You are on page 1of 4

RPTEIS Os rpteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espcies conhecidas.

o Eles surgiram h cerca de 300 milhes de anos, tendo provavelmente evoludo de certos anfbios.

Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquticos.

A Terra j abrigou formas gigantescas de rpteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo representado por animais de porte relativamente menor, como os jacars, tartarugas, cobras e lagartos. A pele dos rpteis

Os rpteis tm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermevel. As clulas mais superficiais da epiderme so ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratao e representa uma adaptao vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacars, crocodilos) ou carapaas (tartarugas, jabutis). Temperatura corporal: o Os rpteis, assim como os peixes e os anfbios, so animais pecilotrmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Respirao e circulao de sangue: o A respirao dos rpteis pulmonar; seus pulmes so mais desenvolvidos que os dos anfbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratria. o Os pulmes fornecem aos rpteis uma quantidade suficiente de gs oxignio, o que torna "dispensvel" a respirao por meio da pele, observada nos anfbios. o Alis, com a grande quantidade de queratina que apresenta, a pele torna-se praticamente impermevel, o que impossibilita a aquisio de gs oxignio. o O corao da maioria dos rpteis apresenta dois trios e dois ventrculos parcialmente divididos. o Nos ventrculos ocorrem mistura de sangue oxigenado com sangue no-oxigenado. Nos rpteis crocodilianos (crocodilo, jacars), os dois ventrculos esto completamente separados, mas o sangue oxigenado e o sangue no-oxigenado continuam se misturando, agora fora do corao.

Alimentao e digesto: Em sua maioria, os rpteis so animais carnvoros; algumas espcies so herbvoras e outras so onvoras. Eles possuem sistema digestrio completo. O intestino grosso termina na cloaca.

Os sentidos:

Os rpteis possuem rgos dos sentidos que lhes permitem, por exemplo, sentir o gosto e o cheiro das coisas. Os olhos possuem plpebras e membrana nictitante, que auxiliam na proteo dessas estruturas. Eles tm glndulas lacrimais, fundamentais para manter a superfcie dos olhos mida fora da gua. Destacamos aqui uma estrutura existente entre os olhos e as narinas de cobras, chamada fosseta loreal (no detalhe). Ela possibilita que a cobra perceba a presena de outros animais vivos por meio do calor emitido pelo corpo deles. Embora os rpteis no tenham orelha externa, alguns deles apresentam conduto auditivo externo e curo, que fica abaixo de uma dobra da pele, de cada lado da cabea. Na extremidade de cada conduto auditivo situa-se o tmpano, que se comunica com a orelha mdia e a interna. Vrios experimentos comprovam que a maioria dos rpteis capaz de ouvir diversos sons.

Classificao: Quelnios So as tartarugas, os jabutis e os cgados. Tm o corpo recoberto por duas carapaas: a carapaa dorsal, na parte superior do corpo, e o plastro, na parte inferior. Essas duas carapaas so soldadas uma outra. H aberturas apenas para a sada do pescoo, dos membros anteriores e posteriores e da cauda. As tartarugas so aquticas e podem viver em gua doce ou salgada; suas pernas tm a forma de nadadeiras, o que facilita a locomoo na gua. Os jabutis so terrestres e seus dedos so grossos. Os cgados vivem em gua doce e seus dedos so ligados por uma membrana que auxilia na natao. Esses animais no tm dentes. A boca apresenta um bico crneo.

Crocodilianos So os crocodilos e os jacars. Grandes rpteis aquticos, os crocodilianos tm corpo alongado e recoberto por placas crneas. Possuem quatro membros, que so usados para a locomoo

terrestre e aqutica. O jacar tem a cabea mais larga e arredondada do que a dos crocodilianos, e, quando fecha a boca, seus dentes no aparecem. J o crocodilo tem a cabea mais estreita e, mesmo com a boca fechada, alguns dentes so visveis. Jacars e crocodilos habitam regies tropicais, geralmente s margens dos rios. No Brasil s existem jacars. Eles so encontrados na Amaznia e no Pantanal Mato-Grossense.

Escamados So os lagartos e as serpentes (estas mais comumente chamadas de cobras). Esses animais tm a pele recoberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores: lacertlios e ofdeos.

Lacertlios - Compreendem os lagartos, os camalees e as lagartixas, rpteis de corpo alongado, com a cabea curta e unida ao corpo por um pequeno pescoo. Possuem quatro membros, sendo os anteriores mais curtos que os posteriores. Ofdeos - Compreendem as serpentes ou cobras, rpteis que no tm pernas. A grande maioria desses animais possuem glndulas que fabricam veneno. Uma serpente peonhenta quando seus dentes so capazes de inocular veneno nos animais que ataca. Os dentes tm um canal ou sulco que se comunica com as glndulas produtoras de veneno. No momento da picada, o veneno escoa por esse canal e inoculado no corpo da presa.

Reproduo: O sistema reprodutor dos rpteis foi um importante fator de adaptao desses animais ao ambiente terrestre. Os rpteis fazem a fecundao interna: o macho introduz os espermatozides no corpo da fmea. A maioria ovpara, ou seja, a fmea pe ovos, de onde saem os filhotes. Esses ovos tm casca rgida e consistente como couro. Os ovos se desenvolvem em ambiente de baixa umidade. A fecundao interna e os ovos com casca representam um marco na evoluo dos vertebrados, pois impediram a morte dos gametas e embries por desidratao. Assim, em ralao a reproduo, os rpteis tornaram-se independentes da gua. A tartaruga marinha e muitos outros rpteis aquticos depositam os seus ovos em ambiente terrestre. Eles ficam cobertos de areia e aquecidos pelo calor do Sol. O ovo rico em vitelo - substncia que nutre o embrio - e capaz de reter a umidade. Na casca h poros, pequenos orifcios que permitem a entrada de oxignio do ar e a sada de gs carbnico, ou seja, a troca de gases. Isso ajuda a manter o embrio vivo.

A maioria dos rpteis no precisa cuidar dos seus ovos e filhotes. Os filhotes quando "prontos" saem da casca usando seus prprios recursos. Porm, tanto o jacar, quanto o crocodilo tm muito cuidado com os ovos e os filhotes. A fmea pe os ovos no ninho e fica por perto at o nascimento dos filhotes, que so carregados na boca at a gua, onde ficam com a me. Alguns chegam a permanecer com a me por mais de trs anos

Existem tambm os rpteis em cujos ovos, j na ocasio da postura, h filhotes formados. Os ovos ficam retidos com o embrio em um canal no corpo da fmea, enquanto se desenvolvem, como ocorre em algumas cobras. Quando os ovos saem do corpo da fmea, os filhotes dentro deles j se encontram formados. A casca desses ovos bem fina, como uma membrana, permitindo a sada dos filhotes logo aps a postura. Esses animais so classificados como ovovivparos. H ainda alguns rpteis vivparos, que produzem filhotes j "prontos", sem terem se desenvolvido em ovos, como certas espcies de lagartos.

You might also like