You are on page 1of 3

Ministrio da Fazenda

Desonerao da Folha de Pagamentos


Perguntas e Respostas
O que a desonerao da folha de pagamento?
A desonerao da folha de pagamento constituda de duas medidas complementares. Em primeiro lugar, o governo est eliminando a atual contribuio previdenciria sobre a folha e adotando uma nova contribuio previdenciria sobre a receita bruta das empresas (descontando as receitas de exportao), em consonncia com o disposto nas diretrizes da Constituio Federal. Em segundo lugar, essa mudana de base da contribuio tambm contempla uma reduo da carga tributria dos setores beneficiados, porque a alquota sobre a receita bruta foi fixada em um patamar inferior quela alquota que manteria inalterada a arrecadao a chamada alquota neutra. se aplica apenas contribuio patronal paga pelas empresas, equivalente a 20% de suas folhas salariais. Todas as demais contribuies incidentes sobre a folha de pagamento permanecero inalteradas, inclusive o FGTS e a contribuio dos prprios empregados para o Regime Geral da Previdncia Social. Ou seja, se a empresa for abrangida pela mudana, ela continuar recolhendo a contribuio dos seus empregados e as outras contribuies sociais incidentes sobre a folha de pagamento (como seguro de acidente de trabalho, salrio-educao, FGTS e sistema S) da mesma forma que hoje apenas a parcela patronal deixar de ser calculada como proporo dos salrios e passar a ser calculada como proporo da receita bruta.

Legislao
Constituio Federal Art. 195, 12 e 13 Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991 Art. 22, inciso I e III Lei n 12.546, de 14 de dezembro de 2011

Qual ser a alquota sobre receita bruta que as empresas enquadradas na Medida Provisria pagaro?
Vai depender do setor em que a empresa atua ou o produto que produza. O governo decidiu adotar duas alquotas diferentes: 1% para as empresas que produzem determinados produtos industriais (identificados pelo cdigo da Tabela de Incidncia do Imposto sobre Produtos Industrializados TIPI); e 2,0% para as empresas do setor de servios, como aquelas do ramo hoteleiro, de call center e design houses, e que prestam os servios de tecnologia de informao e tecnologia de informao e comunicao.

Esta mudana de base de contribuio para todas as empresas?


No para todas as empresas, apenas para aquelas que se enquadrarem nas atividades econmicas ou que fabricarem produtos industriais listados na Medida Provisria, alm daquelas j beneficiadas pela Lei n 12.546/2011, que inaugurou a desonerao da folha. Nesses casos, a empresa obrigatoriamente ter de passar a pagar sua contribuio previdenciria sobre a receita bruta oriunda da venda daqueles produtos.

A desonerao atinge todas as contribuies sobre a folha?


No. A substituio da base folha pela base faturamento

O que deve fazer uma empresa que possui apenas parcela da sua receita vinculada aos servios e produtos elencados na Medida Provisria?
Se uma empresa produzir tipos diferentes de produtos ou prestar diferentes tipos de servios, sendo apenas alguns deles elencados na Medida Provisria, ento ela dever proporcionalizar sua receita de acordo com os servios/ produtos enquadrados e no-enquadrados na Medida

01

Ministrio da Fazenda

Desonerao da Folha de Pagamentos


Perguntas e Respostas
Provisria e recolher a contribuio previdenciria em duas guias: uma parcela sobre a receita e outra parcela sobre a folha.

Qual o objetivo da desonerao da folha?


So mltiplos os objetivos. Em primeiro lugar, amplia a competitividade da indstria nacional, por meio da reduo dos custos laborais, e estimula as exportaes, isentando-as da contribuio previdenciria. Em segundo lugar, estimula ainda mais a formalizao do mercado de trabalho, uma vez que a contribuio previdenciria depender da receita e no mais da folha de salrios. Por fim, reduz as assimetrias na tributao entre o produto nacional e importado, impondo sobre este ltimo um adicional sobre a alquota de Cofins-Importao igual alquota sobre a receita bruta que a produo nacional pagar para a Previdncia Social.

Como isso funciona na prtica? possvel exemplificar?


Se, por exemplo, uma empresa tiver 70% de sua receita derivada de produtos enquadrados na Medida Provisria e 30% de fora, ento ela dever recolher a alquota de 1% sobre 70% de sua receita e aplicar a alquota previdenciria normal, de 20%, sobre 30% de sua folha salarial. Digamos que a receita de uma empresa nesta situao seja de 1000 e sua folha de salrios de 200. Atualmente, essa empresa recolhe 20% de 200, pagando 40 de contribuio previdenciria. Pela nova sistemtica, ela pagar 19 (1% x 70% x 1000 + 20% x 30% x 200).

O que muda no recolhimento da nova contribuio?


A contribuio previdenciria das empresas sobre a folha recolhida, em geral, via Guia da Previdncia Social (GPS), juntamente com a contribuio do empregado, no cdigo 2100. A contribuio sobre a receita bruta das empresas, que agora est sendo estendida para outros setores, recolhida por meio de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (DARF), com os seguintes cdigos*: I 2985: Contribuio Previdenciria Sobre Receita Bruta Empresas Prestadoras de Servios de Tecnologia da Informao (TI) e Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC); II 2991: Contribuio Previdenciria Sobre Receita Bruta Demais. * Fonte: Ato Declaratrio Executivo da Receita Federal do Brasil n 86, de 1 de dezembro de 2011.

Todas as importaes tero acrscimo de Cofins?


No, apenas sofrero cobrana adicional de Cofins as importaes dos mesmos produtos industriais que, no caso de fabricao no pas, estiverem tendo sua receita bruta tributada pela nova contribuio previdenciria. Ou seja, os importados cujos cdigos TIPI estejam elencados na Medida Provisria. Por exemplo: uma pea de confeco produzida no Brasil ter sua receita bruta auferida no mercado domstico tributada em 1% pela contribuio previdenciria; e uma pea de confeco importada ter uma alquota adicional de 1% na Cofins-importao.

Como a Unio far a compensao para o Fundo de Previdncia Social?


A legislao estabelece que a Unio compensar o Fundo do Regime Geral de Previdncia Social no valor correspondente estimativa de renncia previdenciria decorrente da desonerao, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, de forma a no afetar a apurao do resultado financeiro do Regime Geral de Previdncia Social.

02

Ministrio da Fazenda

Desonerao da Folha de Pagamentos


Perguntas e Respostas
Como ter certeza de que os impactos fiscais e econmicos esperados vo ocorrer na prtica?
Para avaliar os resultados econmicos e os impactos fiscais da medida, o governo est constituindo uma C Comisso Tripartite que ter a participao de membros do governo, representantes de trabalhadores e dos empresrios.

Quais so os setores e as alquotas?


Setores Txtil Confeces* Couro e Calados* Plsticos Material eltrico Bens de Capital - Mecnico nibus Autopeas Naval Areo Mveis TI & TIC* Hotis Call Center* Design Houses (chips) Alquota Fixada 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 1,00 % 2,00 % 2,00 % 2,00 % 2,00 %

* Setores j contemplados na Lei n 12546, de 2011.

03

You might also like