You are on page 1of 10

Colgio Vera Cruz

Equipe : Erick Thiago , Gabriel Di Pablo , Izabele Gurjo, Robson Lobo e Ronaldeived .

Biologia : cidos Nuclicos, Clonagem e Alimentos Transgnicos .

Belm-Par 2012

Colgio Vera Cruz


Equipe : Erick Thiago , Gabriel Di Pablo , Izabele Gurjo, Robson Lobo e Ronaldeived .

Biologia : cidos Nuclicos, Clonagem e Alimentos Transgnicos .


Trabalho apresentado para avaliao bimestral da Disciplina : Biologia, ministrada pela professora : Michella, do 1 Ano do Ensino Mdio.

Belm-Par 2012

Sumrio :
1- Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

2- cidos Nuclicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 05 3- Clonagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06 3.1- Quando surgiu a clonagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06

4- Alimentos Transgnicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07 4.1-Fatores Positivos dos Transgnicos . . . . . . . . .. . . . . . 07 4.2-Fatores Negativos dos Transgnicos . . . . . . . . . . . . . . .07 5- Concluso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .08

Introduo :
Os cidos nuclicos so as maiores molculas encontradas no mundo vivo. So responsveis pelo controle dos processos vitais bsicos em todos os seres. Foram descobertos em 1865, pelo bioqumico Friedrich Mies Cher, no ncleo dos glbulos brancos do pus e no ncleo de espermatozoides. A clonagem a produo de um indivduo geneticamente idntico a outro, atravs da insero do genoma completo de uma clula adulta em um vulo, e posteriormente seu desenvolvimento em uma barriga de aluguel. A ovelha Dolly foi o primeiro (e mundialmente famoso) clone de um mamfero adulto, obtido por um instituto de pesquisa do Reino Unido, em 1998. Depois da Dolly, clones de vrias outras espcies animais foram obtidos. Os alimentos transgnicos vem causando muitas dvidas, divergncias de opinies e gerando enormes polmicas entre as comunidades cientificas. Os alimentos transgnicos so tambm chamados de produtos originados de organismo geneticamente modificados (identificados pela sigla OGM).

04

cidos Nuclicos , DNA e RNA :

O duplo filamento complementar da molcula de DNA

So encontrados em todos os seres vivos, entretanto, os vrus possuem apenas um tipo de cido nuclico, DNA ou RNA. Eles constituem a base qumica da hereditariedade.

Nas clulas, o DNA encontrado quase exclusivamente no ncleo, embora exista tambm nos cloroplastos e nas mitocndrias. Tem a funo de sintetizar as molculas de RNA e de transmitir as caractersticas genticas. O DNA se encontra no ncleo celular, compondo o retculo nuclear e os cromossomos; encontrado tambm no interior dos plats e das mitocndrias. Eles formam os genes, pois no longo cdigo gentico de cada DNA, registrado na sequncia de suas bases nitrogenadas.

O RNA encontrado tanto no ncleo como no citoplasma, embora sua funo de controle da sntese de protenas seja exercida exclusivamente no citoplasma. So encontrados no ncleo, formando os nuclolos e no citoplasma, formando os ribossomos. Os RNA so formados modelando-se em molculas de DNA (transcrio). O RNA, formado no molde do DNA, passa ao citoplasma, levando consigo a mensagem do DNA. No citoplasma ele vai cumprir o seu papel, determinando a sntese de uma protena (traduo). Essa protena ter um papel na manifestao do carter hereditrio condicionado pela presena daquele DNA nas clulas do indivduo.

05

Clonagem :
A Clonagem o processo natural ou artificial em que so produzidas cpias fiis de outro indivduo (homem, animais, etc.) O processo de clonagem ocorre em alguns seres, como as bactrias e outros organismos unicelulares que realizam sua reproduo pelo mtodo da bipartio, No caso dos humanos, os clones naturais so os gmeos univitelinos, ou seja, so seres que compartilham do mesmo material gentico (DNA), sendo originado da diviso do vulo fecundado.

Quando surgiu a clonagem?


A idia de clonagem surgiu em 1938 quando Hans Spermann, embriologista alemo (Nobel de Medicina, 1935) props um experimento que consistia em transferir o ncleo de uma clula em estgio tardio de desenvolvimento para um vulo. Em 1952, Robert Briggs e Thomas King, da Filadlfia, realizam a primeira clonagem de sapos a partir de clulas embrionrias. Em 1984, Steen Willadsen da Universidade de Cambridge clonou uma ovelha a partir de clulas embrionrias jovens. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin clonou uma vaca a partir de clulas embrionrias jovens do mesmo animal (1986). Em 1995, Ian Wilmut e Keith Campbell, da estao de reproduo animal na Esccia, partiram de clulas embrionrias de 9 dias para clonar duas ovelhas idnticas chamadas de Megan e Morag. No ano seguinte surgiu Dolly.

06

Alimentos Transgnicos :
Trata-se de vegetais cuja estrutura gentica alterada ao serem inseridos genes de outro organismo. Tudo isso implica em vrias discusses ticas e econmicas. Com a insero de genes entre espcies, os cientistas tentam encontrar solues para problemas da humanidade. Desenvolvendo vegetais transgnicos, os pesquisadores abre alternativas que, nos prximos anos, vai alterar nossos hbitos alimentares e cuidados com a sade. Alguns exemplos de alimentos transgnicos que so produzidos no Brasil : (Batata, mamona, soja, milho, algodo e canela).

Fatores Positivos dos Transgnicos :


Acredita-se que o que vai realmente valorizar a planta transgnica e produzir alimentos, mais nutritivos e mais baratos, alm disso, o cultivo dos transgnicos mais eficiente. Com o uso dos transgnicos diminuir o uso de agrotxicos e inseticidas.

Fatores Negativos dos Transgnicos :


Eles podem causar alergias ou danificar o sistema imunolgico do nosso organismo, ou trazer outros danos. Pode ocasionar um grande impacto ambiental e as plantas transgnicas pode produzir sementes estreis.

07

Concluso :
Conclui-se que os cidos nuclicos so de dois tipos : o DNA e o RNA . O DNA (que significa, em ingls, Desoxirribonuclico Acido, ou cido desoxirribonuclico). Ele tem esse nome porque o acar que a forma a desoxirribose. E o RNA (que significa, em ingls, Ribonuclico Acido, ou cido ribonuclico). O nome vem do acar que o compe, que a ribose. Todos ns devemos analisar as possveis consequncias da clonagem humana, pois ela sem dvida, uma das mais controversas e revolucionrias novidades da nossa histria. Como podemos observar neste trabalho, os organismos

transgnicos podem ser utilizados para muita coisa, mas tambm podem ser prejudiciais. Apesar de os transgnicos aumentarem a produo, controlarem as pragas e as doenas, melhorarem a qualidade dos produtos, bem como muitas outras coisas, preciso muito dinheiro para que a produo dos transgnicos seja feita com toda a segurana, e no s, pois j houve casos de intoxicao como mortes, devido a certos produtos transgnicos. Mas o risco est presente em todas as atividades cientficas e econmicas.

08

Referncias Bibliogrficas : Fontes :


http://www.grupoescolar.com/pesquisa/os-acidosnucleicos.html http://www.brasilescola.com/biologia/clonagem.htm http://www.grupoescolar.com/pesquisa/transgenicos-nobrasil.html

You might also like