You are on page 1of 3

Escola Estadual Ari da Franca DISCIPLINA: Filosofia ETAP SRI A E TIPO DE MATERIAL: Recuperao SEGMENTO PROFESSOR (A) Ensino

Mdio Henrique Ruas N TURMA

TIP TURN O O U ALUNO (A)

DATA VALOR

INSTRUES:
Escreva seu nome completo no cabealho. Leia a prova com bastante ateno. Ao termin-la confira se respondeu a todas as questes. Todas as respostas devero estar assinaladas a caneta azul ou preta, se fizer a lpis, no ter direito a reviso; No permitido o uso de corretivo; O (a) aluno (a) que no identificar com caneta, todas as folhas da prova, preenchendo o cabealho no p da (s) pgina (s), no ter direito a reviso.

Questo - 1 Considerando que a produo e a circulao de bens e de servios so o resultado da combinao de trabalho, matriaprima e instrumentos de produo, assinale o que for correto. a- Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores so conscientes de sua condio de submisso, pois eles possuem os meios de produo. b- As atividades relacionadas s artes e atividade intelectual no podem ser consideradas trabalho, pois no produzem riqueza material. c- Segundo Marx, estudar os meios de produo o mesmo que perceber a dinmica contida nas estruturas da sociedade civil. d- Nenhuma das alternativas acima. Questo 2 Marque a alternativa que corresponda com o conceito de mais valia em Karl Marx: abcd uma mercadoria produzida com alto valor de mercado. a diferena entre o que o trabalhador assalariado produz em valor (mercadoria) e o que ele recebe em salrio. o lucro obtido pela venda de uma mercadoria. Nenhuma das alternativas.

Questo 3 Como se caracteriza acima de tudo um filsofo no sentido maior? A) Pensador da lgica e de como funciona o conhecimento intelectual. B) Amante do Saber e da Erudio. C) Criador de novos horizontes terico-prticos de sentido crtico em seu contexto histrico. D) Pensador das idias filosficas elaboradas. Questo - 4 Marque a alternativa correta: a- A filosofia se distingue da religio, do mito e das cincias porque somente ela faz uso de argumentos racionais. b- A filosofia se aproxima mais da superstio do que das cincias, porque filosofar meditar e contemplar. c- Cincia o conhecimento da realidade pelas suas causas e nesse sentido filosofia e cincias se aproximam, contudo, a filosofia busca entender todas as coisas pelas primeiras causas. d- Mito e filosofia so a mesma coisa porque Plato filsofo e ele criou muitos mitos.
ALUNO (A)

Questo 5 Com a ascenso da razo instrumental a sociedade moderna priorizou o desenvolvimento da tcnica que encaminhou a cultura ocidental a um esvaziamento existencial, no qual surgiu uma srie de problemas sociais e polticos. Marque a alternativa que no corresponda com as problemticas criadas pela razo instrumental na sociedade moderna. a- Fim da distino entre mbito privado e mbito pblico. b- O capitalismo mostra que a eficcia pode funcionar sem levar em considerao questes de ordem moral, como base no prprio sistema. c- A cincia moderna trabalha criando modelos sobre a realidade e com isso, sem ter acesso a uma suposta essncia do real, consegue intervir na realidade. d- A razo instrumental foi fundada por Plato, conseqentemente, gerou uma srie de problemas polticos- sociais em Atenas. Questo 6 Leia o texto de K. Marx a seguir. O objeto deste estudo a produo material. Indivduos produzindo em sociedade, portanto, a produo dos indivduos determinada socialmente, por certo o ponto de partida. (Marx, K. Introduo crtica da economia poltica. So Paulo. Abril Cultural, 1987. p.3) Marque a alternativa correta: a- A produo material entendida por Marx como um trabalho socialmente determinado. b- Marx afirma que o trabalhador isolado o fundamento da produo material. c- Marx ignora a produo material. d- Nenhuma das alternativas acima. Questo - 7 Sobre a Filosofia podemos afirmar:

a) Originou-se da inquietao gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as


interpretaes comumente no aceitas sobre a sua prpria realidade.

b) Originou-se da inquietao gerada pelo sentimento humano de grandeza e questionador sobre os valores e as
interpretaes comumente aceitas sobre a sua prpria realidade.

c) Originou-se da inquietao gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as


interpretaes comumente aceitas sobre a sua prpria realidade. d) Originou-se do comodismo e da fase da curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretaes comumente aceitas sobre a sua prpria realidade. Questo 8 Marque a alternativa que defina o materialismo histrico:

a) A sociedade comparada a um celeiro no qual as fundaes, a infra-estrutura, seriam representadas pelas foras
econmicas. b) Pretende a explicao da histria das sociedades humanas, a partir da Idade Mdia, atravs de fatos materiais, essencialmente econmicos e tcnicos. c) Pretende a explicao da histria das sociedades humanas, em todas as pocas, atravs dos fatos materiais, essencialmente econmicos e tcnicos. d) De acordo com a tese do materialismo histrico defende-se que a evoluo histrica, desde as sociedades mais remotas at a atual, se d pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "explorao do meio pelo homem".

ALUNO (A)

Questo 9 A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depresso, que se iniciou em 1929.

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pr-histria ao ps-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.]. Alm da preocupao com a perfeita composio, a artista, nessa foto, revela: a- a capacidade de organizao do operariado. b- a esperana de um futuro melhor para negros. c- a possibilidade de ascenso social universal. d- as contradies da sociedade capitalista.

1 A B C D

Gabarito:

ALUNO (A)

You might also like