You are on page 1of 18

Introduo

PRINCPIOS BSICOS A espectrofotometria visvel e ultravioleta um dos mtodos analticos mais usados nas determinaes analticas em diversas reas. aplicada para determinaes de compostos orgnicos e inorgnicos, como, por exemplo, na identificao do princpio ativo de frmacos. A espectroscopia de absoro molecular valiosa para a identificao dos grupos funcionais na molcula. Mais importante, entretanto, so as aplicaes da espectroscopia de absoro visvel/ ultravioleta para a determinao quantitativa de compostos contendo grupos absorventes. A regio ultravioleta do espectro geralmente considerada na faixa de 200 a 400 nm, e a regio do visvel entre 400 a 800 nm. As energias correspondentes a essas regies so ao redor de 150 a 72 k.cal.mol-1 na regio ultravioleta, e 72 a 36 k.cal.mol-1 para a regio visvel. Energias dessa magnitude correspondem, muitas vezes, diferena entre estados eletrnicos de muitas molculas. A absoro da regio visvel e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do nmero e do arranjo dos eltrons nas molculas ou ons absorventes. Como conseqncia, o pico de absoro pode ser correlacionado com o tipo de ligao que existe na espcie que est sendo estudada. De um ponto de vista prtico, o aspecto mais importante do clculo quntico a determinao de quanta luz absorvida pela amostra. Isto descrito pela lei de Beer- Lambert, que d a relao entre a intensidade da luz incidindo na soluo (I0), e a intensidade da luz saindo da soluo (I).

A= absorbncia

c= concentrao do material absorvedor l= espessura da amostra da amostra atravs da qual a luz passa.

A absoro pelos compostos orgnicos e inorgnicos relacionada com uma deficincia de eltrons na molcula. Nos inorgnicos, o comprimento de onda de absoro das transies d-d depende do metal envolvido, do nmero de grupos coordenados, da basicidade, dos tomos doadores e da geometria dos grupos coordenados. Nos compostos orgnicos, os que possuem dupla ligao absorvem fortemente no ultravioleta remoto. Os compostos que possuem ligaes simples e duplas alternadamente, chamadas de ligaes conjugadas, produzem absoro em comprimentos de ondas maiores. Quanto mais extenso for o sistema conjugado, mais longos sero os comprimentos de onda absorvidos, podendo chegar regio do visvel.

DESVIOS DA LEI DE LAMBERT-BEER Desvios qumicos Deslocamento do equilbrio: quando um analito dissocia, associa ou reage com um solvente para formar um produto que tem um espectro de absoro diferente do analito. Ex: indicador cido-base. Dissociao de complexos: excesso ou insuficincia de agente complexante.

Desvios instrumentais Em solues muito concentradas, as molculas de soluto influenciam umas s outras devido a suas proximidades, pois quando ficam muito perto umas das outras, a absorvidade pode mudar um pouco.

ESPECTROFOTMETROS Espectrofotmetros so instrumentos capazes de registrar dados de absorvncia ou transmitncia em funo do comprimento de onda. Este registro chamado de espectro de absoro ou de espectro de transmisso, segundo o dado registrado for de absorvncia ou transmitncia,

respectivamente. O espectro de absoro caracterstico para cada espcie qumica, sendo possvel a identificao de uma espcie qumica por seu espectro de absoro. A caracterstica mais importante dos espectrofotmetros a seleo de radiaes monocromticas, o que possibilita inmeras determinaes

quantitativas regidas pela Lei de Beer. Quando a regio espectral usada a ultravioleta/visvel, so necessrios componentes ticos de quartzo e detectores altamente sensveis capazes de detectar radiaes nessa extensa faixa espectral em que atua o instrumento. Os espectrofotmetros, em geral, contm cinco componentes principais: fontes de radiao, monocromador, recipientes para conter as solues, detectores e indicadores de sinal.

FONTES DE RADIAO As fontes de radiao mais comuns baseiam-se na incandescncia e so muito prticas no infravermelho e no visvel, mas devem atuar em temperaturas elevadas na faixa do ultravioleta. As fontes de radiao so constitudas por filamentos de materiais que so excitados por descargas eltricas com elevada voltagem ou aquecimento eltrico.

Para que uma fonte de radiao seja considerada de boa qualidade deve: - gerar radiao continua, ou seja, emitir todos os comprimentos de onda, dentro da regio espectral utilizada; - ter intensidade de potncia radiante suficiente para permitir a sua deteco pelo sistema detector da mquina; -ser estvel, isto , a potncia radiante deve ser constante. Alm disso, deve ter vida longa e preo baixo.

TIPOS DE FONTES DE RADIAO Lmpada de filamento de tungstnio: incandescente, produz emisso continua na faixa e 320 a 2500nm. O invlucro de vidro absorve toda radiao abaixo de 320nm, limitando o uso da lmpada para o visvel e infravermelho. Lmpada de quartzo-iodo: incandescente, o invlucro de quartzo emite radiao de 200 a 3000nm. Sua vantagem que pode atuar na regio do ultravioleta. Lmpada de descarga de hidrognio ou de deutrio: a mais usada para emisso de radiao ultravioleta. Consiste em um par de eletrodos fechados em um tubo de quartzo ou vidro, com janela de quartzo, preenchido com gs hidrognio ou deutrio. Aplicando alta voltagem, produz-se uma descarga de eltrons que excitam outros eltrons gasosos a altos nveis energticos. Quando os eltrons voltam a seus estados fundamentais, emitem radiao contnua de 180 a 370nm. Lmpada de catodo oco: tipo especial de fonte de linha. preenchida com um gs nobre, a fim de manter uma descarga de arco. O ctodo tem a forma de um cilindro oco, fechado em uma extremidade, revestido com o metal cujas linhas espectrais se desejam obter. O nodo um fio reto ao lado do ctodo. A energia do arco causa ejeo dos tomos metlicos do revestimento do ctodo os quais, excitados, emitem os seus espectros caractersticos.

Laser: pelo processo de emisso estimulada, os lasers produzem uma enxurrada de feixes muito estreitos e intensos de radiao. Todas as ondas procedentes ao material emissor esto em fase entre si, e, por isso, praticamente no apresenta disperso quando se propaga. Isso permite uma concentrao de energia num ponto muito pequeno, mesmo que esteja numa distncia considervel.

MONOCROMADORES So dispositivos essenciais dos espectrofotmetros e tem como funo a seleo do comprimento de onda e que se tem interesse para a anlise. constitudo de uma fenda de entrada de um elemento de disperso de radiao e de uma fenda de sada. O elemento de disperso pode ser um prisma ou uma rede de difrao. 1) Monocromador prismtico: a radiao policromtica procedente da fonte de radiao passa pela fenda de entrada e incide sobre a face de um prisma, sofrendo desvio. Os prismas de quartzo so indicados para trabalhar na regio ultravioleta, embora tenham mais disperso que o vidro. Na regio do visvel so empregados primas de vidro. Os prismas de quartzo apresentam desvantagem de serem altamente refringentes e oticamente ativos. 2) Monocromador reticular: o principal elemento de disperso dos monocromadores reticulares a rede de difrao, que consiste em uma placa transparente com inmeras ranhuras paralelas e de mesma distncia. As redes de difrao dispersam a radiao policromtica baseadas no fenmeno da interferncia, e a disperso resultante desta rede linear. As redes de difrao possuem resoluo melhor que os prismas e podem ser utilizadas em todas as regies espectrais.

RECIPIENTES So usados como recipientes cubas ou cubetas retangulares de vidro ou quartzo. As cubetas de vidro so usadas quando se trabalha na regio do visvel. Para a regio do ultravioleta, devem-se usar as cubetas de quartzo, que so transparentes radiao ultravioleta, pois o vidro absorve a mesma. Uma cubeta ideal deve ser de 1 cm, para simplificar os clculos da expresso da Lei de Beer. As cubetas tambm podem ter dimenses diferentes, e esse dado deve ser considerado na hora do clculo. Para aplicaes industriais, como, por exemplo, no controle de qualidade de lotes de produo, utiliza-se um sistema automatizado em que as amostras circulam em srie em cubetas adequadas. Esse sistema chamado de anlise por injeo de fluxo ou FIA (do ingls Flow Injection Analysis)

TIPOS DE ESPECTROFOTMETROS PARA REGIO VISVEL E ULTRAVIOLETA Os espectrofotmetros variam em sua complexidade e desempenho. Existem modelos simples e mais sofisticados, equipados com softwares especiais de acordo com a necessidade industrial. Os componentes dos espectrofotmetros esto relacionados com a faixa do comprimento de onda, a exatido e a preciso requeridos para as anlises. Podem ser de dois tipos: - espectrofotmetros mono-feixe; - espectrofotmetros duplo-feixe.

1)

Espectrofotmetros mono-feixe: ajusta-se a transmitncia em 0%,

fechando o obturador entre a fonte de radiao e o detector. Aps ocorre o ajuste de transmitncia em 100%. Coloca-se o solvente (branco) no caminho

tico, abre-se o obturador e varia-se a intensidade da radiao at que o sinal seja de 100% de transmitncia. Ento substitui- se o recipiente com solvente pelo recipiente com a amostra e o percentual de transmitncia da mesma lido no indicador de sinal. 2) Espectrofotmetros de duplo-feixe: dois feixes de radiao so

formados no espao. Um feixe passa pela soluo de referncia (branco) at o transdutor e o segundo feixe, ao mesmo tempo, passa atravs da amostra at o segundo transdutor. Nos espectrofotmetros deste tipo o ajuste do 0% feito com a interrupo de radiao nos dois feixes e o 100% de transmitncia ajustado com o solvente (branco) colocado no caminho tico dos dois feixes.

PROCEDIMENTOS ANALTICOS EM ESPECTROFOTOMETRIA VISVEL E ULTRAVIOLETA

Anlise qualitativa: pela analise da absorvncia possvel determinar qual espcie qumica esta presente na amostra. Tambm possvel detectar contaminaes ou processos de decomposio de matrias-primas pela comparao dos espectros de absoro da matria e do padro da mesma. Anlise quantitativa: a condio essencial para qualquer determinao por espectrofotometria no visvel e ultravioleta a observao da lei de Beer. Outras condies como pH, tcnicas de extrao por solventes, ajuste do estado de oxidao, remoo prvia dos interferentes, controle da fora inica do meio, e as variaes das temperaturas tambm so observadas.

FLUORESCNCIA E FOSFORESCNCIA Fluorescncia a emisso de luz associada com eltrons que se movem de um estado excitado para o estado fundamental.

Fosforescncia a capacidade que uma espcie qumica tem de emitir luz. As duas so freqentemente usadas para se estudar processos biolgicos e so muito mais teis que a absorbncia, por serem

consideravelmente mais sensveis, podendo, ento, detectar concentraes bastante baixas.

AUTOMAO NOS MTODOS ESPECTROFOTOMTRICOS

Os principais motivos para o desenvolvimento de um sistema que viabilizasse vrias determinaes simultneas com o mnimo de trabalho humano foram: - preencher as necessidades dos laboratrios de analises clnicas, devido crescente nmero de analises; - o aumento do nmero de espcies qumicas a serem determinadas no sangue e na urina como anlise de rotina. O uso desses instrumentos em laboratrios de anlises clnicas foi logo estendido a laboratrios de controle de qualidade de processos industriais num variado tipo de amostras como ar, gua solo, produtos agrcolas e farmacuticos. As vantagens dos mtodos automatizados so: - maior velocidade no processamento das anlises; - maior confiabilidade nos resultados; - minimizao de contaminaes; - diminuio na gerao de resduos; - menor consumo de amostras e reagentes.

Objetivo
Obteno de um espectro de absoro, preparao de uma curva de calibrao e determinao da concentrao de uma amostra desconhecida.

Materiais
08 bales volumtricos de 50 mL; 01 bquer de 250 mL; 01 pipeta graduada de 5 mL; Contas gotas; Soluo padro de permaganato de potssio Espectrofotmetro. 0,002 mol/L;

Procedimento eperimental
a) Preparo de solues Pipetou-se 2,0; 4,0; 6,0; 8,0; 10,0; 12,0; e 14,0 mL de soluo de permaganato de potssio 0,002 mol/L respectivamente nos bales

1,2,3,4,5,6 e 7 (capacidade 50 mL) e diluiu-se com gua at a marca de aferio. Caculou-se a concentrao final de cada soluo. b) Obteno do Espectro de Absoro Ajustou-se (zerar ou calibrar) a absorbncia com gua (solvente utilizado para preparar a soluo de permaganato de potssio ) em cada

comprimento de onda, antes de realizar cada medida. A leitura da absorbncia foi feita utizando uma soluo de 2,5 mL de permaganato de potssio diluda em 10 mL de gua, em intervalo de 50 nm, cobrindo a faixa de 400 a 700 nm. Foi feito um grfico de absorbncia x comprimento de onda (nm) com os
dados obtidos. Assim encontrou-se o valor de comprimento de onda mximo.

c) Obteno da curva de calibrao Ajustou-se (zerar ou calibrar) a absorbncia com gua (solvente utilizado para preparar a soluo de permaganato de potssio ) no valor de

comprimento de onda mximo obtido no item anterior (item b). A leitura da absorbncia das solues 1 a 8 foi feito no valor de comprimento de onda mximo e construiu-se um grfico Absorbncia x Concentrao determinou-se a equao da reta e o coeficiente de regresso. d) Determinao da concentrao de uma amostra Ajustou-se (zerar ou calibrar) a absorbncia com gua (solvente utilizado para preparar a soluo de permaganato de potssio ) no valor de mol/L,

comprimento de onda mximo obtido no item anterior (item b). A leitura da absorbncia da amostra foi feito no valor de comprimento de onda mximo. Calculou-se a concentrao da amostra.

Resultado e discusso
As concentrao das amostras foram calculadas atravs da Equao 1 de acordo com a diluio estabelecida Tabela 1. (Equao 1)
Onde:

Balo 1

Balo 5

Balo 2

Balo 6

Balo 3

Balo 7

Balo 4

Balo 8

Tabela 1: Concentrao das solues diludas Soluo Alquota adicionada (mL) V1 1 2 3 4 5 6 7 8 2,0 4,0 6,0 8,0 10,0 12,0 14,0 16,0 Concentrao (mol/L) M2

Mediu-se o valor de absorbncia de uma soluo de 2,5 mL de permaganato de potssio e variou o comprimento de onda para

encontrar o pico mximo de absoro e consequentemente comprimento de onda mximo Tabela 2.

Tabela 2: Absorbncia e comprimento de onda das solues diludas Soluo Absorbncia Comprimento de onda (nm) 1 2 3 4 5 6 7 8 0,049 0,046 0,074* 0,044 0,014 0,011 0,005 400 450 500* 550 600 650 700 -

* pico de absoro e comprimento de onda mximo

Com o auxlio do Grfico podemos observar que pico de absorbncia mxiam 0,074 onde o comprimento de onda mximo 500 nm.

Grfico 1: Absorbncia x comprimento de onda (nm)

0.08 0.07 0.06 Absorbncia 0.05 0.04 0.03 0.02 0.01 0 0 200 400 600 Comprimento de onda 800 Pico mximo de absorbncia 0,074 no comprimento de onda 500 nm

Nesse comprimento de onda (500 nm) onde o pico de absoro mxima tem-se a maior sensibilidade, ou seja, a concentrao de permaganato de potssio absorve mais energia. Tendo o pico de maior

sensibilidade fixo (500 nm) mediu-se a absorbncia de cada soluo Tabela 3 e construiu-se a curva de calibrao Grfico 2.

Tabela 3: Absorbncia de cada soluo Soluo Concentrao Absorbncia (mol/L) M2 1 2 3 4 5 6 7 8 (nm) 0,158 0,292 0,441 0,565 0,686 0,801 0,873 0,955

Grfico 2: Absorbncia x Concentrao mol/L


1.2 1 Absorbncia 0.8 0.6 0.4 0.2 0 0.00E+00 .00E-04 1 2.00E-04 3.00E-04 4.00E-04 5.00E-04 6.00E-04 7.00E-04 Concentrao mol/L y = 1441.2x + 0.0775 R = 0.9882

Apartir do valor de absorbcia medida (0,415) de uma amostra desconhecida (item d), no comprimento de onda mximo, calculou-se a concentrao da amostra desconhecida diluda do item d.

Onde:

Assim,

Como o valor encontrado de concentrao para soluo diluio, calculou-se a concentrao relal.

Concluso
Obteve-se um comprimento de onda mximo prximo do real e um bom coeficiente de regresso (0,9882). Assim conseguiu-se um valor de concentrao desconhecida prxima do valor real. ( valor de concentrao real). Com

concentrao calculada e

um erro de 6,4% teve-se uma boa curva de calibrao para o permaganato de potssio . O erro poderia ser menor com a utilizao de

espectrofotmetros duplo-feixe que utilizasse duas cubetas ao mesmo tempo, uma para calibrar (zerar) e outra para medir a absorbncia, isso evitaria a ao de foras externas, como a respirao. Como a variao do comprimento de onda, na determinao do pico de absorbncia, foi de 50 nm possibilitou chegar prximo ao valor do pico mximo de absoro, sendo essa variao de 10 nm poderia-se obter uma concentrao de uma mostra desconhecia com o valor mais prximo do real.

Referncia Bibliogrfica
SKOOG, D. A. ; HOLLER, F. J. ; NIEMAN, T. A. Princpios de anlise instrumental. 5 ed., Porto alegre: Bookman, 2002.

UNIVERSIDADE PARANAENSE (UNIPAR)

ESPECTROFOTOMETRIA NA REGIO DO VISVEL:


Obteno de um espectro de absoro, preparao de uma curva de calibrao e determinao da concentrao de uma amostra desconhecida

Relatrio apresentado disciplina de Anlise Instrumental para avaliao Profa. Dra. Sonia Tanimoto

UMUARAMA PR MARO, 2012

UNIVERSIDADE PARANAENSE (UNIPAR)

ESPECTROFOTOMETRIA NA REGIO DO VISVEL:


Obteno de um espectro de absoro, preparao de uma curva de calibrao e determinao da concentrao de uma amostra desconhecida

Relatrio apresentado disciplina de Anlise Instrumental para avaliao Profa. Dra. Sonia Tanimoto

Pablo Jorge, RA: 51518 Nivaldo Seletti, RA: 48167

UMUARAMA PR MAIO, 2011

You might also like