You are on page 1of 7

FORMAO CONTINUADA SEEDUC APERFEIOAMENTO EM LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 1 EM Aluno: Marlucy Moreira Rocha Grupo: 3 Plo/ Cidade: Miguel

Pereira / Eng Paulo de Frontin SRIE: 1 BIMESTRE: 4 CICLO: 2 TUTORA: Ana Maria Ribeiro Ferreira Tarefa 1: Roteiro de Atividades Original (verso preliminar)

Texto Gerador 1
EPLOGOS (fragmento)
Que falta nesta cidade?...................................Verdade Que mais por sua desonra ..............................Honra Falta mais que se lhe ponha ...........................Vergonha. O demo a viver se exponha, por mais que a fama a exalta, numa cidade, onde falta Verdade, Honra, Vergonha. Quem a ps neste socrcio?.............................. Negcio Quem causa tal perdio? ................................ Ambio E o maior desta loucura?.................................. Usura. Notvel desaventura de um povo nscio, e sandeu, que no sabe, que o perdeu Negcio, Ambio, Usura. Quais so os seus doces objetos?....................... Pretos Tem outros bens mais macios?........................ Mestios Quais destes lhe so mais gratos?...................... Mulatos. Dou ao demo os insensatos, dou ao demo a gente asnal, que estima por cabedal Pretos, Mestios, Mulatos. Quem faz os crios mesquinhos?......................... Meirinhos Quem faz as farinhas tardas? ...............................Guardas Quem as tem nos aposentos? ............................. Sargentos. Os crios l vm aos centos, e a terra fica esfaimando, porque os vo atravessando Meirinhos, Guardas, Sargentos. E que justia a resguarda? ................................ Bastarda grtis distribuda? ......................................... Vendida Que tem, que a todos assusta?............................ Injusta. Valha-nos Deus, o que custa, o que El-Rei nos d de graa, que anda a justia na praa Bastarda, Vendida, Injusta. [ ... ]
MATOS, Gregrio de. Seleo de Obras Poticas. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1827

Vocabulrio
Socrcio emplastro, alvio, blsamo (o poeta usou-o no sentido antittico, irnico). Crios sacos de farinha (a grafia correta srios). Cabedal conjunto de conhecimentos adquiridos.

Atividades de Leitura
1. A obra de Gregrio de Matos composta de duas vertentes uma satrica e outra lrica de fundo religioso e moral. O poema acima pertence vertente satrica e tem como objetivo, denunciar os problemas sociais de sua poca. Que problemas eram esses? Se fizermos uma comparao com a sociedade brasileira atual, eles ainda existem?

Habilidade trabalhada:
Relacionar os modos de organizao da linguagem na literatura s escolhas do autor, tradio literria e tambm ao contexto social da poca.

Resposta Comentada:
Gregrio de Matos nasceu e formou-se em Direito em Portugal. Transferiu-se para o Brasil vivendo como membro da nobreza, porm convivendo com vrias camadas da populao. O Brasil ainda era colnia de Portugal e uma crise se instalava aos poucos na Colnia. Apesar de estar sob uma ameaa de crise, uma classe poderosa emerge vida por dinheiro e poder, a burguesia. Diante disso, a crise se agrava, pois as classes mais ricas tiram o mximo de proveito dela. Explicar aos alunos que Gregrio de Matos, apesar de pertencer nobreza, percebia os problemas da Colnia e recebeu o apelido de Boca do Inferno por denunciar os desmandos e o falso moralismo dessa classe dominante. O poema de Gregrio de Matos denuncia a corrupo, o suborno e a explorao da classe dominante, de uma forma explcita, pois o eu-lrico nomeia cada instituio responsvel pela degradao do pas. importante observar aos alunos que muitos assuntos tratados ainda so atuais, revelando a persistncia dos problemas, sobretudo, em relao corrupo das instituies que deveriam zelar pelo bem pblico. Assim, os alunos podem perceber que, mesmo sendo um poema do sculo XVII, possvel a partir dele, refletir sobre a vida de hoje, estabelecendo relaes crticas entre passado e presente, para, quem sabe, projetar um futuro.

2. O tom irnico em que Gregrio de Matos baseia sua poesia sustentado por um jogo de perguntas e respostas que denunciam os problemas da sociedade de sua poca. Retire do texto um verso que exemplifique isso.

Habilidade trabalhada:
Reconhecer situaes de ambiguidade, ironia, e os valores ligados ao ponto de vista do autor.

Resposta Comentada:
A obra potica de Gregrio de Matos se divide em duas partes: uma satrica (poesias que atacam ou ridicularizam instituies, costumes e/ou idias contemporneas) e outra lrica de fundo religioso e moral. O fragmento do poema analisado pertence a primeira parte e estruturado de modo a observar o jogo pergunta-resposta. O poema todo escrito em tom de ironia, porm os versos que mais exemplificam isso so os que foram escritos na forma de perguntas e respostas. Tomemos como exemplo a primeira, a terceira, a quinta, a stima e a nona. Lembrar que o poema se insere no sistema colonial, onde cada passo da sequncia corresponde a instituies que organizam a sociedade. H vrias vozes no poema contestando e questionando, compondo um debate. Para que os alunos percebam esse tom de debate, propor a eles a leitura alternada em voz alta.

Atividades de Uso da Lngua


1. Relendo o poema, podemos observar que a funo da linguagem predominante a funo a) metalingustica. b) referencial. c) ftica. d) potica.

Habilidade trabalhada:
Reconhecer as funes da linguagem: emotiva, metalingustica e potica.

Resposta Comentada:
A linguagem utilizada por Gregrio de Matos em seus poemas o aproxima de todas as classes sociais da poca, pois ele no poupava ningum em suas crticas. No poema Eplogos, Gregrio se apropria dos recursos de linguagem utilizados na poca. O poema constitudo de estrofes que lembram a tradio medieval, na medida em que possuem sete slabas mtricas (redondilha maior). Cada estrofe inicia-se com perguntas retricas, isto , falsas perguntas, ironicamente respondidas pelo prprio poeta. Esse procedimento parece dar um certo ar de didatismo ao poema, didatismo reforado pelo processo de disseminao e recolha, muito comum na poesia barroca. Explicar aos que alm de escrever sonetos, Gregrio de Matos escreveu outras formas poticas como os eplogos. Por causa desse e de outros recursos poticos, a funo da linguagem predominante a funo potica, alternativa d. Comentar com os alunos que funo potica da linguagem se manifesta partir de uma seleo e uma arrumao das palavras e da explorao de seus significados, ou seja, ela tem a prpria mensagem como o objetivo da comunicao. 2. Que falta nesta cidade?...................................Verdade Que mais por sua desonra ..............................Honra Falta mais que se lhe ponha ...........................Vergonha. Sabendo que rima a sucesso de sons fortes ou fracos repetidos com intervalos regulares ou variados e que pode ser avaliada quanto ao valor e combinaes; explique o esquema de rimas utilizado pelo poeta nos versos acima.

Habilidade trabalhada:
Perceber os recursos prosdicos (rima e ritmo) e relacion-los acentuao das palavras.

Resposta Comentada:
A rima a coincidncia ou a semelhana de sons a partir da ltima vogal tnica no fim dos versos. Na estrofe acima, os versos constituem rimas horizontais, ou seja, os sons finais da palavra cidade rimam com os sons finais da palavra verdade; os sons finais da palavra desonra, com honra e os sons finais da palavra ponha, com vergonha. O professor deve explicar aos alunos que atravs desse tipo de recurso, o poeta quis chamar a ateno atravs do jogo de perguntas e resposta que compem essa forma de escrita muito comum no Barroco, chamada eplogo. No Barroco, o eplogo consistia numa fala breve feita por um ator, aps o encerramento da ao principal. Tinha a funo de uma despedida do pblico, a quem se suplicava benevolncia em relao aos eventuais defeitos do espetculo. Em seu jogo de rimas, o poeta utiliza-se: no primeiro verso: de sons orais /d/ /a/ /d/ /i/. no segundo verso: de sons mistos nasais (dgrafo //) e orais /R/ /a/. no terceiro verso: de sons nasais // /a/.

Texto Gerador 2 Soneto V


Se sou pobre pastor, se no governo Reinos, naes, provncias, mundo e gentes; Se em frio, calma, e chuvas inclementes Passo o vero, outono, estio, inverno; Nem por isso trocara o abrigo terno Desta choa, em que vivo, com as enchentes Dessa grande fortuna: assaz presentes Tenho as paixes desse tormento eterno. Adorar as traies, amar o engano, Ouvir dos lastimosos o gemido, Passar aflito o dia, o ms, e o ano; Seja embora prazer; que a meu ouvido Soa melhor a voz do desengano, Que da torpe lisonja o infame rudo. Claudio Manuel da Costa. In: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000040.pdf

Atividade de Leitura
1. Escreva duas caractersticas do Arcadismo presentes no soneto de Cludio Manuel da Costa. Para cada caracterstica, escreva um ou mais versos que sirvam como exemplo para cada uma delas.

Habilidade trabalhada:
Relacionar os modos de organizao da linguagem na literatura s escolhas do autor, tradio literria e tambm ao contexto social de cada poca.

Resposta Comentada:
Cludio Manuel da Costa nasceu e morreu em Minas no sc. XVI. o primeiro representante do Arcadismo no Brasil, comeou a escrever no estilo barroco, mas depois abandonou este estilo e passou a produzir poesias no estilo rcade. Explicar aos alunos que como era um estilo em que o autor no expressa o seu prprio eu, adotando uma forma pastoril, Cludio Manuel da Costa adotou o pseudnimo de Glauceste Satrnio. O soneto acima apresenta vrias caractersticas do estilo rcade: Bucolismo: O poema valoriza a vida simples e em constante relao com a natureza: Se sou pobre pastor (...) passo o vero, outono, estio, inverno. Nem por isso trocara o abrigo terno. Didatismo: Para os poetas do estilo rcade a poesia deveria ter um aspecto moral, ensinando os aspectos que os rcades consideram positivos. Assim, no poema estudado, a vida simples e sadia dos pastores extremamente valorizada, enquanto que a vida dos poderosos apresentada com base na torpe lisonja. Portanto, para o poeta a vida simples melhor. A poesia lrica - Dentro do estilo rcade a produo em verso foi consideravelmente maior. O poema estudado tem um aspecto lrico porque expressa o eu do poeta. O respeito aos preceitos Os artistas do estilo rcade seguiam rigidamente as normas da arte potica. No poema de Cludio Manuel da Costa, esto presentes as caractersticas do soneto: dois quartetos e dois tercetos. Uma sugesto para o professor levar os alunos para o laboratrio de informtica para que pesquisem sobre o autor e as caractersticas do Arcadismo.

Atividade de Uso da Lngua


1. Nos dois primeiros versos, o poeta utiliza uma imagem implcita em sua fala para descrever a sua opo em viver uma vida simples do que viver uma vida de luxos, caracterstica do bucolismo da esttica rcade. Que imagem esta?

Habilidade trabalhada:
Reconhecer as caractersticas de um texto descritivo.

Resposta Comentada:
A descoberta do ouro nas Minas Gerais trouxe milhares de aventureiros que comearam uma explorao das riquezas e, consequentemente, houve uma exploso urbana no Brasil. H na poesia de Cludio Manuel da Costa uma interferncia de imagens relacionadas ao contexto local no modelo de composio potica rcade, que prev a utilizao de referncias pertencentes ao universo clssico greco-romano. A imagem que est implcita nas duas primeiras estrofes do poema em questo o campo, local onde vivem os pastores de ovelhas. O Arcadismo brasileiro, especialmente a produo literria de Cludio Manuel da Costa, incorpora elementos da paisagem local e do contexto histrico e social em alguns de seus poemas.

Atividade de Produo Textual


1. Em grupos, pedir aos alunos que faam previamente uma pesquisa sobre os costumes do bairro onde moram e que registrem paisagens caractersticas do local atravs de fotos, vdeos ou desenhos. Na sala de aula, os grupos produziram um texto descritivo com as informaes colhidas e faro a leitura do mesmo atravs de uma apresentao utilizando os dados recolhidos.

Habilidade trabalhada:
Descrever o Bairro e os costumes de onde mora.

Resposta Comentada:
Nessa atividade de produo textual, o professor pode explorar os costumes e a paisagem do local em que os alunos vivem atravs do registro visual (fotos antigas, vdeos, quadros, desenhos) e da entrevista com moradores antigos ou parentes. Na regio em que moro, h uma igreja que data do sculo XVII que registra a transio entre o Barroco e o Arcadismo. O professor pode pesquisar e levar seus alunos para um passeio que vai ajud-los e muito na realizao dessa atividade.

REFERNCIAS
www.dominiopublico.gov.br BARRETO, Ricardo Gonalves (Org.), Portugus: Ensino Mdio, 1 ano. 1 ed. So Paulo: Edies SM, 2010. (Coleo ser protagonista). BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 43 ed. So Paulo: Cultrix, 2006. INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. 6 ed. So Paulo: Scipione, 2006.

EXPERINCIAS COM A MINHA TURMA :


Tendo como base a atividade de produo textual, na qual pedi aos alunos que pesquisassem sobre o bairro onde moravam, surgiu por sugesto de um aluno que visitssemos a igreja matriz de Sacra Famlia, na qual ele frequenta desde pequeno.

Esse aluno levou fotos antigas de parentes para a classe para nos mostrar a arquitetura e isso gerou curiosidade, pois os alunos ficaram surpresos de nunca terem questionado a idade dos prdios antigos. Com essas informaes e a ajuda de uma amiga e professora aposentada, marquei uma visita da turma igreja. A visita foi guiada por um aluno da escola que ajuda na conservao da igreja. Montei um pequeno roteiro com base em texto tirado da Internet que est em anexo. Durante a visita tiramos fotos e deixei que os alunos fizessem perguntas sobre a arquitetura, imagens e objetos da poca. Eles ficaram impressionados com a experincia de ver obras Barrocas e rcades, ao vivo e no em fotos ou livros. O que mais me deixou feliz e recompensada, foi ver que apesar das conversas paralelas em sala, os alunos prestaram ateno, pois eles fizeram perguntas e comentrios durante a visita que me surpreendeu. Depois da visita, pedi aos alunos que escrevessem um texto pequeno contando o que viram, o mais chamou a ateno e o que mais gostaram.

ANEXO:

Sacra Famlia do Tingu


HISTRIA DA CIDADE O povoado de Sacra Famlia do Tngua foi elevado como Freguesia, em 18 de julho de 1750.Porm, em 1715, j possua uma pequena Igreja, erguida pelos prprios moradores em louvor Nossa senhora da Conceio. Em meados do sculo XVIII, a Freguesia de Sacra Famlia era foco de uma prspera colonizao, em virtude de numerosas concesses de sesmarias. As sesmarias eram terras incultas ou abandonadas, no pas, concedidas pelos reis de Portugal,a sesmeiros para o cultivo. A lgua da sesmaria era de 3.000 braas ou 6.600 metros. Os sesmeiros eram sempre grandes proprietrios de terras, nobres, ou de altas patentes. Tambm as sesmarias eram concedidas Igreja. O desenvolvimento de Sacra Famlia propiciou o aparecimento de vrios outros povoados s margens do Caminho Novo do Tingu. Entre 1699 e 1700, j estava pronta uma trilha, na Serra, que ligava a Baa da Guanabara Borda do Campo. Por volta de 1704 ou 1705, estava pronta uma nova e grande via de penetrao e de ligao entre a Serra e o Mar, o que foi de grande importncia no desbravamento da Zona Central, da Serra Fluminense. Nascimento do Primeiro Povoado Os povoados foram crescendo, tornando-se arraiais. Assim a 18 de julho de 1750, Sacra Famlia recebe o ttulo de Freguesia com o nome de Freguesia de Sacra Famlia do Caminho Novo do Tingu.Esse ttulo foi requerido por Joaquim Ferreira Varela e pelos habitantes do ento povoado. Eram, nessa poca, terras da Fazenda de Leonardo Cardoso. ( Segundo Monsenhor Pizano, Sacra Famlia teria sido elevada categoria de Vila, em 12 de janeiro de 1775). Comearam a proliferar os cafezais e a riqueza na terra fluminense, enquanto suas matas iam escasseando. Pessoas de pequenas posses plantavam uma pequena roa de caf e, com os lucros, aumentavam a lavoura e adquiriram negros.

A Primeira Igreja Como a primeira capelinha, construdas em 1715, estava j em estado avanado de deteriorao ( madeiramento de m qualidade), outra capela foi erguida. Inicialmente, era apenas um altar porttil, em casa de Joaquim Ferreira

Varela, para simbolizar a primeira Igreja da Freguesia na poca, era o Stio da Rocinha, mais tardes chamado Fazenda do Provedor. Tambm foi demarcada e lenta, nessa poca, uma terra para o cemitrio. Em 1757, foi enfim erguida a Segunda Igreja, em terras de Fazenda do Scios Domingos Marques Correia e Joo Henrique Barata, que doaram, para sua cosntruo 42x46 braa de terra respectivamente (testadas e fundos). Mais tarde, foi erguida uma terceira Igreja, quando a antiga tambm ruiu. A construo foi na mesma ocasio, em que era construda, em Vassouras, a Matriz de Nossa Senhora da Conceio, ficando ento a Freguesia dividida em duas, porm, com um nico Padre Responsvel. A populao da Freguesia de Sacra Famlia do Tngua em 1820, era de cerca de 1.000 adultos, morando em 130 casas. L havia duas Fbricas de Aucar e quatro de aguardante. Em 1872, havia um total de 4.501 habitantes e 6.143 escravos, 1202 agricultores, 93 negociantes, 4 mdicos e 2 advogados. Em certa poca, chegou a possuir 7 carpintarias que fabricavam os elegantssimos mveis de jacarand, para os solares nobres dos senhores do caf. Foram os primeiros moradores de Sacra Famlia aproximadamente no fim do Sculo XVIII: Joaquim Ferreira Varella.

Fonte: http://www.ferias.tur.br/informacoes/7046/sacra-familia-do-tingua-rj.html

You might also like