You are on page 1of 3

ANOTAES DA MESA REDONDA GNEROS TEXTUAIS E ENSINO APRESENTADA NA XIV JELL 16 DE JUNHO 2011

Generos textuais e ensino - Relatos de experincias de seqncia didticas aplicadas. Apresentao da situao -> produo inicial -> mdulo 1, 2 e 3 -> produo final. Gneros trabalhados: projeto de estgio, tcc, defesa. Apresentao do gnero: Gnero, pblico, forma, participao Exemplos roteiro explicaes ABNT busca da empresa pesquisa sobre o tema, problemas, objetivos, justificativa e metodologia. Roteiro Elementos prtextuais, textuais e pstextuais. Primeira-produo = simplificada.= avaliao e ajuste do orientador. A partir disso preparar os mdulos. preparar sequencias didticas, da trabalho - Produo final = avaliado com nota

Na Grcia antiga j se falava em gneros. Marxismo e filosofia da linguagem, inicio do sec passado, esboo do conceito de gneros. Brasil, abordagem do gnero no inicio dos anos noventa. Noo esboada por Bahktin: gneros so enunciados relativamentes estveis que tem a funo de materializar as formas de comunicao humanas, tendo em vistas que no so nicas (no h um modelo fechado de gneros) difcil tentar enfaixar um padro para os gneros. Propriedades do gnero Tema, estilo e composio. Deve haver cuidado pra no tecer apenas uma concepo estrutural do gnero, omitindo sua natureza discursiva.

Texto pra Bakhtin: o texto o dado primitivo da realidade, o ponto de partida das cincias humanas. Abordar o gnero na sala de aula o texto deve ser o ponto de partida. Para Bakhtin gnero no uma questo de classificao, e sim de gerar. Plo1 texto lngua (MENOS Situao social e interlocutores) Texto ..................................................................................................................................................... (MAIS Situao social e interlocutores) Plo 2 enunciado discurso

Volochinov (Bakhtin) Abordagem metodolgica para o estudo da lngua numa abordagem sociolgica. 1 analise das intenes verbais. 2 analise dos enunciados e dos gneros. 3 analise das formas da lngua na sua interpretao habitual. Textos como enunciados = elos na cadeia da comunicao social.

Rojo = conceitos de gneros textuais e gneros dos discursos so leituras diferentes dos conceitos bahktinianos.

Tipologias textuais = tipos de sequencia textuais (injuntivas, argumentativas, narrativas, etc) Tipo de texto = de acordo com a sequencia nele predominante. De acordo com Bakhtin, nos sempre falamos por meio de um gnero, mesmo que de forma inconsciente. Quanto mais gneros dominarmos melhor iremos nos comunicar com os outros. Seqncia didtica: 1. 2. 3. 4. Apresentao de uma situao = tentar instigar o aluno a interagir por meio de um gnero. Produo inicial = sem explorar o gnero. (para sondar) N mdulos = buscando superar as dificuldades encontradas na atividade anterior. Produo final = reescrita da produo inicial.

Esta uma perspectiva sua. Na sua o ensino de lnguas dividido em dois grupos = 1 produo textual 2 outros aspectos da lngua.

Mdulo de reconhecimento Apresentao da situao de comunicao 1 produo inicial 2, N produo final

- Pesquisa - Leitura - Anlise linguistica

Aplicao de uma sequencia didtica do gnero carta do leitor para quarta srie do ensino fundamental (sala de recursos) - Modelo de apresentao carta dos leitores do peridico cincia hoje - Propsito de escrever cartas e enviar para a revista. (maaaaaassaaaaaaaaaa) - Estudaram vrios tipos de carta de leitor (jornal local, gibis, peridico) - Palestra com agente dos correios - No momento da produo os alunos j sabiam pra que iam produzir e para quem (uso social) (isso faz diferena) - A reescrita do gnero no foi feita na mesma medida por todos os alunos, os que tinham mais dificuldades reescreviam mais at atingir o esperado. - Os alunos criaram um selo personalizado (especial) (no foi realizado devido ao complicado processo envolvido) - A correo dos textos produzidos foram feitos em dialogo aluno-professor onde o professor levava o aluno a perceber o erro. maiutica - Foi criada uma legenda de correo lingstica (MASSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA) - Reescritas coletivas antes de reescritas individuais. - Quadro de constataes (elementos comunicativos).

You might also like