You are on page 1of 7

ATIVIDADE TERICO-PRTICA

CIRCUITO 9

DIREITO AMBIENTAL

Atividade Terico-Prtica
Caro(a) aluno(a), Esta atividade dever ser desenvolvida em grupo, ao longo da disciplina, sob a assistncia e orientao do(a) tutor(a), no ambiente de tutoria, quando os contedos apresentados nas aulas devero ser aprofundados e debatidos, podendo utilizar, contudo, uma carga horria complementar de estudos individuais. de carter obrigatrio e tem o objetivo de auxiliar na consolidao, aplicao e socializao dos conhecimentos progressivamente construdos. Acreditamos no seu envolvimento e dedicao sua realizao e conamos no seu sucesso. Bom trabalho!

APRESENTAO
Com o agravamento dos problemas ambientais em escala global e local, surge a necessidade de regulamentao e regulao mais efetiva das condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente. Neste contexto, o Direito Ambiental aparece como um novo ramo do Direito, estruturado de forma interdisciplinar, por isso precisa dos conhecimentos das diversas cincias como a Biologia. Para o prossional contemporneo, sobretudo o da Biologia, importante compreender o ordenamento jurdico ambiental brasileiro, pois sua atividade est intimamente ligada proteo e conservao da biodiversidade, objeto do Direito Ambiental. Desta forma, este novo licenciado em Biologia estar contextualizado e, consequentemente, melhor preparado para exercer a sua funo scio-ambiental e docente. Visando estabelecer uma relao teoria-prtica, estimular a capacidade de pesquisa e construir novos conhecimentos a serem utilizados em futuras atividades docentes, alm de oferecer um recurso metodolgico compatvel com as demandas do prossional da Licenciatura em Biologia, nesta atividade, voc ter a oportunidade de consolidar o saber terico com a prtica, pois ir: analisar um caso para ensino; e construir coletivamente um levantamento das condies scio ambientais de sua cidade, por meio do conhecimento da forma como a sociedade local trata os resduos domiciliares, hospitalares e industriais e dos impactos causados por eles.

ETAPA 1
Caso para Ensino sobre o lixo lanado no mar e suas consequncias para a vida marinha e para a sade humana (Valor: 10,0) Parece que ns no sabemos mesmo onde enar essa sujeira toda que ns produzimos! Lembrome bem de quando aquele avio da Air France caiu no litoral brasileiro e acharam uma quantidade sem igual de tranqueiras no mar, coisas de vrias partes do mundo e do Brasil. No oceano pacco a coisa tambm anda bem feia... (GUIA ECOLGICO, 2010).

Atividade Terico-Prtica | Direito Ambiental

Mancha de lixo pe em risco a fauna no Pacco Um volume de lixo plstico com duas vezes o tamanho dos Estados Unidos - e cerca de 100 milhes de toneladas - est utuando no Oceano Pacco, colocando em risco a fauna marinha. A revelao foi feita por cientistas americanos. Apelidado de sopa de plstico, o lixo composto em grande parte dos chamados material PET, muito usado na fabricao de garrafas. Translcida, a DISPONVEL EM: HTTP://WWW.BOUTEILLESALAMER. mancha utua rente linha das guas, e por isso, ORG/?PAGE_ID=8%1F=PT imperceptvel aos satlites. Os pesquisadores descrevem que os detritos esto agrupados numa espcie de redemoinho que comea a cerca de 900 quilmetros da costa da Califrnia (EUA). A sopa passa pelo Hava, e se estende at quase o Japo. Dois fatores contribuem para formao do problema: a ao humana e a prpria natureza. Segundo os pesquisadores, um quinto dos resduos jogado de navios ou plataformas petrolferas, o restante vem da terra. No mar, o lixo utuante agrupado por inuncia das correntes martimas e ca vagando dos dois lados do arquiplago havaiano. Observe a imagem abaixo. Habitat marinho - Segundo o oceangrafo David Karl, da Universidade do Hava, necessrio fazer mais estudos para se determinar com exatido o tamanho e a origem da sopa de plstico. O professor pretende coordenar uma expedio para estudar o problema ainda este ano, pois acredita que o lixo utuante j formou um novo habitat marinho. De acordo com o Programa Ambiental das Naes Unidas, detritos de plstico constituem 90% de todo o lixo utuante nos oceanos. O Programa DISPONVEL EM: HTTP://WWW.APOLO11.COM/ estima que 46.000 peas de plstico utuante pro- MEIO_AMBIENTE.PHP?POSIC=DAT_20090609-104202.INC vocam a morte de mais de um milho de aves e de outros 100.000 mamferos marinhos por ano. Seringas, isqueiros e escovas j foram encontrados nos estmagos de animais marinhos mortos.
DISPONVEL EM: HTTP://PLANETASUSTENTAVEL.ABRIL.COM.BR/NOTICIA/AMBIENTE/CONTEUDO_269410.SHTML

CASO PARA ENSINO Ilha de lixo no Pacco Por IG Educao O meio ambiente marinho composto por mares, oceanos e complexos de zonas costeiras alm de nos oferecer a possibilidade de um desenvolvimento sustentvel, um componente essencial para a existncia da vida na terra. Mas, segundo informaes, esse mundo to cheio de vida e de surpresas,

FTC EAD | BIOLOGIA

corre perigo. o que revelou o capito norte-americano Charles Moore, aps uma viagem realizada entre as costas da Califrnia e do Hava. Moore identicou na regio uma verdadeira ilha, formada por um amontoado de detritos (compostos por 90% de plsticos acumulados durante mais de uma dcada) que tem comprometido a vida marinha e a humana. Nomeada por ele como Lixo do Pacco, o local consegue ser maior do que os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, So Paulo e Gois juntos. O capito revelou que neste aglomerado de toneladas de plsticos, animais e plncton alimentos e lixo coabitam e se misturam, formando um verdadeiro cenrio de poluio. A conseqncia disso a morte de inmeros animais, casos de anomalia biolgica, mariscos se alojando em pequenas caixas de plsticos e guas-vivas enroladas em os de nylon, tartaruga com a carapaa deformada por ter cado presa a um anel de plstico quando era jovem. Muitos animais confundem resduos plsticos com seu alimento natural, sua ingesto pode causar o bloqueio do trato digestivo e/ou sensao de inanio, matando ou causando srios problemas sobrevivncia do animal. A gua-viva e outros animais que se alimentam por ltragem, freqentemente consomem lixo utuante ou cam presos nele. Veja a fotograa ao lado.
DISPONVEL EM:: HTTP://GUIAECOLOGICO.WORDPRESS.COM/2009/09/08/LIXO-LIXO-LIXO-LIXO-LIXO/

DISPONVEL EM: WWW.PORUMMUNDOMELHOR.BLOGS.SAPO.PT/44500.HTML

Para auxili-los na resoluo do caso acima, voc dever, em equipe, analisar o fato com base nas situaes expostas e de acordo com a legislao ambiental, elaborar um texto dissertativo respondendo aos questionamentos a seguir: - Qual a ideia central do estudo de caso? - Se este fato ocorresse no mar territorial brasileiro, poderamos enquadr-lo em que lei? Que dispositivos da referida lei foram infringidos? - Quais os possveis impactos causados no meio ambiente e na sade humana? - Que medidas mitigadoras poderiam ser tomadas? - Que solues inovadoras poderiam ser apresentadas? Na pontuao da etapa, sero considerados os seguintes critrios: Raciocnio lgico; Conhecimento da legislao ambiental e associao; Coerncia e interpretao; Criatividade e apresentao de conhecimentos novos.

Atividade Terico-Prtica | Direito Ambiental

ETAPA 2
Levantamento dos impactos ambientais gerados pelos resduos (domiciliares, hospitalares e industriais) e suas consequncias diretas na sade humana (Valor: 10,0) A sociedade brasileira ainda convive com a cultura perdulria, e considerado uma conduta normal lanar resduos de qualquer tipo em locais pblicos, principalmente nas cidades menores, localizadas prximas a reas naturais. Esses hbitos incivilizados, certamente provocam inmeras consequncias para os ecossistemas e para ns. Quem nunca jogou lixo domstico em local inadequado? Quem nunca presenciou algum lanando resduos hospitalares em reas inapropriadas? Quem nunca viu um impacto ambiental provocado pelo lanamento de resduo industrial? O lanamento de resduos de qualquer tipo em locais inapropriados pode provocar consequncias graves para a sade humana. A histria tem conrmado essa premissa, como pode ser observado no caso ocorrido em Goinia (GO) com o Csio 137, em que a radiao gerou prejuzos incalculveis sade de seus habitantes. Buscando desenvolver a sua capacidade de pesquisa e observao sobre os fatos considerados impactos ambientais gerados pelos resduos domiciliares, hospitalares e industriais. Nesta etapa, voc dever, em equipe, construir um formulrio de levantamento de dados e promover a coleta de dados, atravs de uma Sada de Campo, identicando condutas que so consideradas impactos ambientais gerados pelos resduos domiciliares, hospitalares e industriais em seu municpio e suas consequncias diretas na sade humana, enquadrar na legislao ambiental, os impactos ambientais provocados pelos resduos, sistematizar os dados coletados, e, Elaborar o Relatrio. Para tanto, alm dos horrios reservados aos estudos individuais, voc poder dispor do tempo planejado para a tutoria. Esta Etapa ser desenvolvida em quatro momentos, descritos detalhadamente a seguir. 1 momento: Construo do Formulrio 1. Em equipe, promova a diviso do trabalho, utilizando os seguintes indicadores: distribuio geogrca do municpio (norte, sul, leste, oeste); ou distribuio dos ecossistemas (terrestre, lacustre, uvial, marinho) etc; 2. Elabore coletivamente um Formulrio, para facilitar o levantamento dos dados referentes aos resduos domiciliares, hospitalares e industriais no seu municpio e suas consequncias diretas na sade humana. Entre no FRUM da disciplina e obtenha o Modelo de Formulrio disponibilizado Frum do AVA, como sugesto. 2 momento: Sada de Campo 1. Em equipe, organize uma Sada de Campo para a coleta dos dados, registrando os possveis impactos ambientais gerados pelos resduos domiciliares, hospitalares e industriais em seu municpio e suas conseqncias diretas na sade humana, por meio de fotograas; 2. Esquematize os resultados no formulrio, selecionando as informaes importantes que devero fazer parte da sua construo coletiva; 3. Faa, coletivamente, um Relato Resumido dos possveis impactos, anexe s principais fotograas e poste-o no FRUM da disciplina para discusso, elaborando o seguinte questionamento: No seu municpio tambm ocorre(m) esse(s) impacto(s) ambiental(is)? Comente; 4. Escolha um dos Relatos de um dos municpios postados no FRUM, exclusive o do seu grupo, e apresente um comentrio para discusso, elaborando o seguinte questionamento: Quais as consequncias desses impactos para a sade humana?

FTC EAD | BIOLOGIA

3 momento: Enquadramento na legislao ambiental, dos impactos ambientais provocados por resduos domiciliares, hospitalares e industriais 1. Em equipe, retome os resultados obtidos a partir dos levantamentos e reexes realizados nos momentos anteriores; 2. De posse da Lei de Crimes Ambientais, enquadre os impactos ambientais provocados por resduos domiciliares, hospitalares e industriais e suas conseqncias para os ecossistemas e para a sade humana; 3. Promova uma anlise sobre as condutas delituosas cometidas, as penalidades para os infratores, e, demonstre que direitos da populao esto sendo violados; 4. Faa, coletivamente, um Relato Resumido das condutas delituosas cometidas, das penalidades para os infratores, e, demonstre que direitos da populao esto sendo violados; 5. Poste o Relato Resumido no FRUM da disciplina para discusso, elaborando o seguinte questionamento: No seu municpio tambm ocorre(m) essa(s) conduta(s) delituosa(s)? Comente; 6. Escolha um dos Relatos de um dos municpios postados no FRUM, exclusive o do seu grupo, e apresente um comentrio para discusso, elaborando o seguinte questionamento: Que medidas poderiam prevenir ou coibir essas condutas delituosas? 4 momento: Sistematizao dos Dados e Elaborao do Relatrio 1. Em equipe, elabore a sistematizao dos dados coletados por todos os componentes, por meio de um Relatrio, seguindo a estrutura disponvel no FRUM da disciplina; 2. Na data determinada, entregue o trabalho digitado segundo as normas da ABNT. Na pontuao da etapa, sero considerados os seguintes critrios: Pontualidade na entrega; Organizao e cumprimento dos itens solicitados; Coerncia (habilidade para expressar e organizar as ideias); Poder de argumentao (as concluses resultam das observaes, das pesquisas, dos fundamentos...); Originalidade (criatividade; apresentao de conhecimentos novos); Posicionamento crtico expresso no texto (posies conscientes frente s ideias); Interao (postagens no Frum da Disciplina do Relato Resumido e do Comentrio sobre o Relato de outro Municpio).

Atividade Terico-Prtica | Direito Ambiental

Faculdade de Tecnologia e Cincias - Educao a Distncia

FTC - EAD
www.ead.ftc.br

You might also like