You are on page 1of 1

Eng Materiais 2012

Ricardo Lima, Tiago Monteiro, Henrique Pizarro

Universidade do Minho Escola de Engenharia

Tratamento de Resduos de Construo e Demolio


Os resduos de construo e demolio (RCD) referem-se aos provenientes de obras de construo, reconstruo, ampliao, alterao, conservao e demolio e da derrocada de edificaes. So resduos de constituio no homognea, com fraces de dimenses variadas, as quais podem ser classificadas como resduos perigosos, no perigosos e inertes. produtor de RCD qualquer pessoa, singular ou colectiva, agindo em nome prprio ou prestando servio a terceiro cuja actividade produza resduos ou que efectue operaes de pr tratamento, de mistura ou outras que alterem .a natureza ou composio de resduos. De acordo com estimativas comunitrias, a construo civil gera uma quantidade de RCD equivalente a 31% do total de resduos produzidos na Unio Europeia. Em Portugal, e com base na proporo apresentada pela UE, estima-se uma produo de 7,5 milhes de toneladas respeitantes ao ano de 2009.

CLASSIFICAO
RCD: Resduos proveniente de obras de construo, reconstruo, ampliao, alterao, conservao e demolio e da decorracada de edifcios ( Artigo 3, Decreto-Lei n178/2006 de 5 de Setembro)
Origem da Perigosidade Exemplos Alguns RCD so perigosos, pois os Amianto, chumbo, alcatro, tintas, adesivos, materiais que os originaram continham agentes ligantes e alguns plsticos. eles prprios resduos perigosos. Alguns materiais tornam-se perigosos como resultado do meio onde permaneceram durante anos. Um exemplo ser uma chamin de uma fbrica por onde durante anos passam gases poludos os quais acabam por contaminar as paredes da chamin. Um exemplo clssico quando latas de tinta com chumbo so lanadas para uma pilha de tijolos e beto, tornando a totalidade da pilha num resduo perigoso.

AMBITRENA
Poltica de gesto
A poltica de gesto de resduos da Ambitrena assenta em objectivos e estratgias que visam garantir a preservao dos recursos naturais e a minimizao dos impactos negativos na sade pblica e ambiente. Para a prossecuo destes objectivos importa incentivar a reduo dos resduos, a sua reutilizao e reciclagem por fileiras.

Gesto e Reciclagem
A maioria dos RCD so inertes, permitindo a reutilizao na construo civil. Recorrendo a uma britagem primria dos inertes, produzido um agregado de granulometria extensa que posteriormente, com recurso a operaes exteriores permite produzir material para aplicao em bases, sub-bases e reincorporao na produo de beto. Os restantes resduos so valorizados por: Papel e carto Reciclagem Madeira Encaminhada para produo de agregados de madeira ou biomassa Vidro Reciclagem Plstico Encaminhado para a Recypolymers para incorporao na produo de plstico novo REEE Encaminhado para a Recielectric para recuperao em siderurgia Metais Encaminhados para a Recifemetal para recuperao em siderurgia Lmpadas fluorescentes Reciclagem Outros Seguem para aterros de resduos industriais

Alguns RCD tornam-se perigosos se materiais perigosos no forem separados ou forem neles misturados.

LEGISLAO
Portaria 417/2008 estabelece o regime das operaes de gesto de resduos resultantes de obras ou demolies de edifcios ou de derrocadas, RCD, compreendendo a preveno, reutilizao e operaes de recolha.
Captulo I Disposies gerais Captulo II Operaes de RCD Captulo III Informao (Dever e certificado de informao) Captulo IV Fiscalizao e contra ordenaes Captulo V Disposies complementares, finais e transitrias

Impacto Ambiental
40 % dos recursos naturais extrados na Europa. 31 % dos resduos produzidos na Europa: 100.000.000 a 200.000.000 ton/ano. 40% da energia consumida na Europa (incluindo energia consumida na extraco, fabrico e transporte de materiais). Ocupao no racional e indevida dos solos predominncia de resduos de C&D em misturas indiscriminadas (resduos perigosos e no perigosos) e no geridos por operadores licenciados.

RECICLAGEM

Separao na origem
Recepo dos RCD e armazenamento inicial
1 - triagem/ pr-seleco 2 - seleco 3 - Crivagem e britagem 4 - Armazenamento e sada dos produtos finais

Triagem e seleco dos fluxos contaminados

You might also like