You are on page 1of 3

Plano de Aula

Diagnstico do domnio da linguagem escrita


Objetivo Identificar o domnio de cada aluno em relao aos padres da linguagem escrita. Contedos especficos - Produo de texto. - Fbulas. Anos Do 3 ao 5 ano Material necessrio Folhas para escrever, lpis e borracha. No caso de alunos com deficincia intelectual, providencie, tambm, uma prancha de comunicao. Flexibilizao Para alunos com paralisia cerebral, mas com um nvel razovel de compreenso, oferea uma explicao individual a respeito da atividade que ser realizada e marque no quadro todas as etapas da aula. A repetio fundamental para o acompanhamento. Ao invs de realizar o trabalho de reproduo da fbula individualmente, divida a turma em duplas, para que o aluno seja apoiado por um colega. Ambos devem discutir o enredo da fbula, mas o aluno sem deficincia servir como escriba. Caso o aluno seja incapaz de falar com clareza, uma alternativa utilizar uma prancha de comunicao - um cartaz com imagens e trechos da fbula para que o aluno com deficincia possa apontar (com as mos ou ps) os elementos sobre os quais deseja contar algo. Se necessrio, estenda o tempo da atividade e oriente os familiares do aluno com deficincia para que releiam a histria com ele em casa, antes da produo textual. Desenvolvimento 1 etapa Converse com a turma sobre a atividade que voc vai propor, explicando que ela ser importante para o planejamento das prximas aulas e vai ajudar todos a escrever com mais segurana. A tarefa reproduzir por escrito uma fbula (de conhecimento da turma) que ser lida por voc em sala. 2 etapa Depois da leitura, converse sobre o enredo para que as crianas se familiarizem ao mximo com a histria. Voc pode solicitar que contem a fbula oralmente para ter a certeza de que todos tm condies de reproduzi-la por escrito. Por fim, pea que os alunos a escrevam por conta prpria.

Flexibilizao para deficincia intelectual Pea famlia ou ao AEE que leiam mais vezes a fbula escolhida e que o aluno a reconte. Em classe, tenha uma conversa antecipada com ele para que possa perceber melhor o comportamento esperado. Proponha ao grupo um reconto oral em que cada um conte parte da fbula. Combine antes qual ser lida por ele. A escrita da fbula pode ser feita em dupla, se ele no for alfabtico. Nesse caso, o colega ser o escriba. Avaliao O diagnstico feito ao analisar os textos de acordo com uma lista de problemas e dificuldades previamente estabelecida, que considere tanto padres de escrita como caractersticas do gnero escolhido. No caso das fbulas, uma sugesto possvel a seguinte: Padres de escrita - Apresenta muitas dificuldades para representar slabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal. - Apresenta erros por interferncia da fala na escrita em fim de palavras. - Apresenta erros por interferncia da fala na escrita no radical. - Troca letras ("c"/"", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") por desconhecer as regularidades contextuais do sistema ortogrfico. - Troca letras ("c"/""/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j") por desconhecer as mltiplas representaes do mesmo som. - Realiza trocas de consoantes surdas (produzidas sem vibrao das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibrao das cordas, como "b" e "d"). - Revela problemas na representao da nasalizao (""/"an"). - No domina as regras bsicas de concordncia nominal e verbal da lngua. - No segmenta o texto em frases usando letras maisculas e ponto (final, interrogao, exclamao). - No emprega a vrgula em frases. - No segmenta o texto em pargrafos. - No dispe o texto (margens, pargrafos, ttulos, cabealhos) de acordo com as convenes. Flexibilizao para deficincia intelectual Se o aluno ainda no dominar a escrita, explore bastante o reconto oral e a leitura das ilustraes. O reconto pode ser gravado em udio e explorado junto com todo o grupo. Caractersticas do gnero - Modifica o conflito principal da histria. - No evidencia a relao entre os personagens. - No constri o clmax. - Transforma o desfecho da histria. - No constri o texto de modo a retomar ideias anteriores para dar unidade de sentido (coeso referencial). - No usa marcadores temporais. Assim que preencher a anlise de todos os alunos, faa a tabulao dos dados. Se voc tiver acesso a um computador e um software de edio de planilhas (do tipo Excel), esse trabalho poder ser feito com mais rapidez. Consolide os dados e verifique quantas vezes

os problemas listados aparecem no texto de cada criana. Em seguida, registre o total de vezes que esse problema aparece em todo o grupo. Com base nesse diagnstico, liste os problemas principais que precisam ser trabalhados com toda a turma, tratando-os como contedos prioritrios para o semestre. Essa anlise tambm vai permitir que voc identifique dificuldades individuais dos alunos. Uma opo para trat-las planejar atividades em grupos, desde que eles renam alunos com diferentes nveis de conhecimento. Dessa forma, os estudantes mais avanados podero interagir com aqueles que tm dificuldades para que possam se desenvolver juntos. Tenha cuidado ao formar esses grupos. O nvel de conhecimento dos alunos deve ser variado, porm, no muito. Caso contrrio, corre-se o risco de o aluno com dificuldade no conseguir acompanhar o colega mais avanado. Consultoria: Cludio Bazzoni Assessor de Lngua Portuguesa da prefeitura de So Paulo e selecionador do Prmio Victor Civita - Educador Nota 10, com base no documento Aprender os Padres da Linguagem Escrita de Modo Reflexivo, da prefeitura de So Paulo.

You might also like