You are on page 1of 7

Separao de Misturas

Substncia pura a substncia (ou composto) formada exclusivamente por partculas (molculas ou aglomerados) quimicamente iguais.

muito difcil encontrarmos substncias puras na natureza. Em geral, elas so produzidas em laboratrio, por processos de fracionamento de misturas ou mtodos de purificao. Qualquer frao dessas substncias apresenta a mesma caracterstica que as demais, sempre igual a da prpria substncia.

Mistura um sistema formado por duas ou mais substncias puras, chamadas componentes.

As misturas podem ser classificadas em homogneas e heterogneas. A diferena entre elas que a mistura homognea uma soluo que apresenta uma nica fase enquanto a heterognea pode apresentar duas ou mais fases. Fase cada poro que apresenta aspecto visual uniforme.

Existe uma diferena entre soluo e composto, as solues no tm composio fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas solues podem variar e estar em qualquer proporo.

Exemplos de misturas homogneas: as guas salgadas, o ar, apresentam uma nica fase. A gua do mar contm, alm de gua, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar uma mistura de nitrognio e oxignio que apresenta aspecto homogneo.

Exemplos de misturas heterogneas: gua e leo, granito. A gua e o leo no se misturam, sendo assim, um sistema que apresenta duas fases e cada uma composta por uma substncia diferente. O granito uma pedra cuja composio feita por uma mistura heterognea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferena de cor de cada pedra.

01. SEPARAO DOS COMPONENTES DE MISTURAS HETEROGNEAS

I - SLIDO - SLIDO

a) Catao: usando a mo ou uma pina, separam-se os componentes slidos. b) Ventilao: o slido menos denso separado por uma corrente de ar. c) Levigao: o slido menos denso separado por uma corrente de gua. A levigao usada, por exemplo, para separar areia e ouro: a areia menos densa e por isso, arrastada pela gua corrente; o ouro, por ser mais denso, permanece no fundo da bateia. d) Separao magntica: um dos slidos atrado por um m. Esse processo utilizado em larga escala para separar alguns minrios de ferro de suas impurezas. e) Cristalizao fracionada: todos os componentes da mistura so dissolvidos em um lquido que, em seguida, sofre evaporao provocando a cristalizao separada de cada componente. A cristalizao fracionada usada, por exemplo, nas salinas para a obteno de sais a partir da gua do mar. A evaporao da gua permite a cristalizao de diferentes sais, sendo que o ltimo a ser obtido o cloreto de sdio (NaCl), usado na alimentao. f) Dissoluo fracionada: um dos componentes slidos da mistura dissolvido em um lquido. Por exemplo, a mistura sal + areia. Colocando-se a mistura em um recipiente com gua, o sal ir se dissolver e a areia se depositar no fundo do recipiente, podendo agora ser separados pelos seguintes processos: a filtrao separa a areia (fase slida) da gua salgada (fase lquida) e com a evaporao da gua obteremos o sal. g) Peneirao: usada para separar slidos constituintes de partculas de dimenses diferentes. So usadas peneiras que tenham malhas diferentes. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulaes. h) Fuso fracionada: Serve para separar slidos, tomando por base seus diferentes pontos de fuso. Baseia-se, portanto, num aquecimento da mistura com controle da temperatura.

i) Sublimao: usada quando um dos slidos, por aquecimento, se sublima (passa para vapor), e o outro permanece slido. Exemplo: sal e iodo ou areia e iodo (o iodo se sublima por aquecimento). Obs.: As principais substncias que podem ser separadas por sublimao so: o iodo, o enxofre e a naftalina (naftaleno).

II- SLIDO - LQUIDO a) Decantao: a fase slida, por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente Obs.: a separao das duas fases pode ser feita de duas maneiras:

vira-se lentamente a mistura em um outro frasco; com o auxlio de um sifo, transfere-se a fase lquida para um outro frasco (sifonao)

a) Centrifugao: uma maneira de acelerar o processo de decantao, utilizando um aparelho denominado centrifuga. Na centrfuga, devido ao movimento de rotao, as partculas de maior densidade, por inrcia , so arremessadas para o fundo do tubo. b) Filtrao simples: a fase slida separada com o auxlio de papis de filtro. A preparao do caf e o filtro de gua so dois exemplos do uso da filtrao no dia a dia. c) Filtrao vcuo: O processo de filtrao pode ser acelerado pela filtrao vcuo, onde uma trompa de vcuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rpido escoamento do lquido. Observe o esquema ao lado.

III- LQUIDO - LQUIDO Decantao: separam-se lquidos imiscveis com densidades diferentes; o lquido mais denso acumula-se na parte inferior do sistema. Em laboratrio usa-se o funil de bromo, tambm conhecido como funil de decantao, ou ainda, funil de separao. Num sistema formado por gua e leo, por exemplo, a gua, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e escoada abrindo-se az torneira de modo controlado. A decantao pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifo (sifonao).

IV- GS - SLIDO

a) Decantao: a mistura passa atravs de obstculos, em forma de ziguezague, onde as partculas slidas perdem velocidade e se depositam. Industrialmente, esse processo feito em equipamento denominado cmara de poeira ou chicana, conforme o esquema: b) Filtrao: A mistura passa atravs de um filtro, onde o slido fica retido. Esse processo muito utilizado nas indstrias, principalmente para evitar o lanamento de partculas slidas na atmosfera. A filtrao tambm usada nos aspiradores de p, onde o slido retido (poeira) medida que o ar aspirado.

02 . SEPARAO DOS COMPONENTES DE MISTURA HOMOGNEA

I- SLIDO - LQUIDO

Nas misturas homogneas slido-lquido (solues), o componente slido encontra-se totalmente dissolvido no lquido, o que impede as sua separao por filtrao. A maneira mais comum de separar os componentes desse tipo de mistura est relacionada com as diferenas nos seus pontos de ebulio (PE). Isto pode ser feito de duas maneiras:

a) Evaporao: a mistura deixada em repouso ou aquecida at o lquido (componente mais voltil) sofra evaporao. Esse processo apresenta um inconveniente: a perda do componente lquido. b) Destilao simples: a mistura aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente lquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensao, sendo recolhido em outro frasco. Veja como feita a destilao em laboratrio: Obs.: A entrada de gua corrente no condensador deve ser feita pela parte inferior do aparelho para permitir que seu tubo externo esteja sempre completamente preenchido por gua fria, que ir sair pela parte superior.

II - LIQUIDO - LQUIDO

a)Destilao fracionada: consiste no aquecimento da mistura de lquidos miscveis (soluo), cujos pontos de ebulio (PE) no sejam muito prximos. Os, lquidos so separados na medida em que cada um dos seus pontos de ebulio atingido. Inicialmente, separado o lquido com menor PE; depois, com PE intermedirio e assim sucessivamente at o lquido de maior PE. A aparelhagem usada a mesma de uma destilao simples, com o acrscimo de uma coluna de fracionamento ou retificao. Um dos tipos mais comuns de coluna de fracionamento apresenta no seu interior um grande nmero de bolinhas de vidro, em cuja superfcie ocorre condensao dos vapores do lquido menos voltil, ou seja, de maior ponto de ebulio, que voltam para o balo. Enquanto isso, os vapores do lquido mais voltil atravessam a coluna e

sofrem condensao fora dela, no prprio condensador, sendo recolhidos no frasco. S depois de todo o lquido mais voltil ter sido recolhido que o lquido menos voltil passar por evaporao e condensao. Obs.: Esse processo muito utilizado, principalmente em indstrias petroqumicas, na separao dos diferentes derivados do petrleo. Nesse caso, as colunas de fracionamento so divididas em bandejas ou pratos. Esse processo tambm muito utilizado no processo de obteno de bebidas alcolicas (alambique). Existem casos de misturas homogneas de lquidos que no podem ser separadas por processos fsicos como, por exemplo a destilao. Isso porque tais misturas destilam em propores fixas e constantes, como se fossem uma substncia pura. Essas misturas so denominadas misturas azeotrpicas. Assim, o lcool etlico forma com a gua uma mistura azeotrpica (95,5% de lcool e 4,5% de gua) que destila temperatura de 78,1 C. Ento, para obtermos o lcool anidrido ou lcool absoluto (lcool puro) utilizamos processos qumicos. Adicionamos mistura azeotrpica gua e lcool, por exemplo, xido de clcio (CaO), que reage com a gua produzindo hidrxido de clcio Ca(OH)2. A seguir, submetemos a mistura a uma destilao, pois agora somente o lcool destila, sendo portanto, recolhido puro no bquer. Observe na tabela abaixo, alguns casos de misturas azeotrpicas: MISTURA AZEOTRPICA lcool etlico (95,5%) + gua (4,5%) acetona (86,5%) + metanol (13,5%) lcool etlico (7%) + clorofrmio (93%) cido frmico (77,5%) + gua (22,5%) PONTO DE EBULIO 78,1 C 56 C 60 C 107,3 C

III - GS - GS

a) Liquefao fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefao e, posteriormente, pela destilao fracionada. Obs.: Uma aplicao desse processo consiste na separao dos componentes do ar atmosfrico: N2 e O2. Aps a liquefao do ar, a mistura lquida destilada e o primeiro componente a ser obtido o N 2, pois apresenta menor PE (-195,8 C); posteriormente, obtm-se o O2, que possui maior PE (-183 C). b) Adsoro: Consiste na reteno superficial de gases. Alguma substncias, tais como o carvo ativo, tm a propriedade de reter, na sua superfcie, substncias no estado gasoso. Uma das principais aplicaes da adsoro so as mscaras contra gases venenosos.

You might also like