You are on page 1of 7

Ler textos literrios -3 ciclo 7 ano

Apresentao da actividade: Com a leitura do primeiro poema de Ceclia Meireles, pretende-se que os alunos sejam capazes de interpretar e apreciar um texto literrio, expressando de forma fundamentada os seus pontos de vista. A leitura e comentrio do segundo poema, tambm da mesma escritora, tem como objectivo expandir o conhecimento dos alunos relativamente ao universo potico da escritora, atravs da identificao de temas recorrentes nos dois poemas.

Descritores de desempenho:
- Interpretar textos com diferentes graus de complexidade, articulando os sentidos com a sua finalidade e com a inteno do autor: - formular hipteses sobre o texto - identificar temas e ideias principais - explicitar o sentido global do texto - Identificar relaes intratextuais, compreendendo de que modo o tipo e a inteno do texto influenciam a composio formal. - Analisar o valor expressivo dos recursos retricos - Valorizar uma obra enquanto objecto simblico, no plano do imaginrio individual e colectivo

Pr-requisitos:- Reconhecer formas textuais


-Noes de versificao; - Tempos verbais: Presente do Indicativo - Adjectivo - Recursos estilsticos: repetio

Durao estimada: 90+90 minutos

A. Pr- Leitura: Antecipar o assunto e a forma do texto O professor l os trs primeiros versos e pede aos alunos que respondam s seguintes perguntas : a) O texto falar de quem ? b) Com a leitura destas primeiras linhas j s capaz de imaginar como ser este menino? c) Achas que vais ler um texto narrativo, uma entrevista, um poema ou um texto publicitrio? Porqu? d)Qual ser o assunto deste poema ? s capaz de adivinhar como ser a vida deste menino? B. Leitura: Comprender o sentido do texto 1-O professor d a conhecer todo o poema .

Criana

Cabecinha boa de menino triste, de menino triste que sofre sozinho, que sozinho sofre, e resiste, Cabecinha boa de menino ausente, que de sofrer tanto se fez pensativo, e no sabe mais o que sente... Cabecinha boa de menino mudo que no teve nada, que no pediu nada, pelo medo de perder tudo. Cabecinha boa de menino santo que do alto se inclina sobre a gua do mundo para mirar seu desencanto. Para ver passar numa onda lenta e fria a estrela perdida da felicidade que soube que no possuiria. Ceclia Meireles, in 'Viagem' 2- O objectivo da leitura deste poema dar-te a conhecer um dos poemas de Ceclia Meireles, uma poetisa brasileira que viveu entre 1901 e 1964 . Responde ao questionrio que se segue, tendo conscincia que to importantes como o(s) significado(s) que encontrares e as interpretaes que fizeres, so as descobertas que fazes sobre ti prprio no momento da leitura. 2.1- Sublinha as duas palavras que iniciam e que se repetem em quatro estrofes deste poema. 2.1.1- Esta repetio que ocorre no incio dos quatro versos um recurso estilstico que se chama anfora. Por que motivo existir esta repetio? 2.2- Repara na primeira palavra de cada um desses versos e procura relacionar a utilizao do diminutivo com os sentimentos da autora em relao a esta criana.

3- Centra-te na primeira estrofe. Preenche o esquema seguinte, colocando na coluna da direita as palavras que definem o menino.
Cabecinha boa

Menino

3.1- Parece-te existir alguma contradio entre a primeira caracterstica e as restantes? Explica. 3.2- Procura a palavra que rima com triste. 3.3- Este menino estar a resistir contra qu? 3.4- Refere uma situao ou um acontecimento que te cause tristeza.

4- Preenche o quadro seguinte com os primeiros versos das primeiras quatro estrofes: Cabecinha boa de menino triste Estrofe 1 Cabecinha boa de menino ausente Estrofe 2 Cabecinha boa de menino mudo Estrofe 3 Cabecinha boa de menino santo Estrofe 4 5- Sublinha os adjectivos presentes nestes versos. 6- J tinhas concludo anteriormente , relativamente ao 1 verso, que existe uma certa oposio de sentidos entre o princpio e o final do verso : um menino duma bondade to grande no devia viver to triste.

Compara agora entre si os adjectivos finais dos quatro versos: triste, ausente, mudo, santo 6.1- A expresso do sofrimento deste menino parece-te aumentar ou diminuir ao longo do poema ? Explica. 6.2- Observa , de novo, o verso da estrofe 4: Cabecinha boa de menino santo Continuas a verificar oposio de sentidos ou notas alguma mudana? Explica. 7- Observa as duas estrofes finais. 7.1- Consideras que o menino se encontra no mesmo local referido nas primeiras estrofes ? Em que lugar se encontra agora este menino? 7.2- E segundo o poema, o que que este menino santo se encontra a fazer? 7.3- Sublinha a forma verbal que se encontra no Presente. 7.4- Regressa primeira estrofe e sublinha igualmente as formas verbais que se encontram no Presente. 7.5- Como explicas que este menino se encontre a viver o Presente em dois espaos diferentes? 8- Procura no poema palavras que se encontrem associadas aos dois planos de existncia do menino:

CU

TERRA

gua do Mundo

9- Parece-te que, apesar de se encontrar noutro plano da sua existncia, este menino encontrou a estrela da felicidade? Comprova com os elementos que seleccionaste. C- Ps Leitura: Intertextualidade com outro poema da mesma autora Neste dois poemas, o mar parece ter uma importncia vital na poesia de Ceclia Meireles. Faz um comentrio escrito afirmao anterior, depois de leres outro poema da mesma escritora.

Pescaria
Cesto de peixes no cho. Cheio de peixes, o mar. Cheiro de peixe pelo ar. E peixes no cho.

Chora a espuma pela areia, na mar cheia. As mos do mar vm e vo, as mos do mar pela areia onde os peixes esto. As mos do mar vm e vo, em vo. No chegaro aos peixes do cho. Por isso chora, na areia, a espuma da mar cheia.

Ceclia Meireles , Ou isto ou aquilo

You might also like