You are on page 1of 10

A TRILHA SONORA DE UM FILME IMAGINRIO: UMA ANLISE DO FILME BLUE (1993) DE DEREK JARMAN Fabiana Quintana Dias*1 Este

artigo pretende analisar a estratgia sonora utilizada no filme BLUE (1993) de Derek Jarman e fazer uma reflexo acerca do papel da trilha sonora nos trabalhos audiovisuais. No cinema experimental, alguns trabalhos audiovisuais exploraram uma relao diferente entre o som e a imagem. BLUE um filme que apresenta uma singular proposta audiovisual cujo resultado final muito instigante. Nele, o diretor props um filme tendo como nica imagem uma tela completamente azul, desenvolvendo a narrativa apenas por meio da trilha sonora. Assim, o som dado como nico elemento narrativo do filme e o espectador, em sua subjetividade, que projeta as imagens em sua mente a partir da narrativa sonora. Como isso possvel? Qual a reao das pessoas diante de apenas uma tela azul com sons, rudos e narrao? Afinal, trata-se realmente de um filme? Estas so algumas questes que sero abordadas neste trabalho. Palavras-chave: Blue; som;cinema; trilha sonora. This article aims to analyze the strategy used in the movie soundtrack BLUE (1993) Derek Jarman and make a reflection about the role of the soundtrack in audiovisual works. In experimental cinema, some audiovisual works explored a different relationship between sound and image. BLUE is a film that presents a unique audiovisual proposal whose end result is very exciting. In it, the film director has proposed a single image as a completely blue screen, developing the story only through the soundtrack. Thus, the sound is given as a single narrative element of the film and the viewer is, their subjectivity, which projects the images in his mind from the narrative sound. How is this possible? What is the reaction of people in front of just a blue screen with sounds, noises and narration? After all, this is really a movie? These are some issues to be addressed in this work. Keyword: Blue; Sound; cinema; soundtrack.

1 *UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas Mestre em Multimeios Agncia: FAPESP 1

O som um constituinte do filme e estamos acostumados com a relao de complementao entre o som e a imagem. Como afirma Chion (2003, p. 436):
Durante a fruio de um filme, existe uma mistura dos elementos visuais e sonoros que resultam no filme, num conjunto, sendo muito difcil assistir e discernir, simultaneamente, qual parte qual, principalmente quando se est tendo um primeiro contato com a obra, de tal forma que, rarssimas vezes, levamos em conta o sonoro especificamente.

O trabalho sonoro de uma obra consiste de composies de atmosferas que gerem determinadas reaes no espectador e sentidos diversos atravs de uma representao de um sentido possvel. Pode ser afirmado que a trilha sonora essencial para a compreenso e desenvolvimento do filme. No cinema experimental, alguns trabalhos audiovisuais exploraram uma relao diferente entre o som e a imagem. BLUE (1993), de Derek Jarman, um filme que apresenta uma singular proposta audiovisual cujo resultado final muito instigante. Nele o diretor props um filme tendo como nica imagem uma tela completamente azul, desenvolvendo a narrativa apenas por meio da trilha sonora. Assim, o som dado como nico elemento narrativo do filme e o espectador, em sua subjetividade, que projeta as imagens em sua mente a partir da narrativa sonora. Como isso possvel? Qual a reao das pessoas diante de apenas uma tela azul com sons, rudos e narrao? Afinal, trata-se realmente de um filme? O Filme BLUE foi produzido no ano de 1993 tendo como autor, diretor e protagonista o cineasta britnico Derek Jarman (1942- 1994). Trata-se de uma espcie de relato das experincias e reflexes do autor enquanto homossexual e aidtico em fase terminal. Derek Jarman foi um cineasta e artista britnico e ajudou a fundar o cinema independente britnico, unindo artes visuais e pelcula, lanando com isso as bases para a chamada "esttica queer"2. A filmagem que fez sobre o pintor Caravaggio, em 1986, foi um de seus filmes mais populares. O compositor e designer de som Simon Fisher Turner agregou intenso valor e densas camadas sonoras a vrios de seus filmes, entre eles: Caravaggio, The Gardian, Edward II e BLUE.

2

Uma esttica que inventa e oferece outras possibilidades de significar, ser e viver que esto alm daquelas oferecidas pelo sistema opressivo e essencialista da heterosexualidade compulsria. (SANTOS, 2002,p.21)

Ativista da causa gay, seus filmes giram em torno de assuntos relacionados a esta temtica. Em 1986 o diretor descobriu que era portador do vrus HIV e em 1993, j no estado terminal da doena, quase cego e muito debilitado, realizou o filme BLUE onde mostra a sua batalha contra a AIDS.
Nasceu em 1942, na Inglaterra. Estudou na Universidade de Londres e na Slade School of Arts. Integrante do movimento de vanguarda ingls dos anos 70 e 80, realizou diversos filmes em Super-8, alm de escrever poesias e pintar. Em 1976, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Sebastiane. Pioneiro na defesa dos direitos homossexuais e na luta contra a AIDS, venceu por 3 vezes o Prmio Teddy do Festival de Berlim, dedicado a filmes de temtica LGBT. Com Caravaggio (1986), ganhou o Urso de Prata em Berlim. Faleceu em 1994, em decorrncia da AIDS.

Em um primeiro momento foi feito um estudo geral sobre o filme BLUE e escolhida a cena que seria recortada a fim de propor uma anlise da entonao da narrativa e da trilha sonora. Escolhida a cena, foi realizada uma espcie de descrio da ruidagem, da ambincia e de caractersticas do som que se mostraram mais significativas, denominada roteiro do som da cena (ver Anexo), explorando a partir deste recorte a polissemia da narrativa. Jarman teve a coragem de explorar de uma maneira diferente a capacidade das pessoas de sentir sensaes. A proposio singular desse filme se d no aspecto visual, entretanto, tem-se por resultado uma trilha sonora embuda de funes atpicas em relao s produes audiovisuais. Ao longo dos 74 minutos, a nica perspectiva visual uma tela monocromtica azul. Tal estaticidade visual confere trilha sonora toda funo narrativa (seja pelos dilogos ou pela ruidagem). Acerca do projeto do filme, Senra (2009) afirma que Jarman tinha como idia inicial fazer um filme sobre o pintor Yves Klein, entretanto, por problemas oramentrios, Jarman adaptou a idia para um relato autobiogrfico. Apesar de no citar fontes, Senra (2009) faz meno de dados importantes acerca do filme:
O filme teve o financiamento da Arts Council, Channel Four e BBC Radio 3. Foi simultaneamente transmitido na televiso e no rdio. Os ouvintes que no tivessem acesso televiso foram aconselhados a olhar para um postal azul durante a audio do filme.

Senra (2009) tambm comenta alguns referenciais acerca da reao do pblico e da crtica:
3

As 252 primeiras ligaes para a Channel Four depois da transmisso do filme foram de indignao e desapontamento com o filme, dentre as quais 4 telespectadores declararam preferncia pelo vermelho e alguns acharam que havia ocorrido um erro na transmisso da emissora. Mas os crticos foram positivos e concordaram que o filme tem questes interessantes para se discutir e uma experincia visual profundamente prazerosa e contagiosa.

Outra relao que Senra (2009) expe, tangenciando a hermenutica flmica, diz respeito s pinturas monocromticas de Klein, tentativa de expressar e evocar um sentimento sublime. BLUE, ento, pode assim ser relacionado ao azul do cu, azul do mar, assim como tristeza. O diretor faz uma crtica ao mundo imagtico do ps-modernismo, criado pelo capitalismo: From the bottom of your heart, pray to be released from image. Desprendendo-se da dependncia das imagens, desenvolveu sua idia de fazer um filme sobre sua prpria luta contra a AIDS em seu estado terminal e j cego, representado apenas atravs de sons e de uma trilha musical que transpe o seu estado interior. O cinema como experincia audiovisual at certo ponto negado por Jarman dentro da concepo do filme, ao projetar o espectador como criador de suas prprias imagens. Como o nico elemento visual no decorrer do filme a tela completamente azul, so os elementos sonoros que do dinmica ao filme. Mesmo com essa aparente rejeio dos recursos visuais no se deve subestimar esse aspecto, pois, dentro da proposta de Derek Jarman, seu filme no para ser escutado e sim para ser visto (caso contrrio poderia ser considerado uma espcie de narrativa radialstica, o que realmente no ). Segundo MACHADO (2005, p.156), BLUE pode ser considerado como um filme virtual cuja tela vazia funcionava como um convite para o espectador projetar suas prprias imagens. Na verdade, a tela azul acaba sendo fonte de significados diversos e prende o ouvinte a uma escuta diversificada, constantemente ressiginificada a partir dos elementos sonoros. H uma intensa relao entre a narrao, a tela e os outros sons. Logo, nesse filme, a escuta resulta em uma proposta singular, pois o desdobramento de cada objeto auditivo e de suas variantes que determina a estrutura, os ambientes e o desenvolvimento do roteiro do filme.

A tela azul remete a cegueira experienciada do personagem e denota a idia de cegueira do mundo em relao condio da personagem, homossexual, soro positivo, que est morrendo por complicaes da AIDS. Alm disso, a no exposio ao visual, ou melhor, a exposio visual a uma tela azul (de um s tom de azul) leva o espectador a um tipo de escuta diferenciado. Analisando os dilogos, a msica e o Sound Design, foram observados elementos que determinam, em sua totalidade, os ambientes, os estados de esprito e do sentido narrativa. No que diz respeito aos dilogos, o filme no apresenta dilogos propriamente ditos. As narraes em primeira pessoa denotam o discurso mental do protagonista, no caso, o prprio Derek Jarman, enquanto que as outras vozes que aparecem no decorrer do roteiro sinalizam falas de coadjuvantes. Essas falas aparecem algumas vezes como memrias e em outros momentos como elementos que sinalizam o ambiente real que a personagem se encontra, do mesmo modo, tambm situam elucubraes inconscientes da prpria personagem ou comentrios dramticos da trama. A entonao da voz dos atores, um papel fundamental para a dramaticidade em um filme, funciona, neste filme, como fator contribuinte ambincia e sinalizao das cenas. V-se que aqui, a percepo de Barthes, acaba tendo mais propriedade, pois, para ele, a entoao uma espcie de mediao, atravs da voz e da gama dos timbres, do ritmo, do investimento pulsional, entre o corpo e o ato de compreenso e interpretao implicado:
A voz , em relao ao silncio, o que a escrita (no sentido grfico) em relao folha em branco. A escuta da voz inaugura a relao com o outro, a voz, que nos faz reconhecer os outros, d-nos a conhecer sua maneira de ser, sua alegria ou sua tristeza, seu estado; transmite uma imagem do corpo do outro e, mais alm, toda a psicologia (fala-se de voz fria, voz quente, voz neutra). Por vezes, a voz de um interlocutor encanta-nos mais do que o contedo de seu discurso e surpreendemo-nos a escutar as modulaes harmnicas dessa voz sem ouvir o que ela nos diz (BARTHES,1992 p.224).

Quanto msica, alm de pontuar cenas e seqncias, colocada em determinados momentos a fim de caracterizar uma reverberao do subconsciente da personagem. Isso pode ser verificado quando a personagem cita uma suposta instruo feita por Buda (em 1627) e logo aps o trmino da fala da personagem tem-se a entrada da msica walk away from illness que dramatiza e comunica a relao subconsciente da instruo de Buda com sua mente.
5

Em parmetros tcnicos, recursos eletroacsticos so empregados e h preponderncia de economia de meios, ou seja, reduzida paleta de materiais composicionais, texturas pouco densas e instrumentao reduzida. O compositor no se restringe a um estilo musical apenas, embora, dentro da perspectiva intimista, no explore um ecletismo to abrangente. Em termos de ambincia, pode-se distinguir entre o real e o psicolgico, apesar do roteiro estar em primeira pessoa e ser um monlogo interior, dado a nvel consciente da personagem. Por real, entende-se os momentos nos quais a ambincia (essa como o som permanente em uma seqncia que localiza e dimensiona o ambiente) situa a personagem no momento presente e no local que de fato essa se encontra (geralmente no hospital). Por psicolgico, situam-se as seqncias que esto dimensionadas na psiqu da personagem e que a distanciam do real, do presente vivido. Os ambientes psicolgicos so preponderantes no roteiro. A narrativa da personagem juntamente com os rudos do ambiente onde ela se encontra nos submete a uma decifrao de signos. Estes signos, segundo Barthes (1982) so captados pelo ouvido gerando uma escuta chamada decifrao. A escuta desses signos trs ao receptor o entendimento e a decifrao da cena, pois trabalha o inconsciente e o imaginrio de maneira que ele possa reconstruir e entender atravs da escuta, uma vez que no h exposio visual a no ser a tela azul, a narrativa contada. A ruidagem est relacionada e ao mesmo tempo determina os ambientes dimensionados na subjetividade da narrativa. Subjetividade essa entendida como a tentativa de por meios tcnicos translocar o espectador para a mente da personagem. Ao longo da narrativa alguns ndices sonoros so estabelecidos a fim de pontuar determinadas situaes e cada um deles carrega em si determinada importncia e significado. Uma amostragem de tais ndices encontra-se em uma cena (1951) na qual o canto de pssaros indica que o personagem ainda se encontra no quarto (ambiente real) mesmo em meio s ambincias mentais ou psicolgicas. Outro fator observvel se tem no som de sino que permeia todo o filme. Vrias seqncias so demarcadas pelo toque do sino, em outros momentos o sino usado como elemento dramtico, incrementando tenso cena. Relgios, sinos, gongo marcam a passagem do tempo e pontuam a narrativa. Sussurros de pessoas, tornando o ambiente diablico, so ouvidos quando ele esta no hospital e diz que o inferno na Terra a sala de espera.
6

Atravs da trilha sonora foi explorado o som como significador do imagtico em um audiovisual. Dentro dessa perspectiva, o filme BLUE de Derek Jarman surgiu como oportuno objeto devido idiossincrtica proposta do autor em delimitar a ao do filme trilha sonora. Vislumbrou-se nisso a no necessidade, na verdade, a no possibilidade de ater-se ao visual. Como vemos em Deleuze e Guattari (1992, p. 216), preciso que o artista fixe os perceptos e os afectos:
O que se conserva, a coisa ou a obra de arte, um bloco de sensaes, isto , um composto de perceptos e afectos. [...] a composio, eis a nica definio da arte. A composio esttica, e o que no composto no uma obra de arte. No confundiremos, todavia, a composio tcnica, trabalho do material que faz freqentemente intervir a cincia (matemtica, fsica, qumica, anatomia) e a composio esttica, que o trabalho da sensao. S este ltimo merece plenamente o nome de composio.

O som da imagem ou a imagem do som? Como podemos afinal definir a inteno de BLUE? Uma obra monocromtica que apresenta tudo para os nossos ouvidos e quase nada para os olhos. Um filme sonoro que mostra a despedida de um artista visual limitado pela cegueira e representado apenas por uma banda sonora. Um testamento narrado em diferentes andamentos de acordo com a progresso da doena. Excluir o contedo visual e trocar por uma imagem esttica no parece ser uma evoluo nem uma extenso no campo cinematogrfico. Expor as pessoas a ficar diante de uma tela azul durante 80 minutos pode ser considerado uma forma atraente de se fazer cinema? Enfim, em uma breve explanao sobre o filme BLUE conclumos que ele pode ser um pouco difcil de ser entendido, muitas vezes cansativo e pesado por no conter imagens e nenhum tipo de ao, mas Jarman conseguiu ao mesmo tempo realizar uma experincia sonora (e visual) diferente e inovadora. Sons e palavras conseguem retratar a agonia de um doente em fase terminal e que s lhe resta tentar achar um sentido para a sua morte. Uma trilha sonora que acaba prendendo a ateno do telespectador e os levando a campos do imaginrio nunca antes conseguido. Anexo: Roteiro do som da cena original O trecho escolhido para esta anlise profundamente dramtico e desesperanoso. O personagem transita entre o mundo real e o mundo psicolgico durante toda a cena. Em
7

um primeiro momento a trilha original est dimensiona em um hospital, posteriormente, tem-se a ambientao do quarto da personagem. Incio da cena: Efeito, interferncia + estouro como de uma porta batendo e reverberando muito, como em um grande salo vazio. 1604 In the hospital it is as quiet as a tomb. Ambincia durante toda essa seqncia (passos e rudos da presena de uma enfermeira fazendo os preparativos para uma injeo) The nurse fights to find a vein in my right arm. We give up after five attempts. Would you faint if someone stuck a needle into your arm? I've got used to it - but I still shut my eyes. 1627 Som continuo extrado de um sino!? 3 M descendente com de uma campanhia ou um sino. The Gautama Buddha instructs me to walk away from illness. But he wasn't attached to a drip. 1647 Msica walk away from illness (retardo de 2s, em modo frgio) sino (1757) e Theremin. 1810 Fate is the strongest (sinos) Fate (sinos) Fated (sinos) Fatal (sinos) (sussurrado)

1818 (Sino e Vento) I resign myself to Fate Blind Fate (s vento) The drip stings A lump swells up in my arm Out comes the drip An electric shock sparks up my arm How can I walk away with a drip attached to me? Pegadas na areia (1851) ambincia de beira-mar. How am I going to walk away from this?

1854 Pegadas na areia se intensificam (com se algum passasse por voc) 1919 Silncio. 1933 (Sino, uma nota, som continuo; mudana de ambincia, mais urbana, trem) I fill this room with the echo of many voices Who passed time here Voices unlocked from the blue of the long dried paint 1951 pssaros ( elemento que pontua a realidade) The sun comes and floods this empty room I call it my room, my room, My room has welcomed many summers Embraced laughter and tears Can it fill itself with your laughter 2008 fundo musical, com passarinhos no ambiente. Each word a sunbeam Glancing in the light This is the song of My Room 2027 DavidHowardGrahamDavidPaulTerryGrahamHoward Terry Blue stretches, Blue Blue yawns Blue stretches, and is awake. yawns and is awake

David TerryPaul HowardGraham Blue (fim da cena 2140)

Bibliografia BARTHES, Roland. O bvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. BIOGRAFIA do diretor Derek Jarman. In: Rio de Janeiro intl Film Festival. Disponvel em: <http://fellini.visualnet.com.br/cinema/fest2008/web/filme.asp?id_filme=193>. Acesso em: 08 dez. 2009.
9

CHION, Michel. Une art sonore, le cinma. Paris: Cahiers du Cinma, 2003. DELEUZE, Gilles. Conversaes. Traduo de Peter Pl Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. MACHADO, Arlindo. A televiso levada a srio. 4 Edio. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2005. MART, Silas. DVDs e Mix Brasil lembram Derek Jarman, pioneiro do cinema indie britnico. Folha Online, So Paulo, 16 set. 2008. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u422846.shtml>. Acesso em: 10 dez. 2009. SENRA, Luiza. Anlise de Blue. La Salle Noir. Porto, 28 abril 2009. Disponvel em: <http://www.virose.pt/blog/noir/?p=142>. Acesso em: 08 dez. 2009. SANTOS, Ricky. Dessencializando queerness procura de um corpo (textual) queer exclusivo. In: SANTOS,R; GARCIA, W.A escrita de Ad:perspectivas tericas dos estudos gays e lsbic@s no Brasil.So Paulo:NCC/SUNY,2002.

10

You might also like