You are on page 1of 12

A narrativa jornalstica: dramas da vida real *.

Sonia Maria Lanza PUCSP **

Resumo: Este trabalho reflete o texto jornalstico e sua narratividade, como os fatos so recontados pela mdia de tal forma a torna- lo dramatizado. Um fato que tem sido pauta constante nos jornais a morte. O homem sempre tentou explicar a acepo da morte. A cincia, a religio, a arte, a mdia, todas as reas do conhecimento tm experienciado a complexidade do tema. Ter conscincia da morte perder a individualidade. Por isso, rituais que ora enfatizam a morte como algo a ser conscientizado pelo homem, ora como aquilo que nos aterroriza, parecem amenizar esta condio do homem. A morte no jornalismo cotidianamente retratada como realidade, fato que pode chocar o leitor, mas tambm h textos que se transformam em narrativas quase ficcionais, que mitigam o peso do caso. So verdadeiros dramas da vida real.

Palavras chaves: jornalismo, narrativas, drama, morte.

A morte: drama real.

Hoje, vivemos num mundo em que as histrias reais parecem mais com as novelas que com a prpria vida cotidiana muito comum ouvir este tipo de frase por pessoas que no se dedicam, necessariamente, a estudar nenhum tipo de narrativa, so pessoas annimas que gostam de ler em jornais dirios histrias.Isso nos leva reflexo: por que as narrativas factuais, de testemunho, entre outras, tm fascinado tanto e conseguido atrair mais leitores numa poca em que a mdia eletrnica, e a internet, principalmente, conseguem, em tempo real, veicular a informao? o drama da vida real. Cotidianamente, as pessoas no vivem sem eles. Nos jornais, pessoas passam a ser personagens da trama que vai sendo escrita por meio do tempo vivido por elas e as subtramas se ligam quela geradora, ao fato em si.

Trabalho apresentado ao NP de Jornalismo, do XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao - Intercom 2006, sob a coordenao da Profa Dra Marialva Barbosa.
**

Sonia Maria Lanza Doutoranda do Programa em Comunicao e Semitica, pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), mestre pela mesma instituio e programa. E-mail: sonialanza19@hotmail.com

A morte , em grande parte, a personagem principal nos jornais e tambm em outras mdias. Como, de que forma veicular assunto que tanto nos choca? Embora certa, ela nos assusta. A morte complexa, cultural. A morte no tema somente no jornalismo, tambm nos literatura e outras artes. Isto porque o gnero humano no pode suportar muita realidade 1 ,. Como viver com isso? De que forma a realidade trabalhada pelo homem? Morin afirma que sem a magia, o rito, o mito, sem a religio, o carter crsico do Homo sapiens, sem a neurose, a humanidade talvez no tivesse sobrevivido (1973:142). Ela , ento, narrativizada, ritualizada. O homem, por meio de suas produes, como a pintura, a literatura, o cinema, etc, inclusive o jornalismo e outras mdias, transforma e ameniza a dura realidade. Tragdias, romances, comportamentos, fatos que assustam ou que fascinam a humanidade sempre foram pautas em todos os tempos, em todas as produes humanas. Mas atualmente, parece que vivemos num mundo onde a fantasia mais real que a realidade (Boorstin apud Gabler,1999:11), e o mote a vida imita a arte vem se traduzindo em a arte imita a vida. Um exemplo de que a arte imita a vida foi o caso da novela Senhora do Destino (2005), da Rede Globo. Aqui a morte no o tema principal e sim o seqestro de uma criana. O autor Aguinaldo Silva declarou que a trama teve origem no Caso Pedrinho, como ficou conhecido. O recm- nascido foi roubado numa maternidade, em Braslia. Este fato teve grande repercusso na mdia. Em 21 de janeiro de 1980, Pedro Braule Pinto foi levado do hospital onde nascera. Seus pais, Maria Auxiliadora Braule (Lia) e Jayro Patajs Braule Pinto, no tiveram informaes sobre o seqestro e o crime foi arquivado em 1997. Em outubro de 2002, por meio de uma denncia annima de uma pessoa ligada famlia adotiva do menino (registrado com o nome de Osvaldo Martins Borges Junior), o garoto foi localizado e em novembro de 2002, provou-se por exame de DNA que ele era Pedrinho, o filho de Dona Lia. A Folha de S. Paulo publicou o fato em 15 de novembro de 2002 como Entenda o caso, anlogo a resumo de captulos de telenovelas. A protagonista da novela Senhora do Destino (2005) tambm tem a filha roubada ainda pequena em um hospital, no Rio de Janeiro. A me de Pedrinho encontrou-o 16 anos depois e na novela a personagem Maria do Carmo tambm reencontra a filha, mais ou menos 22 anos depois. Neste caso, a arte imita a vida, guardadas as diferenas, evidentemente.

T. Elliot apud Morin, E. em O paradigma perdido, 1973:142

Este drama da vida foi amplamente divulgado pelos jornais. Matrias com ttulo A verdadeira histria da mulher que roubou a vida de um filho2 , ou Me adotiva de Pedrinho chora e nega crime3 , entre outros assemelhavam-se com os captulos de novelas, tambm veiculados, toda semana, nos jornais. O caso Pedrinho, nos jornais, portanto, anlogo s narrativas novelescas. O ombudsman da Folha de S. Paulo observa e comenta, na poca, a estrutura novelesca, ao escrever:
(...) Enumerem-se seus ingredientes humanos: um casal que teve o filho subtrado na maternidade e que aps 16 anos o localiza a partir de um exame de DNA, um jovem que, duas semanas depois de perder o pai (adotivo) por causa de um cncer, v sua identidade e sua filiao brutalmente questionadas, uma me (agora viva) com complicada trajetria posta, de repente, ante uma situao na qual pode perder o filho (adotivo) e/ou, talvez, ir para a priso. 4

O caso Pedrinho, assim como na novela Senhora do Destino, parece que teve um final feliz. Mas a grande maioria das tragdias no o tem. E a imprensa noticia o fato sem gran finale, afinal jornalismo informao e associado notcia, para a maioria dos leitores. E notcia no pode, ou pelo menos observando os manuais, ser inventiva, criativa, deve relatar o fato de forma referencial. Entretanto, mesmo referenciais, a notcia e tambm algumas reportagens tm sido publicadas de forma diferenciada, nas ltimas dcadas. So informaes pautadas no relato do cotidiano real evidentemente, mas transformadas em verdadeiras novelas. O jornalismo texto da cultura e como tal tem a capacidade de reconstituir, de restaurar lembranas da historia da cultura e da humanidade. Os textos tendem simbolizao e se convertem em smbolos integrais. Os smbolos adquirem uma grande autonomia de seu contexto cultural e funcionam no somente no corte sincrnico da cultura, mas tambm na diacronia desta. (Lotman,1996:89) O jornal impresso funciona de tal forma que a desordem e o acaso intervm elementos de organizao ou de auto-organizao. O jornal seleciona os fatos, portanto ordena-os. Evidentemente que esta ordem segue uma linha editorial, imposta por foras polticas, de consumo e tantos outros fatores, mas, de qualquer maneira, as notcias veiculadas so representaes organizadas de um mundo catico.

2 3

Revista Selees, em www.revistaselecoes.com.br acessado em 02 de novembro de 2004. Folha de So Paulo, Caderno Cotidiano, p. C-1 de 16/novembro/2002. 4 Caderno Brasil, p. A-8 de 17 de novembro de 2002.

A primeira pgina de um jornal impresso um exemplo no qual podemos verificar a organizao. As manchetes se referem a fatos que aconteceram no dia anterior ou ainda a anteontem. O jornal impresso no pode trabalhar em tempo real, como o rdio, a televiso e a internet, assim o tempo que, geralmente, organiza o jornal. O jornalismo tem princpio organizador.
... a desordem renasce constantemente e a ordem social, por sua vez, tambm renasce sem parar. E assim surge a lgica, o segredo, o mistrio, da complexidade e o sentido profundo do termo auto-organizao. (1973:43)

O leitor quer clareza, ordem nas informaes. O jornal quer seduzir o leitor, ento procura apresentar a matria de forma ordenada. Uma tendncia que pode ser verificada nos jornais impressos o modo como estes tm veiculado os fatos com imagens e pequenos textos, so storyboards da notcia. Isto facilita muito a organizao visual, temporal e de contedo e imprime ordem ao leitor, pois praticamente induzido a ler quadro a quadro. No exemplo a seguir, a Folha de S.Paulo traz a informao sobre os dez anos depois do massacre dos sem-terra em Carajs5 . Cada quadro informa de maneira resumida a seqncia do fato:

Publicado no Caderno Brasil de 16 de abril de 2006. O texto integral dos quadros est no Anexo I.

Atualmente esses storyboards tm sido recorrentes. Eles aparecem em vrias notcias, no somente nas trgicas ou de mortes. Claro que nestas ltimas so mais freqentes, pois, muitas vezes, no h como flagrar fotograficamente o fato, por exemplo, um seqestro, um assalto, e assim o jornal apresenta os infogrficos. A matria prope uma ordem no labirinto dos fatos, uma forma roteirizada, novelesca 6 , dramas que capturam o leitor. O jornal recupera, rememora as informaes anteriores numa tentativa de organizar o caos.
A sociedade tem o dever de manter a ordem no mundo, da mesma maneira que a ordem do mundo tem o dever de manter a vida social. Os ritos constituem as tcnicas de harmonizao.(Morin, 1973:163)

Ao tratar dessa harmonizao, Morin refere-se s festas. Estas libertam as pulses, expulsa catarticamente as foras da desordem, deixa-as mesmo submergir temporariamente a ordem social, o que fortifica essa mesma ordem (1973:1630). A festa uma recreao social, atualmente a mdia parece exercer esta recreao. As notcias so representaes e o leitor, acredito eu, no se deleita com os fatos trgicos, como o caso acima o massacre de Carajs. A mdia espetaculariza e a forma de veicular estas notcias tem carter organizador e at mesmo catrtico, no sentido de denunciar o fato e apresentar uma possvel soluo ou at mesmo de o leitor compadecer-se com o acontecimento. A morte amedronta e fascina. Entretanto s com a conscincia da morte que o homem irrompe a transformao para outra vida. O imaginrio e o mito sero produtores e co-produtores do destino humano. Para operar a passagem para outra vida, tm-se os ritos que contribuem para enfrentar a morte. Os ritos amenizam ou exorcizam um traumatismo provocado pela idia da reduo ao nada. (Morin,1973:95). Os funerais traduzem uma crise que causa angstia, mas trazem esperana e consolao. O homem no aceita a morte e tenta resolv- la com a transposio no mito, nas narrativas e na magia. ainda pela existncia da morte e pelo imaginrio que o homem est condenado a tentativas e erros, a incertezas, a excessos. O homem louco-sensato. Homo sapiens, Homo demens. Sua genialidade est na descoberta, na criao. Assim conscincia da morte desencadeia no sapiens, a questo do tempo, do surgimento do homem imaginrio, das produes por meio do mito, do rito, da magia, so caminhos para exorcizar a morte.
6

A telenovela um gnero que possui grande audincia na sociedade brasileira. A forma de sintetizar os captulos, a linguagem acessvel grande massa, seduz o jornalismo impresso a utilizar este recurso, resgatando, assim, o gnero folhetinesco, que marcou o incio do jornalismo.

Morin (1970) reflete o tema,

o n da complexidade biolgica o n grdio entre destruio interna permanente e auto-poiesis, entre o vital e o mortal. () a sociedade funciona no apenas apesar da morte e contra a morte, mas tambm que s existe enquanto organizao, pela morte, com a morte e na morte. A existncia da cultura, isto , dum patrimnio coletivo de saberes, s tem sentido porque as geraes morrem e constantemente preciso transmiti-la s novas geraes. S tem sentido como reproduo, e este termo assume o seu sentido pleno em funo da morte. (1970:10-11)

A morte o enigma do homem, to antiga quanto ele, inaceitvel, tema complexo, nica certeza da vida, como afirma o ditado popular. No entanto ela , como j afirmei, pauta e reflexo para muitas artes, literatura e tambm para a cincia. A morte o fim da vida, o vazio, o sentimento de perda, um sentimento traumtico. Todos os dias os jornais veiculam matrias sobre morte. No por acaso, portanto, que () a tenso entre vida e morte esteja presente no jornal. (Baitello Jr, 1997:110) O jornal Folha de S.Paulo, alm de evidentemente publicar notcias sobre a morte de algum, do obiturio, publica artigos sobre este assunto. s vezes, o tema no est to claro, mas quando a morte a personagem principal e o fato inesperado, torna-se pauta at de artigos. O artigo Memrias pstumas de um cadver em Ipanema7 , de Moacyr Scliar, publicado no jornal Folha de S.Paulo, refere-se ao fato de um homem ter sido encontrado morto na praia de Ipanema, Rio de Janeiro. O que mais parece causar espanto no cronista a indiferena dos banhistas que esto na praia. O texto simula ser um depoimento pessoal, como se o cadver estivesse catarticamente ali, naquela praia, e a morte, to inaceitvel pelo homem, fosse amenizada, para ele e para ns, pelo prazer de estar onde, em vida, talvez nunca tivesse estado.

Ver Anexo II.

No ttulo, o cronista alude ainda obra de Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas, nico romance no qual o defunto o autor e ironicamente narra sua vida iniciando pela prpria morte. Aqui tambm, um rapaz vai narrar brevemente sua vida ao morrer. Tambm no texto de Scliar, o defunto-autor, no se queixa do seu destino. Consegue realizar seu sonho, embora tenha sido somente depois da morte: estar na praia de Ipanema, no meio de gente bonita, gente rica. O narrador nasceu e cresceu na favela do Vidigal e sempre quis estar na to famosa praia, mas a dura vida levou para o trfico. Era o nico jeito de arranjar dinheiro para ajudar o pai paraltico e a me diabtica. O inevitvel aconteceu: desentendeu-se com a gangue e foi morto a pauladas. Jogado no mar, chegou praia. Acabei realizando meu sonho. (...) Meu sonho? A praia de Ipanema. A dedicatria no aparece, no artigo de forma clara, mas, assim como no romance machadiano, a ironia predominante. Realmente, no posso me queixar do Destino. A sorte no foi to madrasta, acaba realizando o sonho de estar junto de jovens em frias, -direito de todos (?)-, numa praia da zona sul do Rio de Janeiro cidade maravilhosa-, com sol, ser a personagem principal. Tambm no falta a digresso, caracterstica machadiana, no final do texto:

Minha prece foi ouvida e agora estou aqui, estendido na areia. verdade que cobriram meu corpo com um plstico, mas, considerando que estou sem protetor solar, at que no foi m idia. E, por outro lado, sinto-me feliz pelo fato de que minha presena no incomoda ningum. As pessoas continuam ao sol, jogando bola, conversando, tomando banho de mar. Ainda h pouco disse um rapaz, perto de mim: "Fazer o qu? As frias so curtas e temos de nos divertir de qualquer jeito". Voc est certo, meu jovem amigo. No s as frias so curtas, a vida tambm. Agora, Ipanema sempre um consolo. E um bom assunto para memrias pstumas.

A morte biolgica, certa, o estgio final da evoluo na terra, o fim de um ciclo, passagem. Muitas pessoas se chocam com a morte, no exatamente com o indivduo que est ali, inerte. O corpo encalhou na praia, causou espanto, mas logo as pessoas continuaram a aproveitar as frias. A cena da morte, o rito oferecem ao cronista a brecha para expulsar o impacto que a imagem veiculada pelo jornal e a matria poderiam ter causado no pblico leitor. a magia com que o texto expurga o traumatismo da morte. Morin, citando Freud, comenta o que sente um escritor ao matar suas personagens, este sentimento anlogo ao do espectador ou leitor:
Encontramos (na literatura) homens que sabem morrer e que sabem matar os outros. Somente a se encontra satisfeita a condio pela qual poderamos reconciliar-nos com a morte. Com efeito, tal reconciliao s seria possvel se consegussemos compenetrar-nos da convico de que continuamos sempre a viver quaisquer que sejam as vicissitudes da vida... Identificamo-nos com um heri na sua morte e, contudo, sobrevivemos-lhe, prontos para morrermos inofensivamente, outra vez, com outro heri (...) (Freud, apud Morin, 1970:159)

As artes ajudam a enfrentar nossos medos. Memrias pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis, na qual o protagonista ironiza a vida e a morte, uma delas, citada aqui neste trabalho. No cinema, assim como na literatura, so incontveis os filmes que ritualizam a morte, que mitificam, que a tornam mgica. O filme Encontro Marcado, um exemplo dentre muitos, que tem como ttulo original Meet Joe Black (EUA, 1998), dirigido por Martin Brest, conta a histria de um milionrio que recebe inesperadamente a visita da morte e faz um pacto com ela : mostrar- lhe- ia como a vida em troca de viver um pouco mais. Com uma narrativa simples, o inusitado ficou por conta de a personagem Morte ser representada pelo ator Brad Pitt. A morte no to feia como parece. No s pela beleza do ator, mas pela tranqilidade que a personagem passa. A Morte aceita negociaes, adia o final da vida, ela ama e se mostra generosa. O cinema tenta tirar o terror da morte que o homem sempre nutriu.

Tambm a mdia faz do real um simulacro bem mais atraente que a realidade. A televiso, alm dos programas de fico, simula em seus telejornais e em outros tipos de programas jornalsticos o tema a fim de minimizar o impacto que a morte causa. O pobre, quando morre, estatstica; o rico destaque 8 . uma forma de amenizar a emoo, o horror que ela causa. Nas grandes catstrofes, os telejornais mostram os detalhes do fato. Casas destrudas, ruas vazias, roupas perdidas, vrias pessoas, enfim, so objetos e pessoas annimas que contabilizam o dado estatstico. Diferentemente quando o fato refere-se a uma pessoa clebre, de destaque na sociedade. Os telejornais e tambm programas jornalsticos, mostram a vida da pessoa, rememoram tudo que ela tenha feito. Esta forma de noticiar a morte ritualiza o fato. o rito, muitas vezes, mito. Os jornais impressos, embora referenciais, tm veiculado a morte e muitas vezes textos que parecem ritos, tambm para amenizar o fato, como a crnica, de Moacyr Scliar, j referida neste trabalho. A revista Veja, em vrias capas, minimiza o fato por meio da ironia. A imagem de Celso Daniel, feliz e a foto dos ps juntamente com o texto que ironiza a morte, so exemplos de como a mdia impressa narrativiza a morte e diminui o impacto da notcia.

19/10/2005

Herdoto Barbeiro disponvel em www.usp.br/jorusp

11/05/2005

Outras vezes, as imagens se aproximam mais da arte pictrica que da arte fotogrfica como mero relato. A Revista Veja consegue, assim, provocar emoes que fazem ignorar as perturbaes reais produzidas pela morte. Parecem pinturas.

17/03/2004

10

08/09/2004 Os textos, as imagens exercem funo mgica, ritualstica sobre o homem. Narrativizar, perpetuar, tentar vencer a morte marcam culturas e indivduos frente morte. A morte , na verdade, um encontro com a vida e o jornalismo, mais que outras mdias, tm simulado e tornado menos rdua esta emoo.Verdadeiros dramas da vida real.

Referncias Bibliogrficas. ASSIS, Machado. Memrias pstumas de Brs Cubas. So Paulo: Scipione, 1994. BAITELLO Jr, Norval. O animal que parou os relgios. So Paulo: Annablume, 1997. LOTMAN, Iuri. La semiosfera I .trad, de Desidrio Navarro, Madrid: Ediciones Ctedra, 1996. MORIN, Edgar. O paradigma perdido: a natureza humana. Trad. de Hermano Neves. 4.ed. Lisboa: Publicaes Europa-America, 1973. ______ . O homem e a morte. Trad. de Joo Guerreira Boto e Adelino dos Santos Rodrigues. 2a ed. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1970. Folha de S. Paulo. Vrios.. Empresa Folha da Manh S/A, So Paulo.2002 e 2006. Revista Veja. Vrios exemplares. So Paulo: Editora Abril S/A. Sites: A verdadeira histria da mulher que roubou a vida de um filho. Disponvel em www.revistaselecoes.com.br acessado em 02 de novembro de 2004. Senhora do destino. Disponvel em www.globo.com acessado em 05 de maro de 2006. Um autor sempre polmico. Aguinaldo Silva sobre Senhora do destino. Disponvel em www.portaldoscondominios.com.br/culturaChris11.asp acessado em 05 de maro de 2004. A morte como parte da vida. Disponvel em: www.usp.br/jorusp/arquivo acessado em 12 de maro de 2006.

11

ANEXO I
1o QUADRO: Para reivindicar a desapropriao de uma rea para reforma agrria, 1.200 sem-terra ligados ao MST bloqueiam a rodovia PA-150, na chamada curva do S, em Eldorado do Carajs. Eles formam duas barricadas. 2o QUADRO: O ento governador Almir Gabriel (PSDB) ordena que a PM libere a estrada. Sob o comando do major Jos Maria de Oliveira, um grupo de 68 PMs pra diante da barreira. Alguns vo negociar, mas dizem ter recebido tiros. 3o QUADRO: Sob o comando do coronel Mrio Colares Pantoja, 85 PMs de Marab chegam a uma barricada do outro lado do bloqueio, a 300 metros da primeira. Dizendo terem sido recebidos a tiros, lanam bombas de gs e disparam tiros de metralhadora, primeiro para o alto e em seguida nas pernas dos sem-terra. - Por volta das 17h, alguns sem-terra armados reagem com tiros de revlver. Todos, o seguir, avanam contra os policiais munidos de pedras, pedaos de madeira, foices e faces. Pantoja, comandante -geral da operao, manda a PM intensificar o fogo. - Os sem-terra que esto no meio da rodovia recuam em direo primeira barricada. O major Oliveira decide avanar pelo outro lado e manda a tropa entrar atirando. 4o QUADRO: A maioria dos sem-terra busca refgio na mata e no acampamento s margens da rodovia. Alguns dos feridos so presos e levados a um nibus da polcia. Mulheres e crianas buscam refgio em uma casa beira da estrada. 5o QUADRO: Os feridos so atendidos no hospital de Curionpolis (PA). Os mortos so transportados para o Instituto Mdico Legal da cidade e, depois, para o IML de Marab (PA). Saldo final do confronto: 19 mortos e 81 feridos.

ANEXO II
So Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 2006 Um cadver vindo do mar ficou ontem por cerca de seis horas na praia de Ipanema, a principal da zona sul do Rio. O cabo Renatti, do Corpo de Bombeiros, que trabalhou na retirada do homem do mar, diz que o cadver deve ter sido lanado da favela do Vidigal, prxima de Ipanema. "A cabea dele estava com marcas de violncia. Pelo visto, ele pode ser sido morto e lanado ao mar por traficantes do Vidigal", disse Renatti. Apesar da cena inusitada e do mau cheiro causado pelo cadver em decomposio, a rotina da praia praticamente no mudou. O trecho freqentado por jovens da zona sul. Cotidiano, 14 de janeiro de 2006 "Realmente , no posso me queixar do Destino: acabei realizando meu sonho. verdade que isto s aconteceu depois da morte, mas a maioria das pessoas nem isto consegue. O meu sonho? A praia de Ipanema. Nasci e cresci na favela do Vidigal, ali perto. Muitas vezes passei pela praia, cheia de gente bonita, elegante, famosa. Nesses momentos eu entendia por que Ipanema famosa em todo o mundo. O que s fazia aumentar minha admirao. Desde criana eu sabia cantar "Garota de Ipanema". Cantava tanto que meus pais me mandavam parar Minha me sabia de meu sonho e me aconselhava: desista, meu filho, aquilo l no para seu bico, quem nasceu no Vidigal nunca chega a Ipanema. Contente-se com o que voc tem, estude e trabalhe bastante e, quem sabe um dia, Deus ajudando, voc vai melhorar de vida. Mas eu no desistia. Ao contrrio, sempre que podia, corria para Ipanema. O Brasil pelo menos tem disso: as praias so pblicas, qualquer um pode freqent -las. Claro que eu ali destoava, mas dava um jeito de ficar vendendo sanduche natural ou refrigerantes, ou mesmo pedindo esmola. S que com isso no dava para ganhar a vida. E eu precisava ajudar minha gente: meu pai paraltico, minha me diabtica... Acabei no trfico. O que que eu ia fazer? Era a maneira mais fcil de arranjar dinheiro. Mas at nisso tive azar: a gangue da qual eu fazia parte se desentendeu com uma outra. Na briga que se seguiu fui morto a pauladas. Quando jogaram meu corpo no mar, eu ainda estava agonizando e me lembro que pensei: ah, se pelo menos eu terminasse em Ipanema. Minha prece foi ouvida e agora estou aqui, estendido na areia. verdade que cobriram meu corpo com um plstico, mas, considerando que estou sem protetor solar, at que no foi m idia. E, por outro lado, sinto-me feliz pelo fato de que minha presena no incomoda ningum. As pessoas continuam ao sol, jogando bola, conversando, tomando banho de mar. Ainda h pouco disse um rapaz, perto de mim: "Fazer o qu? As frias so curtas e temos de nos divertir de qualquer jeito". Voc est certo, meu jovem amigo. No s as frias so curtas, a vida tambm. Agora, Ipanema sempre um consolo. E um bom assunto para memrias pstumas." Moacyr Scliar escreve s segundas, nesta coluna, um texto de fico baseado em notcias publicadas no jornal.

12

You might also like