You are on page 1of 13

1

A consulta pr- natal realizada pelo enfermeiro: suas percepes The prenatal visit performed by nurses: their perceptions La visita prenatal realizada por enfermeras: su percepcin Ericka Caminha Ferreira, Luiz Carlos Santiago, Priscila Sanchez Bosco3 Mestranda de Enfermagem pela EEAP/UNIRIO.Email: erickaenf@yahoo.com.br. Endereo: Rua Monsenhor Marques n 135 bl1 apt 608, Pechincha, cel: 94103085. PsDoutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. E-mail: luislitrio@yahoo.com.br. Mestranda de Enfermagem pela EEAP/UNIRIO.Email:lila_bosco@yahoo.com.br Artigo proveniente de monografia apresentada para concluso de curso de ps- graduao em Enfermagem Mdico- Cirrgico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no ano de 2012. Resumo Objetivos: Identificar nos discursos dos enfermeiros suas percepes acerca da Consulta de Enfermagem no pr- natal; analisar os discursos dos enfermeiros referentes as suas percepes acerca da Consulta de Enfermagem pr-natal. Mtodo: pesquisa qualitativa, com entrevistas semi- estruturadas, mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, desenvolvido em Unidades da Secretaria Municipal de Sade do Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram 22 enfermeiros que atuam na rea Programtica (CAP) 3.1. Resultados: a construo da categoria temtica Vnculo entre Enfermeira, gestante e famlia como alicerce para adeso e o processo educativo elucidou que o enfermeiro percebido pelos sujeitos da pesquisa como um profissional primordial para excelncia do Pr-Natal. Concluso: A adeso das mulheres ao pr-natal est relacionada qualidade da assistncia prestada, desenvolvida cada vez mais pelas enfermeiras. Descritores:educao em sade; consulta; enfermagem materno-infantil.

Abstract Objectives: To identify nurses' speeches in their perceptions of nursing consultation in the prenatal period, analyze the discourses of nurses regarding their perceptions of nursing consultation prenatal care. Method: qualitative research with semi-structured interviews, by Deed of Consent, developed in Units of the Municipal Health Secretariat of the State of Rio de Janeiro. The subjects were 22 nurses working in the Catchment Area (CAP) 3.1. Results: The construction of the category theme "Linking Nurse, mother and family as the foundation for membership and the educational process," explained that the nurse is perceived by the subjects of research as an essential for professional excellence of the Pre-Natal. Conclusion: The accession of women to prenatal care is related to quality of care, developed increasingly by nurses. Keywords: health education, consultation, maternal-child nursing. Resumen Objetivos: Identificar los discursos de las enfermeras en sus percepciones de la consulta de enfermera en el perodo prenatal, analizar los discursos de las enfermeras con respecto a sus percepciones de los cuidados de enfermera de consulta prenatal. Mtodo: investigacin cualitativa con entrevistas semi-estructuradas, por el Acta de Consentimiento, desarrollado en las Unidades de la Secretara Municipal de Salud del Estado de Ro de Janeiro. Los sujetos fueron 22 las enfermeras que trabajan en el rea de Influencia (PAC) 3.1. Resultados: La construccin de la categora de tema "Vinculacin de la enfermera, la madre y la familia como el fundamento para la adhesin y el proceso educativo", explic que la enfermera es percibido por los sujetos de la investigacin como un elemento esencial para la excelencia profesional de la Pre-Natal. Conclusin: La adhesin de las mujeres a la atencin prenatal est relacionada con la calidad de la atencin, desarrollado cada vez ms por las enfermeras. Palabras clave: educacin para la salud, la consulta, la madre y el nio de pecho.

INTRODUO

A Consulta de Enfermagem na rede bsica de sade realizada de acordo com o roteiro estabelecido pelo Manual Tcnico de Assistncia Pr-Natal do Ministrio de Sade (MS) e est garantido pela Lei do Exerccio Profissional e pelo Decreto n 94.406/87, sendo, portanto, que o pr-natal de baixo risco pode ser inteira e legalmente acompanhado pelo enfermeiro1. Consoante com o Censo Demogrfico de 1980 disponvel no Programa de Assistncia Integral a Sade da Mulher (PAISM), dos habitantes totais do pas, 31,86 % correspondiam populao feminina acima de 15 anos2. Essa parcela da populao representava mais do que a metade do total de mulheres no pas. Desde a criao do PAISM em 1984, o Ministrio da Sade j enfatizava a importncia do pr-natal, tendo em vista que estabelece como um dos objetivos programticos ...aumentar a cobertura e a concentrao do atendimento pr-natal, proporcionando iguais oportunidades de utilizao desses servios a toda a populao2.... Entrementes, duas dcadas se passaram, e o Programa de Poltica Nacional de Ateno Integral Sade da Mulher: Princpios e Diretrizes do Ministrio da Sade categrico ao afirmar que: ... aproximadamente 13% das mulheres que tiveram filhos nos cinco anos que antecederam a pesquisa no haviam realizado nenhuma consulta de pr-natal. Dessas, 9% eram residentes nas regies urbanas e 32% no meio rural. A menor cobertura de prnatal foi encontrada no Nordeste (75%) e a maior no Estado do Rio de Janeiro (96%)3... Conquanto, de acordo com o Manual Tcnico Pr-natal e Puerprio: ateno qualificada e humanizada do Ministrio da Sade, o Brasil, tem apresentando uma tendncia de aumento do nmero de consultas de pr-natal principalmente a partir de 1997, registrando 1,2 consultas por parto em 1995, e alando 5,1 consultas por parto em 20034 . Em detrimento dessa ampliao na cobertura do pr-natal, o estudo dos dados colhidos demonstra o comprometimento da qualidade dessa ateno. Sua precariedade comprovada pela alta incidncia de sfilis congnita e pelo fato da hipertenso arterial ser

causa precpua de morte materna no Brasil, salienta o manual supracitado. Neste mbito, ainda destaca que menos da metade de gestantes atendidas pelo SUS (Sistema nico de Sade) no seu Programa de Humanizao no Pr-Natal e Nascimento (PHPN), receberam a segunda dose; a dose de reforo ou a dose imunizante da vacina antitetnica. No tocante a eficcia da assistncia pr-natal prestada, o Programa de Poltica Nacional de Ateno Integral Sade da Mulher: Princpios e Diretrizes do Ministrio da Sade demonstram que apenas 4,07% das gestantes inscritas no PHPN realizaram o elenco mnimo das aes preconizadas e que somente 9,43% realizaram as seis consultas de prnatal3. Esses dados carregam consigo, valores alm das porcentagens mencionadas, pois um grande nmero de mulheres chega ao momento do parto sem ter feito uma consulta pr-natal. Em vista disso, suas complicaes que so facilmente evitveis podero se agravar . Tal cenrio assistencial engendrou o Programa de Humanizao no Pr-Natal e Nascimento / Ministrio da Sade, no qual o objetivo primordial era assegurar a melhoria do acesso, a cobertura e a qualidade do acompanhamento pr-natal5. No mesmo contexto, o governo brasileiro props em 2004 a adoo do Pacto Nacional pela Reduo da Morte Materna e Neonatal, tendo como meta a reduo anual de 5% destes ndices. No ano de 2006 a reduo da mortalidade materna, neonatal e infantil foi reafirmada como uma das prioridades operacionais do Pacto pela Vida do Sistema nico de Sade (SUS). Dentre os inmeros desafios esse Pacto visava alar acompanhamento pr-natal a toda brasileira gestante. Tendo em vista os aspectos delineados, se torna irrevogvel a importncia do pr-natal, no sentido de proporcionar que a gravidez transcorra de forma segura, incluindo a preveno, a promoo da sade e o tratamento de possveis problemas que ocorram no perodo gestacional, alm de sua incidncia direta na mortalidade materna e neonatal. Neste mbito, destaca-se a Consulta de Enfermagem na rede bsica de sade, que realizada de acordo com o roteiro estabelecido pelo Ministrio de Sade no Manual Tcnico da Assistncia Pr-Natal , garantida pela Lei do Exerccio Profissional - o Decreto no 94.406/87, no qual o pr-natal de baixo risco pode ser inteiramente acompanhado pelo enfermeiro1.Cabe salientar, que o enfermeiro tem sido apontado pela Organizao Mundial da Sade, como o profissional melhor preparado para este tipo de ateno6 .

O processo de Enfermagem definido como uma srie de etapas sistematizadas, que compreende o histrico, diagnstico, planejamento, implementao e evoluo7. Deliberado para atender as necessidades de cuidados de Enfermagem individuais de cada cliente, objetivando a resoluo dos problemas. Sendo assim, o processo de Enfermagem um mtodo organizado, que vislumbra a conduta adequada e de qualidade do profissional, uma ateno dirigida ao cliente, direcionando as aes de Enfermagem e organizando o registro de dados. Essa prtica profissional vem permeando os programas atuais de assistncia mulher, e adquirindo visibilidade no momento do pr-natal. A assistncia Pr-Natal alicerada pelo objetivo de acolher a mulher desde o incio de sua gravidez. No decorrer desse perodo gestacional, ocorrem muitas mudanas fsicas e emocionais, vivnciadas de forma distinta por cada gestante, podendo gerar dvidas, medos ou curiosidade. Tendo em vista essas transformaes, no momento da Consulta de Enfermagem no pr-natal, que se desenvolve o primeiro passo do processo de Enfermagem. Durante o histrico so colhidos dados para determinar o estado de sade, elaborando um planejamento assistencial individual e apropriado s necessidades peculiares das mulheres nas consultas pr-natais, nas unidades da rede bsica de sade. De acordo com as informaes mencionadas pelo Ministrio da Sade no decorrer desta pesquisa, percebemos que a adeso das mulheres ao pr-natal est relacionada com a qualidade da assistncia prestada pelo servio e pelos profissionais de sade, sendo pertinente lembrar que os contatos freqentes nas consultas entre enfermeiros e clientela possibilitam melhor interao e com isso o monitoramento adequado dessa gestante e do seu concepto. Portanto, com base nesse breve quadro acerca da importncia que a Consulta de Enfermagem no pr-natal representa para o cenrio de nossas prticas profissionais, demarcamos como objeto de estudo a percepo dos enfermeiros acerca da Consulta de Enfermagem no Pr- Natal. Nossos objetivos foram identificar nos discursos dos enfermeiros sua percepo acerca da Consulta de Enfermagem no pr-natal; analisar os discursos dos enfermeiros referentes as suas percepes acerca da Consulta de Enfermagem pr-natal.

MTODO Trata-se de uma pesquisa qualitativa de carter descritivo8. Foi desenvolvida em Unidades da Secretaria Municipal de Sade que prestam servios no primeiro nvel de ateno, compondo a Rede Bsica da Coordenaria de Sade da rea Programtica 3.1 (CAP), do municpio do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram 22 enfermeiros que atuam no primeiro nvel de ateno da CAP 3.1. A escolha desta regio e destas equipes teve como critrio o fato de estarem localizadas na CAP 3.1 que, assim como a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), integra o Plo de Educao Permanente da Regio Metropolitana I. Razo pela qual vem sendo desenvolvido um trabalho de parceria entre as instituies, principalmente as que compem o subsistema Leopoldina Sul. Instaurando o compromisso de produzir conhecimento que fundamente a prtica profissional em sade e especificamente em Enfermagem, assim como, viabilizar experincias significativas na formao do futuro profissional dessa rea. Cabe ressaltar que os dados foram coletados mediante a presena de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado por cada pessoa entrevistada, conforme resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade, que regulamenta a pesquisa em Seres Humanos9. Nesse sentido enfatiza- se que a pesquisa apenas foi iniciada iniciou aps a aprovao do Comit de tica em Pesquisa da Secretaria Municipal de Sade e Defesa Civil - CEP SMSDC-RJ, registrado no protocolo de pesquisa n 263/08. Apresentou como instrumento de coleta de dados entrevista com roteiro semiestruturado. Devido ao seu carter flexvel, na medida em que no apresentava padronizao de respostas, este instrumento ofereceu a possibilidade do sujeito alcanar maior liberdade e espontaneidade ao fazer o registro das informaes por escrito. Os dados qualitativos, emergentes das entrevistas, foram tratados luz da Anlise de Contedo (AC), especificamente a Anlise do Discurso10. A AC visa tratar as informaes oriundas de discursos e falas de sujeitos previamente abordados sobre certo assunto, possibilitando o nucleamento de ideias simtricas que engendrem uma categorizao de temas. Nesse sentido, o processo de AC eclodiu na construo de categorias temticas necessrias compreenso da investigao do nosso objeto de estudo. Foram seguidos trs momentos distintos para a anlise de contedos, so eles: Pr Anlise; seguida da Explorao do Material e Tratamento dos Resultados.

Na primeira etapa houve anlise exaustiva das fontes inerentes ao assunto em questo. O nico requisito para este momento foi ater-se ao que for conveniente ao tema Consulta de Enfermagem no Pr-Natal. Aps esse momento seguiu a Explorao do Material com a explorao dos discursos dos sujeitos, atravs da estruturao destes mediante duas estratgias. As quais consistem o inventrio das chamadas unidades de registro e de contexto (significao) e classificao por analogias, proporcionando a organizao da mensagem para posterior anlise e discusso10. J a terceira etapa foi o momento de agrupar as unidades oriundas dos discursos e da observao participante, a partir dos quadros desenvolvidos no segundo momento, permitindo sobressair as categorias temticas, com seus ncleos prprios. A finalidade deste processo foi a compreenso da percepo dos enfermeiros acerca da Consulta de Enfermagem no pr-natal. Sendo que este contedo emergiu das falas dos sujeitos entrevistados, objetivando-se a construo das categorias temticas. RESULTADOS O Tratamento dos Resultados nos possibilitou a construo de uma categoria/ncleo temtico, com posterior discusso. A categoria em questo : o Vnculo entre Enfermeira, gestante e famlia como alicerce para adeso e o processo educativo. DISCUSSO Ao analisarmos os discursos dos sujeitos, notamos que o fato da educao em sade ser um escopo perene do enfermeiro, o auxilia na insero das aes educativas ministradas no decorrer do perodo gestacional. Sendo assim, o enfermeiro percebido pelos sujeitos da pesquisa como um profissional primordial para excelncia do Pr-Natal. Tal concluso pode ser elucidada na fala do sujeito 13, que ao ser questionado sobre o fato de enfermeiros acompanharem o Pr-Natal de baixo risco respondeu : Muito bom, principalmente pelo lado educativo que podemos desempenhar neste momento(Sujeito 13). Nesse sentido, cabe destacar que ...o ensino um instrumento integrante que todas as enfermeiras utilizam para cuidar dos pacientes e famlias no desenvolvimento de comportamentos de sade efetivos...7. Ainda em consonncia com o assunto em questo, compreendemos que os fatores que devem ser considerados pelo enfermeiro ao planejar a

educao incluem a disponibilidade desse cuidado fora do ambiente hospitalar, o emprego de diversos profissionais de sade para alar as metas estipuladas e a utilizao em grande escala de estratgias alternativas ao invs das condutas tradicionais, sendo enftico ao afirmar que, a educao da sade uma responsabilidade primria da Enfermagem. Essa assertiva ilustrada na fala do sujeito 12: ...O enfermeiro normalmente melhor formado em relao a orientao e educao ao paciente (Sujeito 12). A gestao caracteriza-se por ser um perodo conturbado, advindo de mudanas fsicas e emocionais, que cada gestante vivencia de forma distinta, gerando medos, dvidas, angstias, fantasias ou simplesmente a curiosidade de saber o que acontece no interior de seu corpo1. Nesse sentido destacamos que a Consulta de Enfermagem serve de ponte entre as dvidas e o conhecimento, a partir da orientao de medidas que visam abordagem apropriada s necessidades peculiares das mulheres com quem interagem nas unidades bsicas de sade. Depreendemos que o processo educativo para ser transformador, deve considerar, principalmente, ao nosso ver, a singularidade das pessoas e as orientaes que so oferecidas sem imposies, culminando na busca de alternativas para preveno e superao de complicaes, vislumbrando, portanto, o alcance das respostas adaptativas. O estabelecimento do vnculo entre o enfermeiro e a cliente, citado como principal contribuio deste profissional no acompanhamento do Pr- Natal, configura- se na base para incorporao do processo educativo; a deteco de fatores de risco na gestao, o desenvolvimento de uma assistncia integral que possibilite o acompanhamento da gestante, do concepto e da famlia; ampliando a cobertura desse servio concomitantemente a qualidade. A relao supracitada entre vnculo e aes educativas exemplificada no discurso do sujeito 10: o paciente cria um elo melhor, mais estreito com o profissional de enfermagem, esclarecendo mais as suas dvidas. (Sujeito 10). Emergindo dos discursos da maioria dos sujeitos esse vnculo destacado como primordial para adeso da gestante e da famlia. Salientamos, assim, que estes profissionais relataram que abordam a gestante sob uma tica global, considerando sua

histria e contexto familiar. Citamos a resposta de um enfermeiro indagado a cerca da contribuio do referido profissional no acompanhamento do Pr-Natal: Vnculo do paciente unidade proporcionando adeso da me ao pr-natal, estendendo a famlia. (Sujeito 9). Essa percepo ratificada na entrevista do sujeito 16 que assinala como contribuio do enfermeiro: Uma assistncia pr- natal vista com uma abordagem de toda famlia. (Sujeito16). No que tange esse contexto, salientamos que a enfermagem ao realizar uma determinada interveno deve ter seu foco de ateno no comportamento da enfermeira e na resposta da famlia, ao passo que o diagnstico e resultado vislumbram o comportamento do cliente11. Ainda em consonncia com estes argumentos, destacamos que o enfermeiro, em colaborao com a famlia, determina as intervenes mais teis. O Manual de Pr-Natal do MS categrico ao afirmar que:
...cabe equipe de sade, ao entrar em contato com uma mulher gestante, na unidade de sade ou na comunidade, buscar compreender os mltiplos significados da gestao para aquela mulher e sua famlia1...

No tocante extenso do vnculo e da assistncia a famlia, o Ministrio da Sade (MS) corrobora que a histria que cada mulher grvida traz deve ser acolhida integralmente, a partir do seu relato e do seu parceiro4. A respeito do ensino individual, a consulta de Enfermagem considerada o momento oportuno para acontecer maior interao profissional-cliente e a implantao deste servio se configura na grande oportunidade para orientaes e acompanhamento das clientes. importante destacar que o processo de mudana desse sujeito pode acontecer atravs da Consulta de Enfermagem em nvel individual. Entretanto, procura-se integrar a famlia na sistematizao da assistncia. O Manual de Pr-Natal e Puerprio discute intensamente a questo do acolhimento da gestante e relata que
...o dilogo franco, a sensibilidade e a capacidade de percepo de quem acompanha o pr-natal so condies bsicas para que o saber em sade seja

10

colocado disposio da mulher e da sua famlia atores principais da gestao e do parto4...

Partindo dessa premissa, o foco precpuo do acompanhamento pr-natal acolher a mulher desde o incio de sua gravidez, galgando o primeiro passo para o parto e nascimento humanizados. Os entrevistados salientaram que a Consulta de Enfermagem visa acolher a mulher, respeitando sua condio emocional, esclarecendo suas dvidas e angstias, identificando e classificando possveis situaes de risco e por ltimo proporcionar adeso ao pr-natal e educao para sade, estimulando o auto -cuidado. no momento da Consulta de Enfermagem, mais precisamente no pr-natal, que se insere a escuta ativa para as demandas da gestante. Logo, infere-se que imprescindvel o conhecimento do que est acontecendo com esta cliente, alm de se qualificar essa escuta, a fim de compreender suas necessidades emocionais latentes escondidas em cada pergunta. Cabe, ainda, destacar o discurso de um sujeito entrevistado que ilustra a necessidade da escuta: escuta adequada dos problemas, saber ouvir (Sujeito 7). O Manual de Pr-Natal e Puerprio ratifica tais afirmaes ao salientar que uma escuta aberta, sem julgamentos nem preconceitos, que permita a mulher falar de sua intimidade com segurana, fortalece a gestante no seu caminho at o parto4. No que concerne adeso das mulheres ao pr-natal, o Ministrio da Sade categrico ao relacionar este fato qualidade da assistncia prestada. De acordo com tal parmetro vale enfatizar a adeso de uma prtica de comunicao adequada junto s gestantes, transmitindo apoio e confiana, essenciais para que ela se fortalea e adquira autonomia, participando da promoo de sua sade e da sade do concepto. CONCLUSO Gostaramos, inicialmente, afirmar que os objetivos identificar nos discursos dos enfermeiros suas percepes acerca da Consulta de Enfermagem no pr- natal; analisar os discursos dos enfermeiros referentes s suas percepes acerca da Consulta de Enfermagem pr-natal, foram atendidos em sua plenitude. Esses objetivos s foram

11

viabilizados devido construo da categoria temtica que emergiu no decorrer das etapas metodolgicas do estudo. Destacamos como pontos fundamentais do trabalho a percepo dos enfermeiros na contribuio efetiva da sua atuao profissional ao desenvolver o vnculo com as gestantes no momento da Consulta pr- natal. Nesse sentido cabe destacar que o profissional tem conscincia das implicaes do seu fazer e assistir no cuidado ofertado as mulheres no perodo pr- natal. Foi nos possvel ainda depreender que o enfermeiro utiliza dessa relao com a cliente para subsidiar a adeso ao acompanhamento e a insero de prticas educativas em sade. No que concerne s atividades educativas desenvolvidas nas Consultas de Enfermagem no pr- natal, o fato da educao em sade ser um escopo perene deste profissional abordada desde a graduao, facilita a insero desse processo de cuidado. Tais demarcaes nos conduzem para algumas reflexes acerca do tema, no tocante ao papel do enfermeiro que de suma importncia ao acompanhamento das gestantes, mas no entanto esse profissional est inserido em um sistema de sade que ainda no consegue ofertar a assistncia pr- natal de forma eficaz. Sendo assim, mediante o reconhecimento dos prprios enfermeiros acerca das implicaes do seu cuidado qualificado as gestantes, cada vez mais delimitamos os espaos de insero dessa categoria profissional, ao corroborar a efetividade do cuidado prestado . A pretenso do presente estudo no , de forma alguma, esgotar as discusses acerca da temtica abordada, e sim, de contribuir para a produo cientfica na rea visando destacar a atuao da Enfermagem no acompanhamento do Pr-Natal de baixo risco e as possveis repercusses sobre o processo de trabalho do enfermeiro, auxiliando a profisso na prestao do cuidado.

REFERNCIAS 1.Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Assistncia Pr-natal- manual tcnico. 3. ed. Braslia, DF: Ministrio da Sade, 2000, 66 p.

12

2.Ministrio da Sade. Centro de Documentao do Ministrio da Sade - Assistncia Integral a Sade da Mulher: bases de ao programtica. Srie B. Braslia, DF: Ministrio da Sade, 1984, 27 p. 3.Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. rea Tcnica de Sade da Mulher - Poltica nacional de ateno integral sade da mulher: princpios e diretrizes. 1 ed. Braslia, DF: Ministrio da Sade, 2004, 82 p. 4.Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. rea Tcnica de Sade da Mulher - Pr-natal e Puerprio: ateno qualificada e humanizada - manual tcnico. Caderno n 5. Braslia, DF: Ministrio da Sade, 2005, 158 p. 5.Ministrio da Sade. Secretaria Executiva- Programa Humanizao do Parto: humanizao no pr- natal e nascimento. n. 43. Braslia, DF: Ministrio da Sade, 2002, 28 p. 6. Brienza,AM. e col. Protocolo de Enfermagem da Assistncia ao Pr-Natal de baixo risco do Municpio de Ribeiro Preto. SAUDE, So Paulo, 2004. Disponvel em: <http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br>. Acesso em 10 fev. 2011. 7. Brunner, LS, Suddarth, DS. Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 10 ed. 2006. 8.MINAYO, MC de S.e col. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 1994. 9.Ministrio da Sade. Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade decreto n 93933 de 14 de Janeiro de 1987. Ministrio da Sade, Braslia, DF. 10. Bardin, L. Anlise de contedo. Traduo Luiz Antero Reto Augusto Pinheiro, Lisboa: Setenta, 1988. 11 Wright, LM.; Leahey, M. Enfermeiras e famlias: um guia para a avaliao e interveno na famlia. 3 ed. So Paulo: Roca, 2002.

13

You might also like