You are on page 1of 10

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

ALBERT SHAOLIN SILVA BRASIL 2011

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

Por volta do ano 500 a.C. foi escrito por Sun Tzu o mais antigo e importante tratado estratgico militar da histria. A Arte da Guerra foi um ato visionrio, inspirado no general pela evoluo das estratgias militares da poca. Ele o escreveu baseado em suas incurses de sucesso e experincias, que por sua vez foram inspiradas pelas prticas usuais em mais de 800 anos de guerras. A Arte da Guerra foi escrito com o intuito de que qualquer governante pudesse aplicar seus princpios estratgicos na busca da vitria. Aps inmeras aplicaes com sucesso do tratado, ele atravessou os sculos e se tornou uma referncia mundial em termos de estratgia, inclusive em reas distintas das militares, tais como empresariais, mercadolgicas, interpessoais e culturais, inclusive em reas ainda no existentes durante a sua escrita, como os jogos eletrnicos. Os jogos eletrnicos, mais especificamente os jogos de luta competitivos, antes de ser-

em diverso, espcie do gnero luta, passatempo, prazer, desenvolvimento da concentrao ou forma de socializao, so essencialmente estratgia. Estratgia na sua forma mais simples e pura. Mais nua e crua. Estratgia levada s ltimas consequncias, onde as decises, posturas, estudo do oponente e riscos so identificados, entendidos, planejados, contornados e executados em milsimos de segundos. Sem nenhum conselheiro junto s tomadas de decises, sem nenhum estudo de golpes e contragolpes podendo ser consultado. Somente voc, sua experincia e sua inteligncia, empregados no objetivo de conquistar a vitria. Por isso a existncia deste artigo. A estratgia elevada aos mais altos nveis deve ser tambm estudada e trabalhada levando-se em conta o melhor de todos os tratados estratgicos. A Arte da Guerra sob a viso dos jogos de luta competitivos, aplicvel em qualquer jogo, para qualquer personagem, independente do seu nvel, para todos que queiram, baseado em prticas de eficcia comprovada, aprimorar e evoluir suas tcnicas.

www.portalversus.com.br

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

Comece pelo comeo. Se voc est iniciando em um jogo ou em um perso nagem agora, seja cauteloso ao tentar aplicar as suas estratgias e tcnicas de ou tros jogos. Jogos e personagens diferentes possuem cada um as suas particularidades e mecnicas. Foque-se no bsico, estude os fundamentos at que os conhea a ponto de domin-los e aplic-los automaticamente. Busque a evoluo gradativa. Saiba avaliar o seu nvel de experincia e identificar o quo fundo voc dever ir neste ponto. Saiba identificar o que da sua experincia pode ser usado e o que deve ser esquecido. Voc no precisa fingir que no sabe soltar um hadouken. Mas uma tcnica herdada sendo aplicada de forma inadequada pode fazer com que voc caia num ciclo de derrotas que te travar e no te deixar enxergar formas de evoluir o seu jogo.

Desapegue-se da idia de que determinada estratgia ou personagem desleal. Qualquer um livre para usar qualquer estratgia ou personagem, at mesmo os desleais. Se o oponente desconhece os fundamentos necessrios ao combate, demonstrando estar despreparado, e se deixa vencer facilmente por uma sequncia de rasteiras fracas

www.portalversus.com.br

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

seguidas por um agarro, sem conseguir reagir, em que momento isso tornou a sua estratgia desleal ou digna dos fracos? No assumir que a sua forma de jogar falha, e jogar a culpa pela derrota em seu oponente vai muito alm de ser fraco. inconscientemente assumir para si prprio que ser eternamente um perdedor.

Existem momentos em uma luta onde se deve lutar e momentos onde se deve aparentemente no lutar. No adianta sucessivos ataques contra um oponente jogando completamente fechado, pois provavelmente a estratgia dele essa mesma. Ele quer atra-lo e for-lo a se expor, fazendo com que voc tente um ataque mais agressivo que v quebrar a sua defesa. E em um desses ataques voc quem provavelmente ir abrir sua defesa e ceder a derrota ao oponente. O aparentemente no lutar se distanciar do seu oponente para ter tempo de raciocinar e encontrar uma forma de tir-lo do seu jogo fechado, fazendo com que ele se exponha, ao invs de voc. Exemplos de no lutar seria se distanciar totalmente do seu oponente e sobrecarreg-lo de magias, fazendo com que em uma ou outra situao ele tenha de defend-las, e assim ir diminuindo sua energia. Ou ento executar sucessivos golpes especiais de curto alcance, induzindo seu oponente a acreditar que poder acert-lo no espao de tempo entre um golpe e outro. Em ambas as situaes ele ter de se expor em busca da vitria, onde s ento ser a hora de voc lutar. Seja como a ave de rapina, que s ataca no momento preciso.

www.portalversus.com.br

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

Esta estratgia de forma alguma est sugerindo que voc lute somente defensivamente. Mas voc deve se colocar fora da possibilidade de derrota em um combate, esperando que o inimigo exponha suas vulnerabilidades. A garantia de no ser derrotado est em suas mos, mas a oportunidade de derrotar o oponente s dada por ele mesmo. Voc deve aprender a lutar sem errar, e a lutar nos erros do oponente. Ao atacar, obrigatoriamente voc estar abrindo sua guarda para ser atacado. E como j falado, existe o momento certo de lutar e o de no lutar. Por isso voc deve se preocupar em manter a defesa firme e segura quando necessrio, sem se preocupar em contra-atacar todo ataque que sofrer. Voc deve aprender a esperar e criar as condies apropriadas para a vitria. Quando conseguir fazer isso, no s sair vitorioso, como conseguir isso com facilidade.

Aps ter criado e identificado o momento certo de lutar, s resta o ataque. O inimigo

deve ser atacado sem piedade, usando suas tcnicas mais brutais e eficazes. Ao agir assim contra o seu oponente, ele saber que errar contra voc algo extremamente prejudicial para ele, e que ele precisa fazer de tudo para no errar. Porm, a sua tenso pelo medo de cometer erros j ser o suficiente para que os erros venham naturalmente, te dando abertura para outros ataques. Jamais pense duas vezes nas oportunidades de ataque ou tenha compaixo do seu oponente, pois caso voc a tenha, ele passar a subestim-lo e a desrespeit-lo. Ele ter a

www.portalversus.com.br

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

confiana necessria para buscar a vitria e passar a lutar com mais fervor, utilizando-se de ataques mais ousados e de maior dano, j que voc demonstrou que ele no ser to punido caso erre. Tudo isso estimulado por voc mesmo.

Ao encurralar um inimigo, saiba escolher bem os ataques e a manter uma distncia que te possibilite continu-los, mas que ao mesmo tempo possibilite ao oponente alguma manobra evasiva (que provavelmente o expor ainda mais), sem que comprometa a sua segurana. Ao ser encurralado e ininterruptamente atacado, o oponente provavelmente pensar que sua nica sada ser um contra-ataque executado no desespero. Atitudes desesperadas geralmente trazem grandes consequncias. Neste caso, as consequncias podem ser para o prprio oponente ou para voc, sofrendo um golpe inesperado e se expondo a uma sequncia que te levar derrota.

Nem todos os oponentes sero verdadeiramente leais ou agiro com civilidade. Voc deve estar preparado para enfrentar este tipo de inimigo. Insultos, provocaes, arrogncia e desrespeito devem ser desconsiderados e jamais influenci-lo no seu estado emocional durante o combate. Atitudes dessas por parte do oponente nada mais so do que uma tentativa dele camuflar as suas prprias deficincias no jogo, ou descontar em voc suas frustraes

www.portalversus.com.br

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

pessoais e fracassos de outros combates. Por mais que o oponente queira demonstrar o contrrio, ele um perdedor nato, mesmo vencendo.

Voc dever conhecer o seu oponente. Caso no o faa, muito provavelmente ser derrotado, a no ser que ele possua um nvel de experincia abaixo do seu. Estude as estratgias do seu oponente, saiba como defend-las e tambm como execut-las. Se conseguir criar as condies apropriadas ao ataque antes dele, use as estratgias que ele usaria contra voc. Ao mostrar para ele que voc conhece o seu jogo, o forar a buscar alternativas, com chances de serem menos eficazes que as que ele costuma usar. Assim voc estar criando outras condies para si mesmo. Estude o seu oponente com inteligncia. Observe-o em combate real, no seja seduzido por armadilhas criadas no intuito de camuflar suas tcnicas reais.

Saiba identificar qual ou quais estratgias o seu oponente est usando no combate.

Independente do nvel dele, e por mais que o tenha estudado, ele poder usar algum tipo de estratgia desconhecida. No se precipite, repouse na defesa e tente identificar a estratgia dele. Espere o momento certo de lutar, e seja rpido nas oportunidades que tiver.

www.portalversus.com.br

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

No adianta voc achar que pegar um guia de golpes na internet te far o novo campeo mundial. No adianta voc achar que simplesmente treinar vrias horas por dia te far ser o melhor. Voc dever buscar os fundamentos e mecnicas do jogo, do seu personagem e tambm dos seus oponentes. Voc dever buscar todo tipo de informao e aprofundamento que for necessrio, sejam em textos, vdeos, conversas com amigos, treinos mentais, participaes em campeonatos ou frequentando sites especializados. Voc dever buscar o conhecimento onde for necessrio. Mas tudo isso dever ser feito de forma consciente e objetiva. Combata os mais fortes e faa uso de suas melhores estratgias para refinar e aprimorar as suas. No seduza-se pelos momentos de vitria, foque-se tambm nas derrotas. Elas te ensinaro muito mais do que as vitrias. Aprenda a perder, mas a perder aplicando tudo o que estudou e mentalizou. Mas acima de tudo, foque-se primordialmente no aprendizado. Independente de perder ou ganhar, lute para se aprimorar. No lute por ningum ou para provar nada para ningum. Lute por si mesmo, para vencer a si prprio. Tenha a humildade de reconhecer suas falhas e as trabalhe. Persevere, se discipline e tenha vivo em voc o seu objetivo. Caia 7 vezes e levante-se 8.

www.portalversus.com.br

A ARTE DA GUERRA NOS JOGOS DE LUTA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: TZU,Sun. A Arte da Guerra: Os 13 Captulos Originais. Traduzido e adaptado no Brasil por Nikko Bushid. Brasil: Jardins dos Livros, 2006.

www.portalversus.com.br

O MAIOR PORTAL SOBRE JOGOS DE LUTA DO BRASIL

You might also like