You are on page 1of 2

Uma Viagem ao Pas da Diversidade Musical: Da Bossa Nova ao Samba

Por Cristina Canato

A Msica Popular Brasileira comea a sobressair-se no sculo XVII, com o ritmo conhecido como lundu, que uma fuso da modinha portuguesa com as razes africana. Alm desses ritmos a valsa, polca e tango so trazidos de diversas origens estrangeiras, que aqui encontram uma nova expresso. O Rio de Janeiro passa a ter um lugar de destaque no sculo XX como o espao cultural da msica popular brasileira. O surgimento do samba na cidade tornaa um espao urbano com uma imensa diversidade cultural. O samba que deriva de diversos ritmos africanos e cujo nome vem da palavra "semba", que quer dizer "umbigada", ou dana de roda onde os se tocam pela barriga. Ao longo do sculo 20, o samba evoluiu e ganhou vrias formas participantes, como o sambacano, o samba de breque, o samba enredo e, mais recentemente, o pagode. O samba tornou-se um smbolo do Brasil e sua maior expresso se d no carnaval, em especial do Rio de Janeiro e, mais recentemente, tambm em So Paulo. Nos dias de hoje o samba predomina no Rio de Janeiro junto com o funk carioca que um tipo de msica eletrnica originado nas favelas, derivado do Miami Bass - batida rpida e aos vocais graves. No fim dos anos 50 surge a Bossa Nova que no pode deixar de ser mencionada entre os ritmos brasileiros, inclusive por seu prestgio internacional. Bossa Nova foi o nome dado a um movimento musical lanado no Rio de Janeiro, por cantores e compositores de classe mdia. Suas caractersticas mais marcantes foram dadas por Joo Gilberto que integrava melodia, harmonia, ritmo e uma maneira mais intimista de cantar. As letras extraam seu lirismo do cotidiano. Alm do j citado Joo Gilberto, seus maiores expoentes so Tom Jobim e Vincius de Moraes.

Hoje, meio-sculo depois do grande comeo, a Bossa Nova continua nova e permanentemente renovada. Em todos os quadrantes do mundo ela ouvida, consumida, apreciada e difundida. Incrivelmente fresca e cristalina, a Bossa Nova continua o seu rejuvenescido percurso na cultura brasileira e mundial atravs de nomes como Bebel Gilberto, Paula Morelenbaum, Bossa Cuca Nova, Suba, Cazuza, Trio Jobim, Vinicius Canturia, Arto Lindsay, Ktia B, Cibelle, Celso Fonseca, Erlon Chaves, Isabelle Antena e muitos outros.

A revista Veja Rio faz, todo ano, a eleio que escolhe quais as melhores casas e restaurantes do Rio de Janeiro. Entre as mais diversas categorias, Rio Scenarium foi indicada para duas delas e foi vitoriosa, em 2006, na de melhor casa com msica ao vivo. Porm se quiser curtir uma verdadeira roda de samba, v at a Pedra do Sal, com certeza a melhor da cidade.

No Nordeste de hoje fazem sucesso o forr e o ax. O ax surgiu nos carnavais populares de Salvador da Bahia nos anos de 1980, uma mescla do frevo pernambucano com o forr, o maracatu, reggae e calipso. O frevo, outro ritmo canavaleso famoso at hoje, teve seu incio nos anos de 1910. A dana muito animada e d a impresso que as pessoas esto com seus ps sobre uma superfcie de gua quente, da a origem do nome frevo, que vem de ferver. Quanto ao forr, h muita controvrsia quanto origem de seu nome. Enquanto o folclorista Cmara Cascudo afirma que deriva de forrobod, "baile popular ou arrasta-p", h quem diga que vem da expresso for all, que significa para todos em ingls e que indicava o livre acesso aos bailes promovidos pelos ingleses que construam ferrovias em Pernambuco no princpio do sculo. Os ritmos que compem o forr so: o xote, o baio, o xaxado, a marcha e o coco. O Forr universitrio um gnero musical que surgiu nos estados brasileiros de So Paulo e Rio de Janeiro. uma herana trazida do Nordeste, principalmente do Cear e da cidade de Itanas no Esprito Santo. Foi inventada e difundida em So Paulo e possui trs passos bsicos, um deles o "dois para l dois para c" originrio da polca. O sucesso deste estilo musical deve-se principalmente fora da dana que impulsiona as vendas de discos, a promoo de shows e a realizao de grandes festivais. Outro fator importante que com a boa qualidade das letras e msicas, atraiu tambm a classe mdia e alta. Atualmente o ritmo est largamente difundido por todo o Brasil. Por essa diversidade musical imensa, no importa qual o estado brasileiro que voc visitar nessas frias, mas tenha a certeza que ir se apaixonar pelos ritmos brasileiros.

You might also like