You are on page 1of 51

Biologia Celular

Profa. Cludia B. N. Mendes de Aguiar claudianedel@gmail.com

Complexidade no genoma Respirao aerbica

Eucariontes pluricelulares Eucariontes unicelulares

1,5

Presena de O2 Simplicidade no genoma

Bactrias fotossintticas

2,5

Idade da Terra (bilhes de anos)

Procariontes
Primeiros procariontes primitivos

3,8

Origem da vida
Primeiras molculas

3,9

Origem da Terra

4,5

3,8 bi.a.

Nveis de organizao em Biologia


tomos e molculas Os tomos formam toda a matria que existe. Eles se unem por meio de ligaes qumicas para formar as molculas, desde molculas simples como a gua (H2O), at molculas complexas como protenas, que possuem de centenas a milhares de tomos. Como j vimos, a matria viva formada principalmente pela unio dos tomos (C) Carbono, (H) Hidrognio, (O) Oxignio e (N) Nitrognio.

Organelas e Clulas As organelas so estruturas presentes no interior das clulas, que desempenham funes especficas. So formadas a partir da unio de vrias molculas. A clula a unidade bsica da vida, sendo imprescindvel para a existncia dela. Existem vrios tipos de clulas, cada uma com sua funo especfica.

Tecidos Os tecidos so formados pela unio de clulas especializadas. Os tecidos esto presentes apenas em alguns organismos multicelulares como os fungos, as plantas e os animais. Um exemplo de tecido o muscular com funo de produzir os movimentos musculares.

Tecido cartilaginoso

rgos Os tecidos se organizam e se unem, formando os rgos. Eles so formados de vrios tipos de tecidos, por exemplo. O corao formado por tecido muscular, sanguneo e tecido nervoso. Os ossos so formados por tecido sseo, sanguneo e nervoso.

Sistemas Os sistemas so formados pela unio de vrios rgos, que se trabalham em conjunto para exercer uma determinada funo corporal, por exemplo, o sistema digestrio, que formado por vrios rgos, como boca, estmago, intestino, glndulas, etc.

Organismo A unio de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pssaro, um verme, etc.

O homem vitruviano Leonardo da Vinci (1490)

Objeto de estudo Cincia

tomos

Elementos

Biomolculas

Clulas

Tecidos

rgos e sistemas Anatomia Fisiologia

Fsica

Qumica

Bioqumica

Biologia celular

Histologia Anatomia Fisiologia

Biologia celular cincia que estuda as clulas de maneira morfo-funcional. Especificamente, a biologia celular estuda como as estruturas e biomolculas que compem as clulas interagem para que todas as funes dos tecidos e dos organismos sejam exercidas de forma normal.

Clulas so pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma soluo aquosa. As clulas constituem a unidade estrutural e fundamental de todos os seres vivos.

Da matria inanimada para os organismos vivos

Unidades em Biologia celular

nm, m, A
1mm = 103 m 1mm = 106 nm

Tamanho das clulas e seus componentes

Surgimento das clulas Como surgiu a primeira clula? Condies da terra primitiva:
Inspita CO2,CH4, NH3, H2S, H2 e vapor de gua Erupes vulcnicas Ausncia de O2 Sem camada de oznio Descargas eltricas e de UV Oceanos, lagos

?
Primeira clula

Inmeras hipteses
2,9 bilhes de anos atrs

Hiptese da bolha

Primeira molcula orgnica RNA?

Surgimento das clulas Como surgiu a primeira clula?


Condies da terra primitiva

Aminocidos Nucleotdeos Fosfolipdeos Outras molculas

Protenas cidos Nuclicos Membrana plasmtica

Primeira clula

Caractersticas universais de todas as clulas


Em todas as clulas a informao gentica est armazenada nas molculas de DNA. -Transcrevem partes da informao hereditria em RNA e traduzem o RNA em
protenas - O mesmo grupo de aminocido (20) utilizado para sintetizar as protenas.

Todas as clulas possuem membrana plasmtica Todas as clulas consomem energia livre para sobreviver

Consumo de energia
Os organismos vivos obtm sua energia de diferentes maneiras - HETEROTRFICOS Obtm energia alimentando-se de outros organismos vivos ou dos compostos orgnicos que eles produzem(Organotrficos) : animais, fungos, algumas bactrias.

Consumo de energia
- AUTOTRFICOS
Organismos que produzem seus prprios alimentos. So capazes de sintetizar substncias essenciais para seu metabolismo a partir da energia da luz solar (fototrficos) e de compostos qumicos inorgnicos do ambiente , por exemplo rochas (litotrficos): plantas, algas, algumas bactrias

Voltando para a primeira clula... Autotrfica ou Heterotrfica?


A clula ancestral a primeira clula era heterotrfica e anaerbica

Surgiram tambm as clulas AUTOTRFICAS (fotossintetizantes)

As mudanas na atmosfera e o incio da fotossntese foram importantes para a evoluo das clulas e das formas de vida existentes na Terra.

Oxignio liberado Clulas aerbicas

A clula ancestral era PROCARITICA!


Componentes de uma bactria atual:

SEM COMPARTIMENTALIZAO

Surgimento das clulas eucariticas


Surgimento de diferentes compartimentos membranosos (organelas)

Invaginao da Membrana Plasmtica Ncleo, retculo, golgi, lisossomos

O desenvolvimento de microscpios possibilitou o surgimento da biologia celular como cincia! 1590 1 microscpio composto (duas lentes) Jansen (Holanda);

1612 Galileo Galilei (Itlia)

1665 Robert Hooke (Inglaterra) observao de tecido vegetal (cortia) introduziu o termo CLULA;

1674 - Leewenhoek (Holanda), construindo suas prprias lentes, contribuiu muito para o desenvolvimento de microscpios com maior poder de resoluo. Observou as primeiras clulas vivas (eritrcitos, protozorios, espermatozides, bactrias);

Microcpio de Luz Atual

1838 surgimento da biologia celular como cincia distinta: 1838 Matthias Schleiden (botnico/Alemanha) e 1839 Theodor Schwann (zologo/Alemanha): TEORIA CELULAR investigao sistemtica de plantas e animais, demonstrando que as clulas eram as unidades fundamentais de todos os tecidos vivos. 1860 Louis Pasteur (Frana) os organismos vivos no surgem espontaneamente e sim gerados a partir de organismos pr-existentes (uma clula s pode surgir a partir de outra clula). 1877 Carl Zeiss (Alemanha) props o uso do leo de imerso para aumentar o poder de resoluo dos microscpios. 1879 Ian Flemming descreveu o movimento dos cromossomos durante a diviso de uma clula animal. 1930-1950 1 microscpio eletrnico maior poder de resoluo. Ao invs de uma luz, utiliza feixe de eltrons. Inventado no incio dos anos 30 pelo alemo Ernest Ruska. George Palade (Romnia, naturalizado americano Instituto Rockefeller), Keith Porter (Canad) e Sjstrand (Sucia) foram os primeiros a utilizar o MET para visualizao de estruturas biolgicas.

OS SERES VIVOS

A classificao dos seres vivos


O sistema mais antigo de classificao de seres vivos que se conhece deve-se ao filsofo grego Aristteles (384 a.C.-322 a.C.), que classificou todos os organismos vivos ento conhecidos em plantas e animais. Os animais eram, por sua vez, subdivididos de acordo com o meio em que se moviam (terra, gua e ar). Linnaeus (1707-1778) (botnico, zologo e mdico sueco) foi o primeiro a considerar as coisas naturais no mundo divididas em trs reinos: Mineral - os "minerais Animalia - os "animais" (com movimento prprio) Plantae - as "plantas" (sem movimentos) Ernst Haeckel (1834-1919), foi um naturalista alemo que ajudou a popularizar o trabalho de Charles Darwin, criou um terceiro reino de organismos vivos, o reino Protista para acomodar estas formas. Robert Whittaker (1920-1980), botnico e ecologista norte-americano, props em 1969 uma classificao taxonmica da diversidade das espcies em cinco reinos, baseada nas caractersticas morfolgicas dos seres vivos: Moneras, Protistas, Fungos, Plantas e Animais. Carl Richard Woese, microbilogo americano, baseado no sequenciamento de RNA ribossomal dos seres vivos, props em 1990 trs domnios de seres vivos, os quais abrangem os cinco reinos de Whittaker. So eles: Eubacteria, Archeabacteria e Eucarya.

Whittaker

Vida Reino Filo ou diviso Classe Ordem Famlia Gnero Espcie

Vida Domnio Reino Filo ou diviso Classe Ordem Famlia Gnero Espcie

Whoese

Classificao em cinco reinos de acordo com Whittaker (1969)

Reino Monera: composto por organismos unicelulares (formados por uma nica clula) e procariontes (clulas que no possuem compartimentos internos). Fazem parte deste reino: as bactrias e algas azuis ou cianobactrias (antigamente eram consideradas como vegetais inferiores).

Vibrio cholerae

Treponema pallidum (sfilis)

Staphylococcus aureus
(gastroenterites)

Escherichia coli
(choque sptico)

Cianofceas

Reino Protista: formado por seres unicelulares e eucariontes. Fazem parte deste reino: protozorios (giardias, amebas, tripanossomas) e algas inferiores.

Leishmania sp.

Entamoeba histolytica

Giardia lamblia

Euglena sp.

Paramecium sp.

Reino Fungi: composto por seres unicelulares ou pluricelulares. Fazem parte deste reino: os fungos elementares (leveduras) e os fungos superiores (antigamente eles eram classificados como vegetais inferiores).

Reino Plantae: seres pluricelulares ou unicelulares (algas) que possuem clulas revestidas por uma parede celular de celulose e que so auttrofos (capazes de produzir sua prpria energia). Fazem parte deste grupo: vegetais inferiores (algas verdes, vermelhas ou marrons), vegetais intermedirios (ex. samambaia) e vegetais superiores (plantas).

Reino Animalia (Metazoa): composto por organismos pluricelulares e hetertrofos (no so capazes de produzir sua prpria energia). Fazem parte deste grupo: animais invertebrados, vertebrados, aves, peixes, rpteis, mamferos.

Classificao em domnios de acordo com Carl Woese (1990)

Vrus: seres vivos ou no?????

Os vrus no possuem classificao definida pois passam a realizar funes vitais somente aps invadir a estrutura celular, utilizando a maquinaria celular para a formao de novos vrus.

Classificao dos seres vivos de acordo com o tipo celular

Procariontes e Eucariontes
Todas as clulas possuem dois elementos essenciais: a membrana plasmtica, que separa os contedos celulares do ambiente externo; e o material gentico (DNA), que constitui a informao hereditria, regulando todas as atividades celulares e caractersticas que so passadas para os descendentes.

A forma como o material gentico e os componentes citoplasmticos esto organizados determinam a classificao dos seres vivos em procariontes e eucariontes.

Clula eucarionte (presena de carioteca) Clula procarionte (ausncia de carioteca) AUSNCIA DE COMPARTIMENTALIZAO INTERNA

Sistema de endomembranas (organelas membranosas)

Diversidade celular

Diversidade Celular
0,2 a 5um

5 a 8um

At 200um

10um

50um

A informao hereditria na clula-ovo fertilizada determina a natureza de um organismo multicelular

Ourio

Camundongo

Alga marinha

O DNA e seus blocos de construo

Do DNA protena

Como a informao gentica transmitida para uso no interior das clulas

RNAm servem como moldes para a sntese proteica

RNAs transportadores

Os ribossomos traduzem a mensagem do RNAm e sintetizam a protena

You might also like