You are on page 1of 2

Hlio Wicher Neto n USP: 5163485 FSL0521 Elaborao de Projetos de Pesquisa em Sociologia Brasilio Joo Sallum Junior Tema:

: A evoluo histrica do padro de urbanizao fechado no contexto de desenvolvimento das cidades brasileiras e seus efeitos no espao urbano e especialmente os pblicos e suas consequncias nas relaes entre os indivduos citadinos.

O objetivo estudar o desenvolvimento de padro de urbanizao (ocupao e uso do solo), por meio de loteamentos e condomnios fechados nas cidades brasileiras. A hiptese que este modo de fazer o espao urbano provoca um distanciamento paulatino entre o citadino e a cidade, tendo como ltima consequncia o abandono da cidade e, especialmente, de seus espaos pblicos. O primeiro deles so os loteamentos fechados. Produto imobilirio com inspirao no tipo de urbanismo nascido nos Estados Unidos (os conhecidos suburbios da dcada de 60), mas com a particularidade de terem sua rea totalmente fechada por muros e o acesso controlado e restrito aos moradores e prestadores de servios. Em sua maioria so localizados em regies de transio entre meio urbano e rural ou mesmo em municpios satlites de grandes centros urbanos, provocando o surgimento de extensas reas sem atividades ou qualquer outro tipo de ocupao, cuja caracterstica principal so os muros que pretensamente protegem os moradores . Outro ponto importante e que a implantao destes loteamentos acabam por criar enclaves que dificilmente so incorporados ao meio urbano tradicional, tornando-se fronteiras intransponveis para o crescimento da cidade e, portanto, interferindo diretamente na dinmica de expanso dos municpios. O segundo tipo, so os condomnios clube. Edifcios que possuem considervel rea comum onde so locados equipamentos de tipo pblico para o uso de seus condminos. A inteno para ser a de suprir a necessidade de deixar o espao privado para adentrar o pblico - a cidade apontando para um tipo de vida de cunho fortemente privado e excludente, mesmo para os padres de excluso tradicionais, vide a relao centro-periferia. O que encontramos um novo tipo de uma excluso diametralmente oposta ao tradicional conflito centro-periferia. Uma excluso espontnea e desejada da convivncia das ruas e dos espaos pblicos. Onde a sada do ambiente privado s se d por razes exclusivamente necessrias e restringe-se ao deslocamento da residncia para o trabalho, restaurante, etc, e sempre utilizando automveis particulares para realizar os deslocamentos. Outro elemento que ser levado em conta a conformao legal/institucional levada a cabo pelo poder pblico para legalizar este tipo de empreendimento, em

especial os loteamentos e parcelamentos de solo fechados, uma vez que este padro de urbanizao aliengena legislao federal ptria formulada pela Unio, esfera competente para legislar sobre as regras gerais de ocupao e uso do solo. Por fim, buscaremos apreender os principais impactos deste novo padro de urbanizao, apoiados na bibliografia sociolgica, urbanstica e jurdica, para chegar aos impactos diretos no meio fsico urbano e, ento, partir para a anlise dos impactos nas relaes sociais entre os indivduos e de pertencimento destes para com o espao em que vivem.

You might also like