You are on page 1of 8

Agricultura

AGRICULTURA DE PRECISO
A TECNOLOGIA
DE

GIS/GPS CHEGA

FAZENDAS

recision Agriculture, Precision Farming, Site-Specific Crop Management, todos estes nomes se referem a uma nova tecnologia que vem revolucionando a agricultura americana nos ltimos anos. No Brasil, esta tecnologia conhecida por Agricultura de Preciso e promete tambm mudar a forma de se pensar no campo. Antes da revoluo industrial e do processo de mecanizao da agricultura, os agricultores j eram capazes de reconhecer a variabilidade espacial de certas caractersticas fsico-qumicas e biolgicas das reas cultivadas. A prpria diviso destas reas em campos reflete o conhecimento desta variabilidade. At ento, o uso do trabalho braal e/ou da trao animal permitia aos agricultores tratar reas com menor ou maior fertilidade ou infestao por pragas e doenas de forma diferenciada. Com o advento da mecanizao e da produo em larga escala, os campos cultivados passaram a ser tratados de maneira uniforme. As taxas de aplicao de fertilizantes passaram a ser calculadas com base em valores mdios de fertilidade e a aplicao feita uniformemente em toda a extenso do campo. Como resultado, reas com maior nvel de fertilidade so adubadas em excesso e reas A tecnologia de GIS/GPS est presente em todas as com solos mais pobres no so corrigidas aos nfases de um programa de Agricultura de Preciso veis desejados. O mesmo ocorre com a aplicao de agroqumicos para combate a pragas e doenas, cujas taxas de aplicao so geralmente calculadas com base no maior grau de infestao, resultando na aplicao excessiva em reas com baixos nveis de infestao. Este tratamento uniforme gera perdas econmicas para o agricultor e pode causar danos ambientais importantes, como, por exemplo, a contaminao dos recursos hdricos da regio. A Agricultura de Preciso promete reverter o quadro atual permitindo a aplicao de insumos agrcolas nos locais corretos e nas quantidades requeridas. Esta nova tecnologia faz uso intenso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), permitindo a coleta automtica de dados georreferenciados. Colheitadeiras equipadas com antena GPS
Download: www.fatorgis.com mar/98

Agricultura
e sensores eletrnicos so usadas para o mapeamento da colheita no campo, permitindo identificar reas de maior ou menor produtividade. O georreferenciamento dos pontos de coleta de amostras de solo permite tambm o mapeamento de variveis importantes para o processo produtivo, como a disponibilidade de nutrientes, gua e pH do solo. Sistemas de Informaes Georreferenciadas so utilizados para o armazenamento, tratamento, anlise e visualizao da informao espacial coletada no campo. A anlise dos dados permite otimizar o uso de insumos agrcolas e criar mapas de aplicao localizada de insumos que levam em considerao a variabilidade espacial encontrada no campo. Estes, por sua vez, so armazenados em computadores instalados em tratores equipados com antenas GPS e implementos agrcolas que permitem variar a taxa de aplicao de insumos. Desta maneira, pode-se aplicar a quantidade correta de insumos em toda a extenso do campo. A Agricultura de Preciso permite ainda construir bancos de dados espaciais e temporais importantes no desenvolvimento de tcnicas visando o uso racional da terra com conseqente reduo de custos e impactos ambientais. Destacam-se trs fases principais para a implementao de um programa de Agricultura de Preciso: Coleta de dados georreferenciados para caracterizao da variabilidade espacial e temporal das reas cultivadas; Tomada de decises com base na anlise e tratamento dos dados obtidos no campo; Aplicao localizada de insumos agrcolas.

Pesquisa
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, atravs do Agricultural Research Service (USDA-ARS), estabeleFoto area de um campo plantado com ceu um programa de pesquisas para o demilho em Centralia, senvolvimento desta nova tecnologia. DenMissouri, obtida 55 tro deste programa, o Cropping Systems dias aps o plantio, and Water Quality Research, um dos cenevidenciando a tros de pesquisa pertencentes ao sistema variao no USDA-ARS, localizado em Columbia no desenvolvimento da estado do Missouri, criou um grupo de pescultura. reas com pior desenvolvimento podem ser devidas deficincia de nutrientes, quisas especfico para Agricultura de Presolos erodidos ou maior ou menor disponibilidade de gua. ciso. Este grupo vem atuando de forma pioneira no desenvolvimento de sensores para coleta de dados, estabelecimento de metodologias para avaliao, tratamento e interpretao dos mesmos e aplicao localizada de insumos agrcolas no campo. reas experimentais e alguns campos comerciais pertencentes a fazendeiros cooperados da regio vm sendo monitorados desde 1992, alimentando um extenso banco de dados que serve de base para as pesquisas.

Mapeando o Campo
Uma vez tomada a deciso de se iniciar um programa de Agricultura de Preciso, um dos primeiros passos decidir qual a preciso requerida para o GPS. Como regra geral, espera-se que o mapa base do campo tenha a melhor preciso possvel, uma vez que vai servir de base para todas as anlises e operaes de campo. Quanto a outros dados coletados, como solo e produtividade da cultura, a preciso varia com o tipo de dado coletado e a finalidade da informao obtida. Para o posicionamento das amostras de solo e de dados de produtividade (mapas de colheita), geralmente aceita-se uma preciso na ordem de 1 a 3 metros. No caso do posicionamento de tratores usados na aplicao de produtos agroqumicos, desejvel uma maior preciso, evitando-se a dupla aplicao ou em locais incorretos. O uso da correo diferencial em tempo real requerida na maioria das operaes de campo, embora em alguns casos, como na coleta de dados de produtividade com colheitadeiras, os dados de posicionamento possam ser ps-processados. Nas reas pesquisadas no estado do Missouri a correo diferencial obtida atravs do sistema de radio beacons da marinha americana, devido proximidade destas reas com os rios Missouri e Mississipi que so utilizados para navegao. Estaes de referncia
Download: www.fatorgis.com mar/98

Agricultura
mveis e uma fixa, instaladas em um dos campos experimentais, so tambm utilizadas. Outras formas para obteno de correo diferencial, como estaes de rdio FM e satlites geoestacionrios, esto tambm disponveis para a regio.

Mapas de Produtividade ou Colheita


Mapas de colheita obtidos para uma rea de 36ha em Centralia, Missouri em 1993 (milho, esquerda) e 1994 (soja, direita). ndices de produtividade (Kg/ha) foram obtidos com uma colheitadeira equipada com sensores de fluxo de massa de gros e uma antena GPS Ashtech M-XII. Os dados de posicionamento da colheitadeira foram ps-processados para obteno da correo diferencial e anlise geoestatstica empregada para obteno do mapa final.

Mapas de produtividade so excelentes fontes de informao e diagnstico das condies de produo encontradas no campo. No Missouri, estes tm sido criados anualmente para as culturas de soja, milho, trigo e sorgo atravs de colheitadeiras equipadas com GPS e sensores para medio de fluxo de massa e teor de umidade de gros. A variabilidade encontrada no campo tem sido surpreendente e, na maioria dos casos, os ndices de produtividade medidos nas reas mais produtivas so 2 vezes superiores aos medidos nas menos produtivas. importante ressaltar que a produtividade medida no campo em um determinado ano pode ser extremamente diferente da medida no ano seguinte devido s variaes das condies climticas. A quantificao desta variabilidade, tanto espacial quanto temporal, permite identificar reas com maior potencial produtivo, nas quais pode valer a pena um maior investimento em insumos para maximizao da produtividade. Quanto s reas com menor potencial produtivo, medidas corretivas visando a melhoria da produtividade, podem ou no ser tomadas, dependendo do fator a ser corrigido Colheitadeira e da viabilidade econmica da correo. Cerequipada com antena tos fatores, geralmente chamados de primGPS e sensores para rios, esto relacionados com as caracterstimonitoramento de cas fsicas do terreno, como a profundidade fluxo de massa e teor do solo, e so de difcil correo. Outros fade umidade de gros. tores, chamados de secundrios, como o nMapas de produtividade criados vel de fertilidade ou pH do solo, so mais durante a colheita so excelentes instrumentos para anlise do facilmente corrigidos, dependendo principotencial de produo das reas cultivadas. palmente de aspectos econmicos.

Mapas de Solo
ndices de fsforo no solo em kg/ha (esquerda) e matria orgnica em % (direita) para a mesma rea (36ha) em Centralia, Missouri. Os elevados ndices de fsforo e matria orgnica nas reas localizadas no sudoeste do campo so explicados pela existncia de um curral no passado. Download: www.fatorgis.com mar/98

A variabilidade do solo no campo um dos fatores mais importantes num programa de Agricultura de Preciso, pois influencia diretamente a disponibilidade de nutrientes e de gua para as culturas. Atualmente a maneira mais comum para amostragem do solo o estabelecimento de uma rede de pontos (grid) espaados regularmente no campo. O espaamento utilizado nas reas experimentais varia entre 20 e 30 metros. No caso de reas comerciais, o nmero de amostras coletadas cai para 1

Agricultura
Antena GPS Starlink DNAV-212 utilizada para coleta de dados georreferenciados no campo. Este sistema capacitado para receber correo diferencial transmitidas por rdio beacons da marinha americana.

a 2,5 amostras por hectare, devido ao custo envolvido no processo de amostragem e anlise do solo. Muitas pesquisas e controvrsias tm ocorrido no estabelecimento de metodologias para amostragem de solo e, por enquanto, deve-se fazer uso do bom senso. Se o campo apresenta alta variabilidade, um programa de amostragem mais denso recomendado, no caso de reas mais homogneas, menos amostras devem ser coletadas. Fotografias areas e imagens de satlite podem ajudar muito na deciso, indicando reas do campo de maior ou menor variabilidade.

Pragas e Doenas
Quanto ao manejo de pragas e doenas, a grande promessa poder aplicar agroqumicos somente em reas com maior ndice de infestao e ameaa de prejuzos econmicos, permitindo-se a reduo de custos e de danos ambientais. Em reas midas e quentes, onde h maior susceptibilidade s doenas, os benefcios potenciais so enormes. As ervas daninhas, geralmente ocorrem de forma concentrada em certas reas, no uniformemente distribudas por toda a extenso do campo. Neste caso faz mais sentido a aplicao localizada de herbicidas, atacando-se apenas as reas onde existe maior concentrao, ao invs de usar o mtodo tradicional de aplicao cobrindo todo o campo.

Equipamento para aplicao localizada de produtos agroqumicos na forma lquida.

Utilizao de Sensores
Agricultura de Preciso uma tecnologia que demanda a coleta e manipulao massiva de dados. Com exceo do mapeamento da produtividade em culturas de gros, a maioria dos dados coletados deve ser enviado para anlise das amostras em laboratrio. Este processo pode requerer a coleta de um grande nmero de amostras para que se consiga caracterizar corretamente a variabilidade encontrada no campo, com conseqente aumento dos custos de amostragem e anlise. Os sensores eletrnicos possibilitam a automao do processo de coleta de dados e o mapeamento com alta resoluo espacial de propriedades do solo e das condies da cultura no campo. Entre as vrias propriedades do solo com potencial para mapeamento atravs de sensores, pode-se destacar a quantidade de matria orgnica (importante na determinao das quantidades de fertilizante e herbicida a serem aplicadas) e a quantidade de nitrognio no solo. Quanto s condies da cultura no campo, destaca-se a presena e identificao de ervas daninhas, a necessidade de aplicao de fertilizantes (principalmente nitrogenados) e o teor de umidade do solo. Os sensores, por sua vez, podem ser montados em plataformas remotas como satlites e aeronaves ou diretamente nos tratores e equipamentos agrcolas. O uso de Sensoriamento Remoto na agricultura no novo. Imagens de satlite vm sendo usadas h algum tempo para monitoramento agrcola. Entretanto, os sensores existentes atualmente possuem resolues espaciais e espectrais que, embora teis, deixam a desejar em um programa de Agricultura de Preciso. Porm, a introduo de novos sensores comerciais com altas capacidades de resoluo espacial e espectral vai ter um impacto importante na agricultura. Estes sensores permitiro a obteno de informaes detalhadas a respeito das condies da cultura no campo que podero, por sua vez, ser utilizadas para a programao de aplicaes localizadas de fertilizantes, pesticidas e gua para irrigao. Um grande esforo vem sendo feito pela indstria e instituies de pesquisa para o desenvolvimento e aperfeioamento de sensores montados diretamente em tratores ou
Download: www.fatorgis.com mar/98

Agricultura
equipamentos agrcolas. A vantagem eliminar a necessidade de criar os mapas de aplicao localizada de insumos, uma vez que o diagnstico das necessidades de fertilizantes ou herbicidas pode ser dado em tempo real com aplicao simultnea. Neste caso no necessrio o GPS para posicionamento do trator no campo. Todavia, devese manter a possibilidade de interface com um sistema GPS como uma opo para o agricultor, pois o mapeamento da variabilidade encontrada no campo pode ser interessante para posterior anlise das condies da cultura.

Trator equipado com antena GPS e equipamento para plantio de gros e aplicao localizada de fertilizantes.

Futuro
No resta dvida de que a Agricultura de Preciso vai ter um impacto muito positivo na agricultura. Os benefcios ambientais so evidentes e podero possibilitar a continuidade e expanso da atividade agrcola sem comprometer o meio ambiente. A viabilidade econmica depende de muitas variveis e requer um estudo mais detalhado. Pesquisas tm demonstrado que a aplicao localizada de fertilizantes, quando comparada com mtodos tradicionais, pode trazer retornos econmicos substanciais para culturas de maior valor econmico. No caso de culturas como soja e milho, os ganhos econmicos so mais modestos. Geralmente, os ganhos econmicos so proporcionais ao valor da cultura e variabilidade espacial encontrada no campo. Ou seja, quanto mais heterogneas so as reas e as condies da cultura, maiores os benefcios econmicos. Mapas de produtividade so excelentes instrumentos para determinao da variabilidade existente no campo. O mapeamento de produtividade no meio-oeste americano tem mostrado que, mesmo em reas relativamente homogneas e planas, a variabilidade da produtividade pode ser grande. Aos benefcios econmicos imediatos, como melhor produtividade e possvel reduo da quantidade de insumos aplicados, pode-se adicionar a valorizao da terra. O uso mais racional da terra e a construo de um extenso banco de dados pode certamente implicar numa valorizao do preo da mesma. No se deve esquecer que Agricultura de Preciso depende do uso intensivo de tecnologias de ponta, sendo necessrio o estabelecimento de um programa de treinamento adequado de mo de obra e de disponibilidade de assistncia tcnica capacitada. Pode-se prever o surgimento de empresas especializadas prestando servios para agricultores e cooperativas. De qualquer forma, esta tecnologia est permitindo a construo de um banco de dados de valor inestimvel para agricultores, pesquisadores e consultores. A tal ponto que uma das questes em debate hoje em dia nos EUA a propriedade dos dados coletados. Pertencem estes ao donos da terra ou empresa que executou o levantamento no campo? Mas isto uma outra histria.

Eventos Programados Para 98 nos EUA


q First International Conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry 1 a 3 de junho, Lake Buena Vista, Florida http://www.erim.org/CONF/ag.html q 1998 Annual Meeting of American Society of Agricultural Engineers (ASAE) 12 a 16 de julho, Orlando, Florida http://www.asae.org/meetings q Fourth International Conference on Precision Agriculture 19 a 22 de julho, St. Paul, Minnesota http://precision.agri.umn.edu/98conf/index.html

Colaborao: Clyde W. Fraisse Engenheiro Agrcola, PhD Endereo: USDA Agricultural Research Service Columbia, Missouri EUA e.mail: cfraisse@showme.missouri.edu http://www.fse.missouri.edu/~fraisse.ars
Download: www.fatorgis.com mar/98

Agricultura

NO BRASIL
A
pesar da agricultura desempenhar um papel importante na economia nacional, as novas tecnologias para o setor ainda apresentam-se tmidas. A Agricultura de Preciso em solos brasileiros est sendo aplicada apenas em algumas ilhas de pesquisa ou em grandes propriedades cujos donos investem muito dinheiro nas plantaes.

Pesquisas na USP
Uma destas ilhas o desenvolvimento, construo e uso no campo de um sistema de instrumentao e aquisio de dados para o mapeamento da produtividade da cultura do milho pelo grupo de Pesquisa em Agricultura de Preciso do Departamento de Engenharia Rural, da ESALQ/USP, coordenado pelo Prof. Luiz Antonio Balastreire. Segundo Balastreire, o trabalho foi movido pela tendncia mundial da necessidade de aumentar a eficcia na produo de gros. Como muitas vezes fica invivel aumentar as fronteiras agrcolas, a soluo poderia ficar por conta do aumento desordenado do uso de insumos, o que alm de problemas ambientais e ecolgicos, contribui diretamente para o aumento dos custos de produo. A Agricultura de Preciso pretende diminuir o conflito Agricultura vesus Ecologia. Foi nestes moldes que um sistema automtico de medio do peso do gro foi desenvolvido utilizando-se um subtanque graneleiro dentro do tanque da colheitadeira. Embora os sistemas comercializados em colhedeiras importadas utilizem outra forma de medio da quantidade de gros colhidos, o que se pretendia nesta pesquisa era desenvolver uma metodologia que alm de gros, pudesse servir a qualquer outro produto agrcola, cujo mapeamento de produtividade tivesse que ser obtido diretamente em peso por hectare, como no caso de cana-de-acar, batata, mandioca, algodo, frutas, entre outros. Um sistema de posicionamento global (GPS) mvel foi instalado sobre a colheitadeira no campo, e outro sistema fixo foi usado como base para correo diferencial atravs do ps-processamento dos dados de posio. Os sistemas de medio automtica de peso e de posicionamento, permitiram a obteno do primeiro mapa de produtividade para a cultura do milho no Brasil, em uma rea ao redor de 7 ha. Verificou-se que 63% das clulas de 10,8m de comprimento e 3,6m de largura, possuam uma produtividade na faixa de 3,35 a 6,64 t/ha para uma produtividade mdia da cultura de 3,84 t/ha. A principal vantagem do sistema de pesagem automtico a obteno direta do peso dos gros colhidos, sem a necessidade de sensores para a medio do fluxo de gros e calibragem para cada cultura. O mesmo princpio poder ser adaptado para o mapeamento da produtividade de culturas, onde sistemas de medio de fluxo de massa no possam ser utilizados. O grupo Ncleo de Pesquisa em Automao Agrcola da USP formado pela Escola Politcnica Departamento de Engenharia da Computao, ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirs) Departamento de Engenharia Rural tambm da USP. Em setembro ltimo, um de seus trabalhos, versando sobre o uso de um monitor de semeadura para Agricultura de Preciso, foi premiado no 1st European Conference on Precision Agriculture, na Inglaterra, como terceiro melhor trabalho apresentado no evento. O monitor tem as caractersticas usuais dos monitores de semeadura, isto , permite que o operador saiba como est sendo feita a operao e alertando sobre eventuais problemas. O equipamento registra ainda as informaes ao longo da operao e com o auxlio do GPS, podese montar um mapa de semeadura, que poder ser utilizado para identificar causas de variabilidade na produtividade. Com estes dados, na fase de colheita, pode-se obter um mapa de produtividade ou mapa de colheita. Segundo o Professor Antnio Mauro Saraiva, o equipamento dever ser testado em campo no incio de 1998.
Download: www.fatorgis.com mar/98

Agricultura
Embrapa
A Embrapa Milho e Sorgo promoveu em julho de 97 na cidade de Sete Lagoas/MG o I Seminrio Temtico em Mecanizao Agrcola no Brasil, cujo tema foi Tecnologia em Mecanizao no Brasil: Equipamentos e Sistemas para o Futuro. Subtemas foram dois: Mecanizao Conservacionista, com nfase no plantio direto no Brasil e Mecanizao Adaptada Agricultura de Preciso, um desafio para o desenvolvimento da agricultura de alto desempenho no pas. Vrios convidados do Brasil e exterior discutiram o estado da arte, problemas, limitaes e possveis solues. Durante o evento, relatores sintetizaram em um documento definies e recomendaes acerca de cada tema. No caso da Agricultura de Preciso foram constatados, entre outros problemas, a carncia de treinamento formal. As solues propostas no Seminrio foram a implementao de programas para treihttp://www.cria.org.br/gip/gipap namento de professores, pesquisadores, extensionistas, iniciativa privada, agricultores, operadores; criao de unidades-piloto de demonstrao para fins de ensino, pesquisa e treinamento; desenvolvimento de material institucional; implementao de alianas estratgicas no pas e no exterior, visando o mapeamento e o diagnstico da variabilidade do sistema e ainda a criao de home page sobre o assunto. O objetivo da criao da pgina organizar e difundir informaes e propiciar um ambiente de discusso a todos os segmentos da sociedade interessados no tema. Os organizadores esperam que o ambiente facilite a gerao de novos projetos de pesquisa multidisciplinares voltados para o atendimento das demandas que possam ser substanciadas por informaes disponveis no site. O lanamento oficial aconteceu em 31 de outubro de 97, na Embrapa/ CNPTIA (Centro Nacional de Pesquisa Tecnolgica em Informtica para a Agricultura).

Equipamentos
A Case Brasil a pioneira na importao de colheitadeiras j equipadas com GPS. Sua matriz nos EUA possui uma diviso nas proximidades de Chicago que desenvolve produtos somente para Agricultura de Preciso. Para esta tecnologia a empresa apresenta o conjunto de equipamento AFS (Advanced Farming System) composto de colheitadeira e

Maior Produtor de Soja


O Grupo Maggi, maior produtor de soja do pas, vem usando a tecnologia de Agricultura de Preciso em sua fazenda em Rondonpolis/MT. Atualmente os mtodos incluem apenas a pulverizao area e terrestre, que permite o controle das pragas apenas nas manchas onde aparecem. Em um prximo passo, implantaremos o levantamento e mapeamento do solo e a anlise de colheita, esclarece Wilson Jos de Souza diretor tcnico de produo. Ainda segundo Wilson devido a problemas de adequao tecnologia no Brasil, a Agricultura de Preciso ainda levar cerca de dois anos para apresentar resultados expressivos comercialmente. O acesso s novas tecnologias, principalmente devido s constantes viagens aos EUA fizeram, com que o grupo tomasse a iniciativa de implantar e experimentar as vantagens da Agricultura de Preciso. A vantagem que o produtor deixa de fazer clculos baseados em uma mdia, mais sim determina a quantidade exata para a rea, deteco mais rpida e eficaz de doenas e os pequenos problemas podem ser corrigidos mais facilmente, o que sem dvida diminui os custos. O Grupo Maggi passa por uma fase de testes onde a economia e a preciso da nova tecnologia esto sendo postas lado a lado. Fala-se em at 17% de economia em insumos, mas ns ainda no chegamos a um nmero, pois ainda estamos comeando, explica Wilson.
Download: www.fatorgis.com mar/98

Agricultura
do software Agro-Logic, desenvolvido pela prpria Case Corporation. A Case apresenta solues para todas as fases do cultivo. J no planejamento, atravs das anlises das amostras do solo, o equipamento Pocket Survey investiga a relao entre drenagem, compactao, prticas das culturas, fertilidade e outros fatores. O Pocket Survey foi projetado pela Agri-Logic para armazenar e processar os dados obtidos no campo, que tambm podem ser exportados para um desktop mapping ou software GIS. Outra opo, no obrigatria mas recomendvel, conectar tambm um GPS para se ter a posio exata de onde foram coletadas as amostras do solo. A soluo Pocket Survey: 4MB + Windows CE composta de dois elementos, o Pocket Survey, um computador de mo, 4MB de memria e software de mesmo nome que roda na plataforma Windows CE. Os dados coletados em campo devem ser exportados e processados em escritrio por um microcomputador compatvel com IBM, 486 ou superior, com 16MB e Windows 95. As colheitadeiras so adaptadas com GPS e DGPS para a posio em tempo real. No tubo de entrada dos gros existem dois sensores: de fluxo e de umidade. Atravs do monitor na cabide da colheitadeira que capta os sinais, o operador sabe a quantidade de gros e a umidade dos mesmos metro a metro da fazenda. Todos estes dados so armazenados em um carto com capacidade de 1MB, o que normalmente armazenado em 1 dia de colheita. Aps esta fase os dados so transferidos para um microcomputador, onde est instalado o software Agri-Logit. O software processa os dados e os relaciona com as amostras de solo, montando o Mapa de Prescrio. Com os mapas nas mos o produtor tem mais informaes e pode dimensionar a correo do solo, populao de sementes, drenagem, aplicao de insumos, defensivos. Tnhamos conhecimento de mdias antes, mas no sabamos que elas eram variveis. Examinamos certos campos em que as mesmas sementes estavam proMonitor de duzindo 2700Kg em uma rea e 500Kg na parte inprodutividade na ferior dos campos. Antes da colheita parecia tudo cabine da igual, confessa um agricultor usurio de AP em colheitadeira e em Arkansas, EUA. destaque

Veja Mais na WWW


q Laboratrio de Automao Agrcola da USP (LAA) http://www.pcs.usp.br/laa q USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) Departamento de Engenharia Rural e.mail: labalast@carpa.ciagri.usp.br q Faculdade de Engenharia Agrcola da Unicamp http://www.agr.unicamp.br/dppa/pofjansle.htm q NMA Embrapa http://www.nma.embrapa.br/projetos/cmp/ q USDA Agricultural Research Service Cropping Systems and Water Quality Research Unit http://www.fse.missouri.edu/ars/cswq.htm q University of Georgia http://nespal.cpes.peachnet.edu q University of Minnesota http://precision.agri.umn.edu q Silsoe College http://www.silsoe.cranfield.ac.uk/cpf/ q Centre for Precision Farming Cranfield University http://www.cranfield.ac.uk q Case Corporation http://www.casecorp.com q Embrapa Milho e Sorgo http://www.cnpms.embrapa.br q Revista Agrosoft http://www.agrosoft.com

Download: www.fatorgis.com mar/98

You might also like