You are on page 1of 5

EXERCCIOS DE EMBRIOLOGIA

01 (UFRJ) A classificao dos animais pode ser feita baseando-se em critrios distintos. Entre eles utilizam-se o nmero de folhetos embrionrios, a presena ou no de cavidade celmica e a origem embrionria da boca. A seguir observa-se uma rvore filogentica criada a partir desses critrios.

(Adap.: LINHARES, Sergio e GEWANDSNADJER, Fernando. "Biologia hoje". So Paulo, tica, 1998. p. 55.)

Qual desses trs critrios citados foi utilizado para separar a rvore filogentica em dois ramos no ponto indicado pela seta? Justifique. 02 (Pucmg) O esquema a seguir representa um corte transversal de um animal, mostrando os trs folhetos embrionrios bsicos.

Considere as seguintes afirmativas, a partir do esquema: I - O animal um celomado. II - Os rins originam-se do mesoderma; folheto embrionrio indicado pelo n o. 3. III - O tubo neural, que formar o sistema nervoso, origina-se do ectoderma; folheto embrionrio indicado pelo no. 1. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II e III

03 (Pucmg) A figura representa sequncias de eventos de parte do desenvolvimento embrionrio de um mamfero eutrio.

Com base em seus conhecimentos, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Nas etapas 5 e 6, pode ocorrer a formao de gmeos monozigticos atravs da separao e desenvolvimento independente da massa celular D. b) Na etapa 5, a letra B representa blastocele que dar origem ao intestino primitivo. c) O componente A representa uma barreira que foi transposta pelo espermatozide para fecundar o ovcito. d) Na etapa 1, a separao das clulas pode levar formao de dois indivduos idnticos genotipicamente. 04 (Uff) As clulas-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em clulas formadoras de tecidos especializados.
(Adaptado de Cincia e Vida, "O Globo", 10/07/01.)

Cientistas acreditam que dentro de alguns anos podero produzir clulas suficientes para tratar pacientes com doenas graves no corao, no fgado ou nos pulmes. a) Qual a fase, durante a formao do embrio, em que se pode obter o maior nmero de clulas tronco? Justifique sua resposta. b) A partir de clulas-tronco, que folhetos devem ser produzidos para originar clulas da musculatura cardaca e clulas hepticas? 05 (UFPR) "A 13 de outubro de 1993, na reunio da Sociedade Americana para Pesquisa da Fertilidade, realizada em Montreal (Canad), os pesquisadores norte-americanos Jerry Hull e Robert Stillman anunciaram que, durante um trabalho de fertilizao assistida, haviam separado os blastmeros de um zigoto segmentado que, fatalmente, iria degenerar, pois era triplide, isto , tinha trs conjuntos cromossmicos em vez dos dois encontrados normalmente. A partir de cada um dos blastmeros, mostraram que era possvel obter um embrio. Portanto, se o zigoto segmentado tivesse sido normal, os vrios embries resultantes teriam a possibilidade de ser implantados no tero de uma mulher, podendo originar gmeos univitelinos." (Revista "Cincia Hoje", v. 23, no. 137, p. 45, abril de 1998) Considerando os termos e conceitos contidos no texto, assinale a alternativa INCORRETA: a) Chama-se blastmero cada clula resultante da diviso do zigoto. b) O zigoto o resultado da unio de dois gametas haplides, o que reconstitui o conjunto diplide de cromossomos da espcie. c) A segmentao do zigoto corresponde a uma srie de divises mitticas que ocorrem aps a fertilizao e ativao do ovo. d) Na espcie humana, a implantao do embrio no tero ocorre imediatamente aps a formao do zigoto.

e) As clulas envolvidas na formao do zigoto so o vulo (clula sexual feminina) e o espermatozide (clula sexual masculina), ambas originadas por processo de meiose. 06 (CAMPBELL) Durante a formao do tubo neural, clulas em forma de cubo mudam para forma de cunha. Descreva o papel dos microtbulos e microfilamentos nesse processo. 07 (Ufg) As clulas-tronco so capazes de originar vrios tipos de tecidos, representando importante avano no tratamento de doenas, pois, ao serem... a) produzidas pela hipfise, glndula produtora do FSH, especializam-se na maturao de vulos em mulheres com disfuno reprodutiva. b) produzidas pelas ilhotas do pncreas, levam o indivduo a secretar insulina, controlando o 'diabetis mellitus'. c) retiradas da medula ssea, do origem a novas clulas sangneas utilizadas no tratamento de leucemia do prprio doador, sem risco de rejeio. d) obtidas a partir de fibra conjuntiva adulta, do origem a novas clulas nervosas, minimizando os efeitos das doenas decorrentes de acidente vascular cerebral. e) retiradas da zona pelcida de embries, do origem a novas clulas cardacas que substituiro a cicatriz decorrente de infarto do miocrdio. 08 (Unesp)Os termos anemia e fertilizao "in vitro", utilizados no texto, significam, respectivamente: a) doena relacionada com os glbulos brancos ou linfcitos e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, na tuba uterina. b) doena relacionada com o processo de coagulao do sangue e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, em local apropriado do aparelho reprodutivo da me. c) doena relacionada com os processos de respirao celular e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, em local apropriado do aparelho reprodutivo da me. d) doena relacionada com deficincia de glbulos vermelhos ou hemcias e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, fora do corpo da me. e) doena relacionada com o sistema imunolgico e tcnica de fertilizao do vulo pelo espermatozide, fora do corpo da me. 09 (Uerj) O grfico a seguir compara a sntese de protenas em ovos fertilizados e no fertilizados de ourio-do-mar, podendo-se notar um grande aumento desse tipo de sntese nos ovos fertilizados.

Essa sntese foi monitorada pela incorporao, na protena das clulas, do aminocido lisina marcado radioativamente com carbono C14. O antibitico actinomicina D inibe o processo de transcrio do DNA. No experimento demonstrado, ele foi adicionado junto com a lisina marcada. Analisando o efeito da adio do antibitico sobre a incorporao do aminocido de ovos fertilizados, podemos concluir que:

a) a estabilidade das protenas sintetizadas aps a fertilizao foi aumentada acentuadamente. b) a velocidade de traduo de DNA em RNA foi bastante acelerada pela fertilizao dos ovos. c) a velocidade de transcrio de RNA mensageiro em protena foi diminuda aps a fertilizao d) o RNA usado na sntese protica em ovos fertilizados j tinha sido anteriormente sintetizado 10 Muitos cientistas pensam que os transplantes apresentam grande potencial para o tratamento de doenas como Parkinson, epilepsia, diabete, Alzheimer e leses na medula espinhal. Por que os tecidos de um feto podem ser particularmente teis para substituir as clulas doentes ou danificadas em pacientes com essas condies? Algumas pessoas permitiriam que apenas tecidos de fetos abortados espontaneamente fossem empregados em pesquisas de transplantes fetais. No entanto, a maioria dos pesquisadores prefere utilizar tecidos de fetos abortados cirurgicamente. Por qu? Explique sua posio, sobre este assunto.

GABARITO
01 Evoluo do blastporo. Nos protostmios como Moluscos, Aneldeos, etc. o blastporo origina a boca. Em deuterostmios (equinodermos e cordados) o blastporo do embrio origina o nus, sendo a boca uma neoformao. 02 E 03 B 04 a) Blstula, porque o maior nmero de clulas indiferenciadas (clulas-tronco) so encontradas nessa fase. b) As clulas da musculatura cardaca originam-se do mesoderma, j as do fgado originam-se do endoderma. 05 D 06 OS microtbulos se alongam, estendendo a clula ao longo de um eixo, ao passo que os microfilamentos orientados transversalmente em uma extremidade da clula se contraem, tornando aquela extremidade menor e dando clula em forma de cunha. 07 C 08 D 09 D 10 DISCURSIVA

You might also like