You are on page 1of 16

Caro consumidor,

Voc acaba de adquirir uma Lavadora Consul, um produto que se destaca por possuir a maior facilidade de uso para lavar as roupas de toda sua famlia com a mxima economia. Bonita e com design arrojado, sua nova Lavadora Consul muito prtica e ir auxili-lo na tarefa do cuidado com as roupas. Ns, da Consul, queremos que voc tire o mximo de proveito da sua Lavadora. Para melhor entender e aproveitar todas as funes que ela oferece, e utiliz-la com segurana, leia atentamente as informaes contidas neste manual.

Guarde este manual para futuras consultas.

Sumrio
1. INSTRUES DE SEGURANA 2. INSTALAO 04 05

2.1 Desembalando a Lavadora .......................................................................................... 05 2.2 Condies eltricas e hidrulicas ............................................................................ 05 2.3 Instalando a Lavadora .................................................................................................... 07

3. CONHEA SUA LAVADORA 4. USO DA LAVADORA

08 09

4.1 Para lavar ................................................................................................................................ 09 4.2 Como economizar reaproveitando a gua da lavagem ............................ 10 4.3 Para escoar a gua ............................................................................................................ 10 4.3 Para enxagar ...................................................................................................................... 10

5. LIMPEZA

11

5.1 Limpeza da Lavadora ...................................................................................................... 11 5.2 Limpeza dos filtros ........................................................................................................... 11

6. SOLUCIONANDO PROBLEMAS 7. QUESTES AMBIENTAIS DADOS TCNICOS TERMO DE GARANTIA

13 13 14 15

1. INSTRUES DE SEGURANA

ADVERTNCIA
Este um smbolo de alerta de segurana. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues de segurana no forem seguidas. Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA ADVERTNCIA: Para evitar risco de incndio, choque eltrico ou ferimentos, quando usar sua Lavadora, observe as precaues relacionadas abaixo: Siga rigorosamente as instrues de instalao para garantir a segurana de toda a famlia. Leia todas as instrues antes de comear a usar a Lavadora. A Lavadora foi desenvolvida exclusivamente para o uso domstico. No permitido o manuseio da Lavadora por crianas e pessoas nocapacitadas, sendo necessria a ateno do responsvel sempre que existirem crianas por perto, durante a instalao e quando o produto estiver em funcionamento. No lave artigos que tenham sido limpos, umedecidos, molhados ou deixados de molho em gasolina, solventes ou outros produtos que liberam vapores ou gases que possam inflamar ou explodir. No instale ou guarde a Lavadora em local sujeito a chuvas ou ao mau tempo. No conserte, troque ou lubrifique qualquer parte de sua Lavadora, ou algum outro reparo que no seja explicitamente recomendado neste manual. Para manuteno, entre em contato com o SAB nico Servio Autorizado Consul. Observe atentamente as instrues de instalao, principalmente, quanto voltagem de alimentao. Nunca conecte ou desconecte o plugue com as mos molhadas, para evitar uma descarga eltrica. Para desconectar sua Lavadora, puxe o cordo de fora apenas pelo plugue, nunca pelo cabo, para no danific-lo.

2. INSTALAO
A instalao de sua Lavadora Consul Violeta bem simples, no preciso tcnico especializado para auxili-lo nesta tarefa. Voc mesmo poder instal-la seguindo corretamente as instrues descritas a seguir! Em caso de dvidas ou dificuldades para a instalao e utilizao do produto, recomenda-se que seja contatado o servio SAB nico Servio Autorizado Consul. Entretanto, informamos que a visita do tcnico do Servio Autorizado em sua residncia para a instalao do produto e/ou instrues de uso no gratuita.

2.1 Desembalando a Lavadora


1. Retire a Lavadora da embalagem e os acessrios que vm dentro dela (Manual do Consumidor e a relao do SAB nico Servio Autorizado Consul). 2. Retire a base de isopor, com o auxlio de uma pessoa. Nunca utilize a Lavadora com a base de isopor, pois isso poder danific-la.

ADVERTNCIA
Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover ou instalar sua Lavadora. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos.

2.2 Condies Eltricas e Hidrulicas


1. Sua Lavadora vem de fbrica com plugue bipolar (duas pontas arredondadas). Utilize uma tomada bipolar exclusiva e em perfeito estado para ligar a Lavadora. 2. Verifique se a voltagem indicada na etiqueta do cabo de fora da Lavadora a mesma da tomada onde ela ser ligada (127 ou 220 V).

ADVERTNCIA
Risco de Choque Eltrico No use adaptadores. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de morte, incndio ou choque eltrico.

IMPORTANTE Nunca altere ou use o cordo de fora de maneira diferente da recomendada, para no provocar choque eltrico, incndio ou danos sua Lavadora. Se o cordo de fora estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo SAB nico Servio Autorizado Consul, a fim de evitar riscos. A torneira dever ser aberta somente quando voc desejar encher sua Lavadora. 3. indispensvel a utilizao de circuito e disjuntores termomagnticos exclusivos para a proteo da Lavadora e da rede eltrica contra sobrecorrentes. Caso no exista circuito, disjuntores termomagnticos e uma tomada bipolar exclusivos, consulte um eletricista para instal-los. O dimetro dos fios da rede eltrica deve estar de acordo com a tabela abaixo: Bitola 2,5 mm 4,0 mm 6,0 mm 10,0 mm Distncia do Quadro 127 V 220 V at 29 m at 70 m 30 a 48 m 71 a 116 m 49 a 70 m 71 a 116 m -

4. Recomenda-se que haja uma torneira exclusiva para a entrada de gua na Lavadora. Na sua falta, voc pode conectar a mangueira na torneira do tanque com rosca de de polegada. Verifique se a presso da gua para abastecimento corresponde a um nvel de 2 a 50 m acima do nvel da torneira (de 0,2 a 5 kgf/ cm ou de aproximadamente 20 kPa a 500 kPa). Para o correto funcionamento da Lavadora, abastea-a com gua em uma temperatura ambiente (entre 5 e 30C). Nunca utilize entrada de gua de sistemas de aquecimento central para no danificar a Lavadora.

2.3 Instalando a Lavadora


A Consul lhe oferece a opo de adquirir ps para sua Lavadora. Caso queira adquiri-los, procure o SAB nico Servio Autorizado Consul. 1. No local da instalao, deixe a Lavadora, no mnimo, 10 cm afastada da parede ou de outros mveis ou objetos. 3. Mantenha a mangueira de sada de gua para cima, encaixada no suporte existente na parte traseira da Lavadora. IMPORTANTE O escoamento da gua deve ser feito em um ralo. Por isso, voc deve instalar sua Lavadora prxima a um ralo que seja suficiente para drenar a gua. Para escoar a gua, basta colocar mangueira de sada no cho, o escoamento da gua deve ser feito em um ralo. 4. Conecte o plugue na tomada.
10 c

10 cm

IMPORTANTE A instalao deve ser feita em local onde no haja exposio aos raios solares ou chuva. Nunca instale a Lavadora em carpetes ou em degraus construdos acima do nvel do piso do local de instalao. 2. Rosqueie a mangueira de entrada de gua na torneira, aperte o suficiente para no haver vazamento. Abra a torneira. Caso ocorra vazamento, reaperte as conexes.

ATENO No use benjamins, adaptadores, extenses ou ligaes improvisadas, sob risco de curto-circuito ou incndio.

3. CONHEA SUA LAVADORA


Principais caractersticas da sua Lavadora: CAPACIDADE Com capacidade para 7 kg, lava as roupas de toda sua famlia. NVEL MXIMO DE GUA A marcao dentro da sua Lavadora indica a quantidade ideal de gua para lavar 7 kg de roupa seca. Siga essa recomendao para obter bons resultados de lavagem.

5 PROGRAMAS DE LAVAGEM So 5 programas de lavagem que tratam adequadamente diferentes tipos de roupa e nvel de sujeira.

FUNO REAPROVEITA GUA Sua Lavadora pra ao final da lavagem para voc decidir reaproveitar a gua da lavagem para lavar mais um lote de roupas ou para usar a gua com sabo na limpeza da casa. DUPLO FILTRO DE FIAPOS Evita os fiapos indesejveis nas roupas. Sua Lavadora possui dois filtros que retm os fiapos e outras impurezas deixados pelas roupas durante a lavagem: Filtro PapaFiapos Filtro de Drenagem

DISPENSER PARA SABO Sua Lavadora distribui o sabo em p na lavagem sem que voc precise fazer isso manualmente. Para isso, basta abastecer o recipiente antes de iniciar a lavagem. Mais conforto e bem-estar!

SUPER TURBINA O design da Turbina proporciona a movimentao de uma maior quantidade de roupas.

4. USO DA LAVADORA
Agora que voc j instalou sua Lavadora e conhece os benefcios e principais funes que ela oferece, aprenda como us-la no dia-a-dia, seguindo os passos abaixo: Separe suas roupas pelo tipo de tecido, grau de sujeira (muito sujas das pouco sujas) e cores (brancas, coloridas, desbotveis). Verifique e retire todos os objetos que possam se soltar durante a lavagem e danificar sua Lavadora, impedindo o seu funcionamento (ex. alfinetes, moedas, pregos, clipes etc.).

4.1 Para lavar


1. Abastea o dispenser de sabo com um copo americano (180 ml). 180 ml 2. Abra devagar a torneira para encher a Lavadora com a quantidade de gua necessria. O nvel de gua no deve ultrapassar a marcao dentro da Lavadora. 3. Gire o boto rotativo para o sentido horrio para escolher o programa de lavagem mais adequado s roupas que sero lavadas. Deixe a Lavadora funcionar por alguns instantes, at que o sabo esteja dissolvido na gua. IMPORTANTE A torneira dever ser aberta somente quando voc desejar encher sua Lavadora.

Feche a torneira aps o abastecimento com gua. Programa Tipo de sujeira Tempo aproximado* Super Lavagem Muito suja 35 min Lavagem Normal Suja 24 min Lavagem Rpida Pouco suja 13 min Lavagem Curta/Enxge Suor 2 min Lavagem Curta/Enxge (para enxaguar) 2 min *No foram considerados os tempos de enchimento e drenagem. Para desligar a Lavadora antes de completar o programa, gire o boto rotativo no sentido anti-horrio at a posio DESLIGADO. 4. Aps o enchimento do tanque com gua, com a Lavadora em funcionamento, coloque as roupas pea por pea, respeitando o limite da capacidade. As roupas devem girar livremente durante a lavagem. IMPORTANTE Durante a lavagem, a mangueira de sada de gua deve ser mantida para cima, encaixada no suporte existente na parte traseira da Lavadora.

4.2 Como economizar reaproveitando a gua da Lavagem


1. Quando o boto rotativo atingir a funo Reaproveita gua, retire as roupas lavadas de dentro da Lavadora e coloque um outro lote de roupa suja. Caso seja necessrio, abra a torneira para encher mais a Lavadora. O nvel de gua deve ficar at a marcao dentro da Lavadora. 2. No painel, gire o boto rotativo no sentido horrio para escolher um novo programa de lavagem adequado ao novo lote de roupa que ser lavado. Voc tambm pode reaproveitar esta gua para uso domstico em geral. Para isso, quando sua lavadora finalizar a lavagem, colete a gua em um balde/tanque/bacia ou coloque a mangueira de sada de gua diretamente no cho.

4.3 Para escoar a gua


Desencaixe a mangueira do suporte e coloque-a no ralo. Aguarde at que toda a gua saia de dentro do produto. Coloque a mangueira no lugar. IMPORTANTE Aps a sada completa da gua, recoloque a mangueira no suporte existente na parte traseira da Lavadora.

4.4 Para enxaguar


O enxge no ser realizado automaticamente neste produto. Caso deseje utilizar essa funo, siga as instrues abaixo aps a realizao do escoamento da gua (item 4.3): 1. Abra a torneira para abastecer a Lavadora com gua at o nvel desejado. O nvel de gua no deve ultrapassar a marcao dentro da Lavadora. Feche a torneira aps o abastecimento de gua. 2. Gire o boto rotativo at o programa Lavagem Curta/Enxge. 3. Caso deseje utilizar amaciante, dilua, no mximo, uma tampa em um recipiente com gua e despeje dentro da Lavadora depois que o tanque esteja cheio de gua. 4. Acrescente as roupas e deixe realizar o enxge. 5. Quando o boto rotativo estiver em DESLIGADO, escoe a gua (Veja item 4.3). Se necessrio, repita as instrues de enxge. IMPORTANTE NUNCA reutilize a gua do enxge para lavar mais roupas quando o amaciante for utilizado. Caso isso acontea, suas roupas podero ficar manchadas e DANIFICAR sua Lavadora. Nunca despeje o amaciante diretamente sobre as roupas.

10

5. LIMPEZA

ADVERTNCIA
Risco de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno do produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir estas instrues pode trazer risco de morte ou choque eltrico.

5.1 Limpeza da Lavadora


Para no danificar e aumentar a vida til da sua Lavadora, limpe-a freqentemente. Para realizar a limpeza da parte interna ou externa de sua Lavadora, utilize uma esponja ou pano macio mido e sabo neutro. Nunca utilize produtos abrasivos ou solventes e tenha certeza que a Lavadora est desligada e o plugue desconectado da tomada. No utilize jatos de gua ao limpar a sua Lavadora, para no danificar os componentes eltricos, o que pode acarretar curto-circuito ou incndio.

5.2 Limpeza dos Filtros


Aps cada lavagem, limpe o Filtro Papa-Fiapos e o Filtro de Drenagem com gua corrente, retirando os resduos de tecido e de sujeira, evitando que as sadas de gua fiquem obstrudas. Para a Limpeza do Filtro Papa-Fiapos: 1. Puxe o filtro para cima para que ele destrave e possa ser retirado de seu alojamento. 3. Posicione o filtro no alojamento e empurre para baixo, at perceber que ficou totalmente encaixado.

2. Limpe a tela filtro com gua corrente.

11

Para a Limpeza do Filtro de Drenagem: 1. Localize o filtro de drenagem no fundo do tanque. Puxe o filtro para cima (Figura 1). 2. Retire o filtro e lave em gua corrente (Figura 2). 3. Posicione o filtro em cima do alojamento e pressione para que encaixe corretamente (Figura 3).

Figura 1

Figura 2

Figura 3

12

6. SOLUCIONANDO PROBLEMAS
A tabela abaixo apresenta as dvidas mais comuns quanto utilizao da Lavadora. Se a dvida persistir, fale com o SAB nico Servio Autorizado Consul. PROBLEMA No liga CAUSA Falta energia na rede eltrica. Plugue fora da tomada. Defeito na rede eltrica. Falta de gua. Quantidade de roupa inadequada. Lavagem inadequada. Falta de energia eltrica. SOLUO Aguarde a energia voltar. Conecte o plugue na tomada. Verifique o funcionamento da tomada com outro aparelho. Abra a torneira ou verifique se est faltando gua. Verifique se a Lavadora no est sobrecarregada. Altere o programa de lavagem. Aguarde a energia voltar. Desencaixe a mangueira e coloque-a em local adequado para escoamento. Verifique o aperto da mangueira. Encaixe a mangueira no suporte. Caracterstica do Painel Mecnico. Efetuar a limpeza interna da Lavadora como recomendado. na pgina 11. Realizar outro enxge para esta carga de roupa.

No entra gua Lavadora no funciona/ no liga/danifica a roupa Lavadora desliga antes de terminar o programa Lavadora no solta gua

Mangueira de sada de gua encaixada no suporte da Lavadora. Vazamento de gua Mangueira de entrada mal conectada. Entra e sai gua direto Mangueira de sada de gua no est encaixada no suporte. Rudo no boto com o Mecanismo interno do produto DESLIGADO Painel Mecnico. Roupas saindo com Mistura de gua com sabo e sujeira (como se fossem gua com amaciante ou bolinhas grudadas nas roupas enxge insuficiente. ou manchas brancas)

7. QUESTES AMBIENTAIS
EMBALAGEM A Whirlpool S.A Unidade de Eletrodomsticos procura em seus novos projetos usar embalagens cujas partes sejam de fcil separao, bem como de materiais reciclveis, portanto, as peas da embalagem (sacos plsticos, peas de isopor e de papelo) devem ter o seu descarte de maneira consciente, sendo eles destinados, preferencialmente, a recicladores. PRODUTO Este produto foi construdo com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados, ento ao se desfazer deste produto procure companhias especializadas em desmont-lo corretamente. DESCARTE Ao descartar este produto, no final de sua vida til, solicitamos que seja observada a legislao local existente e vigente em sua regio, fazendo assim o descarte de forma mais correta possvel.

13

Dados Tcnicos
7 kg CWN07A
Dimenso e peso sem embalagem Altura com a tampa fechada (sem os ps) Altura com a tampa aberta (sem os ps) Largura Profundidade Peso Dimenso e peso com embalagem Altura Largura Profundidade Peso Consumo mximo de energia 127 V 220 V Consumo mximo de gua 127 V 220 V Capacidade de roupa seca Tenso Variao de tenso admitida Freqncia Intensidade de corrente 127 V 220 V Potncia mxima 127 V 220 V 100 cm 143 cm 54,5 cm 61,0 cm 15,5 kg

105,5 cm 58,0 cm 66,0 cm 16,5 kg

0,07 kWh* 0,07 kWh*

108 litros* 108 litros* 7 kg** 127 V~/220 V~ 106 a 132 V~/198 a 242 V~ 60 Hz

6,3 A 3,3 A

755 W 710 W

* Programa Super Lavagem, Nvel Mximo. ** Capacidade baseada na carga padro descrita na Portaria do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC, n 185

14

Termo de Garantia
O seu produto Consul garantido contra defeitos de fabricao pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emisso da Nota Fiscal ao consumidor ou da entrega do produto ao primeiro adquirente, sendo: 3 primeiros meses - garantia legal; 9 ltimos meses - garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos. A garantia compreende a substituio de peas e mode-obra no reparo de defeitos devidamente constatados pelo fabricante ou SAB nico Servio Autorizado Consul como sendo de fabricao. Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia tcnica do SAB nico Servio Autorizado Consul. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: produto no for de uso exclusivamente domstico; na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto etc.; na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas no forem compatveis com a recomendada no Manual do Consumidor; na utilizao do produto no forem observadas as instrues de uso e recomendaes do Manual do Consumidor; tiver ocorrido mau uso, uso inadequado, ou ainda se o produto tiver sofrido alteraes e/ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no-credenciadas pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos; houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. A garantia legal e/ou especial no cobrem: despesas com a instalao do produto realizada pelo SAB nico Servio Autorizado Consul - por pessoas ou entidades no-credenciadas pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos; despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas e acessrios que acompanhem ou no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos, salvo os especificados para cada modelo; despesas com mo-de-obra, materiais , peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja, rede eltrica, hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto etc.; falhas no funcionamento do produto decorrentes de insuficincia, interrupes, problemas ou falta no fornecimento de energia eltrica, gua na residncia, tais como presso de gua insuficiente para o adequado funcionamento do produto, oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor etc.; servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; falhas no funcionamento normal do produto, decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; transporte do produto at o local definitivo da instalao; produtos ou peas que tenham sido danificados em conseqncia de remoo, armazenamento inadequado, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como relmpago, chuva, inundao e etc.; despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia; chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomsticos, cuja explicao esteja presente no Manual de Instrues ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores. A garantia especial no cobre: deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede do SAB nico Servio Autorizado Consul - o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem informada pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos atravs do SAB nico Servio Autorizado Consul; peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como lmpadas , filtros, botes de comando, puxadores, bem como a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes Gerais: A Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos reservase o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranqilidade, mantenha o Manual do Consumidor com este Termo de Garantia e Nota Fiscal de Compra do produto em local seguro e de fcil acesso. Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro, n 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 So Paulo/SP Caixa Postal 5171 Capitais e Regies Metropolitanas, ligue: 4004 0014 Outras Regies, ligue: 0800 970 0999

15

Fale com a Consul


Para tirar dvidas, agendar servios, registrar sugestes ou reclamaes: Ligue para: Capitais e Regies Metropolitanas: 4004.0014 Outras Regies: 0800 970 0999 Ou acesse o site www.consul.com.br 24 h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. NICO AUTORIZADO CONSUL: Mais de 3000 tcnicos treinados Peas Originais Atendimento em horrio comercial

W10183536 - ver. A 01/08

You might also like