You are on page 1of 3

1. TEORIAS SOBRE A POSSE: 1.1.

TEORIA SUBJETIVA (FRIEDRICH KARL VON SAVIGNY)- Poder direto ou imediato que tem a pessoa de dispor fisicamente de um bem com a inteno de t-lo para si e de defend-lo com a interveno ou agresso de quem quer que seja. Possui dois elementos: Corpus : elemento material - poder fsico ou de disponibilidade sobre a coisa. Animus domini : inteno de ter a coisa para si, de exercer sobre ela o direito de propriedade. Observao: Para essa teoria, o locatrio, o comandatrio, o depositrio no so possuidores. Portanto, no gozam de proteo direta, no podendo ingressar com as aes possessrias. 1.2. TEORIA OBJETIVA (RUDOLF VON IHERING)- Para constituir a posse basta dispor fisicamente da coisa ou mera possibilidade de exercer esse contato. Dispensa a inteno de ser dono. Possui apenas um elemento: Corpus - elemento material; nico elemento visvel e suscetvel de comprovao; atitude externa do possuidor em relao coisa, agindo ele como dono. Observao: Nosso Cdigo Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering, logo o locatrio, o comandatrio, entre outros, para o nosso direito, so possuidores e como tais podem utilizar as aes possessrias, inclusive contra o proprietrio. 2. Conceito de posse - O art. 1.196 do Cdigo Civil define a posse como sendo o exerccio pleno ou no de alguns dos poderes inerentes propriedade. Portanto posse no depende de propriedade. Algum pode ter a posse sem ser proprietrio. Ser proprietrio ter o "domnio" da coisa. J a posse apenas ter a disposio da coisa, utilizando-se dela e tirando-lhe os frutos. 3. POSSE X DETENO 3.1. Fmulo de posse - deteno: fmulo o servidor, empregado. No deve ser confundido com o possuidor, pela inteligncia do artigo 1.198 do Cdigo Civil. O fmulo de posse detm a coisa apenas em virtude de uma situao de dependncia econmica ou de um vnculo de subordinao. A lei ressalva no ser possuidor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens e instrues suas.

3.2. Para o Direito Civil, deter no possuir: Art. 1.208, 1 parte. havido como nunca perturbado ou esbulhado o que foi mantido na sua

posse ou a ela foi restitudo judicialmente, ou que conseguiu o mesmo efeito por meio de autotutela exercida nos limites da lei. Art. 1.208. No induzem posse os atos de mera permisso ou tolerncia assim como no autorizam a sua aquisio os atos violentos, ou clandestinos, seno depois de cessar a violncia ou a clandestinidade. 4. Elementos da Posse 4.1. sujeito capaz (pessoa natural ou jurdica). 4.2. objeto lcito e possvel (coisa corprea ou incorprea). 4.3. forma - neste caso a forma livre. 4.4. relao dominante entre o sujeito e o objeto. 5. Objeto da posse Podem ser objeto de posse todas as coisas que puderem ser objeto de propriedade. Incluem-se os bens, entre outros: corpreos e incorpreos; mveis e imveis; principais e acessrios, singulares e coletivos, divisveis e indivisveis. 6. Classificao 6.1. Posse Direta (ou imediata) - quando exercida por quem detm materialmente a coisa; poder fsico imediato (exemplos: posse exercida pelo prprio proprietrio, posse exercida pelo locatrio - por concesso do locador). 6.2. Posse Indireta (ou mediata) - quando exercida atravs de outra pessoa (exemplos: proprietrio que tem a posse atravs do inquilino; nesse caso h duas posses paralelas e reais: a do possuidor indireto - que cede o uso do bem - e a do possuidor direto que o recebe, em virtude do contrato). Desta forma o locatrio tem a posse direta e o locador a posse indireta; depositrio tem a posse direta e o depositante a posse indireta; o usufruturio tem a posse direta e o nu-proprietrio tem a posse indireta. Tanto o possuidor direto quanto o indireto podem invocar a proteo possessria contra terceiros. Como regra o possuidor direto (locatrio, depositrio) no pode adquirir a propriedade por usucapio. 6.3. Posse Justa - a que no violenta, clandestina ou precria, adquirida de forma legtima, sem vcio jurdico externo. 6.4. Posse Injusta - a posse adquirida viciosamente, por meio de violncia, clandestinidade ou precariedade. So suas espcies: 6.4.1. Violenta - a obtida atravs de esbulho, for fora fsica ou violncia moral. Assemelha-se ao crime de roubo. 6.4.2. Clandestina - a obtida sub-repticiamente, s escondidas, s ocultas; assemelhada ao furto.

6.4.3. Precria - a obtida com abuso de confiana, no restituindo a coisa ao final do contrato (exemplo: locatrio que, alugando um carro, no o devolve ao final do contrato). Tem forma assemelhada ao crime de estelionato ou apropriao indbita. Observao: A posse, mesmo que injusta, ainda posse e pode ser defendida por aes, no contra aquele de quem se tirou, mas contra terceiros. Observao: Aquele que detm posse injusta, regra geral, no tem posse ad usucapionem ou com vistas usucapio. 6.5. Posse de boa-f - quando o possuidor ignora os vcios ou os obstculos que lhe impedem a aquisio da coisa ou do direito possudo. Os vcios so a violncia, a clandestinidade e a precariedade. Neste caso o possuidor tem a convico de que a coisa lhe pertence; um critrio subjetivo. Ocorre em geral com quem tem justo ttulo, isto , um documento referente ao objeto possudo (exemplo: contrato de compra e venda, locao, comodato doao, etc.). Nosso direito estabelece presuno de boa f em favor de quem tenha justo ttulo. A boa-f valorizada na esfera possessria aquela tida como subjetiva, relacionada com a boa inteno do sujeito da relao jurdica. 6.6. Posse de m-f - a posse viciada por obteno atravs da violncia, clandestinidade e precariedade. O possuidor tem cincia do vcio. Neste caso, nunca possui o justo ttulo (documento). Ainda que de m-f o possuidor no perde o direito de ajuizar a ao possessria competente para proteger-se de um ataque a sua posse. 6.7. Posse nova - a que conta com menos de um ano e um dia. Processualmente, se a invaso ocorreu a menos de um ano e um dia poder o prejudicado ingressar com a ao de reintegrao de posse pelo rito especial, pleiteando liminar inaudita altera par para desocupao. 6.8. Posse velha - a que conta com pelo menos um ano e um dia. Esse prazo importante porque, se a pessoa estiver a mais de um ano e dia na posse, pode obter liminar contra quem o estiver incomodando, sendo mantido sumariamente na posse. 6.9. Posse ad interdicta - a que pode ser defendida pelas aes possessrias, mas no conduz usucapio. O locatrio pode defender a posse de uma turbao ou esbulho, mas no tem direito de usucapio. 6.10. Posse ad usucapionem - a que se prolonga por determinado lapso temporal previsto na lei, admitindo-se a aquisio do domnio pelo usucapio, desde que obedecidos os requisitos legais.

You might also like