You are on page 1of 12

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun.

2007

Um Olhar Sobre o Paradidtico de Matemtica


Andreia Dalcin1

Resumo: Este artigo apresenta uma sntese da dissertao de mestrado Um olhar sobre o paradidtico de Matemtica, defendida em dezembro de 2002 na Faculdade de Educao da UNICAMP. Tal pesquisa teve por objetivo analisar os livros paradidticos de Matemtica destinados s sries finais do Ensino Fundamental. Na anlise, dois elementos nortearam a busca por uma caracterizao de tais obras: a opo de abordagem do contedo matemtico e a articulao entre o texto escrito, a simbologia matemtica e as imagens entendidas como ilustraes. Palavras-chave: Paradidtico, Educao Matemtica, livro, ensino. Abstract: This text presets a synthesis of my master's lhesis, a view about paradidtcos of mathematics defended in December 2002 a the School of Education of the State University of So Paulo (UNICAMP). My research had as its main goal to analyze Brazilian paradidtcos of mathematics designed for the last series of secondary school. In the analysis conducted, two elements guided the search for a characterization of such books: the approach chosen concerning mathematical content and the existing connection between text, mathematical symbology and images understood as illustrations. Key-words: Paradidtico, Mathematics Education, books, teaching.

Os livros paradidticos de Matemtica circulam e so utilizados em nossas escolas h aproximadamente vinte anos; no entanto, muito pouco se tem feito em termos de estudos cientficos com o intuito de caracterizar este gnero de livros ou mesmo de compreender sua origem e suas funes pedaggicas. Um olhar sobre o paradidtico de Matemtica constitui uma primeira tentativa de buscar elementos que possam auxiliar na compreenso e na caracterizao desses livros. Como a produo de livros considerados paradidticos de Matemtica muito vasta, limitei o estudo s obras de autores brasileiros, destinadas s sries finais do Ensino Fundamental e, do total de 66 obras localizadas, detive-me a analisar quatro colees de grande circulao: "Vivendo a Matemtica", da editora Scipione; "A Descoberta da Matemtica" e "Contando a Histria da Matemtica", da editora tica; e "Pra que serve Matemtica?", da Atual editora, alm do ttulo independente da editora Moderna, Sistemas de Numerao ao longo da Histria. Tendo em vista que existem diferentes formas de abordar o contedo matemtico, organizei os livros a serem analisados em trs grandes categorias: aqueles que apresentam o contedo no contexto de narrativas ficcionais; os que o envolvem no contexto de narrativas histricas; e os que o abordam a partir de um contexto pragmtico. Em cada grupo, foram analisadas as relaes entre a simbologia matemtica, as imagens e o texto escrito, considerando o estilo do(s) autor (es) e ilustrador (es), a poca em que foi escrita a obra e as intenes declaradas pelas editoras. Alm das anlises, detive-me a apresentar tambm alguns elementos a respeito do contexto de origem de tais livros, bem como as obras e os autores que considero como
1 Doutoranda e Mestre em Educao (Educao Matemtica) pela FE/ UNICAMP, membro do grupo HIFEM (Histria e Filosofia da Educao Matemtica - vinculado ao CEMPEM). E-mail: a_dalcin@terra.com.br.

25

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

precursores deste gnero de livro: Monteiro Lobato, com a Aritmtica da Emlia, e Malba Tahan, por meio de vrias de suas obras, dentre elas O Homem que calculava, possivelmente a mais conhecida.

O Paradidtico de Matemtica no Brasil


As primeiras obras denominadas paradidticos de Matemtica surgiram no Brasil, em 1986, por meio das colees "Vivendo a Matemtica" e "A descoberta da Matemtica", porm, antes disso, no incio do sculo XX, j podiam ser encontradas algumas obras com caractersticas semelhantes, que podem ser resumidas pelo desejo dos autores Monteiro Lobato e Malba Tahan de romper com as concepes clssicas de ensino, acreditando na possibilidade de o gnero literrio constituir-se num importante veculo para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Monteiro Lobato e Malba Tahan, este ltimo pseudnimo do professor Jlio Csar de Mello e Souza, mostraram-nos que a Matemtica pode ser ensinada por meio da capacidade imaginativa e criativa de contar histrias. A seduo, o respeito e a preocupao por manter um constante dilogo com o leitor seja por meio das notas explicativas de rodap; de textos complementares e de um vocabulrio acessvel; da imaginao sem limites que remete o leitor ao mundo da fantasia, sem no entanto eliminar as ligaes com a vida real, seus conflitos e dificuldades, seja pelo clima de suspense sustentado por um enredo constitudo por uma sucesso de pequenos episdios que vo se desvelando em torno de enigmas e aventuras so alguns dos elementos que justificariam a aceitao desses autores e de suas obras at os dias de hoje. bom lembrar que Lobato e Malba Tahan no tinham a inteno de desenvolver um grande nmero de contedos matemticos, mas, sim, de trabalhar alguns conceitos e resolver alguns clculos dentro da seqncia lgica interna do enredo. Ou seja, o foco est no enredo e no na Matemtica em si. As obras de Monteiro Lobato e, particularmente, as de Malba Tahan acabaram por influenciar muitos dos autores de paradidticos de Matemtica, a exemplo de Luiz Mrcio Pereira Imenes, como se percebe por sua apresentao do livro Brincando com Nmero: Eu, que gostava de nmeros, pude desenvolver este interesse atravs dos livros de Malba Tahan. Ele foi importante para que eu percebesse a beleza da Matemtica, contribuindo para que um dia eu tambm viesse, a escrever livros sobre esta cincia(IMENEZ, 1987, p.45). interessante frisar que o termo "paradidtico" foi criado no Brasil no final da dcada de 70 do sculo XX pela editora tica que, juntamente com outras editoras, ampliava seu espao no mercado editorial por meio dos livros didticos.
O clima de abertura poltica da poca favorecia o debate pedaggico e, em conseqncia, o aparecimento de novas propostas na rea. Na rede escolar, diversas experincias de inovao didtica estavam sendo levadas a termo. Apostando nesta tendncia, a tica resolveu investir em uma nova linha de textos, que aliasse o rigor cientfico imaginao literria (tica, 1995, p. 336- grifo do autor).

26

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

Dentro dessa perspectiva, foram lanadas inicialmente colees na rea de Histria - "O Cotidiano da Histria" - e Lngua Portuguesa e colees j existentes, tais como "Vaga-Lume" (1976) e "Para Gostar de Ler" (1977), passaram a ser consideradas paradidticas. Em 1986, a tica lanou "A Descoberta da Matemtica", que pretendia levar para o campo da Matemtica algumas caractersticas presentes em obras j existentes no mercado para a rea de Lngua Portuguesa. interessante observar que cada ttulo da coleo traz um "suplemento de atividades" que lembra as tradicionais "fichas de leituras", consideradas uma das inovaes que caracterizaram os primeiros livros paradidticos de Lngua Portuguesa. No mesmo ano, a editora Scipione lanou "Vivendo a Matemtica", que teria surgido a partir de conversas entre os autores Luiz M. P.Imenez e Nilson Machado.
Eu estava trabalhando com Nilson Machado, num colgio, e trocando idia,-o Nilson j era autor tambm - falei de uma coleo de livros na poca editada pela Unio Sovitica, edies populares de Matemtica, so os paradidticos de matemtica. E a gente dizia: "No temos nada parecido aqui no Brasil para o l grau". Comeamos a trocar idias sobre isso, o Nilson levou essa proposta para a editora Scipione, que gostou da idia, nos deu espao, e em 1986, dois ou trs anos depois disso comeado, lanamos aquela coleo "Vivendo a Matemtica", coleo paradidtica que hoje contm 15 volumes, com vrios autores (MUNAKATA, 1997. p. 166).

Fim da parte do wagner e incio da parte do hugo A Relao MIT (Simbologia Matemtica, Imagem e Texto Escrito)

J na dcada de 90 do mesmo sculo, foram publicadas as colees: "Matemtica - Projeto Alternativo", pela editora do Brasil; "Contando a Histria da Matemtica", pela editora tica; "Pra que serve Matemtica", pela Atual editora; " Problemas Matemticos" e os ttulos independentes Formas num Mundo de Formas, Sistemas de Numerao ao Longo da Histria e A Matemtica tem razo, pela editora Moderna, alm da srie "O Contador de Histrias e outras histrias da Matemtica", pela editora FTD. Em 2001 a editora tomo lanou o livro Dilogo Geomtrico. De modo geral e abrangente, os livros paradidticos de Matemtica so livros temticos que tm a declarada inteno de ensinar, porm, ensinar de forma ldica. Tais livros podem ser utilizados paralelamente ao livro didtico ou mesmo vir a substitu-lo em alguns momentos. Foram surgindo e sendo incorporados ao sistema escolar brasileiro, na maioria das vezes pela fora da propaganda das editoras. Imbudos da inteno de ensinar de forma ldica, autores, ilustradores e diagramadores criam um texto que articula a simbologia matemtica com as imagens e palavras. Esta trade interage, dando forma abordagem do contedo proposta pelos autores.

A interao da simbologia matemtica com as palavras e imagens produz um texto peculiar aos paradidticos, texto esse que os diferencia de outros do mesmo gnero produzidos por outras disciplinas escolares e tambm dos livros didticos de Matemtica. Segundo Baktin, o texto do livro paradidtico de Matemtica constitui um gnero
27

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

particular do discurso secundrio, composto por enunciados que no so produzidos de forma isolada.
O enunciado sempre cria algo, que antes no existia, nunca existira, algo novo e irreproduzvel, algo que est sempre relacionado com um valor (a verdade, o bem, a beleza, etc.). Entretanto, qualquer coisa criada se cria sempre a partir de uma coisa que dada (a lngua, o fenmeno observado na realidade, o sentimento vivido, o prprio sujeito falante, o que j concludo em sua viso do mundo, etc). O dado se transfigura no criado (BAKHTIN, 1997, p. 349)

Neste sentido, os textos produzidos especificamente para o ensino da Matemtica tm a inteno de ensinar contedos da Matemtica escolar, com seus signos e significados particulares, a destinatrios especficos (professores e alunos das sries finais do Ensino Fundamental). Preocupados com esses destinatrios, os autores produzem um texto com estrutura e estilo diferenciados daquele que tem por objetivo a divulgao de um estudo matemtico. Assim, vrios signos - palavras , smbolos matemticos e imagens - so empregados com significados que muitas vezes "so tomados de emprstimo" de outros discursos: o matemtico, o pedaggico, o do romance, o do teatro, o ideolgico, etc., mas vo sendo transformados, adquirindo significados diferenciados e prprios do discurso especfico da Educao Matemtica. Tendo em vista esses pressupostos, realizei a anlise das obras no sentido de buscar compreender como se d a relao entre a simbologia matemtica, as imagens e o texto escrito dentro de cada uma das categorias de abordagem do contedo matemtico, citadas anteriormente, considerando que tais elementos possuem pontos significativos de aproximao. Matemtica e imagens, por exemplo, so "velhas amigas", interagiam muito antes do aparecimento da escrita e continuariam a interagir muito depois de seu surgimento. Na antiguidade, o conhecimento, em particular o matemtico, esteve pautado na experincia e na viso. Era comum a prtica de desenhar na areia os procedimentos de clculos de medidas e reas. Provavelmente essa prtica teria sido a responsvel pela veiculao estabelecida pelos gregos entre "demonstrao" e "visualizao". Com o intuito de facilitar o processo de anlise, bem como de deixar "visualmente" algum registro desse processo, criei o esquema que denominei de relao MIT. Trata-se de um diagrama de VENN, em que cada conjunto representa um dos trs elementos da relao. Ao ler determinada obra e, depois, analisar a coleo como um todo, fui fazendo o seguinte exerccio: leitura rpida, leitura atenta, procurando retirar alternadamente elementos como ilustraes, trechos do texto escrito, expresses em linguagem matemtica, de modo a verificar a legibilidade e o nvel de compreenso do
28

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

texto, com a presena de todos os seus elementos e com a ausncia de um ou dois deles. Conforme as relaes iam se estabelecendo, o esquema ia sendo preenchido. A opo pelas cores primrias no se deve ao acaso. Cada cor representa um dos elementos de anlise: vermelho- Matemtica, azul- imagens e amarelo- texto escrito, que poder aparecer, caso algum elemento acabe prevalecendo consideravelmente sobre os outros e no se perceba alguma articulao significativa ao longo de toda a obra ou ao menos em boa parte dela. Da juno das cores primrias, originam-se as secundrias. Desse modo, a partir da interseo dos elementos, mostrando haver uma articulao entre eles, nascem as cores secundrias: laranja, articulao entre simbologia matemtica e o texto escrito; violeta, articulao entre simbologia matemtica e das imagens; e verde, articulao entre as imagens e o texto escrito, que representam as intersees do diagrama. Caso houvesse uma interao total entre os trs elementos, pintava-se com a cor preta, que representa uma total imbricao entre a simbologia matemtica, as imagens e o texto escrito; a ausncia total ou parcial de um dos trs elementos torna o texto um todo incompreensvel. Por fim, foi feito um esquema que representasse cada uma das categorias de abordagem do contedo matemtico.

A Relao entre a simbologia matemtica, as imagens e o texto escrito dentro das diferentes abordagens do contedo matemtico
Considerando-se um corpus de 46 livros a serem analisados, tais obras foram organizadas em trs categorias de acordo com a opo de abordagem do contedo matemtico referidas anteriormente- de acordo com a opo de abordagem do contedo matemtico. Em cada abordagem, analisei a relao MIT, tendo em vista as caractersticas especficas de cada abordagem. Alm disso, foram elaboradas as seguintes categorias de ilustraes, tendo em vista a funo que estas exercem na relao com o texto escrito e com a simbologia matemtica: Imbricadas: Seriam aquelas ilustraes que esto totalmente articuladas ao texto escrito e com a simbologia matemtica, de modo que a ausncia de tal imagem tornaria o todo do texto inteligvel. Visualizao: Seriam as ilustraes que articulam o texto escrito e a simbologia matemtica, de modo a um elemento complementar o outro. comum a simbologia matemtica aparecer inserida na imagem. Este tipo de ilustrao resgata e valoriza a relao entre imagem e Matemtica. Aparece, por exemplo, quando se pretende mostrar "passo a passo" um procedimento geomtrico, quando uma situao problema anunciada e a ilustrao pretende complementar informaes ou de organizar o pensamento para a resoluo do problema, ou, ainda, quando o autor enfatiza algum raciocnio e o faz por meio de um esquema grfico ou de um objeto que possa assumir um significado metafrico que favorea o processo de construo e compreenso de algum conceito matemtico. Contextualizao: Seriam aquelas que estariam, de alguma forma, articuladas diretamente ao texto escrito, complementando-o por meio do apelo imaginao e
29

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

capacidade de interpretao do leitor, ou ainda, simplesmente transcrevendo para a linguagem das imagens alguma cena narrada ou descrita em linguagem verbal. Os mapas, as fotografias de lugares, os desenhos de personagens, as cenas e os objetos que favoream a localizao espao-temporal do leitor integram esta categoria de ilustraes. Ornamentais: Seriam as ilustraes que no apresentam vnculo algum, seja com a simbologia matemtica ou com o texto escrito, exercendo apenas a funo de "quebra de ritmo de leitura", sem influncia na aprendizagem do contedo matemtico em questo. * Paradidticos que abordam o contudo matemtico a partir de narrativas ficcionais - Fazem parte desta categoria a coleo "A Descoberta da Matemtica" (14 ttulos) e os livros: A Terra dos Noves-Fora, Brincando com Nmeros e Polgonos, Centopias e outros Bichos, da coleo "Vivendo a Matemtica". Autores como: Malba Tahan (1957), Egan (1994) e Vergani (1993), dentre outros, contriburam para o aprofundamento terico desta parte da pesquisa. Este grupo de livros caracteriza-se pela aproximao que fazem entre a Matemtica e a narrativa literria. O texto construdo a partir de uma "histria" fictcia, em que os personagens vivenciam situaes que os levam a "descobrir" os conhecimentos matemticos. Em muitos momentos a narrativa infelizmente acaba tomando-se apenas uma roupagem nova para apresentar o contedo da forma convencional, uma vez que se segue praticamente a mesma seqncia lgica desenvolvida pelos livros didticos mais tradicionais. Alm disso, na maioria dos casos, mesmo quando se desloca o cenrio da sala de aula para outro lugar, como uma ilha, por exemplo, a relao hierrquica tradicional entre quem ensina (professor) e quem aprende (aluno) permanece. Os dilogos so aqueles mesmos da sala de aula e as justificativas e os argumentos seguem o padro tradicional. A relao MIT para esta abordagem est representada no esquema ao lado. Os elementos envolvidos articulam-se principalmente de dois em dois: imagens e texto escrito (verde); texto escrito e smbolo matemtico (violeta) ou smbolo matemtico e imagens (laranja). A simbologia matemtica ocupa um espao significativo ao longo da obra e aparece sempre mediada pela linguagem verbal, podendo estar ou no inserida em imagens. As imagens favorecem o processo de "adentrar" na histria, podendo exercer diferentes funes, que vo desde auxiliar na visualizao de procedimentos de clculos, servir de elo entre a linguagem verbal e a simbologia matemtica ou mesmo auxiliar na organizao do pensamento no processo de resoluo de alguma situao problema, alm de muitas vezes complementar o texto escrito, no sentido de transcrever cenas narradas ou descritas no enredo. Encontramos ilustraes do tipo: visualizao,

30

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

contextualizao e algumas poucas imbricadas. Em alguns momentos, trechos do texto escrito possibilitam interpretaes que no necessitam de imagens ou da simbologia matemtica; da, a cor amarela. Em suma, possvel dizer que nas trs obras da coleo "Vivendo a Matemtica" percebeu-se uma maior articulao entre a simbologia matemtica, o texto escrito e as imagens. Porm , o mesmo no ocorre com os quatorze livros da coleo "A Descoberta da Matemtica", provavelmente em funo da excessiva preocupao por privilegiar o contedo matemtico na sua seqncia lgica tradicional, em detrimento da ousadia na criao do enredo: h uma opo de abordagem do contedo no contexto de uma narrativa, mas esta no o centro do processo. O centro o contedo matemtico. Essa oscilao entre o que da histria e o que da Matemtica, principalmente nos enredos de "A Descoberta da Matemtica", dificulta a articulao entre esses elementos. fim da parte do hugo e inicio da parte do Alexandre * Paraddticos que abordam o contedo matemtico a partir da Histria da Matemtica - Fazem parte desta categoria as obras que tm a declarada inteno de desenvolver o contedo matemtico, a partir de seu enfoque histrico. Integram esta categoria as sete obras da coleo "Contando a Histria da Matemtica"; os ttulos: A numerao indo-arbica, Medindo Comprimentos, Lgica? Lgico, da coleo "Vivendo a Matemtica"; e o livro Sistemas de Numerao ao longo da Histria. Tendo como referencial terico os autores Miguel (1993) e Vianna (1995), pode-se constar que a Histria da Matemtica constitui , na maioria dos casos, apenas um pretexto, e no um mtodo que realmente valorize elementos histricos como parte do processo de construo do conhecimento matemtico. A Histria da Matemtica resume-se na apresentao de alguns procedimentos de clculos realizados por povos da Antiguidade e evidencia a contribuio de algum personagem histrico, como Descartes, Bscara ou Pitgoras, sem que, no entanto, se enfatize o processo de construo dos conceitos matemticos com seus percalos, avanos e retrocessos. Predomina uma concepo de Histria pronta e nica, que segue uma certa ordem cronolgica semelhante dos livros clssicos de Histria da Matemtica. Alm disso, em alguns livros, os autores, talvez com a inteno de apresentar a Histria de forma mais interessante, recheiam os fatos histricos com excesso de fantasia, dando Histria um certo ar de narrativa de cavalaria ou de contos de fadas, em que os personagens, numa concepo platnica, so agraciados por "idias brilhantes e muitas vezes confundidos com heris ou demnios por suas habilidades com os nmeros. Apesar das concepes de histria predominantes, encontramos algumas poucas tentativas, geralmente bem sucedidas, de comparar diferentes sistemas de numerao; de resgate e valorizao histrias de povos que geralmente no so mencionados nos livros didticos, a exemplo dos chineses, bem como a preocupao por apontar a histria como um processo em movimento. Nestas obras, as imagens, via de regra, exercem funes complementares e, em muitos casos, poderiam ser ignoradas sem prejuzo leitura. Realo a importncia das ilustraes que mostram as converses entre sistemas de numerao e/ou escrita numrica, como essenciais para a compreenso do que est sendo dito. Destaco tambm
31

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

as reprodues de pinturas de quadros artsticos presentes no Livro Sistemas de Numerao ao longo da Histria. Tais pinturas auxiliam no processo imaginativo do leitor, uma vez que valorizam a sensibilidade e constituem ricos exerccios de percepo, observao e valorizao da sensibilidade. Por outro lado, encontramos alguns problemas srios em algumas ilustraes, que acabam por reforar determinadas crenas a respeito da Matemtica e em nada contribuem para seu aprendizado. o caso, por exemplo, da imagem ao lado, que associa a Matemtica a um monstro que traz na testa um enorme radical. O monstro sai de pginas de exerccios de radiciao e acompanhado por um "Jogo matemtico", proposto ao leitor. Nesta categoria de livros, so encontradas ilustraes ornamentais, de contextualizao, de visualizao e, algumas poucas, imbricadas. O esquema da relao MIT ficou assim representado: a simbologia matemtica aparece constantemente articulada ao texto escrito, o que origina a cor laranja, podendo, tambm, estar inserida ou articulada a uma imagem; da, a cor violeta. As imagens podem estar associadas tanto simbologia matemtica, como ao texto e ainda exercer a funo ornamental, estando totalmente "soltas", sem vnculo com as demais linguagens, o que justifica a presena da cor azul. Como os momentos onde ocorre uma total articulao entre os elementos no so comuns, no aparece a cor preta. * Paradidticos que abordam o contedo matemtico a partir de um contexto pragmtico - Resumidamente, o contedo matemtico desenvolvido a partir de suas aplicaes diretas no cotidiano, auxiliando na compreenso e/ou nas resolues de situaes problemas ou, ainda, de atividades manipulativas que envolvem o pensamento intuitivo, como condio necessria para que se atinja um maior nvel de abstrao e de formalizao de conceitos e contedos matemticos. As nove obras da coleo "Pra que serve Matemtica?" e os ttulos Problemas Curiosos, Geometria das dobraduras, Descobrindo o Teorema de Pitgoras, Par ou mpar, Geometria dos Mosaicos, Semelhana no mera coincidncia, Os poliedros de Plato e os dedos das Mos e Desenhos da frica, de "Vivendo a Matemtica", integram esta categoria de paradidticos. Tais obras caracterizam-se pela presena de pequenos textos na forma de captulos que se aproximam pelo tema comum contedo da Matemtica escolar , sendo que cada um toma vida prpria e enfatiza uma determinada aplicao e/ou um aspecto do contedo em questo. Encontramos nestas obras uma variedade considervel de tendncias de ensino da Matemtica, como: resoluo de problemas, jogos, histria da Matemtica, etnomatemtica e a presena de atividades que valorizam recursos como computadores e calculadoras. A diversidade e a criatividade so, sem dvida, pontos favorveis da maior parte destas obras. Dentre os autores que contriburam com o referencial terico no
32

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

processo de anlise desta categoria de livros, enfatizo Miorim (1998) e D'Ambrsio (1990). nesta categoria que encontramos a maior articulao entre a simbologia matemtica, as imagens e o texto escrito. Esses elementos esto imbricados de tal forma que, em muitas situaes, a ausncia de uma ilustrao, por exemplo, compromete a compreenso e a interpretao do texto como um todo. Nesse sentido, tudo texto, como nos diz Marcelo C. Lellis, um dos autores de "Pra que serve Matemtica?", quando questionado a respeito do papel das imagens na estrutura dos livros desta coleo e das dificuldades encontradas para realizar essa articulao.
E o livro funciona assim, para ser lido texto e figura. Figura tambm para ser lida. Ento, primeiro foi feita uma estrutura de texto e imagem que torna a aparncia grfica do livro diferente, porque obrigatrio que a imagem esteja naquele local. A imagem no ilustra, a imagem texto. Ento, ela tem que estar numa seqncia absolutamente precisa, de modo que voc tem que diagramar pgina por pgina. E o autor teve que colaborar na diagramao. Todas as pginas tiveram que ser revistas. um inferno (MUNAKATA, 1997, p. 173- grifo meu).

Nos poucos momentos em que a imbricao no total, os trs elementos interagem dois a dois, dando origem s cores verde, laranja e violeta. Alm disso, tais obras, principalmente as da coleo "Pra que serve Matemtica?", caracterizam-se pela constante interatividade com o leitor, que convidado a participar de alguma atividade ou realizar alguma interpretao que articule texto escrito, imagem e simbologia matemtica, ou ainda, os autores mantm um dilogo direto com o leitor por meio dos personagens, que se expressam por intermdio da linguagem dos quadrinhos.

Consideraes Finais
A anlise realizada neste estudo revela que os paradidticos de Matemtica, embora faam parte de um mesmo gnero de livro, diferenciam-se em funo do tipo de abordagem do contedo e do modo como so articulados a simbologia matemtica, as imagens e o texto escrito. Tal situao reflete a forte influncia que a opo pela abordagem exerce nas decises a respeito da articulao que ser estabelecida entre esses trs elementos. Essa influncia pode ser mais bem compreendida quando pensamos na abordagem como uma "roupagem" impregnada por concepes, especialmente por aquelas que definem a sua "forma", as suas "cores", o seu "estilo". Em cada "roupagem" existir uma maneira particular de articular esses elementos. Alm disso, o tipo e o nvel de articulao dependem tambm do estilo do (s) autor (es), do (s) ilustrador (es), da poca histrica, das tendncias de ensino e dos recursos grficos disponveis no momento de criao da obra. Este artigo exps resumidamente algumas das idias centrais da pesquisa realizada.
33

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

Em suma, Um olhar sobre o paradidtico de Matemtica constitui realmente um olhar particular sobre um objeto de investigao que ainda uma verdadeira incgnita. Provavelmente esse olhar o primeiro, mas no o ltimo. Sujeito a crticas, concordncias e discordncias, , porm, um olhar comprometido e esperanoso, pois realmente acredito no potencial que o livro paradidtico de Matemtica possui: o de ser um recurso que propicie uma aproximao entre a Matemtica, outras reas do conhecimento e as prticas de leitura. Penso que o paradidtico de Matemtica ainda est em processo de maturao e somente se concretizar quando os professores de fato comearem a se tornar autores e/ou e ou co-autores, partilhando suas experincias e "pesquisas" em sala de aula. Talvez um dia, as leis do mercado consumista, que ditam as publicaes, possam ser substitudas por leis que primem pela qualidade do ensino.

Referncias Bibliogrficas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. So Paulo: Annablume, 2002. ____________. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1997. DALCIN, Andreia. Um olhar sobre o paradidtico de Matemtica. Campinas (SP): Faculdade de Educao/ UNICAMP, 2002. (Dissertao de Mestrado) D'AMBRSIO, Ubiratan. Da realidade Ao: reflexes sobre Educao e Matemtica. 4. ed. Campinas (SP): Summus/ Editora da UNICAMP, 1986. ______________ Etnomatemtica: Arte ou tcnica de explicar e conhecer. So Paulo: tica, 1990. EGAN, Kieran. O Uso da Narrativa como Tcnica de Ensino. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1994. IMENEZ, L. M. P. Brincando com nmeros. So Paulo: Scipione, 1987.(Coleo "Vivendo a Matemtica"). LOBATO, Monteiro. A Aritmtica da Emlia. So Paulo: Brasiliense, 1973. MIGUEL, Antnio. Trs estudos sobre histria e educao matemtica. Campinas (SP): Faculdade de Educao/UNICAMP, 1993.(Tese de Doutorado). _______________. As Potencialidades Pedaggicas da Histria da Matemtica em questo: argumentos reforadores e questionadores. Zeeik, Campinas, CEMPEM, 5 (8):73-105, jul./dez., 1997. MIORIM, Maria Angela. Introduo Histria da Educao Matemtica. So Paulo: Editora Atual, 1998. Momentos do Livro no Brasil. So Paulo: tica, 1995, pp. 209-239.

34

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didticos e paradidticos. So Paulo: PUC, 1997.(Tese de Doutorado). TAHAN, Malba [Jlio Csar de Mello e Souza]. A arte de ler e contar histrias. Rio de Janeiro: Conquista, 1957. ________________________.O Homem que calculava. 32. ed. Rio de Janeiro: Record, 1986. VERGANI, Teresa. Um Horizonte de Possveis sobre uma educao matemtica viva eglobalizante. Lisboa: Universidade Aberta, 1993. VIANNA, Carlos Roberto. Matemtica e Histria: Algumas Relaes e Implicaes Pedaggicas. So Paulo: Faculdade de Educao/USP, 1995. Dissertao de mestrado. ZAMBONI, Ernesta. Que Histria essa? Uma proposta analtica dos livros. Campinas (SP): Faculdade de Educao/UNICAMP, 1991.(Tese de doutorado).

35

ZETETIK Cempem FE Unicamp v. 15, n. 27 jan./jun. 2007

36

You might also like