You are on page 1of 33

Ano I N 1 maro de 2007

Bud Newsletter
Apresentao

O Bud pode ser traduzido como o caminho do guerreiro e da atividade iluminada. No Bud, as artes marciais e a espiritualidade se fundem no mais alto nvel do conhecimento. O propsito da Bud Newsletter levar at voc os ensinamentos essenciais do Bud, oferecidos pelos maiores mestres de diversas artes marciais como o Karat, o Kend, o Jud, o Jiu-Jitsu, o Aikid, dentre outras. O conhecimento existente nos textos aos quais voc ter acesso fruto de um trabalho de pesquisa realizado juntamente com a prtica de diferentes artes marciais. Esse trabalho realizado no s para os praticantes das artes marciais, mas tambm para quem busca viver em harmonia com os outros e consigo. Estudiosos do Bud tm como objetivo conhecer a si mesmo, tornando-se seres humanos melhores, de carter, e atravs do aperfeioamento pessoal que conseguem alcanar uma paz interior inabalvel. A Bud Newsletter uma publicao trimestral e sua publicao ocorre nos meses de maro, junho, setembro e dezembro. O intervalo entre uma publicao e outra se faz necessrio para que possamos nos aprofundar nos estudos de forma que voc sempre receba informaes corretas, precisas, imparciais e com a qualidade merecida. Boa leitura e at a prxima! Carlos Camacho
webmaster@karate-do.com.br

A palavra japonesa budo compe-se de dois caracteres. Embora o caractere bu geralmente seja traduzido por marcial, os componentes originais desse ideograma tm o sentido de parar o conflito com armas, o que implica, exatamente, restaurar a paz. Bu tambm pode ser interpretado como ao de valor, modo corajoso de viver e compromisso com a justia. Do significa o Tao, o Caminho para a verdade, a Vereda para a libertao. Os dois conceitos se juntam para formar Bud, o Caminho para aes de coragem e de iluminao.

SUMRIO

Miyamoto Musashi
Um samurai imbatvel

05 07 17 19 22 33

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

Morihei Ueshiba
O Fundador do Aikido

Entrevista com o Sensei


Sensei Ramon Feliciano Cabrera

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Sobre a Bud Newsletter


O Caminho para encontrar as prximas edies

Miyamoto Musashi
Um samurai imbatvel

Miyamoto Musashi (1584-1645) viveu no Japo em um dos momentos mais conturbados de sua histria. poca em que o Japo foi unificado aps a fragmentao causada pela guerra civil. Descendente de uma famlia de samurais, Musashi dedicou sua vida ao Caminho da estratgia militar. Guerreiro obstinado e temido por sua fora e sabedoria de combate, Musashi derrubou escolas consagradas de esgrima impondo-se como um guerreiro imbatvel. Ao atingir o pice da fora com mais de sessenta batalhas vencidas, desiste dos duelos para seguir sua busca do conhecimento, dedicando a ltima fase de sua vida para escrever um manual chamado Gorin No Sho (O Livro dos Cinco Anis), documento que registra os fundamentos de sua escola. O Livro dos Cinco Anis o legado final que Musashi deixou aos discpulos de seu estilo. Sua obra foi endereada a Terao Magonojo, seu primeiro sucessor. Pouco mais de um ano depois, Musashi morreu de causas naturais aos 61 anos. A sucesso iniciada no mestre Terao seguiu, chegando aos nossos dias. O shihan Gosho Motoharu hoje o principal responsvel pela transmisso da tcnica de Musashi da forma que foi originalmente concebida, sem modificaes. Nota: No Brasil e preparando-se para expandir suas atividades em outros pases da Amrica do Sul, o Sensei Jorge Kishikawa o fundador do Instituto Niten, existente h 10 anos. A seguir vamos conhecer os preceitos e os mandamentos do samurai Miyamoto Musashi.

Miyamoto Musashi
Um samurai imbatvel

Os Preceitos e os Nove Mandamentos de Miyamoto Musashi O clebre espadachim e artista zen Miyamoto Musashi formulou uma srie de preceitos e os agrupou sob o ttulo Pelo Caminho Solitrio. Os preceitos so austeros e intransigentes, como, alis, se esperaria de um samurai errante, devotado a trabalhar o corpo e a mente. Existem duas verses do texto Pelo Caminho Solitrio: uma delas contm dezenove preceitos e a outra, vinte e um. A verso apresentada aqui a mais antiga e a mais longa. No transgrida as leis da sociedade. No busque o seu conforto pessoal. No tenha predilees (esteja livre de preconceitos). Pense com clareza sobre si mesmo e com profundidade sobre os afazeres mundanos. No tenha muitos desejos durante a vida. No se lamente quando aos afazeres pessoais. No tenha cimes ou inveja dos afazeres dos outros. No se aflija quando tiver que se separar de algo ou de algum. No aja de m vontade consigo mesmo ou com os outros. No pense em se apaixonar. No fique enfeitiado por objetos materiais. No deseje se estabelecer. No se alimente com comidas refinadas. No acumule bens. No supervalorize as coisas que tem. No fique obcecado por obter armas magnficas. Quando seguir o Caminho, no tenha medo de morrer. No ajunte dinheiro para a sua velhice. Venere os budas e os deuses, mas no conte com eles. Abandone o interesse prprio, e no busque a fama ou a fortuna. Nunca se separe do Caminho do Guerreiro. No captulo do elemento Terra, em seu Livro dos Cinco Anis, Musashi lista Nove Mandamentos para os que desejam seguir sua estratgia. No pense com desonestidade. Trabalhe constantemente o corpo e a mente. Mantenha-se inteirado de todas as artes. Conhea um pouco de todos os ofcios. Aprenda a avaliar as vantagens e desvantagens das coisas. Desenvolva a compreenso de todos os assuntos. Perceba os fatos que no so bvios. Preste ateno aos menores detalhes. No perca tempo com coisas desnecessrias.

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

A histria do mestre Gichin Funakoshi se confunde com a prpria histria do Karat, por isso a ele creditado o ttulo de "Pai do Karat Moderno", devido aos seus esforos em divulgar essa arte para o mundo. Os primeiros contatos com o Karat Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, o mesmo ano da Restaurao Meiji. Funakoshi era filho nico e logo aps seu nascimento foi levado para a casa dos avs maternos, onde foi educado e aprendeu poesia clssica chinesa. Algum tempo depois ele comeou a freqentar a escola primria, onde conheceu outro garoto de quem ficou muito amigo. Esse garoto era filho de Yasutsune Azato, um dois maiores especialistas de Okinawa na arte do Karat, e membro de uma famlia das mais respeitadas. Logo Funakoshi comeou a tomar suas primeiras lies de Karat. Como na poca a prtica de artes marciais era proibida em Okinawa, os treinos eram realizados noite, no quintal da casa de mestre Azato. L ele aprendia a socar, chutar e mover-se conforme os mtodos praticados naqueles dias. O treinamento era muito rigoroso. Mestre Azato tinha uma filosofia de treinamento que se chamava "Hito Kata San Nen", ou seja, "um kata em trs anos". Funakoshi estudava cada kata a fundo e, s ento quando autorizado pelo seu mestre, seguia para o prximo... Enquanto praticava no quintal de Azato com outros jovens, outro gigante do Karat, mestre Itosu, amigo de Azato, aparecia e observava-os treinando kata, fazendo comentrios sobre suas tcnicas. Era uma rotina dura que terminava sempre de madrugada sob a disciplina rgida de mestre Azato, do qual o melhor elogio se limitava a uma nica palavra: "Bom!". Aps os treinos, j quase ao amanhecer, Azato falava sobre a essncia do Karat. Aps vrios anos, a prtica do Karat deu grande contribuio para a sade de Funakoshi, que fora uma criana muito frgil. Ele gostava muito do Karat, mas como no pensava que pudesse fazer dele uma profisso, inscreveu-se e foi aceito como professor de uma escola primria em 1888, aos 21 anos, aproveitando toda a cultura adquirida desde a infncia quando seus avs lhe ensinavam os Clssicos Chineses. Esta deveria ser sua carreira a partir de ento. O Karat comea a ser ensinado nas escolas de Okinawa Em 1902, durante a visita de Shintaro Ogawa, que era ento inspetor escolar da prefeitura de Kagoshima, escola de Funakoshi em Okinawa, foi feita uma demonstrao de Karat. Funakoshi impressionou bastante devido ao seu status de educador. Ogawa ficou to entusiasmado que escreveu um relatrio ao Ministrio da Educao elogiando as virtudes da arte. Foi ento que o treinamento de Karat passou a ser oficialmente autorizado nas escolas. At ento o Karat s era praticado atrs de portas fechadas, o que no entanto no significava que fosse um "segredo".

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

As casas em Okinawa eram muito prximas umas das outras, e tudo que era feito numa casa era conhecido pelas casas adjacentes. Enquanto muitos autores pregam o Karat como sendo um segredo quela poca, no era exatamente isso o que se encontrava na prtica. O Karat era "oficialmente" secreto... Contra os pedidos de muitos dos mestres mais antigos de Karat que no eram a favor da divulgao da arte, Funakoshi trouxe o Karat at o sistema pblico de ensino, com a ajuda de Itosu. Logo as crianas de Okinawa estavam aprendendo kata como parte das aulas de Educao Fsica. A redescoberta da herana tnica em Okinawa virou moda, e as aulas de Karat em Okinawa eram vistas como uma coisa legal. Alguns anos depois, o Almirante Rokuro Yashiro assistiu a uma demonstrao de kata. Essa demonstrao foi feita por Funakoshi junto com uma equipe composta por seus melhores alunos. Enquanto ele narrava, os outros executavam kata, quebravam telhas, e geralmente chegavam ao limite de seus pequenos corpos. Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do carter e a disciplina nas suas narraes durante essas demonstraes. Quando ele participava, gostava de executar o kata Kanku Dai, o maior do Karat, e talvez o mais representativo. Yashiro ficou to impressionado que ordenou a seus homens que iniciassem o aprendizado na arte. Em 1912, a Primeira Esquadra Imperial da Marinha ancorou na Baa de Chujo, sob o comando do Almirante Dewa, que selecionou doze homens da sua tripulao para estudarem Karat durante uma semana. Foi graas a esses dois oficiais da Marinha que o Karat comeou a ser comentado em Tokyo. Os japoneses que viam essas demonstraes levavam as histrias sobre o Karat consigo quando voltavam ao Japo. Pela primeira vez na sua histria, o Japo acharia algo na sua pequena possesso de Okinawa alm de praias bonitas e o ar puro. O Karat chega ao Japo Em 1921, o ento Prncipe Herdeiro Hirohito, em viagem para Europa, fez escala em Okinawa e assistiu uma demonstrao de Karat, liderada por Funakoshi, e ficou muito impressionado. Por causa disso, no final desse mesmo ano, Funakoshi foi convidado para fazer uma demonstrao de Karat em Tokyo, numa Exibio Atltica Nacional. Ele aceitou imediatamente, acreditando ser esta uma tima oportunidade para divulgar sua arte. Sua demonstrao de kata foi um sucesso. Funakoshi pretendia retornar logo para Okinawa mas, depois da exibio, ele foi cercado de pedidos para ficar no Japo ensinando Karat. Uma das pessoas que pediu para que ele ficasse foi Jigoro Kano, o fundador do Jud e presidente do Instituto Kodokan. Funakoshi resolveu ficar mais alguns dias para fazer demonstraes de suas tcnicas no prprio Kodokan.

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

Algum tempo depois, quando se preparava novamente para retornar Okinawa, foi visitado pelo pintor Hoan Kosugi, que j tinha assistido a uma demonstrao de Karat em Okinawa e pediu que ele lhe ensinasse a arte. Mais uma vez sua volta foi adiada. Funakoshi percebeu ento que se ele quisesse ver o Karat propagado por todo o Japo ele mesmo teria que faz-lo. Por isso resolveu ficar em Tokyo at que sua misso fosse cumprida. No Japo, Funakoshi foi ajudado por Jigoro Kano, o homem que reuniu vrios estilos diferentes de Jujutsu para fundar o Jud. Kano tornou-se amigo ntimo de Funakoshi, e sem sua ajuda nunca teria havido Karat no Japo. Kano o introduziu s pessoas certas, levou-o s festas certas, caminhou com ele atravs dos crculos sociais da elite japonesa. Mais tarde naquele ano, as classes mais altas dos japoneses se convenceram do valor do treinamento do Karat. Funakoshi fundou um dojo de Karat num dormitrio para estudantes de Okinawa, em Meisei Juku. Ele trabalhou como jardineiro, zelador e faxineiro para poder se alimentar enquanto ensinava Karat noite. O primeiro livro Em 1922, a pedido do pintor Hoan Kosugi, Funakoshi publicou seu primeiro livro: "Ryukyu Kenpo Karate", um tratado nos propsitos e prtica do Karat. Na introduo daquele livro ele j dizia que "...a pena e a espada so inseparveis como duas rodas de uma carroa". O grande terremoto de Kanto em 1 de setembro de 1923 destruiu as placas de seu livro, e levou alguns de seus alunos com ele. Ningum morreu com o tremor, os incndios que provocaram as mortes. O terremoto ocorreu durante a hora do almoo, no momento em que cada fogo a gs no Japo estava ligado. Os incndios que ocorreram a seguir eram monstruosos, e maioria da vidas perdidas se deveu ao fogo. Este livro teve grande popularidade e foi revisado e reeditado quatro anos aps o seu lanamento, com o ttulo alterado para: "Rentan Goshin Karate Jutsu". Em 1925, Funakoshi comeou a pegar alunos dos vrios colgios e universidades na rea Metropolitana de Tokyo e nos anos seguintes esses alunos comearam a fundar seus prprios clubes e a ensinar Karat a estudantes destas escolas. Como resultado, o Karat comeou a se espalhar por Tokyo. No incio da dcada de 30 haviam clubes de Karat em cada universidade de prestgio de Tokyo. Mas por que estava Funakoshi conseguindo tantos jovens interessados em Karat desta vez? O Japo estava fazendo uma Guerra de Colonizao na Bacia do Pacfico. Eles invadiram e conquistaram a Coria, Manchria, China, Vietn, Polinsia, e outras reas. Jovens a ponto de irem para a guerra vinham a Funakoshi para aprender a lutar, assim eles poderiam sobreviver ao recrutamento nas Foras Armadas Japonesas. O seu nmero de alunos aumentou bastante.

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

Por volta de 1933, Funakoshi desenvolveu exerccios bsicos para prtica das tcnicas em duplas. Tanto o ataque de cinco passos (Gohon Kumite) como o de um (Ippon Kumite) foram usados. Em 1934, um mtodo de praticar esses ataques e defesas com colegas de um modo levemente mais irrestrito, semi-livre (Ju Ippon Kumite), foi adicionado ao treinamento. Finalmente, em 1935, um estudo de mtodos de luta livre (Ju Kumite) com oponentes finalmente tinha comeado. At ento, todo Karat treinado em Okinawa era composto basicamente de kata. Isso era tudo. Agora, os alunos poderiam experimentar as tcnicas dos kata uns com os outros sem causar danos srios. Neste mesmo ano de 1935, foi publicado seu prximo livro: "Karate-Do Kyohan". Este livro trata basicamente dos kata. Uma reforma no Karat Funakoshi era Taosta, e ele ensinava Clssicos Chineses, como o Tao Te Ching de Lao Tzu, enquanto estava vivendo em Okinawa. Funakoshi era profundamente religioso. Ele tinha muito medo de que o Karat se tornasse um instrumento de destruio, e provavelmente queria eliminar do treinamento algumas aplicaes mortais dos kata. Ento, ele parou de fazer essas aplicaes. Ele tambm comeou a desenvolver estilos de luta que fossem menos perigosos. Funakoshi teve sucesso ao remover do Karat tcnicas de quebras de juntas, de ossos, dedos nos olhos, chaves de cotovelo, esmagamento de testculos, criando um novo mundo de desafios e luta em equipe onde somente umas poucas tcnicas seriam legais. Ele fez isso baseado nos seus propsitos e com total conhecimento dos resultados. Em 1936, Funakoshi mudou os caracteres Kanji utilizados para escrever a palavra Karat. O caracter "Kara" significava "China", e o caracter "Te" significava "Mo". Para popularizar mais a arte no Japo, ele mudou o caracter "Kara" por outro, que significa "Vazio". De "Mos Chinesas" o Karat passou a significar "Mos Vazias", e como os dois caracteres so lidos exatamente do mesmo jeito, ento a pronncia da palavra continuou a mesma. Alm disso, Funakoshi defendia que o termo "Mos Vazias" seria o mais apropriado, pois representa no s o fato de o Karat ser um mtodo de defesa sem armas, mas tambm representa o esprito do Karat, que esvaziar o corpo de todos os desejos e vaidades terrenos. Com essa mudana, Funakoshi iniciou um trabalho de reviso e simplificao, que tambm passou pelos nomes dos kata, pois ele tambm acreditava que os japoneses no dariam muita ateno por qualquer coisa que tivesse a ver com o dialeto caipira (interiorano) de Okinawa. Por isso ele resolveu mudar no s o nome da arte mas tambm os nomes dos kata. Ele estava certo, e seus nmero cresceram mais ainda.

10

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

Funakoshi tinha 71 anos em 1939, e foi quando ele deu o primeiro passo dentro de um Dojo de Karat em 29 de Janeiro. O prdio foi feito de doaes particulares, e uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: "Shotokan". "Sho" significa pinheiro. "To" significa ondas ou o som que as rvores fazem quando o vento bate nelas. "Kan" significa edificao ou salo. "Shoto" era o pseudnimo que Funakoshi usava para assinar suas caligrafias quando jovem, pois quando ele ia escrev-las se recolhia em um lugar mais afastado, onde pudesse buscar inspirao, ouvindo apenas o barulho do pinheiros ondulando ao vento. Esse nome dado ao Shotokan Karat Dojo foi uma homenagem de seus alunos. A Segunda Guerra Mundial Com a eminncia de uma guerra pairando no ar, a necessidade de treinamento nas artes militares estava em crescimento. Jovens estavam se amontoando nos dojos, vindos de todas as partes do Japo. O Karat foi de carona nessa onda de militarismo e estava desfrutando de uma aceitao acelerada como resultado. Finalmente, no dia 7 de dezembro de 1941, o Japo comete seu grande erro. O bombardeio das foras navais americanas em Pearl Harbor fora a gota d'gua. Numa tentativa de prevenir que as embarcaes americanas bloqueassem a importao japonesa de matria-prima, os japoneses tentaram remover a frota americana e varrer a influncia ocidental do prprio Oceano Pacfico. O plano era bombardear os navios de guerra e os porta-avies que estavam no territrio do Hawaii. Isto deixaria a fora da Amrica no Pacfico to fraca que a nao iria pedir a paz para prevenir a invaso do Hawaii e do Alasca. Infelizmente, o pequeno Japo no tinha os recursos, fora humana, ou a capacidade industrial dos Estados Unidos. Com uma mo nas costas, os americanos destruram completamente os japoneses na sia e no Pacfico. Uma das vtimas dos ataques areos foi o Shotokan Karate Dojo que havia sido construdo em 1939. Com a Amrica exercendo presso em Okinawa, a esposa de Funakoshi finalmente iria deixar a ilha e juntar-se a ele em Kyushu no Sul do Japo. Eles ficaram l at 1947. Os americanos destruram tudo que estava em seu caminho. As ilhas foram bombardeadas do ar, todas as cidades queimadas at o fim, as colinas crivadas de balas pelos cruzadores de guerra de longe da costa, e ento as tropas varreram atravs da ilha, cercando todo mundo que estivesse vivo. A era dourada do Karat em Okinawa tinha acabado. Todas as artes militares haviam sido banidas rapidamente pelas foras americanas.

11

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

Primeiro uma, depois outra bomba atmica explodiram sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Trs dias depois, bombardeiros americanos sobrevoaram Tokyo em tal quantidade que chegaram a cobrir o Sol. Tokyo foi bombardeada com dispositivos incendirios. Descobrindo que o governo do Japo estava a ponto de cometer um suicdio virtual sobre a imagem do Imperador, cartas secretas foram passadas para os japoneses garantindo sua segurana se eles assinassem sua "rendio incondicional". O Japo estava acabado, a Guerra do Pacfico tambm, mas o pesadelo de Funakoshi ainda havia de acabar. A morte de Yoshitaka Foi ento que Gigo (foto ao lado), tambm conhecido como Yoshitaka, dependendo como se pronuncia os caracteres de seu nome, filho de Funakoshi, um jovem e promissor mestre de Karat no seu prprio direito, aquele que Funakoshi estava contando para substitu-lo como instrutor do Shotokan, pegou tuberculose em 1945 e veio a falecer enquanto teimosamente recusa-se a comer a rao americana dada ao povo faminto. Funakoshi e sua esposa tentaram viver em Kyushu, uma rea predominantemente rural, sob a ocupao americana no Japo mas, em 1947, ela morre, deixando Funakoshi retornar a Tokyo para reencontrar seus alunos de Karat que ainda viviam. Depois que a guerra havia acabado, as artes militares haviam sido completamente banidas. Entretanto, alguns dos alunos de Funakoshi tiveram sucesso em convencer as autoridades que o Karat era um esporte inofensivo. As autoridades americanas concederam, mais por causa que naquela poca eles no tinham idia do que Karat fosse. Alm disso, alguns homens estavam interessados em aprender as artes militares secretas do Japo, ento as proibies foram eliminadas completamente em 1948. Em maio de 1949, os alunos de Funakoshi movem-se para organizar todos os clubes de Karat universitrios e privados numa simples organizao, e eles a chamaram de Nihon Karat Kyokai (Associao Japonesa de Karat). Eles nomearam Funakoshi seu instrutor chefe. Em 1955, um dos alunos de Funakoshi consegue arranjar um dojo para a NKK.

12

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

Uma lio para o mundo Em 1957, Funakoshi tinha 89 anos de idade. Ele foi um professor de escola primria e um professor de Karat. Ele se mudou para o Japo em 1922 (o que no um pequeno ato de coragem) e trouxe consigo o Karat, dando ao Japo algo de Okinawa com seu prprio jeito pacifista. No processo, ele perdeu um filho, sua esposa, o prdio que seus alunos fizeram para ele, seu lar, e qualquer esperana de uma vida pacfica. Ele suportou uma Guerra Mundial que resultou em calamidade nacional, e ele treinou seus jovens amigos e conheceu suas famlias apenas para v-los irem lutar e serem mortos pelas foras invencveis dos Estados Unidos. Ele viu o Japo queimar, ele viu os antigos templos e santurios serem totalmente aniquilados, ele viu bombardeiros enegrecerem o Sol, e ele viu como um pilar de fumaa negra subia de cada cidade no Japo e envenenava o ar que ele respirava. Ele viu o Japo cair da glria para uma nao miservel, dependendo de suprimentos de comida e roupas dos seus conquistadores. O cheiro da fumaa e o cheiro dos mortos, os berros daqueles que foram deixados para morrer lentamente, o choro das mes que perderam seus filhos e esposas que nunca mais iriam ver seus maridos, o medo, o rudo ensurdecedor dos B-29's voando sobre sua cabea aos milhares, os clares como os de troves por todo o pas quando as bombas explodiam em reas residenciais, os flashes de luz na escurido, a espera no rdio para poder ouvir a voz do Imperador pela primeira vez, somente para anunciar a rendio, a humilhao de implorar comida aos soldados. Interminveis funerais, famlias arruinadas e lares destrudos... A lio mais importante que ele nos ensinou est expressa na histria do modo que ele passou pelo dojo principal de Jigoro Kano, o fundador do Jud. Caminhando pela rua, ele parou e fez uma pequena prece quando passou pelo Kodokan. E, se estivesse dirigindo um carro, ele tiraria seu chapu quando passasse pelo Kodokan. Seus alunos no entenderam porque ele estaria rezando pelo sucesso do Jud. Ele explicou: "Eu no estou rezando pelo Jud. Eu estou oferecendo uma prece em respeito ao esprito de Jigoro Kano. Sem ele, eu no estaria aqui hoje". Gichin Funakoshi, o "Pai do Karat Moderno", faleceu no dia 26 de abril de 1957. No seu tmulo est gravada sua clebre frase: "Karate Ni Sente Nashi". O monumento (foto ao lado) est localizado no Templo Engakuji na cidade de Kamakura, Japo.

13

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

O Dojo Kun o cdigo de honra dos praticantes de Karat. O Dojo Kun composto por cinco ensinamentos, e o Niju Kun por vinte. Ambos so princpios estabelecidos para contribuir na formao moral do praticante. Dojo Kun (Lema do Karat) 1. Esforar-se para a formao do carter O carter de uma pessoa aquilo que a distingue diante das outras: aquilo que lhe prprio. Nosso carter desenvolvido pela educao recebida dos pais, professores, pela cultura de nosso povo e pelos padres de comportamento veiculados pelos meios de comunicao, que to grande impacto tm exercido no desenvolvimento da pessoa humana. No entanto, nosso carter, isto , nossa propriedade, aquilo que nos define diante dos demais, pode ser desenvolvido no apenas como reflexo de uma educao externa, mas tambm com a nossa participao consciente. O Karat um processo de auto-conhecimento e de investimento no crescimento pessoal e, como tal, resulta em frutos que podem ser de grande valia para o indivduo. 2. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razo Fidelidade tem dois significados: Em primeiro lugar, quer dizer que ns acreditamos em um determinado princpio. Em segundo lugar, significa que somos fiis a esse princpio. Na realidade, o sentido da fidelidade s encontrado naqueles que so fiis, no naqueles que apenas afirmam que acreditam no princpio. Quanto razo, afirma um grande pensador que ela o maior bem distribudo entre os homens. Com ela possvel diferenciar as coisas e adquirir conhecimento. No entanto, ser dotado de razo no quer dizer que se vive de acordo com a razo: no basta ter esprito bom, necessrio diriglo bem. O esprito do homem rico em possibilidades, mas se for mal dirigido, acabar por negar a sua prpria riqueza. A prtica do Karat nos proporciona o maior fruto do esprito: o equilbrio.

14

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

3. Criar o esprito de esforo Quando vemos uma pessoa apresentando esforo no rosto, ou algum movimento do corpo, podemos ir mais alm e verificar que o esforo, na realidade, no est no corpo, mas no sentimento interior, no esprito e no pensamento das pessoas. Uma pessoa que alimenta idias de persistncia e de otimismo algum que desenvolve o esprito de esforo. Esse esprito pode ser visto, por outro lado, em rostos e corpos que no aparentem o menor movimento, porque o esprito tranqilo gera energias, enquanto o esprito exaltado e agitado as consome. No Karat, aprende-se a lidar na vida com calma, porm com firmeza, e nisto que consiste o esprito de esforo: no no esgotamento da fora mas, no estgio mais desenvolvido de nosso esprito, na sua conservao e na gerao de serenidade e de tranqilidade. Onde h esforos no h violncia. Este esforo pode ser traduzido na sentena de Funakoshi: Ns no aprendemos para lutar, ns lutamos, isto , nos esforamos, para aprender. O esprito de esforo a fora do esprito. 4. Respeito acima de tudo Apesar dos Cdigos legais imporem penas aos que desrespeitam seus semelhantes, eles no tm possibilidade de alcanar o interior das pessoas e influencilas, isto tarefa dos educadores. O Karat como atividade educativa, tem como princpio levar o indivduo a perceber a si mesmo e o seu semelhante, no s isso mas, tambm, conscientiz-lo do valor do Respeito, no s ao semelhante, mas a si mesmo. O Respeito pelo outro no significa uma anulao do prprio ego e o respeito por si no quer dizer a anulao do outro. Uma pessoa pode desrespeitar a si mesma, adotando comportamentos agressivos para com seu prprio corpo, ou para com seu esprito: sempre adequado indagar qual a finalidade das decises que tomamos em relao ao nosso bem-estar e ao nosso desfrute sadio da vida. Podemos evitar maus alimentos, ms conversas, maus ambientes, ms leituras e maus hbitos. Assim, estaremos conservando o respeito por ns mesmos. Por outro lado, uma pessoa pode tambm respeitar a seu prximo, no porque os Cdigos Legais so punidores, mas porque todo ser humano tem um valor como pessoa e porque a boa vontade uma virtude do esprito que pode ser desenvolvida e aperfeioada. O Karat uma maneira de se chegar a ela e ao respeito. Desse ponto de vista, o Karat apresenta uma grande utilidade para o desenvolvimento humano e a paz social e poltica, no s entre os cidados de um mesmo pas, mas entre todos os homens e todos os pases.

15

Gichin Funakoshi
O Pai do Karat Moderno

5. Conter o esprito de agresso Se por um lado, o esprito tranqilo gera energias e serenidade, o esprito exaltado e agitado gera agressividade, contra a prpria pessoa e contra os outros. O lutador de Karat ponderado e prudente. Ele aprende que os Kata comeam com defesas e que no Karat no h golpes de agresso. O principal objetivo da arte do Karat no o outro como alvo, mas a prpria pessoa. Isto vai provocar uma caminhada para a conscincia de si mesmo e para a superao de aspectos negativos do comportamento e da mente. Na realidade o Karat uma reeducao da mente e dos padres de comportamento. Quando se diz : Conter, afirma-se que o homem capaz de mudar os padres de pensamentos agressivos em pensamentos de respeito e equilbrio. A prtica do Karat vai aos poucos, modificando os padres de pensamentos e substituindo os pensamentos de agresso por pensamentos de harmonia. Na prxima edio da Bud Newsletter traremos uma pesquisa sobre o Niju Kun os vinte ensinamentos do Mestre Gichin Funakoshi.

16

Morihei Ueshiba
O Fundador do Aikido

Quando o Aikido comeou a se expandir para o Ocidente, havia uma barreira na difuso desse conhecimento pelo fato das artes marciais estarem ligadas ao xintosmo. Os ideiais xintostas foram usados pelos militares japoneses para desenvolver o fanatismo no povo e lev-lo a ter aquela coragem indomvel na guerra, que s foi abatida com as bombas atmicas lanadas contra Hiroshima e Nagasaki. Esse no era o nico fator que formava a barreira na difuso do Aikido para o Ocidente. Naquela poca, os jovens que praticavam Aikido no Japo estavam dislumbrados com o Ocidente e sua modernidade e no se interessavam nos estudos dos textos e prelees espirituais que o Fundador do Aikido havia pregado. Muitos textos no eram compreendidos pelos praticantes de Aikido pois era preciso conhecer termos e palavras relacionadas ao xintosmo. Kanshu Sunadomari conhecia o xintosmo e fez parte de uma classe que formou os principais instrutores japoneses que mais tarde vieram para o Ocidente divulgar o Aikido. Infelizmente alguns dojos distorceram o verdadeiro significado do Aikido. A espiritualidade acabou muitas vezes sendo ignorada, e essa tendncia foi continuada de gerao em gerao. O Aikikai Honbu Dojo, organizao oficial criada pelo Fundador, teve de conviver com outras organizaes de Aikido que foram criadas aps seu falecimento (1969). Kanshu Sunadomari tambm separou-se do Aikikai aps a morte do Fundador e continuou gerenciando a organizao Manseikan. A partir de 1999, Kanshu Sunadomari comeou a chamar sua arte de Aiki Manseido Aikido. A Aikikai, entidade criada pelo Fundador, foi herdada por seu filho Kishomaru Ueshiba. O Aikido tradicional teve apenas um criador, Morihei Ueshiba.

17

Morihei Ueshiba
O Fundador do Aikido

Atualmente a Aikikai, presidida por Kishomaru Ueshiba, a maior organizao de Aikido do mundo. O Aikido um treinamento fsico onde a energia (Ki) cultivada, usada e estudada para levar o praticante a uma evoluo em seu corpo, mente, emoo e esprito. O Aikido no uma religio, embora contenha, nas palavras de seu Fundador, a essncia de todas as religies. Aikido pode ser traduzido como um caminho de conexo de harmonia com todos os seres e coisas da Natureza, uma reconexo com a fora universal, com Deus, para usar uma linguagem religiosa. Tradutores costuma dizer que impossvel traduzir algumas palavras japonesas para o portugus porque elas expressam sentimentos que no existem na lngua portuguesa, devido a diferenas culturais. O Aikido dispensa a linguagem, e nele ocorre uma comunicao energtica entre os praticantes.

18

Entrevista com o Sensei


Sensei Ramon Feliciano Cabrera

Literalmente, SENSEI significa vida prvia. Isto significa em contexto oriental, que se est diante de uma pessoa com conhecimento avanado da arte e um nvel de conhecimento humano elevado. Portanto, Sensei no significa somente professor de arte marcial, mas tambm pessoa culta, educada e de conduta irrepreensvel. Por isso tudo os Senseis de Verdade so to prestativos e doam seu tempo para instruir bem os Alunos...
Sensei Sidney Fernandes

Para disponibilizar essa seo, a Bud Newsletter sempre vai garimpar no Brasil e no mundo pessoas ilustres, Senseis que compartilham seu conhecimento e tcnica, doando-se constantemente para aprimorar a tcnica e o carter de seus alunos. Nesta edio tivemos o prazer de entrevistar o Sensei Ramon Cabrera. Bud Newsletter (BN): Qual o seu nome completo? Sensei: Ramon Feliciano Cabrera BN: Onde o Sr. nasceu? Sensei: Nasci em Montevideu, Uruguai. BN: Qual a sua idade? Sensei: 36 Anos. Nasci em 04 de Abril de 1970. BN: Qual a sua graduao? Sensei: Sou 4o. DAN Estilo Shotokan. BN: filiado a alguma Federao? Sensei: Sim, sou filiado Federao Brasileira de Karat-Do e Kobu-do FBKK. BN: H quanto tempo pratica Karat-Do? Sensei: Desde 1986. BN: Por que comeou a praticar o Karat-Do? Sensei: Sempre gostei de artes marciais. H muitos anos eu tinha uma amiga de escola que era Karateca. Ela me convidou para assistir a um treino e eu fui. Certa vez ela me disse que no treinava com um determinado Sensei pois o treino dele era conhecido por ser muito duro, ele era muito exigente. Seu nome era Srgio lvares, da Senbukai. Quando ela me disse isso, tomei minha deciso. Pensei: com esse Sensei que eu quero aprender. Fui at o Dojo do Sensei Srgio lvares e ento comecei meu treinamento.

19

Entrevista com o Sensei


Sensei Ramon Feliciano Cabrera

BN: Possui algum dolo? Sensei: Sim: Mestres Gichin Funakoshi, Hidetaka Nishiyama, Kanazawa, Yassutaka Tanaka, Tomeji Ito e Takashi Shigeeda. BN: Quando comeou a ensinar? Aonde foi? Sensei: Comecei a ensinar Karat em 1996, na Associao Nascimento - So Paulo - SP. BN: Por que o Sr. ensina Karat-Do? Sensei: O Karat um modo de vida. um caminho para o auto-controle e a evoluo pessoal. Praticar Karat-Do me d uma alegria muito grande e gosto de compartilhar tudo isso. BN: O que o Sr. espera de seus alunos? Sensei: Pretendo voltar da Espanha para o Brasil daqui a algum tempo com outros alunos para fazermos um intercmbio. Quando fui treinado, aprendi que eu deveria ser igual ou melhor ao meu Sensei. Quero a mesma dedicao de vocs. Quando eu chegar aqui, quero ver vocs melhores ou iguais a mim. No estou falando somente sobre o conhecimento tcnico dentro do Dojo, estou falando sobre sua atitude fora dele tambm. No h utilidade na prtica do Karat se a auto-disciplina que vocs tm for usada somente no Dojo. Outro ponto importante que educar aprender. Quando voc educa, voc melhora como karateca, como pessoa, pois sente-se na obrigao de ser o exemplo, um exemplo no domnio das tcnicas do Karat e um exemplo como cidado na sociedade. Estou deixando o Dojo com vocs porque sei que so capazes de transmitir seu conhecimento e faz-lo crescer. Quero que vocs continuem com essa garra em treinar e aprender sempre mais. Corrijam-se! Exijam sempre mais uns dos outros! Se hoje vocs sentem orgulho de dizer: Sou aluno do Sensei Ramon! Quero que daqui a alguns anos muitos karatecas orgulhem-se ao dizer: Sou aluno do Sensei Carlos! Sou aluno do Sensei Lamarque! Sou aluno do Sensei Tiago! Sou aluno do Sensei Lamartine! (...) Se sua conduta for correta, seus alunos tero orgulho de voc. BN: O Sr. j precisou usar o Karat-Do numa situao real? Sensei: Muitas vezes, vou contar sobre uma delas... Eu trabalhava como segurana numa casa noturna e havia outra casa noturna bem ao lado. Na casa noturna ao lado, de repende um rapaz empurrou o segurana e este caiu no cho. O rapaz num primeiro momento aparentou que iria desculpar-se mas quando o segurana se levantou, o rapaz acertou-lhe um soco no rosto e o mesmo caiu novamente. Aparentando estar drogado ou embriagado, o rapaz foi cercado por vrios seguranas que ali estavam, eu inclusive. Os seguranas comearam a bater no rapaz e o rapaz reagia, atingindo s vezes alguns seguranas.

20

Entrevista com o Sensei


Sensei Ramon Feliciano Cabrera

Apesar de estar de frente para o rapaz, eu no queria machuc-lo e ento no fui ao seu encontro. Achei impressionante o fato do local estar escuro e o rapaz ter tentado socar todos os seguranas exceto eu. Tive a certeza de apesar dele estar tomado de raiva, no sentiu que eu ali na frente dele iria agred-lo, pois meu esprito estava calmo. Se voc tem o esprito de agredir algum, essa agresso vai e volta. Essa uma lei natural. Mantendo-se tranqilo, sereno, voc tem muito mais chances de sair-se bem de uma situao, por mais difcil que ela seja.

Sensei Ramon Cabrera

Como j mencionamos, a seo Entrevista com o Sensei da Bud Newsletter tem como objetivo conhecer um pouco da vida desses grandes mestres que esto espalhados pelo mundo.Ter a honra de conhecer um Sensei um prazer que s nos faz crescer e nos tornarmos pessoas melhores. Se voc tem ou j teve a honra de conhecer um Sensei e quer que ele seja entrevistado e homenageado pela Bud Newsletter, escreva para: Carlos Camacho webmaster@karate-do.com.br

21

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: O Cavalo Soterrado Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possua alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notcia de que um dos cavalos havia cado num velho poo abandonado. O poo era muito profundo e seria extremamente difcil tirar o cavalo de l. O fazendeiro foi rapidamente at o local do acidente, avaliou a situao, certificando-se que o animal no havia se machucado. Mas, pela dificuldade e alto custo para retir-lo do fundo do poo, achou que no valia a pena investir na operao de resgate. Tomou, ento, a difcil deciso: Determinou ao capataz que sacrificasse o animal jogando terra no poo at enterr-lo, ali mesmo. E assim foi feito. Os empregados, comandados pelo capataz, comearam a lanar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo. Mas, medida que a terra caa em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo. Logo os homens perceberam que o cavalo no se deixava enterrar, mas, ao contrrio, estava subindo medida que a terra enchia o poo, at que, finalmente, conseguiu sair!

22

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: O Samurai A quem pertence um presente? A quem d ou a quem recebe? Quando o ofenderem, o insultarem ou gritarem com voc, no aceite provocaes. Jamais permita que lhe roubem sua paz interior. Perto de Tokyo vivia um grande samurai, j idoso, que agora se dedicava a ensinar a filosofia zen aos jovens. Apesar da idade, corria a lenda que ainda era capaz de derrotar qualquer adversrio. Certa tarde, um jovem guerreiro conhecido por sua total falta de escrpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a tcnica da provocao: esperava que seu adversrio fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligncia privilegiada para identificar os erros cometidos pelos outros, contra-atacava com velocidade fulminante. Impaciente, o guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputao de um samurai mais experiente, estava ali para derrot-lo, e com isso aumentar ainda mais sua fama. Todos os seus alunos se manifestaram contra a idia, mas o velho samurai aceitou o desafio. Foram todos para a praa da cidade, e o jovem comeou a insult-lo. Chutou algumas pedras em sua direo, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provoc-lo, mas o velho permaneceu impassvel. No final da tarde, sentindo-se j exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados pelo fato de que o mestre tinha aceitado tantos insultos e provocaes, os alunos perguntaram: Como o senhor pde suportar tanta humilhao? Por que no usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, em vez de mostrar-se covarde diante de todos ns? Se algum chega at voc com um presente, e voc no o aceita, a quem pertence o presente?, perguntou o samurai. A quem tentou entreg-lo, respondeu um dos discpulos. O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos, disse o samurai. Quando no so aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de voc. As pessoas no podem lhe tirar a calma, s se voc permitir

23

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: Somente de Passagem Conta-se que, no sculo passado, um turista americano foi ao oriente, com o objetivo de visitar um famoso sbio. O turista ficou surpreso ao ver que o sbio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As nicas peas de moblia eram uma cama, uma mesa e um banco. - Onde esto os seus mveis ? - perguntou o turista. - Os meus ?? - surpreendeu-se e perguntou tambm: - E onde esto os seus?. - Os meus?? - surpreendeu-se o turista. - Eu estou aqui s de passagem!. Disse o turista. - E eu tambm. - concluiu o sbio. A vida na Terra somente uma passagem No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser feliz.

24

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: O Anel Todos somos como uma jia. Valiosos e nicos. Mas andamos pela vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Venho aqui, professor, porque no tenho foras para fazer nada. Dizem-me que no fao nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais? O professor, sem olh-lo, disse: Sinto muito meu jovem, mas no posso te ajudar. Devo primeiro resolver o meu prprio problema. Talvez depois. E fazendo uma pausa, falou: Se me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois, talvez, possa te ajudar. Cclaro, professor, gaguejou o jovem, que se sentiu outra vez desvalorizado. Ento, o professor tirou um anel que usava no dedo, deu ao garoto e disse: V at o mercado. Venda esse anel porque tenho que quitar uma dvida. preciso que obtenhas pelo anel o mximo possvel, mas no aceite menos que uma moeda de ouro. O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, comeou a oferecer o anel aos mercadores. Quando o jovem mencionava a venda do anel por uma moeda de ouro, alguns riam, outros saam sem olhar para ele. S um velhinho foi amvel e explicou que uma moeda de ouro era muito valiosa para se comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xcara de cobre, mas o jovem no aceitava menos que uma moeda de ouro. Depois de oferecer a jia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, retornou. Professor, impossvel conseguir o que me pediu. Talvez pudesse obter 2 ou 3 moedas de prata, mas no se pode enganar ningum sobre o valor do anel. Importante o que disse, meu jovem, contestou sorridente o mestre. Devemos saber primeiro o valor do anel. V at o joalheiro. Diga que quer vend-lo e pergunte quanto ele te d por ele. Mas no importa o quanto ele te oferea, no o venda. Volte aqui com meu anel. O jovem foi ao joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro observou-o com uma lupa e disse:

25

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: O Anel (continuao) Diga ao seu professor que, se ele quiser vender agora, no posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel. O jovem, surpreso, exclamou: 58 MOEDAS DE OURO!!! Sim, replicou o joalheiro, eu sei que poderia oferecer 70 moedas , mas se a venda urgente O jovem correu emocionado para contar ao professor. Sente-se, falou o professor depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou. E disse: Voc como esse anel, uma jia valiosa e nica, que s pode ser avaliada por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? Dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo: Todos somos como esta jia. Valiosos e nicos. Mas andamos pelos mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.

26

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: A cenoura o ovo e o caf Uma filha se queixou ao pai sobre a vida, que estava muito difcil. Ela j no sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e seguir em frente. Parecia que quando um problema estava resolvido, um outro surgia. Calmamente, seu pai, que era um talentoso e sbio chef, levou-a at a cozinha. Encheu trs panelas com gua e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo a gua comeou a ferver. Em uma, ele colocou cenouras; em outra, ovos; na ltima, p de caf. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o fogo. Retirou as cenouras e depositou-as numa tigela. Com cuidado, pegou os ovos e deixou-os em outra tigela. Ento pegou o caf com uma concha e despejou-o numa xcara. Virando-se para ela, perguntou: Querida, o que voc est vendo? Cenouras, ovos e caf, ela respondeu. Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ento, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu. Depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do caf. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Ela perguntou humildemente: O que isto significa, pai? Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, gua fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexvel. Mas depois de ter sido submetida gua fervendo, ela amolecera e se tornara frgil. Os ovos eram frgeis. Mas sua casca fina protegia a clara e a gema. Mas depois de terem sido colocados na gua fervendo, seu interior se tornou mais rijo. O p de caf, contudo, era incomparvel. Depois que fora colocado na gua fervente, ele havia mudado a gua. Qual deles voc?, perguntou o pai a filha. Quando a adversidade bate sua porta, como voc responde? Voc uma cenoura, um ovo ou um p de caf?

27

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: O melhor lutador Um jovem atravessou o Japo em busca da escola de um famoso praticante de artes marciais. Chegando ao doj, foi recebido em audincia pelo Sensei. O que quer de mim? perguntou-lhe o mestre. Quero ser seu aluno e tornar-me o melhor karateca do pas respondeu o rapaz. Quanto tempo preciso estudar? Dez anos, pelo menos. respondeu o mestre. Dez anos muito tempo tornou o rapaz. E se eu praticasse com o dobro de intensidade dos outros alunos? Vinte anos disse o mestre. Vinte anos! E se eu praticar noite e dia, dedicando todo o meu esforo? Trinta anos foi a resposta do mestre. Mas eu lhe digo que vou dedicar-me em dobro e o senhor me responde que o tempo ser maior? espantou-se o jovem. A resposta simples, disse o mestre: - Quando um olho est fixo onde se quer chegar, s resta o outro para encontrar o caminho.

28

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: A guia Assim como a guia, o ser humano precisa passar por um lento e doloroso processo de renovao para adquirir mais sabedoria e experincia. A guia a ave que possui a maior longevidade da espcie. A beleza do seu vo sempre admirada. Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma sria e difcil deciso. Afinal, nessa idade, ela vai se encontrar na seguinte situao: 1 - As unhas esto compridas e flexveis. Por isso, no consegue agarrar as suas presas das quais se alimenta; 2 - O bico est alongado, pontiagudo e se curva; 3 - Apontando contra o peito esto as asas, envelhecidas e pesadas em funo da grossura das penas, e voar j to difcil! Ento, a guia s tem duas alternativas: 1 - Morrer; ou 2 - Enfrentar um doloroso processo de renovao que ir durar 150 dias. Assim como a guia, o ser humano precisa passar por um lento e doloroso processo de renovao para adquirir mais sabedoria e experincia. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho prximo a um paredo onde ela no necessite voar. Ento, aps encontrar esse lugar, a guia comea a bater com o bico em uma parede at conseguir arranc-lo. Aps arranc-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas comeam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E s aps cinco meses sai para o famoso vo de renovao e para viver mais 30 anos. Assim como a guia, o ser humano passa por diversos momentos da vida em que precisa aprender a renascer. O processo de amadurecimento lento e exige pacincia. As mudanas so dolorosas. Mas necessrias e fundamentais para que o crescimento individual venha acompanhado de sabedoria e se transforme em experincia.

29

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: A rvore dos problemas Esta a histria de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difcil. O pneu do carro furou, fazendo com que ele deixasse de ganhar uma hora de trabalho; a sua serra eltrica quebrou, e a ele cortou o dedo e, no final do dia, o carro no funcionou. O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para casa e, durante o caminho, o trabalhador no falou nada. Quando chegaram casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua famlia. Quando os dois caminhavam para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena rvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mos. Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro se transformou. Os traos tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso e ele abraou os filhos e beijou a esposa. Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita at o carro. Assim que eles passaram pela rvore, o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa. Ah! esta a minha planta dos problemas. Eu sei que no posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas no devem chegar at os meus filhos e minha esposa. Ento, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta rvore quando chego em casa e os pego no dia seguinte. E voc quer saber de uma coisa? Toda manh, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles no so nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior.

30

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: A borboleta Havia um vivo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Como pretendia oferecer a melhor educao, elas foram passar frias com um sbio que morava no alto de uma colina. O sbio respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes, as meninas inventaram uma que ele no saberia responder. Uma delas apareceu com uma linda borboleta para pregar uma pea no sbio. Vou esconder a borboleta em minhas mos e perguntar se ela est viva ou morta. Se ele disser que est morta, vou abrir e deix-la voar. Se disser que ela est viva, vou apert-la e esmag-la. Assim qualquer resposta estar errada!, disse uma delas. Tenho uma borboleta nas mos. Diga-me sbio, ela est viva ou morta?, perguntou uma delas ao sbio, que estava meditando. Depende de vocela est em suas mos, disse ele, sorrindo calmamente. Assim a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. No devemos culpar ningum quando algo d errado. Nossa vida est em nossas mos, como a borboleta. Cabe a ns escolher o que fazer com ela.

31

Parbolas
Contos Zen envolvendo as artes marciais

Parbola: A diferena do coelho Caminhando com um discpulo, um mestre zen apontou-lhe uma raposa que perseguia um coelho. Segundo uma lenda antiga, o coelho sempre escapa da raposa disse o mestre. No acho. A raposa mais rpida comentou o discpulo. Mas o coelho vai engan-la insistiu o mestre. Por que o senhor tem tanta certeza? perguntou o discpulo. Porque a raposa corre pela sua refeio e o coelho, pela sua vida respondeu o mestre.

32

Sobre a Bud Newsletter


O Caminho para encontrar as prximas edies

Fazer parte da equipe da Bud Newsletter um trabalho extremamente gratificante. Cada pgina redigida com muito carinho e seriedade e no medimos esforos na busca de informaes corretas e precisas. Essa primeira edio a prova disso. A criao da seo Entrevista com o Sensei foi um dos pontos mais emocionantes. A Bud Newsletter no vendida. As publicaes so disponibilizadas gratuitamente no site http://www.karate-do.com.br/budo Para enviar elogios, crticas ou sugestes, por favor escreva para: webmaster@karate-do.com.br Sua opinio muito importante para sabermos se esse material est sendo, de alguma forma, til voc. Em breve iremos inaugurar a seo Cartas do Leitor, portanto envie uma histria relatando uma experincia que voc j teve onde o conhecimento da filosofia das artes marciais contribuiu para que voc enfrentasse a situao com mais sabedoria.

As prximas publicaes da BUD Newsletter estaro disponveis no site: www.karate-do.com.br/budo

33

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like