You are on page 1of 9

FSICA I

Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questes do modo mais simples e usual. No considere complicaes adicionais por fatores no enunciados. Em caso de respostas numricas, admita exatido com um desvio inferior a 5 %. A acelerao da gravidade ser considerada como g = 10 m/s.

01. Em relao aos espelhos esfricos, analise as proposies que se seguem seguem: denominada (1) A reta definida pelo centro de curvatura e pelo vrtice do espelho denominad de eixo secundrio. (3) O ponto de encontro dos raios refletidos ou de seus prolongamentos, devido aos raios incidentes paralelos ao eixo principal, denominado de foco principal. (5) O espelho cncavo tem foco virtual e o espelho convexo, foco real. virtual, (7) Todo raio de luz que incide passando pelo foco, ao atingir o espelho refletido paralelo ao eixo principal. espelho, (9) Quando o objeto posicionado entre o centro de curvatura e o foco do espelho cncavo, conclui conclui-se que a imagem real, invertida e maior do que o objeto. A soma dos nmeros entre parnteses que correspondem aos itens CORRETOS igual a A) 25 B) 18 C) 19 D) 10 E) 9 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionria.

Qualquer ponto da corda, com exceo dos ns, efetua 10 oscilaes por segundo. A ordem de grandeza da velocidade das ondas que deram origem onda estacionria em m/s, vale estacionria, A) 102 B) 10-1 C) 101 D) 10-2 E) 100

03. Considere a figura a seguir como sendo a de uma distribuio de linhas de fora e de superfcies equipotenciais de um campo eltrico uniforme. Nesta regio, abandonada uma carga eltrica Q positiva de massa M.

Analise as afirmaes que se seguem: (2) A fora eltrica que o campo eltrico exerce sobre a carga eltrica Q tem intensidade F = QE, direo horizontal e sentido contrrio ao campo eltrico E. (4) A acelerao adquirida pela carga eltrica Q constante, tem intensidade diretamente proporcional ao campo eltrico E e inversamente proporcional massa M. (6) O movimento realizado pela carga eltrica Q retilneo uniformemente retardado. (8) O potencial eltrico no ponto A igual ao potencial eltrico no ponto B e menor do que o potencial eltrico no ponto C. A soma dos nmeros entre parnteses que corresponde aos itens CORRETOS igual a A) 2 B) 4 C) 6 D) 10 E) 12

04. Um condutor retilneo de comprimento l, percorrido por uma corrente eltrica i, imerso em um campo , magntico uniforme B. Na figura a seguir, esto disponibilizadas as seguintes situaes I, II, III, IV e V: . seguintes

Nessas condies, o conjunto que melhor representa o sentido da fora magntica que atua sobre o condutor nos itens I, II, III, IV e V, respectivamente,

05. Considere trs cargas eltricas puntiformes, positivas e iguais a Q, colocadas no vcuo, fixas nos vrtices A, B e C de um tringulo equiltero de lado d, de acordo com a figura a seguir:

A energia potencial eltrica do par de cargas, disponibilizadas nos vrtices A e B, igual a 0,8 J. Nessas condies, CORRETO afirmar que a energia potencial eltrica do sistema constitudo das trs cargas, em joules, vale A) 0,8 B) 1,2 C) 1,6 D) 2,0 E) 2,4

06. Uma casca esfrica de raio interno a e raio externo b flutua com metade do volume submerso em um lquido de densidade d. A expresso que representa a massa da casca esfrica m

A) d B) d C) d D) d E) d

(b 3
a

a3

) ) )

2 3 2

(a 3
b 3

b3

2 4

(b 3

a3

07. O equivalente mecnico do calor pode ser avaliado pela experincia realizada por James Prescott Joule (1818-1889), na qual se utiliza de um aparelho em que um peso, ao descer, gira um conjunto de ps em um recipiente com gua, como ilustrado na figura abaixo.

Um bloco de massa m cai de uma altura h, girando as ps que aquecem uma amostra de gua de massa M. , Admitindo-se que toda energia da queda produza o aquecimento da gua, a expresso que representa a se variao de temperatura T da amostra de gua Dado: considere a acelerao da gravidade g e o calor especfico da gua c

A) B)

gh c m gh M c M c

D) E)

m h M c M gh m c

C)

m gh

08. Um bloco de ao colocado sobre uma tbua de apoio que vai se inclinando aos poucos. Quando o bloco fica na iminncia de escorregar, a tbua forma com a horizontal o ngulo , de acordo com a figura a e seguir:

Sabendo-se que o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a tbua vale e = 0,40, CORRETO afirmar que a distncia x indicada na figura, em centmetros vale centmetros, A) 25 B) 10 C) 12 D) 20 E) 4

09. Um corpo de massa m desliza sobre o plano horizontal sem atrito ao longo do eixo AB, sob a ao de duas horizontal, foras F1 e F2, de acordo com a figura a seguir. A fora F1 constante, tem mdulo igual a 10 N e forma com a vertical um ngulo = 30o.

A fora F2 varia de acordo com o grfico a seguir:

Dados: sen 30o = cos 60o = 1/2 O trabalho realizado pelas foras F1 e F2, para que o corpo sofra um deslocamento de 0 a 4m, em joules vale , joules, A) 20 B) 47 C) 27 D) 50 E) 40

10. Uma barra de peso desprezvel est sobre um apoio situado no meio dela. Aplica se 3 foras sobre a Aplicam-se barra como indicado na figura.

Dados: considere cos 30o = 0,86 e sen 30o = 0,5

Para que a barra esteja em equilbrio, o valor de F, em newtons, vale A) 17,2 B) 12,7 C) 10,0

D) 20,0 E) 18,0

Nas questes de 11 a 14, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

11. No circuito eltrico a seguir, considere um gerador de fora eletromotriz =18 V e resistncia interna igual a 1 . As resistncias dos condutores de alimentao so desprezveis.

Analise as afirmativas a seguir e conclua. I 0 1 2 II 0 1 2 A resistncia equivalente entre os pontos a e c do circuito vale 5 . A corrente eltrica que circula no gerador tem intensidade igual a 3A. A potncia dissipada pelo resistor colocado entre os pontos a e b do circuito igual potncia dissipada pelos resistores colocados entre os pontos a e c do circuito. A diferena de potencial eltrico entre os pontos a e c vale 18 V. O rendimento do gerador vale = 0,75.

12. No esquema a seguir, E1 um espelho plano e E2 um espelho esfrico cncavo cujo raio de curvatura plano, 60cm. Considere relativo ao espelho E2, C como sendo o centro de curvatura, F, o foco e V, o vrtice. Em , F, colocada uma fonte pontual de luz.

Considere que a luz sofre dupla reflexo, primeiramente no espelho E1 e, posteriormente, no espelho E2. Analise as afirmaes a seguir e conclua.

I 0 1

II 0 1 A distncia focal do espelho esfrico de 30 cm. Considerando a primeira reflexo, pode afirmar que a distncia da imagem ao vrtice pode-se do espelho E2 de 90 cm. Aps a segunda reflexo, pode afirmar que a nova imagem est a uma distncia em ps pode-se r relao primeira imagem igual a 30 cm. Aps a segunda reflexo, pode afirmar que a distncia da fonte pontual de luz sua pode-se imagem igual a 15 cm. Aps a segunda reflexo, observa observa-se que a imagem formada no espelho E2 virtual e est posicionada a 45 cm direita do vrtice.

13. Na figura a seguir, observa-se que o bloco A de massa mA = 2,0 kg, com velocidade de 5,0 m/s, colide com um segundo bloco B de massa mB = 8,0kg, inicialmente em repouso. Aps a coliso, os blocos A e B ficam grudados e sobem juntos, numa rampa at uma altura h em relao ao solo. Despreze os atritos.

Analise as proposies a seguir e conclua. I 0 1 2 II 0 1 2 A velocidade dos blocos, imediatamente aps a coliso, igual a 1,0 m/s. A coliso entre os blocos A e B perfeitamente inelstica. A energia mecnica do sistema formado pelos blocos A e B conservada durante a coliso. A quantidade de movimento do bloco A conservada durante a coliso. A altura h em relao ao solo igual a 5 cm.

3 4

3 4

14. Sobre os processos de transmisso do calor, analise as proposies a seguir e conclua. I 0 II 0 O calor sempre se propaga de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Na transmisso de calor por conduo, a energia trmica se propaga de partcula para partcula, sem que elas sejam transladadas. Na conveco, o calor se propaga por meio do movimento de fluidos de densidades diferentes. A irradiao trmica exige um meio material, para que ocorra a propagao de calor. O poder emissivo do corpo negro proporcional quarta potncia de sua temperatura absoluta.

3 4

3 4

You might also like