You are on page 1of 26

Arquitectura de Redes de Computadores

Modelo OSI e Arquitectura da Internet

Lourino Chemane DEEL Faculdade de Engenharia UEM 07 de Maro de 2011

Data: 07 Marco 2011

Tpicos
1. Introduo: Arquitectura de Computadores
1. Nveis e Protocolos 2. Encapsulamento e Multiplexacao

2. Introduo sobre o Modelo OSI


ISO ITU Protocolos X dot Camadas do Modelo OSI Funes Principais das Camadas do Modelo OSI Introduo (ARPANET) Camadas da Arquitectura da Internet Grafo de Protocolos da Internet

3. Modelo OSI

4. Arquitectura da Internet

5. Consideraes Finais

Data: 07 Marco 2011

Introduo: Arquitectura de Computadores Para desenhar e implementar redes de computadores mencionamos que era necessrios satisfazer uma srie de requisitos: no geral custo-eficincia, fiabilidade, alto desempenho na conectividade entre os nodos. As redes no so estticas, so dinmicas. Os outros desafios no desenho de redes que estas devem acomodar mudanas nas tecnologias bem como na crescente procura de servios com exigncias ainda maiores de recursos de rede. Para ajudar a lidar com esta complexidade os que desenvolvem redes desenvolveram a Arquitectura de Redes. A Arquitectura de Rede um conjunto de normas e princpios que guiam o processo de desenho e implementao de Redes de Computadores.
Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos Com a complexidade de redes foram introduzidos nveis de abstraco. A ideia de abstraco a de criar e de definir um modelo unificado que congregue os aspectos mais importantes de um sistema, encapsula-los num objecto que tenha um interface que possa ser manipulado por outros componentes do sistema, e ocultar os detalhes de como o objecto foi implementado aos utilizadores do mesmo. A abstraco naturalmente leva ao estabelecimento de layers (nveis) especialmente em sistemas de redes de computadores. Os servios oferecidos aos nveis superiores so implementados e dependem dos servios oferecidos pelos nveis inferiores.

Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos


Applicaes Canais de Processo-para-Processo Conectividade Host-para-Host Hardware

Os Layers (Nveis) oferecem duas caractersticas essenciais:


Decompem o problema de estabelecer uma rede em componentes fceis de gerir; Oferece a possibilidade de seguir um desenho (projecto) modular
Applicaes Canal Request/Reply Processo Canal Stream de Messagens

Conectividade Host-para-Host Hardware Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos Os objectos abstractos que constituem os Layers (Nveis) de uma rede de computadores so os protocolos. Isto , o protocolo oferece o servio de comunicao que os objectos de nveis superiores (aplicaes ou programas) usam para trocaram mensagem ou dados. Cada protocolo define dois interfaces:
Interface de Servio (Service Interface): oferece servios a outros objectos no mesmo computador que pretendem usar os seus servios de comunicao Peer Interface: oferece servios ao seu par (peer) no outro computador. Este interface define a forma e o significado de mensagem enviadas pelos pares um para o outro de modo a implemenarem o servio de comunicao.

Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos

Host 1

Host 2

Objecto de Nvel Superior

Objecto de Nvel Superior

Service Interface

Protocol Peer-to-Peer Interface

Protocol

Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos Um protocolo de comunicao um conjunto de regras e convenes necessrias para a comunicao entre computadores. Um protocolo define um servio de comunicao que disponibiliza localmente um conjunto de regras que governam a troca de mensagens entre os pares para implementar esse servio (Ver Figura acima). Representa-se o conjunto de protocolos que constituem uma rede com um Grafo de Protocolos (Protocol Graph). Os nodos do Grafo representam os protocolos e as extremidades (edges) representam a relao de dependncia.

Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos

Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos A figura ilustra o Grafo de Protocolos de um sistema hipottico cujos protocolos so:
RRP (Request/Replay Protocol) MSP (Message Stream Protocol) HHP (Host-to-Host Protocol)

Os protocolos RRP e MSP implementam dois tipos diferentes de canais Processo-para-Processo e todos dependem do protocolo HHP que providencia a conectividade host-parahost Explicao da comunicao entre os programas de acesso a ficheiros nos dois hosts:
A aplicao de ficheiro solicita ao protocolo RRP para enviar uma mensagem em seu nome; Para comunicar com o seu par o protocolo RRP ivoca os servios do protocolo HHP;
Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos


A figura ilustra o Grafo de Protocolos de um sistema hipottico cujos protocolos so:
RRP (Request/Replay Protocol) MSP (Message Stream Protocol) HHP (Host-to-Host Protocol)

Os protocolos RRP e MSP implementam dois tipos diferentes de canais Processo-para-Processo e todos dependem do protocolo HHP que providencia a conectividade host-para-host Explicao da comunicao entre os programas de acesso a ficheiros nos dois hosts:
A aplicao de ficheiro solicita ao protocolo RRP para enviar uma mensagem em seu nome; Para comunicar com o seu par o protocolo RRP invoca os servios do protocolo HHP, Que por sua vez transmite a mensagem para o seu par no host 2; Logo que a mensagem no protocolo HHP no host 2 este passa a mensagem para o protocolo RRP, Que por sua vez transmite a mensagem para o programa de ficheiros.

Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos Neste caso particular pode-se dizer que a aplicao usou os servios do Protocol Stack (Pilha de Protocolos) RRP/HHP. Deve-se notar que o termo protocolo usado em duas formas diferentes: Nalguns casos refere-se a interfaces abstractos, isto , s operaes definidas pelos servios do interface e a forma e o significado das mensagens que so transmitidas entre os pares; As vezes refere-se ao mdulo que implementa os dois interfaces. Para estabelecer uma distino entre os interfaces e os mdulos que implementam esses interfaces geralmente refere-se aos interfaces como Especificaes de Protocolos.
Data: 07 Marco 2011

Layers (Nveis) e Protocolos


As especificaes so expressas atravs de Pseudo-cdigos, diagramas de transio de estados, representaes grficas ou de imagens dos formatos de pacotes, e outras anotaes abstractas. Os programadores podem implementar os protocolos de diferentes maneiras. O desafio o de assegurar que as diferentes implementaes das mesmas especificaes podem trocar (comunicar-se) mensagens com sucesso. A dois ou mais mdulos que implementam as especificaes de protocolo com preciso diz-se que so interoperveis uns com os outros. H organizaes internacionais como a ISO (International Standards Organization) e a Internet Engineering Task Force (IETF) que estabelecem polticas para a implementao de um Grafo de Protocolo particular. Ao grupo de regras que regem ou regulam a forma e o contedo do Grafo do Protocolo chama-se Arquitectura de Rede.
Data: 07 Marco 2011

Encapsulamento e Multiplexacao Encapsulamento Conceito de Header: Estrutura de dados que contm a informao usada para controlar a comunicao entre os pares. Conceito de body ou payload Quando se adiciona o header ao payload seguindo as especificaes do protocolo diz que os dados da aplicao esto encapsulados. Multiplexao e Demultiplexao Importa aqui recordar que a ideia fundamental por detrs da comutao de pacotes a multiplexao de mltiplos fluxos de dados no mesmo link fsico. Neste caso do grafo em anlise
Data: 07 Marco 2011

Encapsulamento e Multiplexacao

Data: 07 Marco 2011

Introduo: Modelo OSI ISO (International Standards Organization): Foi a primeira organizao a definir formalmente uma maneira comum de interligar computadores. A sua arquitectura chamada Open Systems Interconnection (OSI) esta ilustrada na Figura. Arquitectura OSI: define a subdiviso das funes da rede de computadores em sete (7) camadas, onde um ou mais protocolos implementam a funcionalidade atribuda a cada camada. O Esquema mostrado na Figura acima no um grafo de protocolos, mas sim um Modelo de Referencia. A ISO juntamente com a ITU publicaram uma srie de padres chamados X Ponto (X Dot) pois os protocolos tem designaes que comeam com X como por exemplo X.25, X.400, X.500, etc. H muitas redes desenhadas e implementadas com base nestes padres ou protocolos.
Data: 07 Marco 2011

Arquitectura ou Modelo OSI

Data: 07 Marco 2011

As Camadas do Modelo OSI Numa rede consideram-se:


Programas ou aplicativos a comunicarem (Camadas 4, 5, 6, e 7) Infra-estrutura de comunicao (Camadas 1, 2 e 3);

Camada de Aplicao: Programas aplicacionais so exteriores ao Modelo OSI. Esta camada tenta apenas assegurar as condies para que os programas possam cooperar entre si.
totalmente dedicada e dependente das aplicaes a fornecer ao utilizador especifico. Inclui protocolos como FTP, que definem o modo atravs do qual aplicaes de transferncia de ficheiros interoperam.

Data: 07 Marco 2011

As Camadas do Modelo OSI

Camada de Apresentao tem em conta o problema de existirem modos diferentes de representar a informao e formatos de dados. Por exemplo saber se:
Um numero inteiro definido como de 16, 32 ou 64 bits, O bit mais significativo fica esquerda ou direita ( transmitido em primeiro lugar ou em ultimo) O Modo como os streams de vdeo so transmitidos. Efectua a converso de dados para formatos padro (Ex. ASCII), encriptao de dados, compresso de dados e tratamentos terminais.

Data: 07 Marco 2011

As Camadas do Modelo OSI Camada de Sesso: assegura a resoluo dos problemas inerentes gesto do dialogo entre processos de comunicao (processos, dependentes dos sistemas, no tanto da rede).Trata as funes necessrias a interaco relativa troca de dados entre os sistemas de informao. Por exemplo gerir stream de udio e stream de vdeo que esto sendo combinados numa aplicao de teleconferncia ou de vdeo-conferncia.
Em muitas arquitecturas no fcil separar as camadas de transporte e de sesso. A camada de transporte a primeira na qual as funes inerentes a ela inerentes envolvem apenas os servios terminais.

Data: 07 Marco 2011

10

As Camadas do Modelo OSI Camada de Transporte efectua a comutao de informao num formato que recebe da camada de sesso. Sequencia as mensagens e faz o seu endereamento at ao destino. Tem como objectivo essencial criar um ambiente de comunicaes para permitir as camadas superiores implementarem processos de comunicao (implementa o Process-to-Process Channel), troca de informao fivel, independente da rede.
Aqui a unidade de troca de dados a mensagem em vez de pacote ou frame. Por isso estas funes so independentes da rede, correm nos hosts e no nos nodos intermedirios (Switches, Routers, Gateway, etc.) Preocupa-se com a fiabilidade da transmisso. A ISO prope cinco modelos diferentes de implementao da camada de transporte.
Data: 07 Marco 2011

As Camadas do Modelo OSI


Camada de Rede: Tem inerentes as funes da rede. Encaminha a informao ao longo da rede. Em protocolos orientados a bit a trama/frame protegida por bits de paridade (o que acontece com protocolos orientados a caracteres). Nestes, na sua verso bsica, os tramas/frames so pacotes e so enumerados, o que permite distinguir por exemplo, sequencias de confirmao para pacotes diferentes. Camada Lgica tem como preocupao oferecer ao nvel fsico uma transmisso de informao estruturada e fivel (associa bits em tramas ou frames, por exemplo). Os Adaptadores de rede, Device drivers que correm o sistema operativo do nodo geralmente implementam esta camada. Nas redes locais, esta camada aparece dividida em duas subcamadas:
a Subcamada de Controlo de Acesso ao Meio Fsico, que determina quando que uma dada estao da rede pode transmitir informao; e a Subcamada de Controlo das Ligaes Lgicas, que poder lidar com aspectos como o controlo do fluxo, controlo de erros e controlo do sequncia.

Data: 07 Marco 2011

11

As Camadas do Modelo OSI Camada Fsica esta relacionado com os problemas das ligaes fsicas (cabos, conectores, sinalizao, etc.) e da transmisso de bits nos links. Esta camada pode aparecer dividida em duas subcamadas:
uma relativa a aspectos dependentes do meio fsico como, por exemplo, conectores, transmisso e recepo de sinais fsicos, e outra relativa a aspectos independentes do meio fsico como, por exemplo, codificao e descodificao de bits a transmitir/receber.

Define a forma como a representao Igica da informao - Os bits, com valor lgico e bit 1 - so transformados em smbolos fsicos - tenses ou correntes elctricas, ondas electromagnticas em cabos coaxiais, sinais pticos - que viajam no meio fsico utilizado.

Data: 07 Marco 2011

As Camadas do Modelo OSI As primeiras trs camadas lidam com a transmisso, direccionamento e transferncia de dados entre os nodos. Os protocolos nestes nveis podem englobar diferentes tecnologias e meios de transmisso (satlite, fibra ptica, e cabos coaxiais, ar, etc.) Diferentes topologias (estrela, anel, barramento, etc.) e diferentes mtodos de acesso (CSMA/CD, CSMA/CA, etc.). Estas camadas so implementadas em todos os nodos da rede que incluem geralmente hosts (PCs), Switches, Routers, Gateways, etc.

Data: 07 Marco 2011

12

Funes Principais das Camadas do Modelo OSI


Camada de Aplicao
Login e password Forma de representar informao comum Assegurar o inicio, desenvolvimento e fim das aplicaes Transferncia de ficheiros, acesso e manuteno Formas de representao padro Tratamento de mensagens Transferncia de documentos Acesso a bases de dados SVA (Videotex, e-Mail, EDI, etc.) Protocolos industriais.

Camada de Apresentao
Transferncia de dados para tipos de dados comuns (ASCII) Fornece meios para o estabelecimento e utilizao do sintaxes abstractas responsvel pela converso de dados, pela encriptao da informao e ainda pela compresso dos mesmos de forma a que os dados possam ser transferidos rapidamente; Muda a aparncia da informao que vem das camadas inferiores para as superiores de forma a que estas possam utilizar essa mesma informao;
Data: 07 Marco 2011

Funes Principais das Camadas do Modelo OSI


Camada de Sesso
Passa endereos para locais nominativos Estabelece e termina ligaes Transfere os dados Oferece mecanismos para controlo e sincronizao de dialogo entre as entidades de aplicao comunicantes Estabelecer pontos do sincronismo e de recuperao no fluxo de dados,

Camada de Transporte
Passagem de informao do inicio ate ao destino Serve para verificar se a informao foi entregue sem erros, atravs de mecanismos de deteco e recuperao de erros, controlo de fluxo e controlo de sequncia; A informao enviada dividida em segmentos que depois so agrupados novamente quando chegam ao destino e vice-versa;

Camada de Rede
Direcciona pacotes de informao Estabelece a rota mais adequada Responsvel pelo endereamento lgico e efectuar a transio de nomes lgicos para endereos fsicos. Controla o trfego de rede Reconhece prioridades
Data: 07 Marco 2011

13

Funes Principais das Camadas do Modelo OSI Camada de Ligao Lgica (Tambm chamada de Camada de Dados)
Garantir a integridade dos dados Adiciona marcas de fim e inicio de mensagens Fornece algoritmos de deteco e correco de erros responsvel pela transferncia dos dados Fornece mtodos de acesso a rede local Fornecer mecanismos locais de controlo de fluxo de informao responsvel pelo endereamento fsico (MAC) e lgico (LLC); L a informao da camada fsica e atribui-lhe uma estrutura lgica; Esta estrutura inclui informao sobre para que computador na rede a informao se destina e de onde vem a informao;

Camada de Fsica
Trata de tenses e impulsos elctricos Especifica cabos, conectores e interfaces Providencia o continuo fluxo de bits atravs do meio de transmisso
Data: 07 Marco 2011

Arquitectura IEEE 802


Estas normas especificam um modelo de trs camadas para as redes locais (LAN), estas trs camadas correspondem aproximadamente aos nveis 1 e 2 do Modelo de Referencia OSI. A figura apresenta a estrutura geral de algumas destas normas.

Data: 07 Marco 2011

14

Arquitectura da Internet A arquitectura de Internet, tambm chamada Arquitectura TCP/IP, desenvolveu-se a partir de primeira rede de comutao de pacotes chamada ARPANET.
Ambas, a Internet e a ARPANET, foram desenvolvidas pela Advanced Research Project Agency (ARPA), uma das agencias de financiamento de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos de America; As experincias da ARPANET e da Internet comearam antes do estabelecimento do Modelo OSI, portanto, influenciaram a definio do Modelo OSI;

Data: 07 Marco 2011

Objectivos da Internet: Militares, Acadmicos e Comerciais? Military objective: a network that will survive the destruction of its parts. Academic objective: a means of collaborating in research and sharing results. Prof. Mike

Result: everything is connected to everything else in a public information space. This drives convergence
Data: 07 Marco 2011

but makes no commercial sense at all !

15

Definio Da Internet
A Internet uma rede de interligao de redes, presentemente a maior rede informtica existente, interligando mquinas e redes escala planetria, fornecendo acesso a repositrios de informao e a uma enorme variedade de servios nas mais diversas reas de actividade. A 24 de Outubro de 1995, o FNC (Federal Networking Council) aprovou, por unanimidade, a seguinte resoluo sobre a definio do termo Internet: RESOLUTION: The Federal Networking Council (FNC) agrees that the following language reflects our definition of the term Internet. Internet refers to the global information system that:
i) is logically linked together by a global unique address space based on the Internet Protocol (IP) or its subsequent extentions/follows-ons; ii) is able to support communications using the Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) suite or its subsequent extentions/followons, and/or other IP-compatible protocols, and iii) provides, uses or makes accessible, either publicly or privately, high level services layered on the communications and related infrastructure described herein.
Data: 07 Marco 2011

Arquitectura da Internet
A arquitectura de Internet, tem somente quatro camadas:
1. Camada Fsica/Ligao (tambm chamada de Rede) composta por diferentes protocolos de redes locais como Ethernet, FDDI (Fiber Distributed Data Interface). Estes protocolos podem ser compostos por diversas sub-camadas;


2.

Nvel de acesso rede fsica. Este nvel contm as funcionalidades (em hardware ou software) da rede que suporta a arquitectura. Alguns protocolos de Interface com o meio fsico: Ethernet, CSMA/CD, FDDI, X.25, Token Ring, Token Bus. ARP (Address Resolution Protocol): mapeia endereos IP em endereos Ethernet (MAC Address). RARP (Reverse ARP).

Camada de Rede (Protocolo Internet) o protocolo que garante a interligao de mltiplas tecnologias de redes tornando-as numa nica rede lgica, a internetwork. Neste nvel esto alojados quatro protocolos dos quais o IP o mais importante. As funes destes protocolos esto relacionadas com a gesto das comunicaes na Internet. IP (Internet Protocol): entrega de mensagens extremo a extremo em modo datagrama. ICMP (Internet Control Message Protocol): usado para informar os equipamentos ligados rede de condies relativas aos servios IP. IGMP (Internet Group Management Protocol): protocolo de gesto de grupos Internet.

Data: 07 Marco 2011

16

Modelo OSI e Modelo TCP/IP

Data: 07 Marco 2011

Arquitectura da Internet
A arquitectura de Internet, tem somente quatro camadas:
3. Camada de Transporte (Transport Control Protocol e User Datagram Protocol - TCP e UDP): Estes protocolos oferecem dois canais lgicos alternativos para as aplicaes. O TCP oferece um canal fivel para o stream de bytes e o UDP oferece um canal no fivel para o transporte de datagramas. Na linguagem de Internet os protocolos TCP e UDP so chamados de protocolos Ponto-a-Ponto (End-to-End Protocols) Neste nvel esto alojados trs protocolos (TCP, UDP e NVP). TCP (Transmission Control Protocol): protocolo de transferncia fivel, baseado em ligaes (connection oriented). UDP (User Datagram Protocol): protocolo de transferncia no baseado em ligaes. NVP (Network Voice Protocol): protocolo para transmisso de voz digitalizada em tempo real (em desuso). 4. Camada de Aplicaes Nesta camada h um conjunto de protocolos de aplicaes como o FTP, TFTP (Trival File Transport Protocol), Telnet (Remote Login), e SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou protocolo de Correio Electrnico que garantem a interoperacionalidade de aplicaes populares. No nvel de aplicao esto contidas as aplicaes dos utilizadores e os servios fornecidos pela Internet. Os mais importantes protocolos deste nvel (por exemplo: SMTP, DNS, FTP, TELNET) sero abordados nos captulo seguintes.
Data: 07 Marco 2011

17

Grafo de Protocolos da Internet

Data: 07 Marco 2011

Grafo do Protocolo de Internet

Data: 07 Marco 2011

18

Arquitectura de Protocolos da Internet FTTP, TFTP, TELNET, SMTP, HTTP, etc.


Layer 4 Application

TCP Protocol

UDP Protocol

Layer 3 Transport

Network layer (IP Protocol)

Layer 2 Network

Physical Layer/Link Layer Protocol

Layer 1 Physical / Link

Data: 07 Marco 2011

Protocolos do Modelo TCP/IP O Protocolo IP, camada de rede, envia dados para rede sem preocupao de verificar a chegada dos respectivos datagramas. Os protocolos da camada acima, ou transporte, especificamente TCP definem a maneira para tratar datagramas perdidos ou corrompidos. Alem disto, TCP responsvel pela segurana na transmisso/chegada dos dados ao destino e tambm define todo o processo de inicio de conexo e multiplexao de mltiplos protocolos da camada de aplicao numa nica conexo, optimizando assim a conexo mltipla de aplicaes com o mesmo destino. Diz- que o TCP assegura a transmisso fivel de dados.
Data: 07 Marco 2011

19

UDP: User Datagram Protocol Existem situaes em que o dispositivo de origem no precisa da garantia de chegada dos dados no dispositivo de destino. Nestes casos, o TCP substitudo pelo UDP. Na realidade o Protocolo UDP empacota os dados e os envia para a camada inferior (rede 3) para que o protocolo IP possa dar prosseguimento ao envio dos dados. Estes pacotes, segmentos, apesar de serem enumerados antes de serem enviados, no sofrem nenhuma verificao de chegada ao destino.

Data: 07 Marco 2011

O Protocolo IP Internet Protocol

O Protocolo IP definido na camada 3 do modelo OSI Esta camada responsvel pelo endereamento dos pacotes de informao dos dispositivos origem e destino e possvel roteamento entre as respectivas redes, se diferentes. Este roteamento executado atravs do IP. Este protocolo, usando a parte rede do endereo ou identificador de rede, pode definir a melhor rota atravs de uma tabela de roteamento mantida e actualizada pelos routers. Este protocolo recebe os dados da camada superior (transporte) na forma de segmentos. Ocorre ento o processo de fragmentao e os conjuntos de dados passam a se chamar datagramas. Estes datagramas so ento codificados para envio a camada inferior (fsica) para encaminhamentono meio fsico.
Data: 07 Marco 2011

20

O Protocolo ICMP: Internet Control Management Protocol

O ICMP um protocolo de mensagens de controlo usado para informar outros dispositivos de importantes situaes, como por exemplo:
Fluxo de mensagens maior que a capacidade de processamento de um dispositivo; Parmetro Time To Live TTL; e Mensagens de redireccionamento.

Uma aplicao tpica deste protocolo o PING, muito utilizado para determinar se um determinado dispositivo esta activo numa rede, j que esta aplicao testa o sistema de transporte TCP/IP.

Data: 07 Marco 2011

Protocolo ARP: Address Resolution Protocol Na realidade, a troca de dados entre dispositivos IP efectuada atravs do endereo MAC Media Access Control, ou endereo Ethernet ou ainda endereo fsico. De maneira bem simplificada, podemos considerar o protocolo ARP como sendo um broadcast no segmento de rede perguntando qual o endereo MAC do dispositivo que tem um certo IP. O ARP s usado para manter a tabela IP/MAC de cada dispositivo actualizada.

Data: 07 Marco 2011

21

FTP: File Transfer Protocol O FTP tem como principal funo a transferncia de ficheiros entre dispositivos nos formatos ASCII e o Binrio. uma aplicao do tipo cliente/servidor e numa situao tpica, a aplicao cliente FTP utiliza o protocolo TCP para estabelecer uma ligao com o servidor remoto. Os servidores podem disponibilizar reas s de leitura para download de ficheiros compartilhveis ou leitura/escrita para reas pblicas sem restrio. Normalmente esses servidores pedem login para acesso a reas restritas.

Data: 07 Marco 2011

HTTP e SMTP HTTP significa HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Hipertexto) e um protocolo da camada de Aplicao do modelo OSI utilizado para transferncia de dados na World Wide Web (WWW). Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) o padro de facto para envio de e-mail atravs da Internet. O Post Office Protocol (POP3) um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrnico. O POP3 est definido no RFC 1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrnico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. A, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apag-las, responder-lhes, armazena-las, etc.

Data: 07 Marco 2011

22

Simple Network Management Protocol SNMP

Este protocolo utiliza UDP para fazer gesto de equipamentos, sendo o protocolo base de todas as principais plataformas de gesto, CiscoWorks CISCO, HPOpenView HP, Transcend 3COM entre outras. A primeira verso possua muitas falhas relativas a segurana, apesar disso, a sua utilizao cresceu a ponto de se tornar o protocolo padro das principais plataformas. O funcionamento das aplicaes est vinculado ao envio/recebimento peridico de mensagens.

Data: 07 Marco 2011

Consideraes Finais Para perceber a diferena entre um Protocolo da Camada de Aplicao e uma Aplicao basta pensar na diferena entre browsers do World Wide Web (WWW) disponveis como o Mosaic, Netscape, Internet Explorer, Mozilla Firefox. A razo porque se pode usar um destes programas para aceder a Internet porque todos esto em conformidade com o Protocolo da Camada de Aplicao HTTP (Hyper Text Transport Protocol). Caractersticas especiais da Arquitectura da Internet.
No tem camadas rgidas, isto , a aplicao pode fazer o by-pass de protocolos de transporte e usar o protocolo IP por exemplo. A filosofia da arquitectura e central, isto , o Protocolo IP serve como base central da arquitectura. Ele que define o mtodo comum de troca de pacotes entre uma grande variedade de redes. Para propor um novo protocolo como parte da arquitectura, deve-se apresentar a especificao do protocolo e uma ou duas formas de implementao desse protocolo. Esta a filosofia da IETF (Internet Engineering Task Force) que gere a Internet.

Data: 07 Marco 2011

23

Consideraes Finais Commercial objective: create private, manageable, distributed spaces with channels to global markets. Prof. Mike

Result: A new set of challenges for security and integration in an enterprise solution architecture.

So what has been happening in the Public Sector and Private Sector (Enterprises)?
Data: 07 Marco 2011

Exemplos: Web services Acesso a servios internos atravs da Internet


Companhia A (Provedora) Companhia B (Cliente)

Web service

Wide Area Network (Internet)

Web service

Client

middleware

middleware

internal service

internal service

internal service

internal service

Prof. Boi Faultings, EPFL, Lausanne, Switzerland


Data: 07 Marco 2011

24

Consideraes Finais: Tecnologias de Servios Web


SOAP (Simple Object Access Protocol): Comunicar atravs de HTML WSDL (Web Service Description Language): Para gerar interfaces UDDI (Universal Description, Discovery and Integration): Para indexar servios numa directoria

Prof. Boi Faultings, EPFL, Lausanne, Switzerland


Data: 07 Marco 2011

Consideraes Finais: Tecnologias de Servios Web


WSDL of service provider
WSDL compiler (client side)
<operation name="orderGoods"> <input message = "OrderMsg"/> </operation>

WSDL compiler (server side)

service requestor application object stub (client)

service provider application object skeleton (service provider)

SOAP-based middleware

SOAP messages
exchanged on top of HTTP, SMTP, or other transport protocols

SOAP-based middleware

SOAP messages Converts procedure calls look for services) (to to/from XML messages sent throught HTTP or other protocols

SOAP messages (to publish service description) SOAP-based middleware

UDDI
registry service descriptions

Prof. Boi Faultings, EPFL, Lausanne, Switzerland

Data: 07 Marco 2011

25

Consideraes Finais: Vantagens de Servios Web

Facilidade de integrao de Sistema de Informao:


Adicionar o interface SOAP Gerar a descrio WDSL Publicar na directoria UDDI

=> O servio passa a estar disponvel a outros na rede

Prof. Boi Faultings, EPFL, Lausanne, Switzerland


Data: 07 Marco 2011

End Lourino Chemane Contact: chemane@infopol.gov.mz

Data: 07 Marco 2011

26

You might also like