You are on page 1of 2

Check-list para automveis

usados
Bom

Examine o carro luz natural. Pouca iluminao e sujidade podem dissimular defeitos. n Ateno s partes mais expostas ferrugem: guarda-lamas, debaixo do veculo e das portas, em volta dos vidros, extremidades do cap e da mala.
n

Cheiros Bancos e encostos Estofos Tapetes Forro do teto Painel das portas Apoio para os cotovelos Cintos de segurana Borracha dos pedais Travo de mo Caixa de velocidades Volante Instrumentos de bordo Funcionamento dos vidros Chaves e fechaduras Fecho central de portas Puxador (portas e mala) Iluminao interior Quatro piscas

Aceitvel

Bom

Porta do condutor Espelho retrovisor esquerdo Embaladeira esquerda Guarda-lamas da frente esquerdo Jante ou tampo da roda da frente esquerda Para-choques da frente Faris, piscas e faris de nevoeiro Grelha Cap Para-brisas da frente e borrachas Guarda-lamas da frente direito Jante ou tampo da roda da frente direita Porta da frente direita Espelho retrovisor direito Embaladeira direita Porta de trs direita Teto Teto de abrir Antena Jante ou tampo da roda de trs direita Guarda-lamas de trs direito Mala Gancho para reboque Vidro traseiro e borrachas Para-choques traseiro Faris, piscas, faris de nevoeiro e iluminao da placa de matrcula Guarda-lamas de trs esquerdo Jante ou tampo da roda de trs esquerdo Porta de trs esquerda

Mau

Interior
n Verifique o estado do interior e o funcio-

Piscas Faris (mnimos, mdios e mximos) Faris de nevoeiro Regulao do retrovisor Para-brisas ( frente e atrs) Buzina Aquecimento e ventilao Rdio Isqueiro Sistema de alarme

namento dos instrumentos. n Alguns cheiros, como o de tabaco, so difceis de eliminar. n Os bancos esto bem fixados, os estofos no tm buracos e deslizam facilmente? n Os tapetes esto gastos? n Borrachas dos pedais gastas ou substitudas so um sinal de quilometragem elevada. n Verifique se os cintos de segurana fixam bem. n Nmeros do contador de quilmetros desalinhados podem ser sinal de fraude. n Levante os tapetes e verifique o estado do forro do cho (se tem ferrugem, por exemplo). n Passe para a caixa de velocidades: no h folgas e a manete est em bom estado? n Carregue em todos os pedais. n Pressione o pedal do travo por 20 segundos e verifique se mantm a presso inicial. Caso contrrio, pode ter uma fuga no circuito.

Assegure-se de que o travo de mo no tem um curso excessivo e de que trava bem. n Vire o volante e confirme se as rodas seguem o movimento, sem folgas. n Controle todos os instrumentos de bordo, como os piscas, a buzina, os limpa para-brisas, faris e farol de nevoeiro, etc.). n Abra e feche os vidros. n Teste os puxadores.
n

Mau

Exterior

Pintura com bolhas ou riscos profundos pode favorecer o aparecimento de ferrugem. n As diferenas de cor da pintura, ao longo da carroaria, os rastos de pintura nas borrachas ou os elementos decorativos so sinais de possvel reparao, aps um acidente. n Os para-choques, as grelhas e os faris mal ajustados so indcios idnticos. n Use um man para averiguar se houve reparaes com massa. Se este aderir menos em certas zonas, fica confirmado que sim. n Abra as portas, a mala, o cap e os vidros, depois feche-os. Se estiverem desalinhados, porque j sofreram um acidente. n As borrachas das portas e dos vidros no devem estar secas nem duras. n Esteja atento ao intervalo em torno do teto de abrir e confirme se tem ferrugem. n Avalie as borrachas do limpa parabrisas. n Os espelhos retrovisores esto bem fixados, no esto riscados nem estalados?
n

Aceitvel

O desgaste irregular dos pneus revela defeitos de suspenso, geometria, equilibragem das rodas ou presso deficiente. n O relevo dos pneus deve ter, no mnimo, 1,6 milmetros de altura. Caso contrrio, sujeita-se a uma multa entre 49,88 e 249,40 euros. n Apoie-se firmemente sobre cada guarda-lamas. De seguida, liberte-o bruscamente para controlar os amortecedores. O veculo deve oscilar uma ou duas vezes. Se oscilar mais, os amortecedores podero estar defeituosos.
n

Bom

Aceitvel Aceitvel

Pneus e amortecedores

Pneu da frente esquerdo Amortecedor da frente esquerdo Pneu da frente direito Amortecedor da frente direito Pneu de trs direito Amortecedor de trs direito Pneu de trs esquerdo Amortecedor de trs esquerdo

Debaixo do cap
n O interior dos guarda-lamas apresenta

Os tubos de borracha devem estar em bom estado, sem gretas nem inchaos nas braadeiras. O radiador deve estar bem estanque. n Verifique a tenso da correia do ventilador e veja se est danificada ou gretada. n Esteja atento s fugas de leo. n Mea o nvel do leo e veja se est negro ou contm partculas metlicas. n Se o exterior do filtro do leo estiver muito sujo e estragado, precisa de ser mudado. n Verifique a data da bateria e desconfie se tiver mais de 4 anos. Caso esteja rachada e os bornes oxidados, corrodos ou cobertos com p branco, precisa de ser substituda. n Compare o modelo da bateria do automvel com o recomendado no manual de instrues. Os cabos da bateria devem estar bem atarraxados. Retire as tampas de plstico e verifique se o nvel do lquido se situa acima dos elementos metlicos internos (cerca de 1 cm a mais). As baterias mais recentes esto seladas e no tm conserto. n Cabos eltricos rachados podem dificultar o arranque do motor, sobretudo com tempo hmido. n A correia do alternador deve estar tensa. n Verifique o nvel do lquido de ventilao, leo, lquido dos traves e para-brisas.

Carroaria interior Amortecedores Forro Pneu sobresselente Macaco Tringulo Estojo de ferramentas Chapeleira

Aceitvel

Bom

Mau

Teste na estrada
n Conduza o carro durante meia hora, no m-

sinais de ferrugem? n Para se certificar da idade do veculo, compare o nmero do chassis com o do livrete ou certificado de matrcula. n Um motor demasiado limpo pode dissimular as fugas de leo ou do carburador. J um motor muito sujo pode ser sinal de m conservao. n Veja o circuito de arrefecimento: se o lquido do depsito apresentar sinais de ferrugem ou estiver oleoso, a junta da cabea pode estar a vedar mal.
Aceitvel Bom Mau

Debaixo do automvel
n Se possvel, inspecione os sinais de fer-

rugem ou de reparao por debaixo da viatura, a panela de escape e o catalisador, as fugas de leo, de gasolina e de gua. n As borrachas de proteo do card (tampa por baixo do motor) esto rotas?

Sistema de abertura do cap Cap Interior do cap sem ferrugem Nmero do chassis Radiador (fugas e junes) Tubos Ventilador e alternador Correia do alternador Lquido de ventilao (nvel) Lquido dos traves (nvel) Lquido do limpa para-brisas (nvel) Caixa de velocidades Bateria sem oxidao Cabos eltricos leo Filtro de ar

Estado das rodas Cho exterior

nimo. Desta forma, prestar mais ateno aos defeitos. n Percorra um circuito diversificado (linhas retas, curvas, piso em terra batida e alcatro). Varie a velocidade. n Numa estrada sem obstculos, plana e no exposta ao vento lateral, alcance uma velocidade de 50 km/h e largue o volante: o veculo no deve deslocar-se nem para a direita, nem para a esquerda. Repita para os traves. n Numa estrada com mau piso, o veculo no deve saltar nem balanar. Se o fizer, sinal de que os amortecedores esto danificados. n Passe revista a todas as velocidades: devem engrenar facilmente e no saltar. n Em segunda ou terceira, acelere um pouco e solte o acelerador repentinamente: o veculo deve afrouxar sem marteladas no motor. n Controle a embraiagem com o motor ligado e o carro parado: puxe o travo de mo a fundo, meta a segunda e levante levemente a embraiagem. Se motor no parar imediatamente, a embraiagem est gasta. n Durante a experincia, esteja atento aos rudos do motor e do interior. n Depois do teste, volte a colocar o motor em marcha durante alguns minutos e desligue-o imediatamente. Caso contrrio, poder ocorrer uma autoignio. O motor ficou demasiado quente? n Controle de novo todos os instrumentos de bordo.

Aceitvel

Bom

Bom

Panela de escape Catalisador Proteo do card Tubos (gasolina, travo, etc.) Sem fugas (leo e combustvel) Arranque a frio Ponto morto Rudos do motor Desembraiagem e embraiagem Acelerao e desacelerao

Mala
n Verifique a pintura no interior da mala. n

Rudos de transmisso Travagem Estabilidade em linha reta Reao dos traves e ABS Reaes do volante Suspenses Amortecedores

Os amortecedores da porta da mala esto em bom estado. n A roda sobresselente est em bom estado e com uma boa presso? Existe um macaco, um tringulo e um estojo de ferramentas?

Mau

Sem sinais de reparao

Mau

Mau

You might also like