You are on page 1of 12

A IMPORTNCIA DO ALARGAMENTO DO LXICO NAS AULAS DE PORTUGUS

Venncio Gonalo Mota Pedro

___________________________________________________

Seminrio de Didctica da Literatura portuguesa Professora Maria Graciete Silva FEVEREIRO, 2012

ndice

1. Introduo. 2. Reflexo sobre o ensino do Portugus no ensino bsico e secundrio. 3. O alargamento lexical: algumas consideraes. 4. Concluso. 5. Referncias bibliogrficas.

1.Introduo

Enquanto lhe preparavam a cicuta, Scrates ps-se a aprender uma ria na flauta. Para que te servir? perguntaram-lhe. Para saber esta ria antes de morrer
In, CALVINO, Italo (1994). Porqu ler os Clssicos? Pg. 13.

Serve este trabalho para reflectir sobre a prtica do ensino do Portugus nas escolas e qual o papel do alargamento lexical na construo de melhores alunos e, sobretudo, melhores leitores. Este trabalho ser dividido em duas partes. A primeira parte centrar-se- nas reflexes provocadas pela bibliografia do Seminrio de Didctica da Literatura enquanto a segunda parte do trabalho reflectir sobre o alargamento do lxico na disciplina de Portugus. No entanto, sempre que possvel, pretende-se que estas duas partes se complementem, sendo o alargamento lexical uma ferramenta til para uma melhor compreenso da lngua portuguesa, que leve criao de senhas e contra-senhas que nos ajudem a decifrar a nossa lngua, que nos abra portas, que nos possibilite a entrada nesse magnifico mundo que a criao literria e que nos aguce o prazer pela descoberta de um significado desconhecido at ento, enfim, que nos possibilite ler e falar com a maior liberdade, encarando a lngua como um jogo. Porm, qual a maior fonte de lxico seno a literatura? Posto isto, s poderemos colocar a literatura no centro gravitacional da aula de Portugus, retomando o seu devido lugar, deixando o gueto onde foi colocada e, segundo Aguiar e Silva:
O texto literrio () desempenhou, ao longo de toda a histria do Ocidente, um papel preeminente na formao escolar, educativa e cultural dos jovens e no existem razes substantivas para que se altere significativamente, e muito menos para que se abandone, essa herana multissecular.

2. Reflexo sobre o ensino do Portugus no ensino bsico e secundrio.


Quando Wittgenstein afirma que Os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo (Aguiar e Silva.2010. p. 172) compreendemos o papel fulcral que a linguagem exerce no nosso mundo. No podemos entender a linguagem como um mero conjunto de signos que nos permite comunicar, mas que transporta em si o poder da criao, seja ideolgica ou meramente ldica. a linguagem que nos permite manifestar os nossos sentimentos, argumentar, criar novos mundos, escapar da solido e da realidade. No entanto, a linguagem obriga a dizer de determinado modo, poder e instrumento de poder (Aguiar e Silva.2010. p. 172), fazendo com que a sua aprendizagem adquira uma importncia basilar, pois a linguagem e a sua utilizao que determina o estatuto social, a criatividade, a individualidade e o colectivismo, bem como a aquisio de outros saberes. Inserindo neste dilogo a educao do Portugus, vrios so os autores que apontam as inmeras dificuldades que representa a massificao do ensino em Portugal e o prolongamento do ensino obrigatrio para o 12 ano. O ensino para todos revela o seu melhor e o seu pior. Se por um lado permite a ascenso na sociedade e liberta-nos das amarras sociais, por outro lado nem todos os intervenientes no ensino esto ao mesmo nvel. Assim, necessrio
conceber e executar politicas educativas que possibilitem que a escola de massas seja uma escola de sucesso educativo e que, em particular, permitam compensar o subdesenvolvimento verbal () tendo em considerao que saber falar e escrever () uma competncia comunicativa adquirida em demorados e complexos processos de natureza cognitiva, social e cultural. (Aguiar e Silva.2010. p. 176).

Esta afirmao remete-nos para o conceito de capital cultural de Bourdieu, intimamente ligado compreenso das desigualdades no desempenho escolar, o sucesso ou o fracasso de cada aluno. Ao longo da primeira metade do sculo XX, a viso predominante atribua escola o papel central na construo de uma nova sociedade, justa, moderna, aberta e democrtica, na qual a escola pblica e gratuita garantiria o acesso educao, e, consequentemente,

igualdade de oportunidades. Foi no contexto da democratizao do acesso escola e do prolongamento da escolaridade obrigatria que se tornou evidente o problema das desigualdades de escolarizao entre grupos sociais. O optimismo marcante do perodo anterior foi substitudo por uma postura mais pessimista, baseada na influncia da origem social nos resultados escolares, ou seja, a forte relao existente entre desempenho escolar e origem social (classe, etnia, sexo, entre outros), assumindo o ensino da lngua materna uma preponderncia que poder determinar o sucesso ou o insucesso escolar, bem como esbater as diferenas sociais e culturais. Este conceito envia-nos de volta para Aguiar e Silva quando afirma:
Apurando os conhecimentos morfossintcticos, enriquecendo o vocabulrio, discriminando os matizes semnticos e as conotaes das palavras, aprofundando as relaes entre co-texto e contexto, corrigindo a dico e a ortografia, sabendo, em suma, ler e produzir textos, o aluno dominar os mecanismos lingusticos indispensveis para o seu desenvolvimento cognitivo e cultural, para assegurar o seu bom rendimento escolar e para assumir os seus direitos e deveres de cidadania. (Aguiar e Silva.2010. p. 179).

Posto isto, tudo o que foi dito anteriormente direcciona-nos para o papel da literatura no ensino da lngua e para o papel do professor na aula de Portugus. No que diz respeito ao papel da literatura temos assistido consequente perda de importncia desta em detrimento da lingustica per se , dissociando uma da outra, sem que se perceba esse afastamento, pois atravs da literatura que ns vemos aplicada a lingustica e tambm na literatura que se transgride a lingustica. atravs do texto literrio que observamos as vrias disciplinas da lingustica (fonologia, morfologia, sintaxe, semntica, pragmtica.), mas tambm atravs deste que observamos a sua transgresso, a criao de novas realidades, as vozes que ecoam desde um tempo distante. O laboratrio onde podemos observar todas essas frmulas qumicas e as suas aces e reaces s poder ser a aula de Portugus, como constata Aguiar e Silva:
A aula de lngua materna poder constituir assim uma fascinante aprendizagem dos cdigos que obrigam a obedecer, mas que o texto pode alterar at aos limites da transgresso; uma maravilhada e perturbante da descoberta da voz dos outros; a lio que ensina, na escrita e na leitura, a construir, sob e para alm das significaes literais, as significaes e alegricas, metafricas e simblicas. (Aguiar e Silva.2010. p. 187).

Contudo, a maneira como tem funcionado o ensino da lngua materna, tem levado ao afastamento dos alunos do texto literrio, anteriormente fonte primria de conhecimento e cultura e hoje em dia uma das muitas formas de chegar ao conhecimento e cultura. Se o ensino da lngua materna continuar a incidir sobre termos tcnicos e terminologias lingusticas que sufocam o texto literrio e lhe retira a imaginao, a sensibilidade e, sobretudo, a liberdade, chegaremos triste concluso de que um dos principais objectivos dos programas de Lngua Portuguesa ou Portugus, que formar leitores autnomos, no passar de uma frase agramatical no final dos vrios ciclos de aprendizagem. Como que poderemos mudar? Aguiar e Silva (2010, P. 207 a 216) nas suas teses sobre o ensino do texto literrio na aula de Portugus enumera vrios pontos de mudana em relao ao praticado at agora: em primeiro lugar, no se pode ensinar lngua sem o estudo da poesia, no se pode ensinar a poesia sem o estudo da lngua.. Em segundo lugar, o texto literrio deve ocupar um lugar central e no um lugar perifrico, constituindo um thesaurus por excelncia da identidade nacional. Todos os textos devem ser sempre de qualidade indubitvel, prestando a devida ateno s suas estruturas formais e semnticas e sempre que possvel estabelecer dilogos com outras artes. Em terceiro lugar, embora a lngua e a literatura sigam uma linha temporal, a histria literria no dever ocupar o espao do prprio texto literrio. Por ltimo, o texto literrio deve suscitar nos alunos o desejo e o gosto de escrever e esse desejo s poder ser suscita se a leitura e interpretao dos textos seja uma viagem guiada pelo professor com segurana, mas com delicadeza e com discreo(). Esta ltima afirmao remete-nos para o papel fulcral que o professor exerce na aula de Portugus. O professor de Portugus tem de gostar e ler livros de literatura e, atravs da sua paixo pela literatura, despertar nos alunos o gosto pela leitura, propondose nem sempre a seguir o caminho mais rectilneo, mas a explorar outros caminhos, de difcil acesso, que s o professor sabe e que s ele o pode ensinar, partilhando-o com os alunos para que eles prprios o possam conhecer e explorar. Esse caminho o da literatura. Por ltimo, como concluso, aqui deixo as palavras da professora Maria do Carmo Vieira que to bem sintetiza o que deve ser o ensino do Portugus:

Ler, compreender e analisar os autores mais expressivos da Literatura Portuguesa, numa linha temtica coerente, no excluindo as inmeras vozes de diferentes culturas que para ela contribuem, uma forma insubstituvel de valorizar e transmitir a nossa prpria identidade cultural. () Um patrimnio cultural que muitos dos alunos no assumiriam, no fosse a escola a facult-lo e a demonstr-lo como herana a preservar, a desenvolver e a dar continuidade. (VIEIRA, 2010 P. 60).

3. O alargamento lexical: algumas consideraes.


As palavras concentram em si poderes infindveis: atravs delas que acedemos ao conhecimento, exprimimos ideias e conceitos e aprendemos novas ideias e conceitos. Desta ideia surge a relao entre o sucesso escolar e o capital lexical. Segundo Ins Duarte (2008, p. 5), capital lexical o conjunto organizado de palavras que conhecemos e usamos e quanto menor for esse capital lexical mais penoso ser o processo de leitura bem como o desempenho na compreenso da leitura. Ora, se o capital lexical de um falante for reduzido, este tem mais dificuldades em atribuir significado ao que l, o que por sua vez leva a um distanciamento da leitura, e, por conseguinte a uma maior dificuldade em aprender palavras novas:
Crianas com maior capital lexical partida lem mais, tornam-se cada vez melhores leitores, aumentam atravs da literatura o seu capital lexical. Pelo contrrio, crianas com capital lexical reduzido partida lem menos, tornam-se cada vez piores leitores, pelo que no aumentam atravs da leitura o seu capital lexical.(Duarte, Ins,2008,p.5).

O capital lexical auxilia a compreenso da leitura e aumenta a qualidade da expresso escrita. Se, enquanto crianas, por razes vrias como os factores socioeconmicos, o conhecimento prvio do mundo e a variedade lingustica da origem da criana determinam o capital lexical de um falante, atravs do ensino explicito do lxico que essas limitaes se esbatem e que se desencadeia a espiral ascendente que conduz ao sucesso escolar (Lubliner& Smetana 2005: 10, Cit. Duarte, Ins,2008, p. 6).

Cada palavra alberga em si um sistema complexo. Assim, para conhecer uma palavra temos que ter em conta a sua forma fnica, a sua forma grfica, a classe e a subclasse a que pertence, o seu gnero e o seu significado, ou seja,
conhecer uma palavra envolve saber implicitamente a classe de palavras a que pertence, uma vez que esse conhecimento determina as posies que ela pode ocupar numa frase e os paradigmas flexionais em que pode entrar. (Duarte, Ins 2008, p. 9).

O nosso conhecimento das palavras envolve ainda a sua estrutura interna. Uma das razes para a nossa rpida aprendizagem de palavras novas advm do facto de muitas delas terem elementos comuns, como os prefixos e sufixos, que contribuem para a sua formao, cujo conhecimento crucial quando ouvimos ou lemos novos items lexicais.
Deste modo, o conhecimento de prefixos e sufixos de valor lexical e gramatical e das suas regras de combinao com radicais habilita-nos a reconhecer e a integrar no nosso capital lexical um sem nmero de palavras e de formas de palavras. (Duarte, Ins 2008, p. 11)

Em suma, para um falante letrado, compreender e saber usar uma palavra envolve um conhecimento intuitivo muito complexo, uma vez que inclui as seguintes dimenses:
(i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Conhecer a sua forma fnica; Conhecer a sua forma ortogrfica; Conhecer o (s) seus (s) significado (s); Saber a que classe e subclasse de palavras pertence; Conhecer as suas propriedades flexionais; Reconhecer as unidades mnimas com significado que a constituem; Saber com que classes de palavras se pode combinar para formar unidades lingusticas mais extensas;

(viii) Saber que papis semnticos distribui pelas expresses lingusticas com que se pode combinar; (ix) Saber que propriedades sintctico-semnticas tm de ter as expresses lingusticas a que atribui papis semnticos.(Duarte, Ins, 2008, p. 12)

Porm, existem vrias dificuldades no que diz respeito ao enriquecimento do capital lexical. Segundo Ins Duarte (2008, p. 11-15), as principais dificuldades so: a diferena entre o oral e escrito, a dimenso da tarefa [o lxico da lngua portuguesa ultrapassar as 500 000 palavras, de acordo

com Biderman (2002)], as fontes e os recursos disposio dos professores e dos alunos, a falta de recursos sobre a frequncia das palavras, dos prefixos e sufixos e dos radicais eruditos. A mesma autora refere os vrios pontos onde deve assentar o ensino do capital lexical e para o desenvolvimento da conscincia lexical. Refere pontos como: o encorajamento e apoio leitura de muitos textos de vrios tipos, a exposio dos alunos a um input oral de grande qualidade, a promoo da conscincia lexical, o ensino explcito de novas palavras e o desenvolvimento de estratgias de descoberta do significado. Ainda que a autora fale sobre a aprendizagem do lxico para alunos do primeiro ciclo, creio que podemos estabelecer pontos comuns aos alunos de Portugus, do 3 ciclo e secundrio.

4. Concluso
Em termos conclusivos, podemos afirmar que ambos os pontos anteriormente debatidos funcionam de forma complementar, pois se sem literatura no existir alargamento do lxico, tambm sem o alargamento lexical ser mais difcil compreender a literatura. A compreenso do lxico existente e a apropriao de novo lxico permite-nos ler com desenvoltura e expressar com facilidade as nossas ideias, crescendo em ns o desejo do conhecimento. Esse desejo deve ser alimentado pelo professor, que por sua vez se alimenta do saber, pois como diz Danille Sallenave Se saber no suficiente para ensinar, no saber impede absolutamente de ensinar. (cit. Por VIEIRA, 2010 P. 60). S atravs de uma formao cientfica e pedaggica pode o professor de Portugus obter conhecimento para poder ser o guardador de rebanhos e guiar os seus alunos para as pastagens frteis do saber, onde os alunos podero alimentar a sua fome de conhecimento. o professor que deve zelar pelos campos arados e frteis adubando-os e fazendo florescer nos alunos a voz presente na literatura sem nunca descurar a prpria voz dos mesmos, utilizando as ferramentas necessrias para questionar o explcito e o implcito, pois o indivduo capaz de julgar as crenas mais ntimas e particulares o que est em melhores condies para ser professor de literatura. (CEIA, 2002, p. 11).

Por ltimo resta-me recordar as palavras de Margarida Vieira Mendes quando afirma: Que o professor saiba ento o que est a fazer e para qu, ele que neste momento o nico real curador dirio da lngua portuguesa. (MENDES, 1997, p. 163).

5.Referncias bibliogrficas

BERNARDES, Jos Augusto Cardoso (2005). A Literatura no Ensino Secundrio: Outros Caminhos. Porto: Areal Editores. BUESCU, Helena Carvalho, Literatura, cnone e ensino. Revista de Estudos Literrios, n 1, 2011, pp. 59-83. CALVINO, Italo (1994). Porqu ler os Clssicos? Traduo de Jos Colao Barreiros. Lisboa: Teorema. CEIA, Carlos (2002). O que ser Professor de Literatura, Lisboa: Colibri. CUNHA, Maria Amlia de Almeida e ALMEIDA, Carla Aparecida (2010). O veredicto escolar e a legitimidade das prticas culturais: uma relao bem sucedida, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. DUARTE, Ins (2008), O conhecimento da lngua: desenvolver a conscincia lexical. DGIDC, Lisboa, Ministrio da Educao. MENDES, Margarida Vieira (1997). Pedagogia da literatura. Romnica, 6: Histria Literria.

SILVA, V.M. de Aguiar e (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Poltica da Lngua Portuguesa. Coimbra: Almedina. VIEIRA, Maria do Carmo (2010). O Ensino do Portugus. Lisboa: Fundao Manuel dos Santos. Outros documentos: Programas de Portugus do Ensino Bsico, Lisboa, Ministrio da Educao, 2009.

You might also like