You are on page 1of 9

Evangelizando atravs da arte Ora, vs sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, um de seus membros.

(ICor12,27)

O Documento expresso de comunho das Igrejas Particulares da Amrica Latina. Teve a afirmao de Bento XVI, com sua presena e abertura. A Conferncia foi acompanhada pela orao de todo o povo. Constata-se a presena da Semente do Verbo na Amrica Latina. A Igreja da AL tem experimentado luzes e sombras na caminhada. O Continente um verdadeiro dom de Deus. A marca da f em Deus, principalmente catlica, muito profunda. Esta Conferncia continuidade das outras passadas. A Amrica Latina vive novo perodo de histria. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar o Evangelho. Os homens e mulheres devem encarnar o novo. A mediocridade da cultura vem esvaziando o contedo da f. Temos que revitalizar o nosso modo de ser catlico. Corremos riscos, mas temos que fazer o nosso caminho. O que deve nos definir o amor recebido do Pai. Temos que mostrar a capacidade da Igreja. Bento XVI convoca-nos para renovar nossa esperana. O caminho deve ser de alegria e confiana. Para isto, temos que conhecer Jesus Cristo, ser discpulos.

Uso do mtodo ver, julgar e agir. O Documento procura ver a realidade com os olhos da f. Confere com a Palavra de Deus, isto , julga. Projeta um agir como discpulos e missionrios.

CAP I - Os discpulos e missionrios


O caminho da Igreja de luzes e sombras. Somos atrados pela Palavra de Jesus. Ele o caminho a verdade e a vida. Amou a cada um de ns.
1

Fez de ns colaboradores seus. Sua ao teve culminncia na Eucaristia. Na f, solidariedade e alegria a Igreja se torna samaritana. Quando criou, Deus viu que tudo era bom. Na Pscoa, Cristo recriou as pessoas. Ele continua perto das pessoas para as libertar. Foi servidor e obediente por vocao.

CAP II - Olhar dos discpulos e missionrios sobre a realidade


A realidade de grandes mudanas. Elas tm alcances globais: fenmeno da globalizao. A histria se acelerou e as mudanas so grandes. As conseqncias so enormes e afetam a vida do povo. No contexto social, a realidade ficou sem brilho e complexa. Muitas feridas foram surgindo, frustraes, angstias etc. Aparecem crises de sentido, afetando o lado religioso. Os MCS agora apresentam fantasias, distraes. As tradies culturais vo desaparecendo. A experincia religiosa agora de transmisso difcil. Surge a ideologia de gnero, escolha da orientao sexual. O recomeo tem que ser a partir de Cristo. Reconhecer Deus para reconhecer a realidade. o tempo da diversidade na religiosidade. Vivemos uma mudana de poca. Quem exclui Deus, falsifica a realidade. O individualismo enfraquece os vnculos. Fica de lado a preocupao com o bem comum. Valoriza-se o sentido da esttica. O nvel massivo e de imposio cultural. As relaes humanas so objeto de consumo. Afirmao dos direitos individuais e subjetivos. Isto prejudica a dignidade de todos. Surgem mltiplas formas de violncia. Os papis tradicionais so modificados. O mercado e a publicidade levam ao imediatismo. O mundo se transforma em imaginrio e o futuro, incerto. H tambm uma busca do significado da vida. Trata-se da afirmao da liberdade pessoal. V-se que o testemunho chave para a f. H uma diversidade e riqueza cultural. A cultura urbana mutvel e dinmica. A suburbana fruto de migraes. Vivemos o risco das grandes metrpoles. A economia se sobrepe sobre as outras dimenses. Ela regula as relaes humanas. Em vista do lucro, estimula a concorrncia. Concentram-se poder e riqueza. A conseqncia o sintoma da vulnerabilidade. Somos chamados globalizao da solidariedade. Com isto, contemplar os rostos dos que sofrem. So os excludos, os explorados e os descartveis.
2

A globalizao cria o livre comrcio entre os pases. Chegam a permitir direitos de patentes. At os pases se tornam limitados no poder. H um sistema financeiro que concentra renda. alarmante o nvel de corrupo. Vinculado ao narcotrfico e ao narconegcio. Gera desemprego, latifndio e mobilidade humana. Explorao no trabalho e escravido. Constata-se tambm um certo progresso democrtico. Avana a regresso autoritria neopopulista. Facilita ditadura e traio ao povo. H maior espao de participao poltica. H tambm risco na perda de credibilidade pblica. Aumenta a desconfiana do povo e desencanto pela poltica. H crescente desejo de integrao regional, globalizando a justia. Temos as maiores biodiversidades e uma rica sociodiversidade. Povos tradicionais so excludos e a natureza agredida. A terra est sendo depredada e a gua mercantilizada. Nossa sociedade pluritnica, pluricultural e plurirreligiosa. Indgenas e afro-americanos so levados marginalizao. A migrao forada tem contribudo para mudanas profundas. preciso promover vocaes indgenas e africanas. A Igreja continua ocupando instncias de confiana e credibilidade. Cresce o esforo de renovao pastoral nas parquias. Muitas pastorais sociais e pastoral de conjunto. Crescem tambm certos ritualismos e espiritualidade individualista. Escassez de vocaes e de esprito missionrio.

CAP III - A alegria de ser discpulos missionrios para anunciar o Evangelho


A f em Jesus a porta de entrada para a vida. preciso escut-Lo. A pessoa tem uma dignidade que tem que ser defendida. Louvamos a Deus por isto, reconhecendo os nossos pecados. Esse direito deve ser sempre reafirmado. Temos que lutar contra as formas de desprezo da vida. Defender a natureza como abrigo das pessoas. A famlia um valor, patrimnio da humanidade. Ela escola de f e de valores essenciais. Ela precisa ser Igreja domstica, mesmo com feridas. O trabalho dimenso fundamental para as pessoas. caminho de santificao, mesmo desvalorizando o domingo. A cincia e a tcnica no do respostas para os desafios. O destino dos bens exige solidariedade com as geraes. Temos que despertar a nossa esperana. A Igreja caminho de vitalidade para todos. A fonte de vigor vem da Eucaristia.

CAP IV - A vocao dos discpulos missionrios santidade


Criar comunho com Jesus Cristo, Deus vivo. Jesus algum e no algo sem vida. O vnculo com ele deve ser como o da videira. Jesus faz dos discpulos seus familiares. Deu a eles capacidade de serem filhos de Deus. Devemos entrar na dinmica do bom samaritano. Cada cristo chamado pelo nome para dizer sim. Jesus o caminho, a verdade e a vida. Tudo isto passa pela comunidade Igreja. O perfil o dos bem-aventurados do Reino. O destino do Reino o mesmo de Jesus: a cruz. Maria foi modelo determinado de sim. Muitos cristos buscam ser semelhantes ao Senhor. Com a ressurreio Jesus inaugura o Reino. Isto deve provocar o mpeto de evangelizar. A opo deve ter como preferncia os pobres. Jesus convida a todos para o seguimento. No pode ser atitude de fuga, caindo no intimismo ou individualismo. A ao deve ser fruto de profundas irrupes do Esprito. Isto faz surgir missionrios decididos e valentes.

CAP V - A comunho dos discpulos missionrios na Igreja


Jesus quer falar-nos ao corao na comunho com o Pai. Ele nos convoca para comunidades concretas. A fonte na Eucaristia faz da Igreja casa e escola de comunho. Igreja que caminha no por proselitismo, mas por atrao. Ela seguidora de Jesus Cristo e servidora da humanidade. A comunho missionria e a misso para a comunho. A salvao no isolada. Por isto Deus formou um povo. Assim a experincia de f vivida numa Igreja Particular. Ali se manifestam a Palavra e a Eucaristia. A Igreja Particular totalmente Igreja, mas no toda a Igreja. Ela deve se renovar sempre na vida e ardor missionrio. Toda a diocese chamada a ser "comunidade missionria". chamada a sair em busca de todos os batizados. Para isto deve ter ao pastoral orgnica, renovada e vigorosa. Na diocese todas as pastorais devem estar em harmonia. Nela sobressaem as parquias como clulas vivas. As parquias devem ser casas e escolas de comunho. O documento as convoca para uma valente ao renovadora. No terceiro milnio, as parquias devem ser redes de comunidades. Assim poderem ser Boas Novas da Salvao. Fonte dinmica do discipulado missionrio. Isto exige de ns imaginao e criatividade. No mundo urbano preciso criar novas estruturas. Convocar e formar leigos missionrios. Eles devem atuar como cristos no mundo complexo. A renovao crist vem da Eucaristia como fonte. Vem tambm da vivncia de todos os sacramentos.
4

Cada parquia deve assumir compromisso social. Ao lado do valor da Eucaristia est o valor da Confisso. As CEBs tm sido escolas de formao de cristos comprometidos. Como clulas de estruturao, no podem perder a dimenso da f. So sinais de vitalidade da Igreja Particular. H tambm outras formas de experincias comunitrias muito ricas. Ambas no podem perder o vnculo de comunho. Devem enfrentar os desafios: seitas, desmotivao, secularizao etc. Sejam missionrios: bispos, presbteros, procos, diconos, leigos e leigas. Religiosos e religiosas. Todos devem motivar a esperana missionria. Temos que reforar: a experincia religiosa; a vivncia comunitria; A formao bblico-doutrinal; e o compromisso missionrio da comunidade. Provocar a unidade com o dilogo ecumnico, fazendo a verdade na caridade. No perder os laos de unidade com o povo judeu, irmos maiores na f.

CAP VI - O caminho de formao dos discpulos missionrios


Mostrar Jesus como caminho, verdade e vida e encontro com Ele. Sair do anonimato, no vendo Jesus como fantasma, mas Deus. Fazer da Igreja a nossa casa, com base na Sagrada Escritura. Valorizar o encontro com Jesus na Sagrada Liturgia. Valorizar a Eucaristia como ao litrgica de crer, celebrar e viver o mistrio. Criar a Pastoral do Domingo dando a ela prioridade nas pastorais. Incentivar a confisso sacramental, a orao pessoal e comunitria. Dar especial ateno aos pobres, aflitos e enfermos. No perder de vista a fidelidade Igreja e a Jesus Cristo. A religiosidade popular um precioso tesouro da Igreja Catlica. A piedade popular imprescindvel ponto de partida para avivar a f. A mstica popular rico potencial de santidade e de justia social. Ali est um rico sentido da transcendncia e de sabedoria sobrenatural. maneira legtima de vivncia da f e poderosa confisso do Deus vivo. Est tambm a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Maria vista como a figura da mulher mais perfeita do Senhor. Ela coopera e confere "alma" e ternura convivncia familiar. a grande missionria e seguidora mais radical de Jesus Cristo. Os apstolos e os santos marcaram nossa espiritualidade e estilo de vida. Hoje dependemos de boa formao para uma Igreja missionria. Formao integral para o encontro com Jesus Cristo, para a converso. Formao tambm para o discipulado, a comunho e para a misso. A formao deve ter diversas dimenses: humana e comunitria. Ainda, espiritual, intelectual, pastoral e missionria. A ao hoje deve ser no dilogo, transformando a sociedade. Para isto preciso de uma espiritualidade da ao missionria. Isto supe um encontro pessoas com Jesus Cristo na Eucaristia. A modalidade de catequese paroquial precisa ser mudada. A identidade catlica deve ser mais pessoal e fundamentada. O itinerrio catequtico precisa ser permanente, orgnico e progressivo. Os lugares principais de formao so a famlia, a parquia. Tambm as pequenas comunidades eclesiais, os movimentos. As novas comunidades, os Seminrios e Casas de Formao. A Educao Catlica deve ser lugar privilegiado de formao integral. Na formao, destacar a dimenso tica e religiosa da cultura.
5

Deve garantir a relao entre f e vida no projeto do ser humano. A Educao Catlica deve ser formadora de discpulos missionrios. O Estado deve manter um ensino de qualidade no aspecto humano. As Universidades Catlicas devem ajudar na formao crist.

CAP VII - A misso dos discpulos a servio da vida plena


A Igreja peregrina missionria por natureza. Os povos tm sede de vida e de felicidade em Cristo. O pecado os faz optar por um caminho de morte. No Reino de vida Jesus inclui a todas as pessoas, porque ama a todos. Sua ao comea no batismo e chega ressurreio final. A vida corruptvel, na comunho fraterna e justa torna-se incorruptvel. A misso exige oferta da vida toda para conseguir vida mais digna. Cada comunidade deve se transformar em centro de irradiao da vida de Cristo. A fecundidade vai depender do seguimento das atitudes do Mestre. preciso navegar mar a dentre em busca de pesca abundante. Todos somos chamados a uma profunda converso pastoral. No esprito de comunho e participao, ter atitudes de abertura e dilogo. As primitivas comunidades eclesiais so exemplo paradigmtico de renovao. Ir alm de uma pastoral de mera conservao para uma ao missionria. importante o voluntariado missionrio com dignidade e solidariedade. Sabemos da ao do Esprito Santo nas misses atravs de sinais.

CAP VIII - Reino de Deus e promoo da dignidade humana


Jesus Cristo a resposta total sobre a vida. Ele a fora transformadora do Reino de Deus. A vivncia das bem-aventuranas sinal da presena de Deus. necessrio criar possibilidades de vida para todos. Para isto preciso buscar a verdadeira justia social. Tudo supe dar testemunho do amor a Deus e ao prximo. Temos o perigo dos dolos do poder, do ter e do prazer. H o perigo da pessoa ser sacrificada por causa desses dolos. Pelo amor Deus deu a todos uma dignidade infinita. O sentido, a fecundidade e a dignidade se encontram em Deus. Para isto precisamos proclamar a verdade sobre o ser humano. A opo pelos pobres a marca da fisionomia da Igreja. Isto est implcito na f cristolgica. O rosto sofredor dos pobres o rosto sofredor de Cristo. A solidariedade deve provocar opes e gestos concretos. A Igreja deve ser advogada da justia e defensora dos pobres. Evitemos a contaminao do consumismo individualista.
6

O Evangelho de promoo e libertao total. Implica renovar os esforos na pastoral social. A globalizao cria novos rostos pobres (n. 402). Eles devem ser atendidos reconhecendo a a presena de Deus. Os cristos sejam sensibilizados pelas questes sociais. Elaborar polticas que dem ateno aos pobres. Polticas inclusivas de todos os marginalizados. Na prtica, a est a opo pela vida, agindo como samaritanos. fundamental a pastoral da sade e a visita aos doentes. Dar especial ateno pastoral de HIV Aids. A Igreja no pode ficar indiferente diante do flagelo da droga. Sua tarefa de preveno, acompanhamento e apoio (n. 422). Luta frontal contra o consumo e trfico de drogas. A droga escraviza e gera situaes precrias de vida. A corrupo se faz presente nesta esfera da sociedade. Gente de poder faz uso ilegtimo de suas funes pelas drogas. H na Igreja muitas comunidades teraputicas como ajuda. A violncia induz criminalidade e delinqncia. O Estado deve olhar para o sistema de justia e funo tica. Deve-se fortalecer a Pastoral Penitenciria. Dar prioridade s equipes de Direitos Humanos.

CAP IX - Famlia, Pessoas e Vida


A famlia vem sendo afetada na nova cultura. Ela aliana de fecundidade no amor de Deus. imagem de Deus fundamentada na Trindade Santa. A famlia um dos eixos transversais da pastoral da Igreja. Deve ser defendida e protegida pelos agentes da sade. incompatvel a Eucaristia com aes de aborto e eutansia. Aes de apoio e tutela da famlia no n. 437. As crianas merecem especial ateno na pastoral da Igreja. No ficar indiferente diante do sofrimento das crianas (n. 439). So sugeridas algumas orientaes pastorais no n. 441. Os adolescentes no so crianas e nem jovens. Facilmente podem ser vtimas de falsos lderes. A pastoral deve atend-los na sua f e na perseverana. Jovens e adolescentes so um enorme potencial para a Igreja. Preocupao com os jovens: pobreza, forma de socializao e permeabilidade. Uma educao de baixa qualidade, descompromisso poltico e fobia virtual. Algumas linhas de ao com a juventude no nmero 446. Muitos ancios so esquecidos e descuidados pela sociedade. Eles no so peso ou carga para as famlias. H necessidade de polticas sociais justas e solidrias. Somos comunidades de iguais na diferena. A figura de Maria recupera a identidade da mulher. Mulher e homem, reciprocidade e colaborao mtuas. preciso superar a discriminao contra a mulher. Elas so a maioria em nossas comunidades. Favorecer o desenvolvimento de sua identidade. Algumas aes pastoras no n 458. O homem deve ocupar o seu lugar na construo da histria. Deve sentir-se enviado pela Igreja como vocacionado. Muitos margem dos compromissos e ficam vulnerveis.
7

Aes pastorais no n 463. O ser humano possui altssima dignidade. Na defesa da vida, dialogar f, razo e cincia. As questes ticas e a biotica serem iluminadas pelo Evangelho. Prticas abortivas so crimes abominveis. O mesmo a eutansia, manipulao gentica e embrionria. Paz, fraternidade, vida no se encontram nos dolos do lucro. Aes concretas como proposta no n 469. A natureza dom gratuito que deve ser preservado. Despertar em todos a responsabilidade ecolgica. O modelo econmico no leva em conta a natureza. Sustenta uma industrializao selvagem e destruidora. H propostas e orientaes no n 474. Criar conscincia sobre a importncia da Amrica.

CAP X - Nossos Povos e a Cultura


A cultura patrimnio comum dos povos. a forma de relacionamento das pessoas e a natureza. Amrica e Caribe so ricos em culturas. na raiz das culturas que acontece a salvao. H o encontro da f com as culturas para purific-las. A Igreja tem sido criadora e animadora de cultura. H luzes e sombras, com a emergncia da subjetividade. Na globalizao emerge o individualismo. Domina o relativismo tico e a crise da famlia. A pessoa humana precisa ser o centro da cultura. Anunciar isto ter coragem e esprito proftico. A f precisa gerar modelos culturais alternativos. A educao escolar deve ter abertura ao transcendente. Crianas, adolescentes e jovens tm direito aos valores morais. Sejam valorizados os professores de religio nas escolas pblicas. Domina hoje a linguagem miditica da cultura. O anncio da palavra no pode prescindir dos meios. Ao na formao de comunicadores no n 486. A internet ajuda no avanar para as guas mais profundas (Lc 5,4). um meio e no um fim em si mesmo. Os meios no substituem as relaes pessoais. Os pais devem alertar os filhos sobre o uso dos meios. Os meios de comunicao devem promover a incluso. Evangelizar os arepagos, o centro de deciso, a cultura. Evangelizar empresrios, polticos, formadores de opinio, dirigentes. A f racional, no havendo incompatibilidade entre f e cincia. Comunicar os valores do evangelho de maneira positiva e propositiva. Propostas de ao no n 497. Utilizar a arte na catequese e nas diversas pastorais. Na vida poltica h uma notvel ausncia de voz catlica. Domina uma falta de convices ticas e religiosas. Muita agresso vida, excluso social, corrupo etc. Vivemos o laicismo exacerbado e o relativismo tico. Eles se apresentam como fundamento da democracia. Refutam a ao da Igreja preocupada com o bem comum dos povos. Os leigos devem atuar como fermento na massa. Sejam formados na Doutrina Social da Igreja.
8

Os polticos precisam ter integridade moral. H uma endemia de corrupo e interesses pessoais. As grandes cidades so laboratrios de novas culturas. So complexas transformaes que vo se impondo. A cidade o mundo dos contrrios. Ver nmero 512. da cidade que a Igreja expandiu sua evangelizao. Isso pode acontecer a partir das cidades de hoje. H atitudes de medo e tendncia ao fechamento. O mundo da violncia no nos pode impedir de agir. A cidade lugar de liberdade e de oportunidades. No projeto de Deus, Jesus fez novas todas as coisas (Ap 21,5). a construo da cidade eterna, a nova Jerusalm. O Documento sugere uma nova pastoral urbana, n 517. Sugestes para os discpulos missionrios, n 518. Aspiramos uma AL e Caribenha unida, reconciliada e integrada. Devem enfrentar juntos os diversos problemas. A Igreja deve ser sacramento de unidade dos povos. As sementes do Verbo esto presentes na cultura da Amrica. A Igreja se faz solidria aos afro-americanos. Apia o dilogo entre cultura negra e f crist e suas lutas. Cada ptria deve ser casa de irmos com casa e dignidade. A AL e o Caribe devem abrir caminhos para a civilizao do amor. Ser continente da esperana, do amor, da vida e da paz. Novas estruturas dependem de homens e mulheres novos. Levar em considerao o princpio da subsidiariedade. A cultura do compartilhar deve superar a do acumular egosta. Discpulos missionrios devem ser construtores da paz. Tudo depende da restaurao da justia e da reconciliao.

A Igreja apresentada como mistrio de comunho. A Conferncia desperta um grande impulso missionrio. No podemos ficar tranqilos em nossos templos. Urge sair para evangelizar a todos e em todos os lugares. Valorizar a riqueza da religiosidade popular. Todos ns temos que recomear a partir de Jesus Cristo. O povo precisa sentir a proximidade da Igreja. A Igreja precisa estar em estado permanente de misso. Despertar audcia apostlica, com alegria e coragem. No tristes, desalentados, impacientes ou ansiosos. Guiados por Maria, fixemos os olhares em Jesus Cristo. Termina com o texto de Lc 24, 29, "Fica, Senhor, conosco". Tony Santos

You might also like