You are on page 1of 30

ANLISE INTEGRADA DA PAISAGEM BRASILEIRA:

DOMNIOS MORFOGENTICOS

INTRODUO

SISTEMA CLSSICO DE REFRENCIA EM GEOMORFOLOGIA

William M. Davis, 1889 (Gelogo):


Carter cclico: Juventude (Entalhamento do talvegue), Maturidade (denudao e conseqente senilidade), rejuvenescimento (novo soerguimento). Estabilidade tectnica: Soerguimento e Denudao no ocorrem concomitantemente. Fundamentado no conceito de nvel de base de Powell (1875), introduz o conceito de equilbrio. Sua geomorfologia praticamente no tinha qualquer articulao com uma viso processual mais ampla.

Walther Penck, 1924 (Gegrafo):


Soerguimento e Denudao ocorrem concomitantemente. Inciso do talvegue proporcional ao soerguimento. Instabilidade tectnica. Maior importncia aos eventos processuais.

Laster C. King, 1955 (Geomorflogo):


Resgate do conceito de estabilidade tectnica de Davis. Introduo ao conceito de Pediplano e formas residuais Inselbergs.

RELEVO BRASILEIRO
A primeira classificao brasileira, que identifica oito unidades de relevo, elaborada, nos anos 40, por Aroldo de Azevedo. Em 1958 substituda pela tipologia de Aziz AbSber, que acrescenta duas novas unidades de relevo. Uma das classificaes mais recentes (1995), a de Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da USP. Seu trabalho baseado no projeto Radambrasil, um levantamento realizado entre 1970 e 1985 que fotografou o solo brasileiro com um equipamento especial de radar. Essa classificao associa informaes altimtricas, com os processos de eroso, sedimentao e gnese, integrando-os s estruturas geolgicas nas quais ocorrem.

Aroldo de Azevedo 1949


Leva em conta, principalmente, o nvel altimtrico como fator de determinao do que seja um planalto ou uma plancie: - Plancie: rea que varia de 0 a 100 m de altitude. - Planalto: rea acima de 200 m de altitude.

Aziz AbSaber 1958.

Despreza o nvel altimtrico e d nfase aos processos geomorfolgicos, isto , aos processos de eroso e sedimentao. - Plancie: rea onde o processo de sedimentao maior que o de eroso. - Planalto: rea onde o processo de eroso maior que o de sedimentao.

Jurandyr Ross 1990.


A nova classificao, com 28 unidades de relevo, considerou, alm das caractersticas morfoestruturais (estruturas geolgicas) e morfoclimticas, as caractersticas morfoesculturais do relevo, ou seja, a ao dos agentes externos. E introduz o conceito de depresso, inexistente nas classificaes anteriores. Esse projeto, que restringia-se ao mapeamento por radar da Amaznia, foi ampliado para todo o Brasil em 1975. No levantamento dos dados foi utilizado o avio Caravelle que sobrevoou o pas a uma altitude mdia de 12 km e a uma velocidade mdia de 690 Km/h. O professor Jurandyr Ross fez parte da equipe do Radam Brasil.

Critrios de Classificao
0 critrio utilizado por Jurandyr L. S. Ross e sua equipe de gegrafos leva em conta a estrutura geolgica na gnese das formas de relevo (fator estrutural), mas valoriza sobretudo a geometria ou modelado (fator escultural ou morfolgico) que essas formas apresentam. O primeiro nvel essencialmente geomorfolgico, representado pelos planaltos, depresses e plancies. 0 segundo nvel considera o carter estrutural (geolgico) dos planaltos. Assim, aparecem os planaltos esculpidos em bacias sedimentares, em ncleos cristalinos. Este nvel no abrangeu as depresses porque, segundo o autor, "constituem superfcies de eroso embutidas por entre os planaltos, e algumas delas se estendem por mais de uma estrutura, definindo-se mais pelo carter escultural". 0 terceiro nvel define nominalmente cada uma das unidades geomorfolgicas, tanto as de planalto como as de plancie ou de depresso. Por exemplo: Planalto da Borborema, Depresso do Araguaia e Plancie do Rio Amazonas.

PLANALTOS
Superfcie irregular com altitude acima de 200 metros, resultante da eroso sobre rochas cristalinas ou sedimentares. Forma predominante no pas. No Brasil existem 11 planaltos divididos nos quatro grupos a seguir:
1. 2. 3. 4. Planaltos em Bacias Sedimentares Planaltos dos Cintures Orognicos Planaltos em Ncleos Cristalinos Arqueados Planaltos em intruses e coberturas residuais da plataforma (escudos)

Planaltos em Bacias Sedimentares


Constitudos por rochas sedimentares e circundados por depresses perifricas ou marginais.

Ex: Chapada Diamantina.

Planaltos em Ncleos Cristalinos Arqueados


Estruturas que, embora isoladas e distantes umas das outras, possuem a mesma forma, ligeiramente arredondada.

Ex: Planalto da Borborema

Planaltos em Intruses e Coberturas Residuais da Plataforma (Escudos)


Formaes antigas da era Pr-Cambriana que possuem grande parte de sua extenso recoberta por terrenos sedimentares.

Ex: Monte Roraima.

Planaltos dos Cintures Orognicos


Originados pela eroso sobre os antigos dobramentos sofridos na Era Pr-Cambriana pelo territrio brasileiro.

Ex: Serra da Mantiqueira.

PLANCIE
uma superfcie plana, com altitude inferior a 100 metros de altitude, formada pelo acmulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre.

Barra Grande - PI origem marinha

Plancie Amaznica -AM origem fluvial

Lagoa dos Patos -RS origem lacustre

Comparao Classificatria
Na classificao de Ross grande parte do que era considerado plancie, passou a ser classificada como depresso marginal. Com isso as unidades das plancies ocupa agora uma poro menor no territrio brasileiro.
Classificao de Aroldo Azevedo 1949 Classificao de Aziz AbSber - 1958 Classificao de Jurandyr Ross - 1995

Plancie Amaznica Plancie Costeira

Plancie e Terras Baixas Amaznicas Plancie e Terras Baixas Costeiras

Plancie do Pampa

Plancie

Plancie

Plancie

Subdiviso
So subdivididas em: Plancies Continentais. Plancies Costeiras;

23 23 28

28

23 24 25 26 27 28

Plancie do rio Amazonas Plancie do rio Araguaia Plancie e Pantanal do rio Giapor
28 24 25

Plancie e Pantanal Matogrossense Plancie da Lagoa dos Patos e Mirim Plancies e Tabuleiros Litorneos

26

27

Plancie Costeira
Encontradas no litoral como as Plancies e Tabuleiros Litorneos.

Ex: Lagoa dos Patos

Plancie Continental
Situadas no interior do pas, so consideradas plancies as terras situadas junto aos rios.

Ex: 1 - Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Ex: 2 - Plancie do rio Amazonas

DEPRESSO
uma superfcie com suave inclinao e formada por prolongados processos de eroso. A depresso menos irregular do que o planalto e situa-se em altitudes que vo desde 100 a 500 metros de altitude. As unidades das depresses foram geradas por processos erosivos ocorridos no contato das extremidades das bacias sedimentares com antigos macios. Estes processos erosivos deram origem a diversas formas de depresso no territrio nacional: Depresso Perifrica Depresso Interplanltica Depresso Marginal

Depresso Perifrica
rea deprimida que aparece na zona de contato entre terrenos sedimentares e cristalinos.

Ex. Cataratas do Iguau (Bacia do Paran).

Depresso Interplanltica

uma rea mais baixa que os planaltos que a circundam.

Ex. Depresso do So Francisco.

Depresso Marginal
Margeia bordas de terrenos sedimentares.

Ex. Depresso sul Amaznica

As depresses reasdetransi oentreasbaciaseo smaciosantigos. ao erosiva . Originam diferentes tipos de depresso: perifricas, marginais e interplanlticas

CONCLUSO
Em razo da maior complexidade e do detalhamento que a classificao de Jurandyr Ross apresenta em relao s classificaes de Aroldo de Azevedo e de AbSaber, sua importncia ultrapassa o mbito escolar, permitindo o conhecimento pormenorizado do relevo brasileiro, fundamental no planejamento do pas. Por exemplo, na definio de polticas de ocupao agrcola, de proteo ao meio ambiente, de explorao dos recursos naturais, de colonizao. 0 conhecimento detalhado do relevo possibilita melhor aproveitamento e proteo do mesmo.

BIBLIOGRAFIA
members.fortunecity.com/marcel_amati/relevobras.doc www.portalsaofrancisco.com.br/.../relevobrasileiro/relevo-brasileiro-1.php http://padogeo.com/cont-geologia-br.html http://scholar.google.com.br/ http://conceitosetemas.blogspot.com/2009/03/classificac oes-de-relevo-do-brasil.html Ross,Jurandyr L.S. Geografia do Brasil p.14 CASSETI, Valter. Geomorfologia. [S.l.]: [2005]. Disponvel em: <http://www.funape.org.br/geomorfologia/>. Acesso em: 23/11/2010.

You might also like