You are on page 1of 14

Processo de construo de Software baseado no mtodo de ensino montessoriano

EQUIPE: Alex Pereira Joel Lobato Jorge Baima Raimunda Denize

Motivao
Criao de um software para auxiliar crianas entre 3 a 6 anos que se encontram em fase de alfabetizao, levando em considerao que a aprendizagem com o software se dar atravs da utilizao de textos, imagens e udio. Baseando-se nos conceitos da Engenharia de Software, e Anlise de Projetos, Engenharia de Usabilidade e Multimdia.

Mtodo montessoriano
Desenvolveu-se com Maria Montessori, a partir de 1896. De suas prticas mdicas e observaes clnicas passou a observar e analisar como as crianas aprendiam e construam sua aprendizagem, levando em conta o que existia no ambiente.

Educao Infantil
Na Educao Infantil o mtodo enfatiza a manipulao de peas de tamanhos, formas, texturas e cores diferentes, pois segundo Montessori [1937] os objetos se convertem em agentes estimulantes de sua prpria atividade, e os objetos, no o ensino da mestra, so o principal.

Pesquisa Realizada
Aplicao de um roteiro de entrevista com uma psicloga e uma pedagoga que atuam com o mtodo montessoriano, para esclarecer a respeito desse mtodo e a possvel criao de um software que trabalha com a fontica baseada no mtodo.

Resultado da pesquisa
A criana inicialmente possui memria fotogrfica e sensorial. Nessa fase a criana j consegue manusear o mouse A vogais so os primeiros sons que as crianas aprendem Ajudar na percepo do som da vogal no incio de uma palavra

Resultado da pesquisa
Existncia de poucos softwares que contemplam o udio no auxlio da aprendizagem das vogais e consoantes, bem como a formao das palavras. Criao do prottipo funcional do ABC Montessori.

ABC Montessori
Apresentar como o software ABC Montessori poder contribuir para a insero da criana nos processos de leitura e escrita a partir da pedagogia montessoriana e por meio da ligao dos sons que a criana traz do seu dia-a-dia com os smbolos visuais e alfabticos que correspondem a tais sons.

Softwares relacionados
Alfabeto em Portugus, Jogo das Vogais Brincando com a Leitura

Tela com grupos de oito letras do alfabeto. Software Brincando com a Leitura

Desenvolvimento do projeto
No primeiro momento do projeto, realizou-se pesquisa sobre o mtodo d base ao software. Planejamento Documento de viso e especificao de Requisitos Prottipo descartvel Modelagem Modelo Iterativo e Incremental Criao e edio das mdias Prottipo Funcional

Consideraes Finais
Com o propsito de criar uma ferramenta computacional que integre os conceitos do ensino da lngua portuguesa baseado no mtodo montessoriano com os preceitos da criao de software . Foi proposto o ABC Montessori, visando o ensino atravs da fontica, de modo que o pblico alvo se depare com objetos do seu cotidiano, levando em considerao a caracterstica regional do indivduo.Abrindo-se assim um leque para novas iniciativas neste tema pouco explorado.

Referncias
Almeida, Fernando Jos de. Educao e informtica, os computadores na escola. 4 ed. So Paulo: Cortez, 2009. Guedes, Gilleanes T. A., UML 2 Uma abordagem prtica. So Paulo, Novatec, 2009. Montessori, Maria. Para Educar o Potencial Humano. 2. ed. Campinas, Papirus, 2003. Montessori, Maria. Educao Para a Paz. Editora Papirus, Campinas, 2004. Lima, Adriana F. S. de Oliveira. Pr-escola e alfabetizao: uma proposta baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. 14 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. Lagoa, V. Estudo do sistema Montessori: fundamentado na anlise experimental do comportamento. So Paulo; Loyola, 1981. Lancillotti, Samira Saad Pulchrio. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nmero especial, p. 164-173, mai.2010 - ISSN: 1676-2584 Montessori, Maria. Ideas generales sobre mi mtodo. 3. ed. Buenos Aires: Losada, 1965. Paula Filho, Wilson de Padua. Multimdia: conceitos e aplicaes. Rio de Janeiro: LTC, 2000. Teixeira, rika; et al. Terapia Ocupacional na reabilitao fsica. So Paulo: ROCA, 2003. Montessori, M. El Mtodo de la Pedagogia Cientfica. Barcelona: Araluce, 1937. _______________. Ideas generales sobre mi mtodo. 3. ed. Buenos Aires: Losada, 1965.

Prottipo

You might also like