You are on page 1of 4

Ministrio de Aclito

1. Aclito na Histria da Igreja. A primeira data histrica em que consta a sua existncia o ano de 251, em que o Papa Cornlio instituiu em Roma quarenta e dois aclitos. No ano de 258 So Cipriano, Bispo de Cartargo, cita esta instituio. Desde o sc. IV aparecem numerosas inscries da palavra aclito, em certos lugares(Nicia, Lio). No ano de 450, um escrito Galicano(Statua Ecclesiae Antiqua) regula o rito de instituio. Se exigia como condio que o candidato houvesse pertencido por algum tempo Schola Cantorum.
2.

Funes primitivas.

Em Cartago eram empregados como correios e como portadores de socorro aos cristos condenados a trabalhos penosos. De Tarcsio, em Roma sabemos que levava a Eucaristia; durante o trajeto foi assaltado e preferiu a morte antes de entreg-la (era aclito). Desde o sc. IV se especificam as suas funes. O Papa Sricio(385) indica a idade de vinte anos como ideal para ser aclito. Inocncio I(416) diz que os aclitos iam todos os domingos levar as hstias aos sacerdotes titulares ocupados em suas parquias em tais dias. 3. Funes na Idade Mdia. Em Roma, nos sc. VIII e IX se descrevem suas funes, ainda que com algumas diferenas entre os distintos Bispos; so assistentes dos presbteros e assumem todos os ministrios que no eram reservados seja ao Dicono como ao sub-dicono. Ajudam na instruo dos catecmenos, nos exorcismos, na administraes dos batismos, nas confirmaes, levavam o Santo Crisma, liam as leituras, porm as funes mais importantes eram sempre eles que portavam os recipientes que continham a Sagrada Eucaristia. Onde no haviam outros ministros, assistiam imediatamente ao sacerdote celebrante e o ajudavam na distribuio da Comunho. No ofertrio preparavam a matria para o sacrifcio que recebiam dos fiis em forma de oblao. Sua misso essencial era levar a Eucaristia em recipientes especiais, porm esta funo possivelmente desaparece at o tempo do Papa Inocncio I. Suas funes tinham um maior relevo na missa com o Papa. Nada se sabe sobre a origem, progresso e inovaes destas funes litrgicas. Eles acompanhavam o papa que se dirigia para celebrar a Missa levando o Santo Crisma, os Evangelhos e as toalhas. Durante a Semana Santa, levavam o leo e a cruz, nos dias indicados, para ser adorada pelo Papa, pelo Clero e pelo povo; no Sbado Santo interviam, se fosse necessrio, na celebrao do Batismo.

At o ano de 1220 o Pontifical Romano assinalava o ofcio de turiferrio, cujo fogo devia simbolizar o seu prprio amor e caridade, nos quais se esforava para crescer. Ademais, deviam manter o fogo perptuo que acompanhava Jesus Sacramentado. Nas grandes festividades(Natal, Pscoa, dia do Papa) se colocavam por detrs dos sacerdotes e levavam os clices ministeriais. Desde logo se lhes recomendou a instruo dos Catecmenos. Alm disso portavam o clice com o Sangue de Cristo, sustentavam a patena na comunho, registravam as matrculas dos catecmenos e supriam as crianas que se batizavam na recitao do smbolo da F. 4. Funes na Idade Moderna Pouco a pouco, foram assumindo as funes menores, e ao mesmo tempo foram deixando aquelas velhas funes. Comearam a ser portadores da velas para a proclamao do Evangelho e para a oferenda do Sacrifcio, ou a distribuio da Comunho, ou para iluminar o caminho dos ministros sagrados portavam o turbulo e levavam gua e o vinho at o altar. Os ofcios que antigamente lhes eram reconhecidas foram restringidas de um modo sempre crescente, por causa do influxo da liturgia galicana, at que o Pontifical romano deixa de enumer-las como exclusivas do aclito. Inclusive, as funes menores que passaram a exercer e as quais se limitavam, deixaram de ser exclusivas dos aclitos e podiam ser exercidas por outras ordens menores ou por determinados leigos, inclusive por meninos. Em muitos lugares, com a aprovao da autoridade eclesistica e para restituir o antigo esprito deste ministrio, se chegava a conferir a estes leigos uma espcie de ordenao com a orao prpria ou beno. Sem dvida, sempre tem sido a inteno da Igreja conservar o acolitato e at renovao do Conclio Vaticano II esteve constituda como uma ordem especial(a Quarta das ordens menores) com fora prpria proveniente da graa que na hora da ordenao o Bispo implorava juntamente com a Igreja. Porm, os aclitos perderam o seu ofcio mais nobre que era o relativo a Sagrada Eucaristia e suas funes se limitaram a preparar o altar e tudo o que fosse necessrio para o Sacrifcio da Missa e outros ministrios: carregar as velas, o turbulo, as galhetas. 5. O aclito na atualidade. A renovao litrgica do Conc. Vat. II, devolveu a este ministrio o seu valor primitivo, conferindo-lhe uma moralidade prpria, dentre as quais voltou a encontra-se o relativo a Sagrada Eucaristia como ministro extraordinrio da comunho. Alm do mais, o Conc. tem desclericalizado este ministrio e o confere a leigos, inclusive de um modo permanente: quer dizer, tem desejado ser exclusivo daqueles que se preparam para o sacerdcio ministerial. II. O ministrio do Acolitato.

1. Natureza do Acolitato. Aclito provm do grego, Akeleuthos, cujo significado aquele que acompanha, ou segue. Plato usou este termo para referir-se ao criado, ao servo. Posteriormente a Igreja usou o termo para referir-se aos que seguiam o bispo e deviam estar sempre sua disposio. O aclito est destinado de modo especial ao servio do altar. A carta apostlica Ministeria Quaedam(1972) de Paulo VI, estabelece as linhas mestras do acolitato. Por isso, a pessoa a quem conferido tal ministrio deve aprender tudo aquilo que pertence ao culto pblico e divino, e tratar de captar o seu sentido ntimo e espiritual e ao mesmo tempo oferecer-se diariamente a si mesmo e a Deus; ser exemplo de seriedade e de devoo no templo sagrado; com amor sincero deve sentir-se prximo ao povo de Deus, especialmente dos necessitados e enfermos. um ministrio sem ordem sagrada, porm adaptado a assegurar um servio especial Igreja, porque alguns leigos podem sentir-se chamados(ou ser chamados) a colaborar com seus pastores no servio da comunidade eclesial(Evangelii Nuntiandi). No de instituio divina , mas sim foi introduzido pela Igreja conforme foram surgindo as necessidades especiais. O ministrio do Acolitato no privativo do candidato ao sacramento da ordem sagrada. Para que algum possa ser admitido a este ministrio, se requer: a) Pedido livre, escrito e assinado pelo aspirante, que deve ser apresentado ao bispo ou superior maior, a quem corresponde a aceitao; b) Idade conveniente e dotes particulares, que devem ser determinados pelas Conferncias Episcopais. c) Firme vontade de servir fielmente a Deus e ao povo cristo. Este ministrio conferido pelo Bispo e, nos institutos de perfeio, pelo superior maior. Em ambos os casos se deve seguir o rito aprovado pela Santa S. Devem ser observados os interstcios determinados pela Santa S ou pelas Conferncias Episcopais, entre a instituio do ministrio do leitorato e do acolitato, quando as mesmas pessoas se confere mais de um ministrio. O candidato ao Diaconato e ao Presbiterato tem a obrigao de receber o ministrio de leitor e de aclito e de exerc-lo por algum tempo. A admisso de um cristo ao ministrio do acolitato no lhe d o direito a sustentao ou remunerao alguma. O aclito, ainda destinado ao servio do altar, para ajudar o dicono e o sacerdote, no pertence ao estado clerical. A incorporao a este fica vinculada ao diaconato. A instituio de leitor e de acolito, segundo a venervel tradio da Igreja reservada aos vares. 2. Dignidade e compromisso de vida. Sua dignidade tem sido reconhecida desde a antigidade pelas funes que lhes eram prprias. Era um ministrio muito estimado e por volta do ano 500

em uma carta a Senrio, o dicono Joo escrevia: a ordem dos aclitos difere da dos exorcistas aos quais lhes negado o poder de levar os sacramentos e de ajudar os sacerdotes. Ao contrrio, os aclitos, so ordenados como colaboradores dos sacerdotes, recebem os vasos sagrados e so portadores dos sacramentos. O exorcista pode ser constitudo aclito, porm o aclito por nada pode ser rebaixado em seu ofcio. Por isso, pelas mesmas funes que lhes so atribudas, este ministrio requer uma firme vontade de servir a Deus e ao povo cristo. Este compromisso deve ser sustentado pela orao, pela leitura e meditao da Palavra de Deus, porm sobretudo, atravs da recepo freqente dos sacramentos, e de muito especial atravs da Eucaristia. A pessoa constituda neste ministrio dever se voltar para a comunidade crist atravs de uma vida digna e s moralmente, para que sirva de testemunho para os demais. Dever exercitar-se na caridade para com todos, especialmente para com os mais pobres, dbeis e necessitados. Assim como so portadores do Santssimo Sacramento, sejam portadores de todas as virtudes, sobretudo das teologais e das cardeias. E assim como distribui a Santa Comunho ao povo de Deus, saibam dar-se a si mesmos generosamente a este mesmo povo e, inclusive, na medida de suas possibilidades, saibam socorr-lo em suas necessidades materiais e espirituais, com uma caridade ativa. Fortifiquem a sua f e sua esperana por todos os meios que a Igreja lhes oferece. 3. Doutrina eclesistica que deve conhecer. O aclito, dado o ministrio que exerce, deve estar retamente informado de tudo o que se refere Eucaristia. Para tanto deve conhecer: - A carta de Paulo VI sobre a Eucaristia como sacrifcio e como sacramento; - A instruo da Sagrada Congregao sobre o culto do mistrio eucarstico; este documento no pode faltar a nenhum aclito;

You might also like