You are on page 1of 4

Nas Ultimas dcadas varias tem sido as transformaes e descobertas relacionadas a fisiologia e farmacocintica dos anestsicos sobre o corpo

humano, isso porque, o corpo humano uma estrutura complexa que est em constante desenvolvimento, proporcionando muitas vezes reaes que no so esperadas como fator de resposta positivo. Podendo os motivos dessas reaes estarem altamente relacionados com mais de um sistema funcional do corpo humano, levando ainda em considerao a abrangncia do grupo de pessoas selecionados s quais aplicaremos o uso dos anestsicos. A seguir Discorreremos sobre o uso dos anestsicos locais em Pacientes do Sexo Feminino em Perodo de Gestao, Para Tal Preciso levar em conta todas as alteraes que esse tipo de paciente pode vir a sofrer durante o perodo de gestao, pois, como j foi dito anteriormente as condies sistmicas de determinados rgos do corpo humano em conjunto, alteram a fisiologia do anestsico durante qualquer procedimento, Sendo ento de suma importncia que o cirurgio dentista tenha o conhecimento das condies de sade da gestante para poder realizar um bom planejamento clinico para a paciente.

Fisiologia circulatria Durante a gestao a mulher experimenta um ganho de peso varivel entre 9 e 14 kg, sendo 75% de todo esse aumento est relacionado a gua, que est presente em maior concentrao no compartimento extracelular. Paralelamente ligada ao aumento de gua, ocorre a diminuio da concentrao de algumas sustncias como a albumina, ocorre tambm o aumento da atividade do sistema heptico e por consequente o aumento da filtrao glomerular renal, fatores esses que juntamente com outros iro determinar alteraes na farmacocintica dos agentes venosos, como por exemplo o prolongamento do tempo de eliminao da bupivacana do corpo Humano. Fisiologia Respiratria No aparelho respiratrio ocorrem algumas mudanas tanto fsicas como fisiolgicas, pois, a gestante apresenta elevao do diafragma e aumento dos dimetros da caixa torcica. Ocorrendo por consequente uma diminuio mnima na frequncia da capacidade inspiratria e expiratria em relao paciente no-grvida. No Gestantes 18-20 RPM Gestantes 17-19 RPM Fisiologia Cardiovascular Desde as primeiras semanas do perodo gestacional o sistema cardiovascular comea a sofrer as primeiras modificaes, como o aumento do dbito cardaco o que gera por consequente o aumento da frequncia cardaca.

Ao Longo da gestao comum perceber alteraes nos valores das presses arterial sistlica e diastlica, algo que tambm podemos dizer que est intimamente relacionado com o ganho gradual do volume de gua presente na massa corporal, sendo necessrio que antes de realizar todo e qualquer procedimento ambulatorial ou hospitalar, o cirurgio dentista realize a aferio da presso arterial, sempre que possvel ter em mos exames recentes das condies funcionais do corao fornecidos por um mdico cardiologista. Fisiologia Renal Como ocorre o aumento do fluxo sanguneo, por consequente a funo renal e a filtrao glomerular aumentam em muitos casos quase que automaticamente como uma forma de resposta em proporcionar melhores condies de funcionalidade aos outros sistemas do corpo humano. Esse aumento do fluxo renal resulta tambm no aumento da presena de progesterona, que ocasiona na dilatao dos clices renais e ureteres, que juntamente com as condies anatmicas do tero aumentado contra a pelve onde se localiza a bexiga, resultam na sensao de bexiga cheia para a gestante. Fisiologia Heptica No Se percebe muitas alteraes quanto s funes hepticas da paciente gestante saudvel em relao ao metabolismo de determinados anestsicos, mas vale ressaltar que diante do comprometimento sistmico de outros rgos varias alteraes podem ser percebidas como deficincia significativa na capacidade de metabolismo, produo de determinadas enzimas e armazenamento de glicose. Patologias adversas como Hepatites, Neoplasias e Cirroses quando presentes influenciam altamente no metabolismo das substancias anestsicas, visto que as hepatopatias resultam na modificao sistmica e muitas vezes afetam at a parte estrutural do fgado.

Anestsicos Locais Em Gestantes Como j foi dito, ao tratar a paciente gestante devemos levar em conta que no existe somente uma, mas, duas pessoas sobre a responsabilidade do cirurgio, tornando assim obrigatoriamente o cirurgio dentista a realizar um bom planejamento quanto tcnica e o tipo de soluo anestsica a ser utilizada. Hoje em dia temos dois grandes grupos anestsicos utilizados na rea odontolgica, estes esto classificados em steres e Amida. Basicamente a diferena entre eles est relacionada ao local onde so metabolizados pelo organismo, onde os steres so metabolizados nas fibras nervosas prximas a regio de aplicao do anestsico. J os do grupo amida so bio-transformados no fgado. Porm o uso dos anestsicos do grupo steres tem sido pouco difundido nas ultimas dcadas, por ocasionar em muitos casos alergias aos pacientes que fazem seu uso, devido a sua prpria composio qumica.

Um grande paradigma para a odontologia saber at onde podemos atuar para proporcionar melhores condies de sade oral para a paciente sem proporcionar riscos ao feto que muitas vezes ainda est em seus primeiros meses de formao, ainda existem muitas duvidas quanto ao nvel de risco que cada procedimento pode vir a expor diretamente me e feto, devido fisiologia desse tipo de publico estar sofrendo constantes variaes. Existe uma contra indicao relativa para o uso de frmacos que possuam em sua composio vasoconstritores a base de catecolaminas, devido estar altamente relacionado com a elevao da presso arterial. Nestes casos costuma-se utilizar anestsicos sem vasoconstritores como a MEPIVACANA. O uso de anestsicos contendo a FELIPRESSINA associados PRILOCAINA mostram efeitos relativamente baixos sobre a parede dos vasos sanguneos, que por consequente poderia ocasionar uma elevao da presso arterial, mas seu efeito est diretamente relacionado com os receptores encontrados na parede da musculatura lisa uterina o que pode vir a ocasionar em um aborto espontneo, isto se o mesmo for utilizado em grandes doses. Recentes estudos realizados com pacientes em consultrios odontolgicos minutos antes do atendimento ainda na sala de espera demonstra um aumento considervel de hormnios endgenos do tipo catecolamina como: Noradrenalina, Adrenalina e Efedrina, Devido a ansiedade da espera por um tratamento que muitas vezes poder gerar dor ao paciente, Ao fim do estudo conclui-se que os nveis de hormnios endgenos so muito mais agressivos ao paciente do que os exgenos contidos dentro da composio anestsica do tubete. Portanto nem sempre o uso de anestsicos com vasoconstritores est altamente contra-indicado para paciente com problemas de hipertenso ou cardiopatas, faz-se necessrio antes de qualquer procedimento uma boa anamnese e um planejamento detalhado da tcnica e do tipo de anestsico a ser utilizado. A FDA considera que um dos melhores anestsicos a serem utilizados para a paciente gestante a lidocana 2% com adrenalina ( alphacaine ), outro anestsico que pode ser utilizado com uma margem de segurana maior a articana com adrenalina na proporo de 1;100.000 pois possui uma boa lipossolubidade e baixa toxicidade sistmica podendo ser administrada em concentraes superiores aos outros anestsicos alem de possuir uma boa infiltrao no tecido sseo. Porm como margem de segurana devemos utilizar no mximo dois tubetes de anestsico por sesso de atendimento. Ao realizar a anamnese devemos questionar o uso de frmacos depressores do sistema nervoso central, pois, sua interao combinada com determinados tipos de anestsicos podem ocasionar em uma reao onde se potencializa a ao direta dos frmacos depressores do sistema nervoso central. Concluso
O tratamento eletivo pode ser adiado facilmente para est paciente at depois do

parto, no entanto a emergncia ou urgncia no. A paciente grvida que apresenta dor dental pode utilizar o anestsico local, desde que o benefcio supere o risco, para eliminar a fonte de dor, para realizao de procedimentos odontolgicos mais urgentes, como drenagem cirrgica, remoo de cries e polpa infectada.

You might also like