You are on page 1of 2

Ulisses li umas coisas de uma parte e de outra e montei coisas que eu achei que pode ajudar.

a bibliografia : Robbins & Cotran 7 ed. pagina 178 Segue:

Mltiplos eventos celulares biomoleculares alteram-se quando da incorporao do DNA viral ao genoma hospedeiro, provocando exacerbao ou depresso de macanismos importantes tais como apoptose, biossintese protica, sntese de cidos nuclicos, ativao de imunossupresso, dentre outros. O genoma do HPV contm nove janelas de leitura, onde esto posicionados sete genes de leitura precoce ( early E1, E2, E4, E5, E6 e E7) e dois de leitura tardia (late L1 e L2). Cada um dos genes expressa-se por protena homnima com funes especficas. Algumas delas: E2 regula negativamente as funes das protenas E6 e E7. E5 induz proliferao da clula infectada pelo vrus. E6 provoca destruio da protena p53 da clula hospedeira, protegendo a clula da apoptose. E7 inativa a protena pRB da clula hospedeira impedindo o bloqueio do ciclo celular. P53 protena que induz apoptose. Rb protena que se liga ao fator de transcrio E2, inibindo sua ao. A expresso do gene E2 do HPV, faz com que o ciclo celular estacione na fase G1, permitindo a ao da protena p53. Segue-se o bloqueio de p53 pela expresso do gene E6, favorecendo a ao seguinte do gene E7, que ir reprimir o gene Rb do hospedeiro, liberando o processo proliferativo. Todo esse mecanismo ocorre para que o HPV posse ter sua replicao durante a maturao das clulas proliferativas. O sistema imunolgico desempenha funo importante tanto na depurao quanto na persistncia da infeco induzida pelo HPV que pode evoluir para neoplasia intra-epitelial ou para cncer invasor.
Tem um esquema aqui num site que eu tambm acho que isto que a professora pode querer. pq mais simples pra quem vai assistir. Uma coisa mais direta e no tanto mongol. Entre neste link que vc vai ver! http://www.virushpv.com.br/novo/hpv_fases_infeccao.php Segue:

HPV e Fases da Infeco Viral - Patognese


1. Entrada no hospedeiro (ataque) Aps o contato com uma pessoa infectada, o HPV inicia o ataque que ocorre em uma clua alvo (geralmente clulas da camada basal ou parabasal), que apresenta um receptor especfico. O vrus penetra atravs de:

Soluo de continuidade, que so leses na pele ou mucosa. Zonas de Transformao (ZT), que a transio entre dois epitlios diferentes: Colo uterino; Locais do trato respiratrio superior (cavidade nasal, paranasal e seios da face); Brnquios. 2. Replicao primria (penetrao) Ocorre nas clulas basais e parabasais do epitlio escamoso. Tem centenas de partculas virais maturas. No est integrado ao genoma do hospedeiro (forma epissomal).

3.Abertura e disperso no hospedeiro (uncoating) Aps penetrao no citoplasma, a cpsula total ou parcialmente removida e o genoma viral exposto. Espalha-se de clula para clula.

4.Tropismo celular e tecidual (transcrio) O vrus entra no ncleo da clula alvo e continua seu ciclo de replicao executando a transcrio do seu DNA em RNA. A transcrio restrita s clulas epiteliais escamosas. Existe uma predileo para a pele e mucosas. 5. Resposta imunolgica do hospedeiro (translao) Seguindo a transcrio, o RNA transcrito translatado em protenas E (early) ou L (later). 6. Replicao scundria (replicao) O genoma do HPV pode replicar em vrias linhagens celulares indiferenciadas, quando as protenas E1 e E2 se expressam. Somente a poro do vrus que alcana o ncleo sofre replicao.

7.Montagem das partculas virais (dano celular) Temos estudos recentes tentando elucidar como as protenas L1 e L2 interagem na fase de montagem da cpsula. 8.Maturao e liberao (persistncia) Esses estgios finais do ciclo de vida viral (montagem, maturao e liberao) so difceis de ser intepretados isoladamente, pois frequentemente ocorrem simultaneamente. Maturao: fase na qual o vrus se torna infeccioso, ocorrem mudanas estruturais na partcula viral, com mudanas estruturais no capsdeo, detectado com diferena na antigenicidade. Liberao: fase em que o vrus eliminado da clula, ocorrendo uma ruptura celuar, conheciodo como desabrochamento. Talvez o gene E4 esteja envolvido na liberao por alterar a integridade do esqueleto celular, pois encontrado aos filamentos de queratina.

Aqui tem tudo: tipo quando o vrus entra e como ele se expressa... essas coisas assim. imprimi e agente leva hoje a noite pra todos darem uma olhadinha. Achei interessante este site. flw!

You might also like