You are on page 1of 4

O QUE SIMBOLIZA O PEIXE ?

O cristianismo a religio monotesta centrada na vida e nos ensinamentos de Cristo ( X do grego), ttulo conferido figura Jesus de Nazar. O termo X = Cristo era conhecido dos judeus com base na uno para a concesso de determinados oficios divinos a uma pessoa. Havia a uno para o rei, denominada uno real; de igual forma havia a uno para o profeta, uno proftica; e por fim a uno para o sacerdote, uno sacerdotal. Era possivel conceder a uno para at dois dos oficios divinos estabelecidos, ou seja: alguem poderia ser rei e profeta, mas no podeia ser sacerdote, alguem poderia ser sacerdote e profeta mas no poderia ser rei, ou at mesmo podia ser rei e sacerdote mas no poderia ser profeta. Se acontecesse de alguem receber a uno para os tres oficios, essa pessoa seria ungida totalmente, assim essa pessoa seria O CRISTO. No houve o Cristo no Antigo Testamento. Melquisedeque era sacerdote e rei, mas no era profeta. Gn. 14.18 Samuel era profeta e sacerdote (embora no fosse da tribo de Levi) Ism.1.24-28 Davi era profeta e rei mas no era sacerdote. At.2.29,30 Saul era profeta e rei, mas no era sacerdote ( quando exerceu o ofico de sacertode Deus lhe tomou o reino e deu a Davi, embora no tenha sido esse o principal motivo, de sua rejeio, mas, a desobediencia ). Ism.10.6 Jesus de Nazar o nico na historia digno de ser chamado Cristo, pois a ele se atribui todos os oficios divinos. Rei, Profeta e Sacerdote. A genealogia de Mateus mostra sua linhagem real. O profeta Zacarias faz aluso sua entrada triunfal em Jerusalm : Alegra-te muito, filha de Sio; exulta, filha de Jerusalm: eis a vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumanta. Zacarias 9.9

Ao entrar na cidade de Naim, Jesus faz parar o cortejo que seguia levando um jovem morto. Ao ressuscitar o jovem, a multido assustada exclama: Grande Profeta se levantou entre ns e Deus visitou o seu povo Lc.7.16

O escritor do livro de hebreus ao fazer referencia aos rituais da lei, menciona seu cumprimento em Jesus Cristo e diz: Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpvel, sem mcula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os cus. Hebreus 7.26 O Jesus que professamos o Cristo (ungido totalmente). Ele a base do Cristianismo. O salvador da huanidade e o unignito Filho de Deus. Alguns smbolos foram incorporados ao cristianimo ao longo dos sculos, eis alguns deles: A Cruz o simbolo mais conhecido do cristianismo, em suas variadas formas como por exemplo:

A cruz ou crucifixo dos catlicos romanos, que em regra geral trs uma imagem cravada sobre ela.

A cruz adotada pelos catlicos ortodoxos possui oito braos como na imagem ao lado, tambm chamada crucifixo. Segundo eles, essa era a forma original da cruz na qual crucificaram o Senhor Jesus Cristo. Sobre a haste central (vertical) encontram-se trs travesses horizontais. O maior que encontra-se no centro onde estavam os braos de Jesus. O travesso superior lembra a tbua onde estava a expresso "Jesus Nazareno Rei dos Judeus" colocada por ordem de Pilatos em trs idiomas: Hebraico, Latim e Grego. Era costume romano escrever a culpa do ru nessa tabuinha. A tradio ortodoxa sustenta que, os ps de Jesus no foram traspassados por um s cravo, como defende

os catlicos latinos, mas por dois cravos, um para cada p. A haste inferior servia como apoio dos ps do crucificado.

A cruz simples utilizada por alguns protestantes. Esta geralmente utilizada como smbolo da nova aliana, porm, utilizada sem a imagem de um homem sobre ela.

Outro simbolo utilizado no meio cristo, provm do cristianismo primitivo que so as letras do alfabeto grego Alfa e Omega significando Cristo como o principio e o fim de todas as coisas.

Um dos simbolos mais utilizados hoje em circulos cristos a figura do peixe, que tem gerado diversas formas de interpretaes: h quem diga que, o peixe simbolo do cristianismo devido ao fato de Jesus comparar almas a peixes no chamamento do apostolo Pedro, por ocasio da pesca maravihosa. Outros ainda dizem que o peixe simboliza o cristianismo porque Cristo mandou Pedro pescar, e tirar a moeda da boca do peixe para pagar o imposto do templo prescrito na Lei de Moiss. De acordo com o livro de xodo 30.13 esse imposto era de 20 geras, o equivalente a 11.242 g. Aps o cativeiro babilnico, esse valor foi reduzido para a tera parte de um siclo = 5 g. Nm. 10.32. J no episdio de Mateus 17.24 o valor cobrado era de duas drcmas ( equivalente a dois dias de trabalho). A moeda que Pedro pescou era de um Estter, o equivalente a quatro drcmas, por isso foi suficiente para pagar por ambos.

A principal razo de o peixe ser um simbolo cristo, no reside em nenhuma dessas possibilidades, mas, no fato de a palavra grega para peixe ( Ichthys ) ser um acrnomo de "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador :

* * * * *

I= Ch = Th = Y= S=

Iesus Christus Theo Yicus Soter

Jesus Cristo Deus Filho Salvador Jesus Cristo Filho de Deus Salvador

You might also like