You are on page 1of 9

ENGENHEIRO ELETRICISTA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01
Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com as 50 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas: LNGUA PORTUGUESA III Questes Pontos 1a 5 1,0 6 a 10 3,0 CONHECIMENTOS GERAIS Questes 11 a 15 Pontos 2,0 NOES DE INFORMTICA Questes Pontos 16 a 20 2,0 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 21 a 30 31 a 40 41 a 50 Pontos 1,0 2,0 3,0

b) 1 Carto-Resposta destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas.

02

Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, com um trao contnuo e denso. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A B C D E

03 04 -

05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTORESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA E ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS.

06 -

07 08 -

09 10 11 -

1
ENGENHEIRO ELETRICISTA

dezembro 2004

LNGUA PORTUGUESA III


Texto I MEDIDAS PARA VIVER MELHOR A evoluo do conceito de qualidade total criou em diversos setores organizacionais um sistema de pontuao ISO que usado na avaliao da qualidade de produtos, servios, de meio ambiente e assim por diante. Os parmetros a serem alcanados para obter o certificado ISO, que torna produtos mais competitivos e servios mais eficientes, indicam o "caminho das pedras" que deve ser seguido para se alcanar a qualidade total. Em praticamente todos os setores de atividades o ser humano o elo importante desse sistema. Ento por que no avaliar os parmetros da qualidade de vida do ser humano? Por que no tentar buscar a qualidade total de vida? importante se promover o bem-estar total, pois o moderno conceito de sade vai muito alm da ausncia de doenas e engloba o bem-estar fsico, social, intelectual, emocional, espiritual e profissional, que devem ser avaliados periodicamente. Alm desses fatores, outro segmento que muito influi na qualidade total de vida a sade familiar. Com o objetivo de melhor administrar a sade, deve-se procurar um equilbrio entre o trabalho, o lazer e o repouso, valorizar as frias e os fins de semana, priorizar a auto-estima, preservar e aprimorar o equilbrio emocional. Temos verificado que mesmo as pessoas que fazem exames mdicos peridicos ou checkups, muitas vezes, devido a dificuldades emocionais, no seguem as recomendaes finais, o que representa um fator limitante na promoo da sade. Quem assimila o conceito de sade total e adota medidas positivas de comportamento e hbitos saudveis, consegue melhor pontuao e conseqentemente mais se aproxima do almejado "ISO ser humano". Para isso cada pessoa deve estabelecer o seu programa de sade. Todos podem conseguir um viver melhor desde que haja uma firme deciso de se cuidar. Deve-se fazer um planejamento geral e escolher a primeira meta a ser alcanada. As prioridades variam de pessoa para pessoa.
JACQUES, Haroldo. O Globo. 16 maio 2004. (adaptado)

1
De acordo com o Texto I, ISO um sistema de pontuao que avalia, nas empresas, a: (A) competitividade dos produtos e a eficincia dos servios. (B) qualidade das matrias-primas e a evoluo do conceito. (C) capacidade de produo e a qualificao do pessoal. (D) qualidade do produto e as condies de produo. (E) poltica empresarial e a estratgia organizacional.

2
Segundo o Texto I, a postura de vida que, por sua abrangncia, mais se aproxima do "ISO ser humano" : (A) ter uma alimentao variada e balanceada. (B) saber conjugar trabalho, lazer e frias. (C) adotar medidas positivas de comportamento e hbitos saudveis. (D) fazer periodicamente visitas ao mdico e ao dentista. (E) evitar estresse, pensamentos negativos e excesso de tarefas.

10

15

3
De acordo com o Texto I, INCORRETO afirmar que: (A) os procedimentos para atingir o "ISO ser humano" variam de pessoa para pessoa. (B) o conceito de sade ultrapassa os limites fsicos. (C) o bem-estar total um dos aspectos da sade fsica. (D) a sade familiar um fator relevante no contexto de vida do ser humano. (E) a qualidade de vida do ser humano depende do programa de sade por ele estabelecido.

20

25

4
Analise a ordem em que os tpicos abaixo esto abordados no Texto I. I - O papel desempenhado pelo ser humano no sistema. II - A relao entre sade e bem-estar. III - O conceito de ISO. IV - A qualidade total de vida. A seqncia correta : (A) I II III IV (B) I III IV II (C) II III IV I (D) III I II IV (E) III IV I II

30

35

40

2
ENGENHEIRO ELETRICISTA

5
"Todos podem conseguir um viver melhor desde que haja uma firme deciso de se cuidar." (l. 36-37) A segunda orao do perodo acima estabelece com a anterior uma relao de: (A) causa. (B) tempo. (C) concluso. (D) concesso. (E) condio.

7
Nas passagens "Impecvel, transitava o marido pelo tempo." (l. 9) e "... a presena de duas fortes pregas ..." (l. 15-16), as palavras destacadas podem ser substitudas, sem alterar o sentido do texto, respectivamente, por: (A) imaculado marcas. (B) infalvel rusgas. (C) incensurvel manchas. (D) indiferente dobras. (E) indiscutvel carquilhas.

6
Considerando-se a regra ortogrfica de "auto-estima", qual dos vocbulos abaixo est corretamente grafado? (A) Auto-ajuda. (B) Auto-destruio. (C) Auto-biografia. (D) Auto-correo. (E) Auto-motriz. Texto II NUNCA DESCUIDANDO DO DEVER Jamais permitiria que seu marido fosse para o trabalho com a roupa mal passada, no dissessem os colegas que era esposa descuidada. Debruada sobre a tbua com olho vigilante, dava caa s dobras, desfazia pregas, aplainando punhos e peitos, afiando o vinco das calas. E a poder de ferro e goma, envolta em vapores, alcanava o ponto mximo da sua arte ao arrancar dos colarinhos liso brilho de celulide. Impecvel, transitava o marido pelo tempo. Que, embora respeitando ternos e camisas, comeou subrepticiamente a marcar seu avano na pele do rosto. Um dia notou a mulher um leve afrouxar-se das plpebras. Semanas depois percebeu que, no sorriso, franziam-se fundos os cantos dos olhos. Mas foi s muitos meses mais tarde que a presena de duas fortes pregas descendo dos lados do nariz at a boca tornou-se inegvel. Sem nada dizer, ela esperou a noite. Tendo finalmente certeza de que o homem dormia o mais pesado dos sonos, pegou um paninho mido e, silenciosa, ligou o ferro.
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados.

8
No Texto II, o substantivo que, semanticamente, define a ao da mulher : (A) gratido. (B) respeito. (C) insegurana. (D) vaidade. (E) obstinao.

9
A relao entre o vocbulo destacado e a categoria gramatical a ele atribuda est correta em: (A) "... com a roupa mal passada," (l. 2) adjetivo. (B) "... que era esposa descuidada." (l. 3) pronome relativo. (C) "comeou sub-repticiamente a marcar..." (l. 10-11) preposio. (D) "... um leve afrouxar-se das plpebras." (l. 12-13) verbo. (E) "... s muitos meses ..." (l. 15) advrbio.

10
Assinale a opo em que, ao transcrever a orao "embora respeitando ternos e camisas," (l. 10), o sentido permanece. (A) Como respeitava ternos e camisas. (B) Ainda que respeitasse ternos e camisas. (C) Por respeitar ternos e camisas. (D) Quando respeitou ternos e camisas. (E) Uma vez que respeitava ternos e camisas.

10

15

20

Continua
3
ENGENHEIRO ELETRICISTA

CONHECIMENTOS GERAIS
11
Das proibies feitas aos servidores pblicos do Estado do Tocantins fazem parte: I - ausentar-se do servio durante o expediente sem autorizao; II - receber presente em razo de suas atribuies; III - recusar f a documentos pblicos; IV - utilizar recursos do Estado para fins particulares; V - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais, quando solicitado. Esto corretos os itens: (A) II e IV, apenas. (C) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III, IV e V. (B) I, II e III, apenas. (D) I, II, III e IV, apenas.

NOES DE INFORMTICA
16
O boto da barra de ferramentas Padro do Word permite: (A) chamar o calendrio. (B) exibir o mapa do documento. (C) inserir uma tabela. (D) inserir uma planilha do Excel. (E) remover objetos selecionados.

17
A clula A3 de uma planilha Excel contm e apresenta o valor 0,62. Se esta clula for selecionada e, em seguida, o for pressionado, a clula A3 passar a conter o boto valor: (A) 0,62 e exibir 6,2% (B) 0,62 e exibir 62% (C) 6,2 e exibir 6,2% (D) 6,2 e exibir 62% (E) 62 e exibir 62%

12
A aposentadoria um direito do servidor pblico. O principal documento que garante esse direito o(a): (A) Estatuto nico dos Servidores Pblicos. (B) Estatuto do Idoso. (C) Constituio Federal. (D) Lei de Seguridade Social. (E) Consolidao das Leis Trabalhistas.

13
A Secretaria de Sade do Estado do Tocantins estabeleceu vrias aes importantes, tais como criao de unidades de sade, capacitao de profissionais, campanhas de vacinao, medidas de saneamento e criao de Agentes Comunitrios. Isto significa que no Estado desenvolve-se uma poltica de sade com carter: (A) assistencial. (B) emergencial. (C) populista. (D) preventivo. (E) teraputico.

18
No Outlook, o cone que indica que uma mensagem possui algum documento anexo : (A) (B) (C) (D) (E)

19
Os cones e ao lado de uma mensagem no Outlook indicam, respectivamente, que a mensagem apresenta prioridade: (A) baixa e ainda no foi lida. (B) baixa e j foi lida. (C) alta e ainda no foi lida. (D) alta e j foi respondida. (E) alta e j foi encaminhada.

14
Nos ltimos anos, a economia tocantinense tem demonstrado um excelente desempenho. Em 2003, as exportaes aumentaram cerca de 646% em relao a todo o ano de 2001, sendo esse crescimento do comrcio exterior puxado especialmente pelas exportaes de: (A) soja. (B) feijo. (C) milho. (D) arroz. (E) algodo.

15
O Aeroporto Internacional de Palmas considerado estratgico pela Infraero para a movimentao de cargas e passageiros. Isto acontece porque o aeroporto: (A) um dos mais modernos aeroportos de mdio porte do Pas. (B) tem capacidade para mais de 350 000 passageiros/ano. (C) vem aumentando gradativamente seu movimento. (D) localiza-se prximo Usina de Lajeado. (E) situa-se no ponto mais central do Pas.

20
No Windows 2000 a combinao padro de teclas Ctrl + Z utilizada para: (A) excluir o item selecionado. (B) exibir a caixa de dilogo executar. (C) exibir o menu iniciar. (D) desfazer o efeito do ltimo comando. (E) minimizar todas as janelas abertas.

4
ENGENHEIRO ELETRICISTA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21

24

No circuito mostrado na figura, o ampermetro A mede, em regime permanente, uma corrente de 300 mA. O valor da tenso Vf na fonte de alimentao CC, em volts, : (A) 37 (B) 45 (C) 52 (D) 97 (E) 150

Uma fonte trifsica simtrica alimenta uma carga trifsica equilibrada disposta nas configuraes estrela e delta conforme esquema acima. Para que as potncias solicitadas pela carga nas duas configuraes sejam iguais, a ddp da configurao estrela, em volts, deve ser de: (A) 86,6 (B) 100 (C) 150 (D) 259,8 (E) 450

22
Uma bateria de 48 V de corrente contnua, ao alimentar uma carga resistiva, fornece uma corrente de 80 A e a tenso entre seus terminais cai para 40 V. O valor da resistncia interna da bateria, em ohms, e a potncia eltrica fornecida carga, em watts, respectivamente, so: (A) 0,1 e 640 (B) 0,1 e 3200 (C) 0,5 e 640 (D) 0,5 e 6400 (E) 0,8 e 3200

25
As componentes de seqncia negativa de um sistema trifsico desequilibrado constituem-se de trs fasores iguais em mdulo e: (A) 120 defasados entre si, com a mesma seqncia de fase dos fasores originais. (B) 120 defasados entre si, com uma seqncia de fase inversa dos fasores originais. (C) com defasagem nula entre si. (D) com mesma defasagem e mesma seqncia de fase dos fasores originais. (E) com mesma defasagem e a mesma seqncia dos fasores originais.

23
10 ohms i (t)

26

v (t)

Uma fonte de tenso senoidal alimenta o circuito constitudo de uma resistncia em srie com uma impedncia de carga, conforme representado na figura. Medidas feitas em laboratrio constataram que a tenso v(t), cujo valor na forma fasorial V = 220 0 volts, quando aplicada no circuito, obtm uma corrente i(t), em estado estacionrio, com valor fasorial I =
11 2
o

45o ampres.

Para o sistema trifsico mostrado na figura acima, composto por uma fonte simtrica e uma carga desequilibrada, ligadas a trs fios (neutro da fonte desconectado do neutro da carga), os valores do somatrio das correntes eltricas no ponto N e a ddp medida entre os pontos N e N so: somatrio igual a zero igual a zero diferente de zero diferente de zero igual ou diferente de zero ddp diferente de zero igual a zero diferente de zero igual a zero igual a zero

O valor da impedncia de carga : (A) Z= 2 45 (C) Z=10 + j10 (E) Z=20 2


o

(B) Z=10

j20

(D) Z=10 + j20

45o 5

(A) (B) (C) (D) (E)

ENGENHEIRO ELETRICISTA

27
Sabe-se que a tenso de alimentao de uma carga de 5.000 W de 127 V nos terminais da carga (fase-neutro) e que o comprimento do circuito que o alimenta de 10m com queda de tenso unitria de 10 V/(A.km), j considerando o percurso dos cabos que compem a fase e o neutro. A queda de tenso neste circuito alimentador, em volts, de: (A) 3,94 (B) 4,65 (C) 7,87 (D) 39,40 (E) 78,70

32
Um transformador trifsico delta-estrela conecta uma linha de distribuio em mdia tenso de 13,8 kV a uma rede de distribuio em baixa tenso de 220/127 V. A relao do nmero de espiras entre os enrolamentos primrios e secundrios deste transformador de: (A) 36,2 (B) 62,7 (C) 85,7 (D) 108,7 (E) 127

28
O valor, em VAr, do banco de capacitores de uma instalao que alimenta um motor de 7 hp, com rendimento de 70%, a fim de elevar o fator de potncia de 0,866 para 1,0, de: (A) 530 (B) 1141 (C) 2240 (D) 3231 (E) 4307

33

29
Para o dimensionamento de um circuito de uma instalao eltrica, o critrio da capacidade de conduo de corrente determina a mxima corrente que um circuito pode conduzir em regime permanente de funcionamento. No que diz respeito a este critrio, no caso de um circuito, aps o seu dimensionamento, passar a compartilhar do mesmo eletroduto com outros circuitos, correto afirmar que a capacidade de conduo de corrente eltrica: (A) no se altera. (B) aumenta. (C) diminui. (D) torna-se varivel. (E) depende da quantidade de circuitos.

Um multmetro digital capaz de medir o valor eficaz (rms) verdadeiro da tenso VAB=VAVB, no circuito da figura acima, indicaria uma leitura, em Vrms, correspondente a: (A) 3 3 (B) 3 (C) 2 2 (D) 1+ 2 (E)
3

34
Foram efetuadas medidas de energia eltrica em uma instalao, uma no incio e outra no final de um perodo de tempo cujos valores foram, respectivamente, 8493 kWh e 8622 kWh. Sabendo que o medidor tem constante prpria de multiplicao igual a 3, o consumo de energia eltrica no perodo considerado, em kWh, foi de: (A) 43 (B) 129 (C) 387 (D) 5705 (E) 17115

30
Os ensaios de curto-circuito e circuito aberto so procedimentos necessrios para determinar os parmetros dos circuitos equivalentes de: (A) motores eltricos. (B) motores de induo. (C) transformadores. (D) transdutores. (E) reatores de partida.

35
Se a corrente de partida de um motor trifsico na configurao estrela de I Ampres, na configurao delta a corrente de partida deste motor assume, em Ampres, o valor de: (A) I/2 (B) I/3 (C) I (D) 2 I (E) 3 I

31
Para um sistema de proteo contra descargas atmosfricas do tipo Franklin que utiliza quatro captores com ngulo de proteo de 45, a altura mnima, em metros, dos captores em relao ao topo do prdio a ser protegido, cuja dimenso da superfcie de 20m de largura e 20m de comprimento, deve ser de: (A) 75 (C) 25 (E)
50

36
A corrente de um motor de 10 HP (1 HP = 746W), trifsico de 220 V entre fases, 60Hz, fator de potncia de 70% e rendimento de 90%, em ampres, de: (A) 12,33 (B) 25,17 (C) 28,80 (D) 31,08 (E) 53,82

(B) 50 (D) 2 25

6
ENGENHEIRO ELETRICISTA

37

39

A montagem com dois transistores, na forma indicada pela configurao da figura acima, caracteriza-se como o modelo equivalente de um: (A) amplificador operacional. (B) TRIAC. (C) tiristor. (D) diodo. (E) inversor. A figura mostra uma curva aproximada da caracterstica V x I de um diodo de potncia. O centro do grfico (interseo dos eixos) a origem, ponto que significa ausncia de tenso e corrente sobre o diodo. No Quadrante 1, a escala assim definida: Tenso: 0,5 volts/diviso e corrente: 50 ampres/diviso. No Quadrante 2, a escala assim definida: Tenso: 200 volts/diviso e corrente: 10 miliampres/diviso. Com base no grfico, indique a opo mais apropriada para os valores aproximados da resistncia de conduo do diodo e para o valor da corrente de fuga, respectivamente, quando a tenso reversa aplicada de 1200 V. (A) 20.103 e 1 mA (B) 5.103 e 1 mA (C) 2,5.102 e 100 mA (D) 4.103 e 10 mA (E) 0,5.103 e 10 mA

40
Qual das medidas abaixo relacionadas diz respeito conservao de energia eltrica? (A) Escolha adequada de tarifa de energia eltrica. (B) Contratao adequada de demanda. (C) Utilizao de equipamentos eficientes. (D) Utilizao de equipamentos com maior nvel de tenso. (E) No utilizao de equipamentos eltricos potentes.

41
Dos esquemas de aterramento adotados nas instalaes eltricas em baixa tenso, normatizados pela ABNT, aquele que exige a utilizao do dispositivo a corrente diferencial (DR) para proteo contra contatos indiretos o: (A) TN-C. (B) TN-S. (C) TN-C-S. (D) TT. (E) IT.

38
Um Sistema de Controle foi projetado para controlar um processo linear e invariante no tempo, utilizando realimentao de sada e um compensador do tipo PI (Proporcional e Integral). Qual o objetivo bsico desse tipo de compensador para melhorar o desempenho do sistema em malha fechada? (A) Anular o erro de estado estacionrio. (B) Evitar a instabilidade do sistema em malha fechada. (C) Aumentar a largura da faixa de freqncia do sistema. (D) Reduzir o tempo de acomodao para o regime permanente. (E) Reduzir o percentual de sobre-sinal (overshoot).

42
Em uma fbrica existe uma rede de distribuio area composta pelas trs fases e pelo neutro, que fornece energia a um determinado setor da mesma. Um galho de rvore, prxima a esta rede de distribuio, rompe o cabo do neutro. Se, aps o rompimento do neutro, as cargas ligadas a esta rede estiverem distribudas de forma desequilibrada nas fases, possvel que algumas cargas sejam submetidas a um(a): (A) pulso de tenso. (B) pulso de corrente. (C) curto-circuito. (D) variao acentuada na freqncia. (E) sobretenso.

7
ENGENHEIRO ELETRICISTA

43

46

No diagrama de um sistema de potncia sem carga, exemplificado na figura acima, as caractersticas dos geradores e dos transformadores so as seguintes: Gerador 1: 20.000 kVA; 6,9 kV; X=0,15 p.u. Gerador 2: 10.000 kVA; 6,9 kV; X=0,15 p.u. Gerador 3: 30.000 kVA; 6,9 kV; X=0,15 p.u. Transformador T1: 25.000 kVA; 6,9-115Y kV; X=10% Transformadores T2 e T3: 10.000 kVA; 6,9-115Y kV; X=10% Utilizando-se a base de 30.000 kVA e 6,0 kV no setor 01 (indicado na figura acima), as impedncias em p.u. do Gerador 1, do Transformador T1 e do Transformador T2 so, respectivamente, iguais a: (A) j 0,3 p.u., j 0,16 p.u. e j 1,0 p.u. (B) j 0,3 p.u., j 0,16 p.u. e j 0,4 p.u. (C) j 0,3 p.u., j 0,16 p.u. e j 0,3 p.u. (D) j 0,16 p.u., j 0,16 p.u. e j 1,0 p.u. (E) j 0,16 p.u., j 0,16 p.u. e j 0,16 p.u.

Para acionar um pequeno motor de corrente contnua com uma tenso varivel foi projetado o circuito mostrado na figura, usando duas fontes de tenso, dois resistores e um potencimetro. Variando-se o cursor do potencimetro entre o mximo e o mnimo, a tenso V0 variar no intervalo de: (A) 8V a +8V (B) 4V a +4V (C) 3V a +3V (D) 0V a +4V (E) 0V a +8V

47
O funcionamento de uma mquina eltrica depende de trs entradas lgicas A, B e C e seu acionamento ocorre quando a seguinte funo combinacional for verdadeira (nvel lgico 1):
S = A. (B + C ) + A.B

44
Um equipamento utilizado para proteo contra sobretenso em transformadores instalados em postes o(a): (A) pra-raios. (B) religador. (C) chave-faca. (D) chave-fusvel. (E) mufla.

O nico valor para o conjunto das variveis ABC que NO aciona a mquina : (A) 0 0 1 (B) 0 1 0 (C) 0 1 1 (D) 1 0 0 (E) 1 0 1

48
Em determinado ponto de luz, um consumidor passou a usar uma lmpada fluorescente compacta de 20W, ao invs de uma lmpada incandescente de 100W, (supondo que estas lmpadas proporcionam iluminncias equivalentes). Sabe-se que o kWh cobrado pela concessionria local de R$ 0,30 (trinta centavos), que a lmpada incandescente custa R$ 2,00 (dois reais) com uma vida til de 2 meses e que a fluorescente custa R$ 18,00 (dezoito reais) com uma vida til de 12 meses. Sendo de 8 horas dirias o regime de funcionamento deste ponto de luz e considerando cada ms com 30 dias, pode-se afirmar que, em um perodo de um ano, o consumidor, em reais, economizar: (A) 50,00 (B) 60,12 (C) 63,12 (D) 72,00 (E) 80,90

45
Um engenheiro dispe dos nveis de baixa e de mdia tenso para atendimento de energia eltrica de determinado consumidor. Optou pela mdia tenso, por se tratar de consumidor que solicitava uma grande potncia e por estar localizado a grande distncia das redes de baixa e mdia tenses disponveis. Esta opo foi correta? Por qu? (A) Sim. Para potncias maiores no possvel utilizar baixa tenso. (B) Sim. Em baixa tenso a instalao possui grandes perdas. (C) Sim. Em mdia tenso a instalao fica mais otimizada. (D) No. Em mdia tenso a instalao possui grandes perdas. (E) No. Em baixa tenso a instalao fica mais otimizada.

8
ENGENHEIRO ELETRICISTA

49

Considere um processo a ser controlado, cujo modelo apresenta a seguinte Funo de Transferncia:

G (s ) =

s + (p + 3 ) s + 3p
2

Ao aplicar uma realimentao unitria, conforme a configurao mostrada na figura acima, os plos do sistema em malha fechada sero complexos, conjugados e iguais a 5 j 4. Para que isto ocorra, os valores de K e p, respectivamente, devem ser: (A) 10 e 20 (B) 20 e 7 (C) 25 e 7 (D) 30 e 8 (E) 100 e 3

50
O disjuntor termomagntico possui dois disparadores, um trmico e um magntico, que atuam, respectivamente, nos casos de: (A) sobrecorrente e corrente de curto-circuito. (B) corrente de curto-circuito e sobrecorrente. (C) corrente de fuga e sobrecorrente. (D) corrente de curto-circuito e corrente de fuga. (E) corrente de curto-circuito e corrente diferencial.

9
ENGENHEIRO ELETRICISTA

You might also like