You are on page 1of 2

17s

anos

Formados por gelo, rochas e gases


Mariana Aprile* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Em desenhos animados, personagens podem pegar carona na cauda de um cometa e viajar pelo espao, como se estivessem montadas num cavalo celeste. Os cometas sempre alimentaram a fantasia das pessoas por sua inigualvel beleza ao riscar o cu com suas caudas iluminadas. Antes de saber mais sobre a astronomia - a cincia que estuda os astros - , o ser humano criou histrias fantsticas sobre esses magnficos corpos celestes, numa mistura de espanto, medo e admirao. Hoje em dia, com o avano da cincia, temos um conhecimento mais aprofundado sobre os cometas. H quase 60 anos, Jean Hendrik elaborou uma teoria sobre a existncia de uma nuvem de cometas, a Nuvem de Oort, que fica prxima do Sol - mais ou menos a 1,5 ano-luz. Ateno nessa hora: o termo "prximo" em astronomia refere-se distncias entre galxias, isto , imensas, impossveis de se imaginar - a menos que voc seja um astrnomo, um fsico ou um astronauta.

Um cometa muito famoso


Edmund Halley era grande amigo do fsico Isaac Newton, na Inglaterra, h quase 400 anos. Newton havia publicado, em 1686, seu livro "Princpios Matemticos da Filosofia Natural", todo em latim, como era costume na poca. E no "Principia" - como ficou mais conhecido - explicou de forma detalhada como os planetas giram em rbitas elpticas, quase circulares, em torno do Sol, sob a influncia da fora gravitacional. Halley resolveu comprovar o que Newton afirmara. Juntou todas suas anotaes sobre cometas. Pesquisou e descobriu que um cometa visto por ele em 1682, tinha caractersticas e trajetria muito semelhantes a outros dois, cuja passagem estava documentada em 1607 e 1531. Concluiu que se tratava do mesmo corpo celeste que se aproximava da Terra a cada 76 anos. Ele estava certo: o cometa voltou, em 1758 e foi batizado com o nome do astrnomo. Depois disso, o Halley voltou a cruzar a rbita terrestre em 1835, 1910 e 1985. Em 1986, cinco espaonaves, da Rssia, do Japo e da Comunidade Europia aproximaram-se do Halley. Foi quando a nave Giotto, da Agncia Espacial Europia, fotografou pela primeira vez o ncleo de um cometa. Calcula-se que sua prxima passagem pelo Sistema Solar ser em 2061.

8a sries
Um conjunto de tomos com as mesmas propriedades qumicas constitui um elemento qumico, as substncias, por sua vez, se caracterizam por uma poro desses tomos. Substncia pura aquela formada exclusivamente por partculas (molculas ou tomos) quimicamente iguais. As substncias puras podem ser simples ou compostas como, por exemplo, o gs Nitrognio (N2) uma substncia pura simples, pois formado apenas pelo elemento N. J a gua uma substncia pura composta, pois contm dois elementos em suas molculas (H2 + O). Outros exemplos: O gs Oznio formado por 3 tomos de Oxignio (O3), portanto uma substncia pura simples. Como tambm o Gs Hlio, cujas molculas contm um nico tomo de He. muito difcil encontrarmos substncias puras livres na natureza. Em geral, elas so produzidas em laboratrio, por processos de fracionamento de misturas ou mtodos de purificao. Misturas so formadas por duas ou mais substncias, elas se classificam em homognea ou heterognea, dependendo da natureza de seus constituintes, uma vez que toda mistura homognea uma soluo. - O ar que respiramos uma mistura homognea de vrios componentes, entre eles nitrognio e oxignio.

- A gua do mar uma mistura homognea de sais minerais + H2O. - O Petrleo uma mistura homognea que pode ser fracionada (processo conhecido por destilao) e dar origem a vrios produtos: gasolina, querosene, parafina, leo, etc. O leo misturado gua constitui uma mistura heterognea, observe que ela possui duas fases.

You might also like