You are on page 1of 26

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem


Manuel Alexandre Jnior
A retrica era na antiguidade clssica o modelo por excelncia da educao. Embora alguns estudantes se formassem superiormente em losoa ou matemtica, a esmagadora maioria deles atingia o clmax da sua formao para a vida activa nos domnios da cultura oratria. Da o argumento de Quintiliano, no nal do seu longo tratado Sobre a Formao do Orador, ao traar o ideal pedaggico do cidado: que o m ltimo da retrica a formao do Romanus sapiens; isto , de todo o cidado que combina a cincia e sabedoria de um sbio grego com o pragmatismo natural de um homem de autntico sentir romano1 . Ao confrontar-se hoje com os grandes clssicos da retrica antiga, o leitor sentir, todavia, um misto de estranheza e familiaridade. J no estamos habituados a longos discursos. Nossa uma cultura de actos leves, concisos e breves de comunicao. A lngua, na sua forma simblica, foi cedendo o passo comunicao pelo som e a imagem; no cinema e a televiso, mas no s. Toda a sorte de grcos, fotograas, padres de som e imagem enchem os jornais e revistas, circulam na internet em plataformas como o Google, o YouTube e outros mais. Ser que a linguagem simblica e seus contedos se deixaram suplantar pelos recursos das novas tecnologias? Que j no h espao para a retrica? Continua seguramente a hav-lo nos campos de tradio retrica como o debate poltico, o contraditrio forense e as celebraes festivas, tantas vezes sob a inuncia das novas tcnicas de seduo.
1

Centro de Estudos Clssicos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Quintiliano, Institutio oratoria12.2.7; 12.2.29-30.

i i i

i i

i i

Manuel Alexandre Jnior

Mas, que dizer das reas da publicidade, do entretenimento, do marketing, da moda e do design? Em reas que apostam mais em tcnicas de seduo do que nas de uma lgica consistente de argumentao e persuaso?2 A retrica um fenmeno universal aplicvel s sociedades de todas as pocas. Mas foi na eloquncia da comunidade helnica que ela se inspirou, nasceu e congurou. A Ilada e a Odisseia esto repletas de discursos em que j indelevelmente se perlam os traos da perfeio oratria. Foi, porm, Pricles que estabeleceu a transio entre o perodo da eloquncia espontnea e o da oratria erudita e adulta, uma oratria simultaneamente retrica e dialctica. Foi nele que Atenas reconheceu e admirou o seu primeiro orador e tomou conscincia de si mesma, do seu gnio e do seu destino. Foi com ele que Atenas marchou cabea da Grcia, como cidade livre governada pela palavra de uma inteligncia que sabe ver ao longe e em grande, ao mesmo tempo que diz com eloquncia e vigor o que convm na hora certa3 . As pessoas estudavam retrica para saber ler, investigar, estruturar as ideias ao nvel do pensamento e da palavra, e elaborar discursos. Usavam as convenes da retrica para resolver querelas e contradies, para argumentar questes da vida pblica e privada e para defender toda a sorte de causas. Tanto para mestres como Aristteles, como para cultores da prtica oratria como Ccero, a retrica era uma teoria, uma cincia e uma arte. Ajudava as pessoas a claricar posies e a escolher o melhor rumo a seguir sempre que discordavam sobre questes polticas, sociais ou ideolgicas. Para eles, o estudo da retrica correspondia a um curso slido e fecundante de cidadania, a um sistema completo de formao para a vida em comunidade. Como diz Iscrates num passo clebre do Panegrico, o nome de gregos aplica-se melhor
Cf. Barend Van Heusden, The Semiotic Minuet in Quintilians Rhetoric: On the Treatment of gures in Book IX of the Institutio Oratoria, in Quintilian and the Law: Art of Persuasion in Law and Politics, editado por Olga Tellegen-Couperus, Lovaina, Leuven University Press, 2003, p. 223. 3 Georges Perrot, Lloquence politique et judiciaire a Athnes, Paris, Hachette, 1873, pp. 26-45.
2

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

aos que partilham a nossa educao e cultura do que queles que nos esto ligados pelo sangue4 . E o alicerce que sustenta, inspira e realimenta esta cultura a prpria losoa do discurso, isto , a arte de ser, de pensar, de falar e comunicar bem.

Eccia Retrica pela Palavra


Nunca existiu, de facto, um sistema uniforme de retrica clssica5 , embora continuem a multiplicar-se os esforos para a apresentar como um sistema6 . A retrica foi sempre uma disciplina exvel, preocupada com a persuaso dos ouvintes, mas tambm com a produo de formas de discurso, com a congurao e iluminao do prprio texto7 . As denies da retrica ao longo dos sculos so, portanto, mltiplas e diversas. Cada perodo oratrio, desde a antiguidade clssica at actualidade, conceptualizou e descreveu a sua teoria de uma forma relativamente diferente. Mas, no fundo, a essncia da denio a mesma, os seus objectivos primrios so sempre: iluminar a compreenso, agradar imaginao, tocar nas cordas mais sensveis da emoo e da paixo, inuir na vontade e mobilizar a aco. A retrica contempornea tende a abandonar de vez as fronteiras de uma retrica restrita, connada ao domnio das actividades cvicas fundamentais, e universaliza-se a ponto de incluir nos seus domnios todos os aspectos do modelo argumentativo de discurso, incluindo a lgica, a dialctica e a prpria metodologia cientca. Mas, no fundo, ela contiIscrates, Panegrico 50. Cf. L. Thurn, The Rhetorical Strategy of I Peter: With Special Regard to Ambiguous Expressions, Abo: Abo Academis Frlag, 1990, pp. 50-51. 6 H. Lausberg, Handbuch der literarischen Rhetorik, 2 vols, Mnchen: Max Hber, 1960; Segunda edio revista em 1973; E. P. J. Corbett, Classical Rhetoric for the Modern Student, New York: New York University Press, 1965; A. D. Leeman, e A. C. Braet, Klassieke Rhetorika. Haar Inhoud, Functie en Betekenis, Grainger: Wolters-Noordhoff/Forsten, 1987. 7 S. J. Kraftchick, Ethos and Pathos Appeals in Galatians Five and Six: A Rhetorical Analysis. Tese de doutoramento, Atlanta: Emory University, 1985, pp. 69-94.
5 4

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Manuel Alexandre Jnior

nua a ser o estudo do modo como os seres humanos se inuenciam uns aos outros atravs do uso da linguagem e dos demais sistemas simblicos de representao e visualizao, num compromisso crescente de relao entre a palavra e a imagem. Ao dissertar sobre a natureza da retrica, Quintiliano reecte sobre as denies possveis e deixa-nos perceber quatro como as mais representativas das convenes clssicas: (1) a retrica como obreira de persuaso; (2) a retrica como a capacidade de descobrir os meios de persuaso relativos a um determinado assunto; (3) a retrica como a capacidade de falar bem no que concerne aos assuntos pblicos; (4) e a retrica como cincia ou arte de falar bem8 . Num aspecto todas estas denies concordam: que a retrica tem sempre em vista a criao e elaborao de discursos com ns persuasivos. Mas, embora idnticas no essencial, elas realam quatro elementos importantes: o seu estatuto metodolgico, o seu propsito, o seu objecto e o seu contedo tico. Retrica , pois: segundo uns, uma forma de comunicao; segundo outros, uma cincia que se ocupa dos princpios e tcnicas de comunicao; segundo outros ainda, a capacidade de descobrir os meios de persuaso e de ecazmente os usar em qualquer acto de comunicao. Ora, quando dizemos que a retrica a arte de falar bem e a arte de persuadir, a arte do discurso ornado e a arte do discurso ecaz, estamos simplesmente a tentar estabelecer a relao entre duas maneiras de denir a retrica, de ligar o ornamento e a eccia, o agradvel e o til, o fundo e a forma. E, quando os antigos dizem que a retrica a arte de falar bem, fazem-no na conscincia de que, para falar bem necessrio pensar bem, e de que o pensar bem pressupe no s ter ideias, ideias nobres, ideias lgica, estruturada e esteticamente bem arrumadas, mas ter tambm um estilo de vida, um viver em conformidade com o que se pensa e cr9 . Mais do que uma simples arte de comunicao ou argumentao
8 9

Quintiliano, Institutio Oratoria 2.15.1-38. Cf. Iscrates, Antidosis 276-277.

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

persuasiva, a retrica para Aristteles uma dnamic: isto , o poder ou capacidade de descobrir os meios de persuaso para cada caso; no s, portanto, nos campos da oratria poltica, forense ou demonstrativa, mas tambm em todas as demais reas de discusso ou comunicao do saber no mbito das relaes humanas10 . , por outras palavras, uma espcie de competncia terica e prtica que potencia a inveno ou descoberta do material com que se constroem os argumentos, e que ao mesmo tempo dinamiza as faculdades do raciocnio lgico e psicolgico com vista a uma dinmica de eccia persuasiva, cujo efeito ltimo convencer e levar os espectadores, ouvintes ou leitores a agir em conformidade. Desde Aristteles, portanto, que a retrica se no limita aos trs gneros do discurso oratrio, habilitando o orador ideal a falar com excelncia e eccia sobre qualquer assunto e o escritor a produzir a sua obra literria segundo as mesmas regras11 .
Retrica 1.2 1355a. O cnon de textos retricos bem mais exvel do que o geralmente aceite. o de um fenmeno que comea com Crax e Tsias, se desenvolve com Aristteles, Ccero e Quintiliano, e hoje se revitaliza graas ao contributo das novas retricas com Perelman (Cham Perelman, and L. Olbrechts-Tyteca. The New Rhetoric: A Treatise on Argumentation, Notre Dame, IN: Notre Dame University Press, 1963). e Burke (Kenneth Burke, Grammar of Motives, Boston: Beacon Press, 1961, Berkeley: University of California Press, 1970; Rhetoric of Motives, New York: Prentice-Hall, 1950, Berkeley: University of California Press, 1969), mas tambm o que toma em sria considerao o contributo crtico de Plato, a tradio sofstica de Grgias e Iscrates, a experincia helenstica de Teofrasto, Hermgoras e Demtrio, a prtica dos oradores gregos e romanos, a crtica retrica e literria de Dionsio de Halicarnasso e Pseudo-Longino, a formao retrica de educadores como Ton de Alexandria, Hermgenes, Aftnio, Libnio e Nicolau, e a monumental obra de guras como Agostinho, Isidoro de Sevilha, Marciano Capela e muitos outros ao longo da Idade Mdia e do Renascimento. Como oportunamente observa Cheryl Glenn, We all seem to agree that our new maps are... taking us more places, introducing us to more people, complicating our understanding in more ways then did the traditional map (Cheryl Glenn, Rhetoric Retold: Regendering the Tradition from Antiquity through the Renaissance, Carbondale, Southern Illinois University Press, 1997, p. 4). O desao, porm, encorajador e sugere a abertura de novos horizontes para o estudo desta disciplina, ainda recentemente qualicada como antiga e nova rainha de todas as cincias humanas.
11 10

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Manuel Alexandre Jnior

No fundo, todos os nossos actos de comunicao se podem entender retoricamente uma vez que, na prtica, tudo o que dizemos, escrevemos ou representamos tem implicaes de carcter persuasivo e visa produzir algum efeito no respectivo pblico. O discurso retrico serve-se tanto das estruturas lgicas de argumentao como das categorias ticas e patticas de persuaso para exercer inuncia sobre outras pessoas12 . Por outras palavras, a argumentao lgica em si actua meramente ao nvel da compreenso e visa convencer; isto , limita-se a levar o ouvinte ou leitor a concordar com a opinio do orador. Mas a argumentao transforma-se em persuaso ou argumentao persuasiva quando explora complementarmente a via do raciocnio tico e pattico. Pois, neste caso, visa no s convencer o receptor e lhe alterar a opinio, mas tambm gerar nele a vontade de agir em conformidade com a opinio resultante desse acto retrico de persuaso13 . Para evitar o equvoco, Perelman prefere fazer distino entre os termos argumentao e demonstrao, ligando este a argumentos de carcter puramente lgico ou dialctico, e identicando aquele com o carcter persuasivo do discurso oratrio14 . E, assim, por oposio demonsKarlyn Kohrs Campbell, na sua obra The Rhetorical Act, dene a retrica como, o estudo dos processos pelos quais umas pessoas inuenciam outras mediante smbolos, independentemente da inteno original (2nd ed., Belmont, CA: Wadsworth, 1996, pp. 8-9). 13 Vide Lauri Thurn, Argument and Theology in 1 Peter: The Origins of Christian Paraenesis, Shefeld: Shefeld Academic Press, 1995, pp. 50-51: It seems meaningful to use the words argumentation and persuasion on two levels, which do not totally overlap. The noun argumentation and the verb convince mean activity aimed at gaining the audiences assent to the authors theses and opinions. The word persuasion is used for the process of gaining the audiences volitional, often also intellectual, assent to the speakers will. . . The speaker may (but need not) use argumentation in order to persuade the listener to comply so that the latter becomes motivated to do something. Cf. Cham Perelman, Le champ de largumentation, Bruxelles, Presses Universitaires de Bruxelles, 1970, pp. 24-43.
14 12

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

trao lgica, a argumentao retrica acaba por realizar, em cada um dos seus actos de comunicao, dois efeitos perlocutrios distintos e complementares: os leitores/ouvintes so cognitivamente convencidos quando aceitam uma armao como verdadeira; e so volitivamente persuadidos, se a sua conduta ou motivao afectada15 . Este o m ltimo da retrica, o lgoc resultante de uma lgica de persuaso que necessariamente inclui joc e pjoc. Nele se consuma o real poder da retrica, materializada numa sequencial e ecaz sinestesia de efeitos: por um lado, compreenso, convico, aceitao; por outro lado, cognio, vontade, deciso e aco. No basta modicar a opinio dos ouvintes, sobretudo necessrio estimul-los mudana, motiv-los e mov-los para a aco.

1. Eccia Persuasiva e tica


Ao longo de mais de dois milnios os princpios retricos foram usados como meios de conceber e produzir ideias, de descobrir o que dizer e investir no modo de o dizer de forma lgica, tica e persuasivamente ecaz, sempre com vista a produzir algum efeito. Parafraseando a denio de Aristteles, a retrica a arte de descobrir e utilizar os meios mais ecazes de persuaso sobre qualquer assunto, independentemente da sua natureza ou gnero16 . Mas, segundo Quintiliano, mais. Diz ele numa frase lapidar que retrica um homem bom a falar bem17 , sublinhando a ideia de que o aprender a falar bem contribui tanto para a fora persuasiva e a estrutura interna do discurso como o saber construir argumentos plausveis. Por outras palavras, tica, fora de expresso e eccia persuasiva andam de mos dadas18 . A retrica deu assim origem a um sistema que se especializa no acto retrico como
Ibid., p. 52. Vide Wayne Booth, The Rhetorical Stance. Landmark Essays on Rhetorical Invention in Writing, eds., R. E. Young and Y. Liu. Davis, CA: Hermagoras Press, 1994, p. 21. 17 Quintiliano, Institutio oratoria, 2.15. 18 O estilo indispensvel oratria (Ibid., 1.2.15.13).
16 15

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Manuel Alexandre Jnior

seu elemento fundamental, mas sem prejuzo para os demais actos de comunicao humana. Como justamente observa Hart, todo o acto retrico envolve cinco fases: o orador tenta alterar a situao pelo uso da lngua e no da fora; deve apresentar-se como adjuvante e no como exigente; deve convencer o ouvinte da necessidade de novas opes; deve limitar as opes de escolha que o ouvinte tem; e deve deixar ao ouvinte uma margem de especicidade suciente para que seja ele a assumir responsavelmente as suas decises. Enquanto arte de comunicao persuasiva, a retrica , pois, um sistema aberto de cooperao pr-activa; um sistema que penetra a fronteira de outros domnios e com eles partilha tarefas comuns sem perder a sua identidade ou razo de existir. A retrica move-se assim nos domnios do cienticamente demonstrvel, do artisticamente criativo, do losocamente razovel e do socialmente preocupante. (1) Como o cientista, o orador manipula evidncia, situando-se no plano do mundo real e observvel. (2) Como o poeta e o lsofo, ele artisticamente criativo, lidando com os smbolos que do textura e vida s ideias, e procura ser losocamente razovel no modo de fazer com que os argumentos que usa se enquadrem em padres lgicos e inteligveis de sentido. (3) Como o socilogo, ele uma pessoa pblica, humana e socialmente preocupada com mudanas ticas que contribuam para melhorar o bem-estar das pessoas19 . por se cruzar com todos estes mundos e por tica, esttica e persuasivamente os saber usar, que a retrica tem poder: o poder de formar e informar, de exortar e instruir, de persuadir e deleitar, de convencer, motivar e mover aco; numa palavra, o poder de transformar a cincia em sabedoria, pela aplicao hbil e ecaz dos princpios e valores que se professam s mais diversas situaes da vida e nos ambientes mais complexos da problemtica humana.
19 Roderick Hart, Modern Rhetorical Criticism, 2nd edition, Boston, Allyn and Bacon, 1997, pp. 9-13.

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

2. Eccia pelo Poder do Sublime


A parte dedicada ao estilo no foi na retrica aristotlica a mais importante, mas veio, com o tempo, a revelar-se a mais penetrante e duradoura. As razes que contriburam para essa inuncia so, segundo Rowe, pelo menos trs20 : (1) a retrica antiga supriu a riqussima nomenclatura dos mais importantes fenmenos lingusticos que a linguagem humana utiliza; (2) os antigos preceitos de estilo aplicam-se a todas as formas de expresso verbal e no apenas s que se usam para persuadir21 ; (3) a retrica antiga estabeleceu critrios de avaliao estilstica que so sucientemente exveis para se adaptarem a todos os gostos, sensibilidades e exigncias da linguagem. As chamadas virtudes ou qualidades de estilo que esto na base de toda a teoria clssica so as seguintes: pureza lingustica22 , clareza de expresso23 , ornamentao24 , e propriedade ou acomodao contextual e semntica25 . A primeira destas qualidades, a pureza lingustica, consiste no emprego de uma expresso correcta, na utilizao adequada da lngua em que se faz o discurso. Esta caracterstica da elocuo responde necessidade de se seguirem as regras gramaticais, a arte de falar correctamente (ars recte dicendi), como condio indispensvel arte de falar bem (ars bene dicendi). E, para tanto, necessrio que o orador
Galen O. Rowe, Style, in Handbook of Classical Rhetoric in the Hellenistic Period 330 B.C. A.D. 400, ed. by Stanley E. Porter, Leiden/New York/Kln: Brill, 1997, p. 121. 21 Estes preceitos informam tanto poesia como prosa, escritos histricos, ensaios loscos e cartas como discursos polticos e forenses (Loc. cit.). 22 , latinitas, puritas (Rhetorica ad Herennium 4.17; Quintiliano, Institutio Oratoria 5.14.33; Aristteles, Rhetorica 3.5, 1407a, 20; Digenes Larcio 7.1.40) 23 , perspicuitas (Aristteles, Rhetorica 3.2, 1404b,1; Quintiliano, Institutio Oratoria 8.2.22). 24 , ornatus, urbanitas (Quintiliano, Institutio Oratoria 4.2.119; 8.3.1-2,5; 8.6.67; Rhetorica ad Herennium 4.18; Ccero De Oratore 1.213; 3.96). 25 , aptum (A virtude da acomodao harmoniosa das partes no seu todo. Plato, Gorgias 503e; 504e; Aristteles, Rhetorica 3.7.1ss.; Ccero, De Oratore 3.210; Orator 70-71; Quintiliano, Institutio Oratoria 11.3.61).
20

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

10

Manuel Alexandre Jnior

tenha plena competncia lingustica da lngua em que constri o texto; competncia no apenas oracional, mas tambm de ndole textual. A segunda qualidade elocutiva a clareza de expresso, entendida por Aristteles26 como a virtude central do estilo. Esta qualidade assenta sobre a pureza da lngua, mas distingue-se dela no facto de consistir num esforo lingustico a que imprescindvel a correco idiomtica. Uma terceira qualidade de estilo a ornamentao, entendida como elegncia de estilo. a virtude responsvel pelo agrado que o discurso produz e a impresso positiva que deixa no ouvinte. semelhana da anterior, tambm esta virtude assenta na pureza lingustica, pois a partir dela e graas ao domnio estilstico da lngua que o orador obtm uma microestrutura do discurso que, a par de ser correcta, tambm luminosa e bela. O ornatus uma virtude decisiva para a constituio da microestrutura do discurso retrico, e de todas a mais cobiada, observa H. Lausberg27 . Um discurso discretamente adornado sempre mais apreciado, pois tanto ajuda a alcanar e manter a boa disposio, como a evitar o tdio, a despertar o interesse, a tocar e mover o nimo dos ouvintes. O prprio ornato tem um efeito persuasivo. Articulado na teia da argumentao com o m de deleitar, instruir e mover aco, ele um elemento decisivo para o cumprimento da complexa nalidade do discurso retrico. Enquanto elaborao artstica da prova, o ornato proporciona ao discurso retrico uma capacidade de desautomatizao da comunicao que substancialmente o diferencia das demais formas de discurso. A ltima virtude do estilo a da acomodao harmoniosa de cada uma das partes ao seu todo e a da correspondncia exacta do todo ocasio ou situao retrica em causa. Hermgoras usou o termo domstico okonoma para sublinhar a importncia desta virtude; qualidade que sempre foi tida em especial linha de conta tanto pela retrica como pela hermenutica ao longo da sua histria, na convico de que o todo que d sentido s partes e de que o enquadramento consistente,
26 27

Rhetorica 3.2. Op. cit. , 538.

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

11

harmonioso e coeso destas no seu todo indispensvel para a sua clara compreenso. Os retricos antigos ligavam a esta virtude o tratamento das trs categorias, gneros ou nveis de estilo: o estilo baixo ou normal, o estilo orido ou mdio, e o estilo elevado ou grandiloquente28 . Eles discutiam, a este propsito, no tanto os meios de atingir a virtude de acomodao ou convenincia, mas sobretudo os vcios a evitar. Cada parte de um discurso tem a funo particular de instruir, deleitar e mover, com o objectivo ltimo de persuadir para convencer e levar o seu auditrio aco. semelhana da engenharia, tambm a retrica cuida de responder questo de fazer com que uma coisa funcione de um certo modo, para um determinado m, e face a diversos constrangimentos (sociais, culturais, psicolgicos, econmicos, ideolgicos, etc.)29 . facto que um objecto bem desenhado tende a ocultar a arte que o inspirou e a inteligncia que o projectou. Quanto mais bem desenhada uma coisa e mais natural parece, tanto melhor se ocultam os artifcios formais e estticos que a plasmam. Mas h sempre o controlo mgico do engenheiro, assente em cdigos normativos de construo que mais ou menos se deixam perceber. Basta conhecer as regras do jogo. semelhana da arte do design, observa Kaufer30 , a retrica concebida para aumentar em sosticao e complexidade medida que os contextos de recepo mudam e impem nova informao. Como obra que se move rumo eccia e perfeio, ela inspira-se em padres de excelncia que s o sublime pode satisfazer. E no grau da sua
28 Demtrio defende o uso de quatro nveis de estilo, e no trs: o natural, o elevado, o elegante e o veemente (De Elocutione). 29 Cf. William Keith, Engineering Rhetoric, in Alan G. Gross and William M. Keith (eds.), Rhetorical Hermeneutics: Invention and Interpretation in the Age of Science, Albany, State University of New York Press, 1997, pp. 225-246. Podemos colher exemplos da arquitectura, engenharia mecnica, qumica e elctrica, planeamento urbanstico, artes plsticas, etc. 30 David S. Kaufer, From Tekhne to Technique: Rhetoric as a Design Art, Rhetorical Hermeneutics: Invention and Interpretation in the Age of Science, Albany: State University of New York Press, 1997, pp.247-278.

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

12

Manuel Alexandre Jnior

intencionalidade que est a diferena entre a arte bela e a arte prtica. O mecnico, o prtico ou pragmtico vulgar. O no, o belo, o concebido, o idealizado e desenhado com a inteno da obra completa e perfeita, esse o produto acabado de uma arte31 . E, assim, mesmo que a retrica se oculte ou disfarce por detrs da expresso natural da sua arte, ela permite sempre ao ouvinte ou leitor mais atento a vericao de um conjunto de mdulos, tpicos ou linhas de argumentao e gurao que a prpria arte lhe ensinou. E so estes que o habilitam a discernir a fora estratgica da sua realidade intrnseca; uma fora que, nas palavras de Hermgenes, resulta do uso apropriado de todos os estilos no lugar certo e no tempo certo, merc de uma competncia inspirada, que anal mais divina do que humana. Pois, como arma: ter o poder do sublime saber como usar todas as espcies de pensamentos, todas as categorias de estilo e argumentao, e entender quando, onde, contra quem, como e em que circunstncias devem ser usados32 ; numa palavra, atingir os limites do fascnio e do deslumbramento.

Eccia Retrica pela Imagem


Nos tempos de Demstenes e Quintiliano, a sala de audincias de um tribunal era, na Grcia como em Roma, um verdadeiro espectculo retrico de representao pictrica e fervor emocional. O julgamento de Frine bem exemplo disso. Natural de Tspia na Becia, ela cou na histria como uma das mais celebradas cortess da Atenas do sculo IV a.C. e uma autntica diva do amor, tendo a sua beleza extraordinria chegado a inspirar a obra artstica de alguns escultores e pintores
David Kaufer, From Tekhne to Technique: Rhetoric as a Design Art, in Alan G. Gross and William M. Keith (eds.), Rhetorical Hermeneutics: Invention and Interpretation in the Age of Science, Albany, State University of New York Press, 1997, pp. 251-252. 32 Hermgenes, On Types of Style, trad. por Cecil W. Wooten, Chapel Hill/London, The University of North Carolina Press, 1987, p. 107.
31

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

13

notveis, a comear pela de Apeles e Praxteles33 . Levada um dia a tribunal por profanar os mistrios de Elusis, ela arriscava-se a sofrer a pena capital. Valeu-lhe, porm, o expediente do advogado Hiperides, sbio e experimentado orador de Atenas que, ao sentir a causa perdida, se abeirou da cliente e lhe rasgou as vestes at cintura, rogando clemncia aos juzes para gura de to rara beleza. A imagem de Frine, a sua reputao e a piedosa lamentao de Hiperides levaram os juzes a temer esta serva de Afrodite e a ceder aos sentimentos provocados pela viso dos seus olhos, acabando por a absolver34 . No foram poucas as reaces suscitadas por um tal veredicto35 . Mas tais reaces no tiveram peso suciente para impedir Quintiliano de mencionar o episdio duas vezes na sua Institutio Oratoria: o primeiro, para mostrar que nem sempre a persuaso se faz com palavras, sendo em determinadas situaes bem mais eloquente e tocante a memria dos mritos de uma pessoa, o semblante digno de compaixo ou a beleza de uma forma36 ; e o segundo, para testemunhar que o orador deve conhecer todos os artifcios da arte retrica e ao mesmo tempo os saber usar com mestria para defender a sua causa37 ; to ntimo o convvio da emoo com a persuaso e a razo, e to intenso o apelo
Uma esttua de Frine, obra das mos do escultor Praxteles, foi colocada num templo em Tspia ao lado de uma esttua de Afrodite, esculpida pelo mesmo artista (Cf. Ateneu, pp. 558, 567, 583, 585, 590, 591; Eliano, Varia. Historia ix. 32; Plnio o Velho, Naturalis Historia xxxiv. 71). 34 Richard A. Katula, Emotion in the Courtroom: Quintilians Judge Then and Now, in Quintilian and The Law: The Art of Persuasion in Law and Politics, Leuven: Leuven University Press, 2003, p. 145. 35 Ateneu, Os Deipnosostas, Cambridge: Harvard University Press, 1950, 6.13, p. 590. 36 Quintiliano, Institutio oratria, 2.15.6-9: . . . et Phrynen non Hyperidis actionem quamquam admirabili, sed conspectu corporis, quod illa speciosissimum alioqui diducta nudaverit tunica, putant periculo liberatam (2.15.9). 37 Quintiliano, Institutio oratria, 10.5.2-3: id Messalae placuit, multaeque sunt abe o scriptae ad hunc modum orationes, adeo ut etiam cum illa Hyperidis pro Phryne difcillima Romanis subtilitate contenderet (10.5.2). Cf. Proprcio 2.5.6.
33

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

14

Manuel Alexandre Jnior

emocional no discurso com o m de conquistar no s a mente do juiz, mas tambm e sobretudo a sua alma e corao!

1. Eccia pela imagem na oratria


No auge pattico da encenao pictrica deste quadro, as cores no podiam ser mais vvidas, mesmo que elas se combinassem na tela de um hbil pintor, ou atingissem a excelncia do sublime nos lbios do orador mais eloquente. A eccia da prova emocional bem visvel como amostra da beleza e eccia da cor expressa tanto na imagem ao vivo, como na pintura ou na oratria38 . Ao tentarem dar um corpo e uma face s imagens que representam, os oradores, os pintores e os encenadores esto no fundo a socorrer-se, cada um a seu modo, das mesmas conguraes cromticas. Sentiu-se e percebeu-se, desde os tempos mais remotos, a relao entre a arte da pintura e a de elaborar um discurso oratrio ou compor um texto literrio39 . Quando Aristteles diz, no incio do terceiro livro da sua Retrica, que no basta conhecer o que devemos dizer, preciso que o digamos como convm40 , ele est simplesmente a armar que a arte de dizer as coisas como devemos reconhece retrica uma tarefa de representao em que as guras funcionam como imagens, com toda a carga expressiva da sua colorao. O poder da eloquncia reside precisamente na fora da representao que d vida ao discurso,
Como justamente observa Jacqueline Lichtenstein, Rhetoric wished to control its eloquence within regulated discourse; painting, to inscribe the rules of discourse within its images. The one attempted to limit the place of the body in rhetoric by insisting on gures of speech and thought that owed nothing to elocutionary artice; the other, to reduce the importance of the specically visible dimension of painting, its colors and materials, by favoring the more abstract qualities of its conception and drawing (The Eloquence of Color: Rhetoric and Painting in the French Classical Age, Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of California Press, 1993, pp. 6-7). 39 Lucia Calboli Montefusco, Ductus and Color: the right way to compose a suitable speech, Rhetorica: A Journal of the History of Rhetoric 21:2, 2003, pp. 113114. 40 Aristteles, Retrica 3.1.1403b.
38

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

15

a ponto de o transformar em imagem, retrato ou pintura41 . O discurso deve, efectivamente evocar uma imagem e nutrir-se dela para persuadir, convencer e mover aco. Uma das maiores artes, faculdades ou dons da proclamao oratria transformar os ouvidos das pessoas em olhos, e fazer com que eles visualizem ou literalmente vejam aquilo de que estamos a falar; fazer tambm com que neles empaticamente a palavra seja ecaz e produza o efeito desejado. Aristteles fez referncia analogia da cor na sua Potica42 , e os discpulos de Hermgoras chamaram cor (qrwma) maneira particular de descrever uma aco43 , mas foram os retricos romanos que mais explcita e profusamente usaram a metfora da imagem e da cor para representar fenmenos estratgicos signicativos da arte oratria, tanto na expresso do sublime pelo recurso s guras como na eccia persuasiva dos argumentos44 . Ccero, por exemplo, refere-se ao elegante e agradvel estilo dos sostas para dizer que eles profusamente recorreram s ores da retrica, servindo-se de metforas e da disposio das palavras como os pintores se servem da diversidade das cores45 . E concretiza: cor o estilo ornado da oratria, to presente no uso das guras que contidamente se dispersam pelo discurso, como visvel na estrutura harmoniosa do seu todo46 ; cores so tambm as caractersticas especcas de cada um dos vrios estilos e dos diferentes tons da voz47 . As guras que se dispersam pelo discurso so como cores a dar relevo s ideias que representam, explicita ainda o autor da Retrica a
Uma imagem verbal com frequncia chamada retrato desenhado ou pintado com palavras, passvel de apelar a sentidos internos que no a vista, sentidos como o ouvido, o cheiro, o gosto e o tacto, e tambm a sentidos internos. 42 Aristteles, Potica 1450 a39-b30. 43 Referncia de Porfrio ao comentar Hermgenes (C. Walz, Rhetores Graeci, Stuttgart and Tbingen: J.G. Cottae, 1832, 4.397.8.). Cf. Hermgenes 49.7 e seguintes (H. Rabe, Hermogenis Opera, Leipzig: Teubner, 1913). 44 Lucia Calboli Montefusco, op. cit., pp. 114-118. 45 Ccero, Orator 65. 46 Ccero, De Oratore 3.96. 47 Ccero, De Oratore 3.199; Cf. Quintiliano, Institutio Oratria 6.5.5.
41

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

16

Manuel Alexandre Jnior

Hernio48 ; nomeadamente guras do discurso como a metfora, o smile, a metonmia, a sindoque, a personicao e a alegoria, guras atravs das quais uma coisa se diz e outra semanticamente se exprime e percebe. Para autores como Sneca e Quintiliano, colores so ainda os modos peculiares de descrever uma aco, discutir um assunto, interpretar um facto, ou defender uma causa49 ; so tambm a harmonia global do discurso e a acomodao das respectivas partes, ou mesmo o modo como cada orador defendia a sua causa. O prprio conceito de urbanitas realiza-se na colorao integral do discurso; onde nada se encontra fora de tom, desalinhado ou agreste, nem nada parece estranho no sentido, nas palavras, ou mesmo na pronncia e nos gestos50 . Os prprios traos que plasmam, perlam e caracterizam cada uma das partes lgica, psicolgica ou esttica na economia do conjunto so normalmente referidos como matizes determinantes de colorao51 . Cores so, de facto, tambm os matizes mais ou menos expressivos das emoes quando estrategicamente exteriorizadas pelo orador e despertadas nos ouvintes at ao limite da paixo. Um poeta, diz Aristteles, deve ordenar o seu material e compor as elocues das personagens tendo-as vista o mais que for possvel, porque, vendo as coisas claramente como se estivesse presente e assistisse ao desenrolar dos eventos, mais facilmente descobrir o que convm e no lhe escapar qualquer eventual contradio52 . E QuinCcero, De Oratore 3.100. Ideia ainda mais explcita no autor da Rhetorica ad Herennium 4.16. 49 Sneca o Velho, Controversiae 1.1.16-20, 24; 1.3.11; 1.4.7-8; 2.1.30-37; 9.4.22; 9.5.10; Quintiliano, Institutio Oratoria 6.5.5; 8.5.28. Nas palavras de S. F. Bonner, Senecas colores are the Persian carpet of the declaimer; look at it from one angle and the colours are bright and clear, the pattern simple, but observe it from another angle, and the shade deepens, the pattern changes, and the whole appears in a different light (Roman Declamation in the Late Republic and Early Empire, Liverpool: Liverpool University Press, 1949, pp. 55-56). 50 Quintiliano, Institutio Oratoria 6.3.107. 51 Quintiliano, Institutio Oratoria 12.10.71-72. 52 Aristteles, Potica 17. 1455a 22-26.
48

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

17

tiliano acrescenta: Daqui se deduz a nrgeia, a que Ccero chama inlustratio e euidentia, que mais parece fazer ver do que falar, e em que as emoes se seguem como se estivssemos presentes a assistir aos mesmos acontecimentos53 . o caso do recurso a tcnicas retricas como descrio e a personicao ou etopeia. Com a descrio, retrata-se em pormenor o evento, o objecto ou o lugar apresentado e permite-se a sua total visualizao. Com a personicao, possvel perlar o carcter da pessoa que se pretende caracterizar pelo uso da linguagem mais adequada ao assunto e circunstncia, tornando a narrao ainda mais vvida. No deixa de ser curioso o facto de Alberti denir o pintor a partir do modelo do orador. Usa inclusivamente as categorias da retrica ciceroniana como plataforma para uma nova arte da pintura, atribuindo ao pintor um objectivo anlogo ao que Ccero destina ao orador: mover. E prope-se atingir esse objectivo por duas vias: a representao de gestos e o uso da cor, pois, semelhana de Quintiliano e Ccero, tambm ele est convencido de que a capacidade de traduzir visualmente as emoes da alma est na eccia expressiva da expresso e do gesto54 . No seu anseio da transformar a retrica em arte total, Ccero chega mesmo a armar que a eloquncia acima de tudo um espectculo situado a meio caminho entre a pintura e o teatro55 . Levando a comparao de orador e actor at ao limite, ele chega ao ponto de dizer que, em geral, apenas nos basta ver sem sequer ouvir, como que a pedir aos ouvintes que se limitem ao papel de meros espectadores56 . semelhana de um dramaturgo, o orador deve, por outras palaQuintiliano, Institutio Oratria 6.2.32. bem possvel que este texto tenha alguma ligao com o de Aristteles ou se tenha elaborado a pensar nele (J. A. E. Bons & R. T. Lane, Quintilian VI.2: On Emotion, in Quintilian and the Law, Leuven: Leuven University Press, 2003, p. 142. 54 Cf. Jacqueline Lichtenstein, op. cit., p.200. 55 Segundo ele, na aco ou pronunciao do discurso, o corpo fala... e a natureza deu-nos olhos... para indicar o sentir da mente (De Oratore 3.59.223). 56 Jacqueline Lichtenstein, The eloquence of color: Rhetoric and Painting in the French Classical Age, Berkeley: University of California Press, 1993, p. 95.
53

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

18

Manuel Alexandre Jnior

vras, identicar-se com os seus ouvintes e imaginar-se na mesma situao e circunstncias, cumprindo de igual modo a funo de actor. O valor signicativo das tcnicas dramticas para a retrica, tcnicas tanto trgicas como cmicas, est alis presente em todo o percurso da educao retrica e da prtica oratria, tanto no que respeita prova tica como mais emocional prova dita pattica57 . Pois, como diz psines no sculo III d.C. a respeito da cor dada a um argumento, o orador especializa-se na arte de colocar em cena uma apresentao ou representao colorida tanto pelo modo como analisa ou interpreta uma inteno como pela eccia da descrio de um fenmeno ou de um objecto58 . Os oradores antigos sabiam bem que um auditrio pode car indiferente ao discurso de um orador, mas nunca a uma imagem. Da a necessidade que os prossionais da oratria sentiram de se socorrerem da pintura com tanta frequncia para tocarem e moverem o corao das pessoas, na convico de que a mente se deixa mover mais depressa e com maior profundidade pelas coisas que ferem os olhos do que pelas que entram pelos ouvidos. As palavras podem passar despercebidas, mas os exemplos mexem connosco59 . O discurso cumpre-se, portanto, na evocao de uma imagem, e representar ou dar visibilidade a essa imagem, tanto funo da retrica como da pintura e do teatro. Pois, por um lado, como diz Lichtenstein, Se pensar falar, falar pintar e a nica forma razovel de escrita aquela que tem a vivacidade do
Segundo Quintiliano, h duas espcies de emoes: aquelas a que os gregos chamam pavqo, as momentneas e mais excitadas; e aquelas a que chamam h\qo, as mais contidas e calmas. As primeiras perturbam e estimulam. As segundas persuadem e captam a boa vontade, a simpatia e a benevolncia. Estas so mais prprias do promio, tendo mais directamente a ver com o carcter do orador. Aquelas so prprias do eplogo, estando mais directamente ligadas s emoes dos ouvintes. 58 psines 1.78; 5.13: Mervin R. Dilts & George A. Kennedy (eds.), Two Greek Rhetorical Treatises from the Roman Empire. Introduction, Text, and Translation of the Arts of Rhetoric Attributed to Anonymous Seguerianus and Apsines of Gadara, Leiden: Brill, 1997, pp. 101, 157. 59 Roger de Piles, Cours de peinture par principes, Amsterdam, Arkstee & Merkus, 1766, pp. 371-372.
57

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

19

discurso e as qualidades representativas da pintura60 . Por outro lado, como tambm acrescenta, citando Fnelon: Retratar no apenas descrever coisas, representar os seus contornos de forma to concreta e vvida que o ouvinte quase se imagina a v-los. , pois, nesta arte de pintar ou representar que reside a diferena entre um acto banal, puramente informativo, que meramente descreve eventos, e o relato potico que os encena em imagens61 . Ora este poder de representao que quase transforma o discurso oratrio em pintura contempla a maior parte dos temas da retrica, nomeadamente os que se enquadram no captulo da elocutio, e abre caminho literaturizao da prpria retrica pela via do exerccio mimtico. Com palavras e sem elas, o orador instrui, deleita, emociona, persuade, convence e move os ouvintes para a aco. Desde a imagem tica que d de si mesmo no s pelo que diz, mas tambm pela veemncia pattica do gesto, do movimento, da expresso dos olhos e da face at aos objectos, pessoas e imagens que coloca em cena62 , o orador transporta para o seu discurso toda a eloquncia de uma arte que transforma o som em imagem e torna possvel a visualizao ou visibilidade metafrica dos prprios factos. As palavras tornam-se assim em modo de ver, visualizar, rememorar ou imaginar, no s na dimenso imagstica de descrio ou cfrase, mas tambm na das imagens que as prprias palavras suscitam e sugerem. Nisso consiste a fora da verdadeira eloquncia. A meio caminho entre a pintura e o teatro, a eloquncia , no fundo, a arte de pintar com
Jacqueline Lichtenstein, op. cit. p. 30. Loc. Cit. Cf. Francois Slignac de La Mothe-Fnelon, Dialogues sur lloquence en gnral et celle de la chaire en particulier, avec une lettre crite lAcadmie, Paris, 1718, 2nd dialogue. 62 Sim, porque segundo Ccero e, nas palavras de Lichtenstein, a pronunciao do discurso, semelhana de uma representao, deve transformar o acto de comunicao em espectculo, o orador em actor e os ouvintes em colaboradores. Pois a vitria que se almeja alcanar no o resultado de uma seduo elegante e gentil nem o desfecho feliz de beleza e prazer, mas o resultado duro e difcil de uma confrontao que assume a forma de uma batalha (Ccero, Brutus 9.37; ver Jacqueline Lichtenstein, op. cit. p. 72).
61 60

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

20

Manuel Alexandre Jnior

palavras, de colorir com metforas, de desenhar com comparaes, a m de que o dizer se transforme em revelar, desvendar e mostrar tanto pelo modo como se usa a cosmtica do estilo, como pela forma como por ela se d energia e cor aos argumentos. Esta a viso que Ccero nos d da verdadeira retrica, a mesma retrica que Quintiliano tanto elogiou63 , e Demstenes to lapidar e paradigmaticamente cultivou; uma retrica capaz de atingir a essncia do estilo sublime; estilo que deve ser veemente e majestoso, adornado e grave, ricamente colorido e violentamente pattico e, ao mesmo tempo, comedidamente temperado e contido para que o efeito resultante seja uma verdadeira catarse tica das emoes nos limites do justo, do belo e do bom. Como diria anal Quintiliano, mesmo em relao aos cuidados a ter com a expresso e o gesto na pronunciao do discurso, no de admirar que estes gestos que dependem das vrias formas de movimento exeram uma impresso to grande nas almas, quando um simples quadro, uma obra silenciosa e esttica, de tal maneira penetra nos nossos sentimentos mais ntimos que algumas vezes parece superar em poder a eloquncia da palavra falada64 . E, se ver um modo mais iluminado, esclarecido e ntido de compreender, ento a imagem alimenta e sustenta o argumento, conrma a verdade expressa, promove a persuaso e convico, dispe e mobiliza a mente para a aco, diluindo ou resolvendo assim a tenso gerada pelo contraditrio.
Num tributo entusistico forma como Ccero sabe pintar o objecto do seu discurso, Quintiliano interroga-se: Acaso M. Tlio no despertou em brevssimas palavras todas as emoes ao relatar a agelao de um cidado romano, no s descrevendo a posio da vtima, o lugar onde o ultraje foi cometido e a natureza da punio, mas tambm louvando a coragem com que ele a suportou?... Mais ainda, no conseguiu ele, ao longo de toda a descrio, despertar o fogo da mais veemente indignao sobre a desgraa de Filodemo e comover-nos at s lgrimas quando falava da punio e descrevia, ou melhor, nos mostrava como numa representao o pai a chorar sobre morte do lho e o lho sobre a morte do pai? (Institutio Oratoria 4.2.113-114). 64 Quintiliano, Institutio Oratoria 11.3.67.
63

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

21

2. Eccia pela imagem no drama trgico


O paralelismo entre o teatro e a oratria no novo. Ambas as artes se deixaram fascinar pelo poder da linguagem e em ambas est presente a seu modo a eccia do discurso persuasivo. Oradores e actores tinham, de facto, muito em comum, distinguindo-os sobretudo o facto de os oradores actuarem na vida real e os actores representarem em palco a imitao da realidade65 . Se Plato argumentou contra o estmulo das emoes que num certo tipo de oratria lhe fazia lembrar a tragdia66 , Demstenes compara o orador com o actor na pronunciao do seu discurso, Ccero insiste na necessidade de o orador sentir as paixes que exprime da mesma maneira que o actor as sente na encarnao do papel que representa67 , e Quintiliano sugere que o uso das palavras adequadas ao discurso se faa acompanhar de expresses e gestos capazes de provocar emoes fortes nos seus interlocutores, semelhana do que se verica na aco trgica68 . A prpria ideia do conito, do embate de foras contrrias, apresentase com igual relevo nas estruturas do conito dramtico e retrico da aco. Num caso como no outro, esto presentes o contraditrio, a narrao dos factos, a argumentao, a dinmica de causa/efeito, a busca de uma soluo para o conito, a prpria catarse. O que, no fundo, distingue a tragdia da oratria est na maneira de dizer o trgico e sobretudo na sua resoluo. Nas palavras de Pedro Serra, A tragdia mostra que, enquanto se permanecer no estrito plano argumentativo, num plano horizontal onde razes se somam a razes, contrapondo-se a outras diferentes razes, ainda elas somadas a mais outras razes, o dissdio no tem soluo. S uma interveno exterior, que fracture
Ccero, De oratore 3.56.214-215. Cf. S. Gastaldi, Il teatro delle passioni. Pathos nella retorica antica, Elenchos I, 1995, pp. 59-82. 67 Ccero, De oratore 3.22.83: Quando eu falo do orador, as minhas palavras no diferem das que eu usaria se falasse do actor. 68 Quintiliano, Intitutio oratoria 9.3.14. Cf. Gastaldi, op. cit., pp. 76-82.
66 65

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

22

Manuel Alexandre Jnior

essa lgica especulativa que continuamente remete para a razo contrria e que, por isso seja dissonante, discontnua, permite uma superao do conito69 . Outro trao de anidade entre a retrica e o teatro o facto de a pronunciao do discurso se chamar pkrisic ou actio no sistema clssico de retrica, quando o actor ou representante dramtico tambm se dizia actor ou pokritc70 . Correspondia, no sistema, ao clmax da construo do discurso oratrio, concebido e estruturado na descoberta e disposio dos argumentos, elaborado e testado na composio e memorizao do prprio discurso, como preparao nal da sua dinmica expressiva para a pronunciao do mesmo. Era nesta ltima parte que o orador recebia instrues sobre a colocao da voz, sua modulao, tom, altura e ritmo; tambm sobre a postura e o movimento do corpo, o gesto, a expresso facial, etc. Actio e pronuntiatio nela se fundem, numa interaco que se pretende exemplar entre a eloquncia e a representao dramtica. A retrica teoriza sobre o modo de instruir, defender e fundamentar causas relativas ao que justo, belo e bom. E, tal como a oratria, o teatro clssico socorre-se dessa mesma teoria fundindo a palavra com a aco, colocando a palavra ao servio da aco, representando mimeticamente uma aco depois de acontecida e encontrando o seu clmax catrtico na resoluo do conito, na anagnrise nal. Como teoria e arte, a retrica serve, pois, ambas as causas: numa, narrando e argumentando; na outra simplesmente representando; numa, sobressaindo mais a fora da palavra; na outra, a da aco; uma, situando-se apenas no plano do meramente temporal e humano; a outra, contando normalmente com a interveno do sobrenatural; numa e noutra, afrontando-se problemticas de culpa e castigo, de utilidade, convenincia e necessidade, mas argumentando-se numa a exigncia de castigo ou absolvio
Jos Pedro Serra, Pensar o Trgico: Categorias da tragdia grega, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, Fundao para a Cincia e a Tecnologia, 2006, p. 284. 70 Do verbo agere, a palavra actio signica representar e corresponde ao grego , a actividade de um orador.
69

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

23

e descrevendo-se na outra o avolumar do prprio castigo em resultado da leitura psicolgica, teolgica e teleolgica dos episdios que vai narrando; numa, enm, apela-se a uma dissoluo do contraditrio que resulte recta, justa, nobre e bela na busca de um nal catrtico, ao passo que na outra, a catarse colectiva natural e esperadamente se consuma. Nisto, tambm, uma s diferena parece separar a oratria da tragdia: na oratria, o retor trabalha por construir e viabilizar um desfecho para a causa que argumenta, imperando nela a ignorncia do desfecho nal; na tragdia, o actor representa e contextualiza um drama que aponta para a resoluo nal, resoluo prevista ou mesmo j conhecida. Do princpio ao m a tenso em ambas impera, embora mais se sinta na tragdia71 . A tragdia nutre-se, portanto, da retrica e cumpre-se com alguma frequncia na prpria expresso oratria. Na oratria vive-se o drama de uma causa, ao passo que na tragdia se rememora e revive o registo de uma cosmoviso trgica. No nos surpreende, pois, a observao aristotlica de os novos poetas trgicos desejarem que os actores falassem retoricamente72 , pois as tragdias representavam-se para auditrios constitudos por cidados habituados a ouvir discursos polticos na assembleia, discursos forenses nos tribunais e discursos demonstrativos nas cerimnias fnebres e nos jogos. Exemplos vivos de oratria forense encontram-se no julgamento de Orestes, nas Eumnides
A tragdia mantm simultaneamente duas perspectivas irredutveis entre si e aparentemente contraditrias. Por um lado, coloca na origem das desgraas que se abatem sobre os mortais um acto de , um crime que inevitavelmente desencadeia um castigo. Por outro lado, faz depender o terrvel crime da de uma esgueira original que, ddiva invencvel de um deus enganador, toma o mortal, levando-o runa. Esta dupla perspectiva, que no deve ser entendida em termos exclusivos, revela uma frtil tenso que se verica nesta (Os Persas, de squilo) e em outras tragdias; ora se avalia a aco humana como se o homem, para a realizar, tivesse alguma autonomia, ora se reconhece a vulnerabilidade da condio humana, poeira levantada s mos dos deuses (Jos Pedro Serra, Pensar o Trgico: Categorias da Tragdia Grega, p. 393). 72 Cf. Aristteles, Potica 1450b7-8.
71

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

24

Manuel Alexandre Jnior

de squilo; de oratria poltica, no Orestes de Eurpides; de oratria demonstrativa, na orao fnebre das Suplicantes. Como arma e sustenta Dale, nunca chegaremos a compreender bem a tragdia grega se no reconhecermos a relao ntima que existe entre a retrica da vida ateniense... e a retrica dos discursos no drama73 . E tanto mais fcil entendermos a verdade desta armao, quanto melhor percebermos como retrico tudo o que se diz com a inteno de persuadir qualquer pessoa que partilha o palco com o orador74 . esse, alis, o sentido lato da denio aristotlica de retrica75 : entendamos por retrica a capacidade de descobrir o que adequado a cada caso com o m de persuadir. E esta persuaso que, qual encarnao da divindade Peitho, se investe no palco trgico com todos os seus mltiplos atributos imagsticos de seduo e poder irresistvel. A Antgona de Sfocles um bom exemplo do modo como a retrica se faz poderosamente sentir no discurso dramtico; sobretudo na forma como as duas irms se tentam inuenciar uma outra, merc de apelos lgicos, ticos e patticos consistentes e persuasivamente bem elaborados, do recurso a guras e imagens como a mxima e a hiprbole; tambm na argumentao densamente retrica de Creonte (155161, etc.) e do prprio coro (211-214, etc.). Paradigmtico da presena e do poder da retrica no teatro grego tambm o Filoctetes de Sfocles, no s pela crtica que dela faz, mas tambm pela sua utilizao como arte que d fora palavra e na aco se consuma. No apelo nal de Neoptlemo a Filoctetes, Sfocles elabora um discurso dinmico e enrgico para manifestar a eccia e as limitaes da arte oratria, como que a apontar para a necessidade de uma nova retrica capaz de superar essas limitaes e explorar at ao limite as potencialidades de cada situao retrica concreta76 . Neste
A. Dale, Euripides: Alcestis, Oxford, 1954, p. xxviii. Ian Worthington (ed.), Persuasion: Greek Rhetoric in Action, London and New York, Routledge, 1994, p. 183-184. 75 Aristteles, Retrica 1355b25. 76 Crtico da retrica dos sostas, Sfocles vai fazendo o seu prprio exame da retrica atravs de personagens como Ulisses, assinalando prticas retricas distintas:
74 73

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

Eccia Retrica: A palavra e a imagem

25

seu poderoso acto retrico, Neoptlemo comeou por agradecer a Filoctetes o elogio que fez do seu pai e de si mesmo. Como se espera de um bom orador, deniu e situou a questo pegando num tema j abordado pelo coro para o ajudar a reectir sobre a oposio radical em que cara, imerso no veneno da sua prpria clera. De tal modo afrontou a causa profunda da sua amargura e lhe apontou a via do alvio para o sofrimento na recuperao da conana e da amizade perdidas, que Filoctetes deu sinais de ceder ao apelo ingente e autorizado do amigo77 . Mas foi necessrio Hracles emergir dos mortos e usar um argumento mais forte para o convencer: o da histria mtica da sua prpria vida, como paradigma de uma conduta verdadeiramente herica78 . O telos retrico do drama cumpriu-se em pleno no seu acto nal, graas convergncia da imagem com o exemplo e a palavra transcendente e mtica de Hracles. Quando narrativa e discurso tica e persuasivamente convergem numa harmonia sublimada e perfeita de logos, ethos e pathos, e quando a imagem e a imaginao nelas sinergicamente concorrem para a construo do necessrio efeito retrico, ento o discurso oratrio atinge o clmax do seu poder e ecaz.
umas, de claro abuso da arte em si, pela sua suposta exibilidade e ambivalncia tica, como meio amoral de ganhar causas ou modo subserviente de adeso aos mais poderosos e fortes (para ser bem-sucedida, uma pessoa precisa de ser exvel e ler acuradamente as maneiras possveis de mover uma audincia); outras, defendendo a causa de uma retrica verdadeira de sensibilidade e carcter mais loscos, porventura mais prxima da retrica pragmtica de Iscrates (James L. Kastely, op. cit., pp. 80-102; cf. Edward Schiappa, The Beginnings of Rhetorical Theory in Classical Greece: New Haven & London: Yale University Press, pp. 162-184). 77 Rhetoric has run out of resources with which to address an audience that understands the duplicity of public discourse, and the personal sincerity of the rhetor, his or her refusal to countenance and participate in such duplicity, is still not sufcient to bring back someone who has been marginalized. Logos is silenced (James L. Kastely, op. cit., p. 106). 78 Ibid., pp. 103-107.

Revista Rhtorik # 0

i i i

i i

i i

26

Manuel Alexandre Jnior

Concluso
Vivemos hoje numa cultura dominada por teorias e imagens. Como justamente observa Van Heusden, uma das ideias fora do ps-modernismo foi a de que o nosso mundo fundamentalmente simblico, isto , baseado em (sistemas de) signos convencionais. Mas, no nosso dia-a-dia, experimentamos exactamente o contrrio: a vida subjectivamente experienciada e geneticamente determinada... se bem que apenas marginalmente social... Na perspectiva da maioria dos habitantes da nossa cultura, desvaneceu-se o sentido ou signicado das coisas. A comunicao e a conceptualizao tornaram-se o domnio de poucos... A manipulao e os factos tornaram-se mais importantes do que a argumentao. A seduo, a coero e a lgica da necessidade tomaram o lugar dos debates. Ns somos inuenciados por imagens apelativas e ameaadoras, mas ser que ainda seremos inuenciados pelo sentido das coisas, por conceitos e valores, por padres e objectivos partilhados?79 Para que a retrica permanea viva e continue a honrar a face da humanitas que nos momentos ureos a caracterizou, necessrio que a mesma cultura de equilbrio que caracterizou o modelo retrico do humanismo clssico de novo se arme com toda a fora lgica e artstica do seu dinamismo e eccia. Merece, para tanto, ter uma presena cada vez mais marcante no ensino que actualmente se ministra em nossas escolas; no s como arte de escrever e comunicar, enquanto teoria do discurso persuasivo e expressivo, mas tambm como teoria hermenutica da leitura e da interpretao enquanto crtica retrica e literria.

79

Barend Van Heusden, op. cit., p. 236.

Revista Rhtorik # 0

i i i

You might also like