?

4. Qual a diferena entre dons espirituais e o fruto do Esprito? A presena ou ausncia do fruto do Esprito afeta direntamente os resultados do exerccio dos dons espirituais. O fruto do Esprito um pr-requisito para o exerccio efetivo de dons espirituais. Dons sem fruto so sem nenhum valor. A igreja de corinto estava ativamente exercendo os dons espirituais, mas ao mesmo tempo era espiritualmente um desastre. O fruto do Esprito uma evidncia confivel da verdadeira espiritualidade.

O que so dons espirituais?

5. Qual a diferena entre dons espirituais e os cargos? No exerccio de um cargo espera-se que o crente tenha oportunidade de utilizar um ou mais de seus dons espirituais. Cargos so importantes para estruturao do trabalho e do apenas uma identidade temporria. Dons espirituais so exercidos naturalmente (com ou sem cargos) e definem sua identidade definitiva e permanente no corpo de Cristo. Por que importante conhecer esta diferena? Por que se, por exemplo, algum que tenha o dom espiritual de administrao no compreender a diferena entre o dom de administrao e o cargo administrativo de algum, ele poder cobrar do outro uma certa capacidade ou determinada maneira de agir semelhantes s dele. E o resultado ser insatisfao e crtica. Mas se ele entender essa diferena, poder auxiliar o outro com seu dom de administrar, cooperando com o outro irmo.

O que so dons espirituais?

6. Quem tem dons espirituais? Cada pessoa nascida de novo recebe dons espirituais como equipamento bsico para o desempenho do servio no corpo de Cristo. Algum pode exercer um dom sem saber? O cristo pode exercer um dom espiritual sem identific-lo e compreend-lo. Isso acontece constantemente porque o exerccio de um dom no est condicionado a sua correta identificao. Entretanto, conhec-los e desenvolv-los levar ao melhor crescimento pessoal, ao desenvolvimento pleno da vontade de Deus em sua vida e a uma maior profundidade no relacionamento com o Pai e com a sua Igreja.

A vontade de Deus para cada um

Concluso
Dons espirituais so uma mensagem pessoal de Deus. como se dissesse: Eu lhe dei esta capacidade para fazer este bem em meu Reino. isto que eu quero que faa para mim. Assim, para respondermos a pergunta o que Deus quer que eu faa da minha vida? precisamos conhecer e desenvolver nossos dons espirituais.

Os dons so presentes graciosos de Deus para ns, a fim de nos equipar para servirmos uns aos outros e para glorificarmos a Deus, fazendo seu nome conhecido.
Os dons no podem ser confundidos com talentos naturais, embora muitas vezes Deus os utilize na concesso dos dons espirituais. Tambm no podem ser confundidos com o fruto do Esprito, com uma responsabilidade que corresponde a todo cristo, nem com cargos institucionais.

A vontade de Deus para cada um

Concluso

Questes para reflexo e prtica...


1. Voc conhece os seus dons? Quais so? 2. Voc capaz de distinguir em voc mesmo os seus dons espirituais e os seus talentos naturais? 3. Voc tem desenvolvido seus dons, colocando-os em prtica? 4. Como voc tem feito isso?

You might also like