You are on page 1of 4

A COMUNICAO EMPRESARIAL Um Estudo Evolutivo das Teorias das Organizaes O artigo tem como objetivo realizar uma anlise

histrica da comunicao dentro das empresas, a partir das Teorias das Organizaes. Nos dias atuais, com a globalizao da economia com um nmero cada vez maior de meios de comunicao disponveis s organizaes para a troca de informaes, todos devem estar convencidos da necessidade das empresas de se organizarem e de se comunicarem. Corrente Racionalista Clssica Para os tericos dessa corrente, como Taylor, Fayol e Weber, a comunicao da empresa enfocada principalmente como informao operacional e formal. O ser humano ocupa passivamente o seu posto (imagem mecanicista). Alm disso, o trabalho em equipe, entre os operrios, deve ser evitado, a fim de evitar ms influncias. Caractersticas Porta essencialmente a informao e no a comunicao (monlogo); A comunicao formal e descendente; A comunicao informal indesejada; A comunicao deve seguir os canais definidos e os circuitos implantados pela direo; A noo de comunicao secundria; As mudanas so realizadas atravs da direo e no dos empregados; Conflito considerado um erro de administrao.

O desenho organizacional piramidal, com o intuito de explicitar a formalizao e o carter hierrquico que a comunicao tinha nessa corrente. Corrente Psicolgica Posiciona-se particularmente contra a concepo do homo-economicus. Os psiclogos, Mayo, Likert, McGregor e Leavitt, propuseram basear a organizao da empresa num conjunto de teorias dirigidas sobre o funcionamento do ser humano. O trabalho em equipe e o interesse pelas pessoas so privilegiados. Alm disso, a empresa deve considerar a dimenso humana para manter coeso.

O objetivo tornar mais flexveis as organizaes e facilitar as comunicaes, j que a comunicao relacional na abordagem desses tericos. Caractersticas Prope uma nova perspectiva da comunicao organizacional; Considera a importncia da dimenso humana na comunicao; As prticas de relaes humanas privilegiam a expresso de sentimentos; O objetivo de facilitar as comunicaes; Reconhecimento da importncia da comunicao informal como um fator de cooperao todos os nveis; A comunicao no somente funcional, mas tambm relacional; A conscincia da importncia da comunicao interna comea a ser desenvolvida; Pioneiros a descreverem como organizao comunicante.

Corrente Sociolgica Do ponto de vista dos socilogos, Friedberg, Emery e Trist e Crozier, a organizao deve ser vista como um fator importante de determinao do comportamento humano. Destaca a importncia de um sistema de comunicao que torne possvel as relaes e interdependncia entre os diferentes atores

organizacionais, alm de preferirem a flexibilidade e a sinergia. As empresas tornam-se sistemas abertos, onde a atuao dos atores das organizaes proporciona uma distribuio mais democrtica do poder. Caractersticas Reconhecimento da importncia de um sistema de comunicao que torne possvel as relaes de independncia entre os diferentes atores; Consideram que a flexibilidade nas formas de organizao tornam possveis os contatos mais pessoais; Desenvolvimento da comunicao multidirecional; A expresso dos atores considerada como prioritria; Denunciam a burocracia no comunicante.

Corrente Managerial

Para os autores inseridos na corrente managerial, como Simon e Drucker, a racionalidade humana deve ser questionada. Consideram a comunicao importante pois a abordagem managerial baseia-se na busca de coordenao em todos os nveis. A organizao um corpo vivo, habitado por indivduos livres que desenvolvem seus papeis em funo de seus objetivos, pois a conduta dos membros de uma organizao parcialmente definida pelas regras oficiais. Caractersticas A comunicao importante, pois a abordagem baseia-se na coordenao de todos os nveis; Reconhece a importncia de novas variveis, entre elas a comunicao.

Corrente ps-industrial Os tericos da corrente administrativa ps-industrial,reforam a importncia das empresas em desenvolver tcnicas e mtodos para facilitar a comunicao. O papel primordial dos executivos o de facilitar a comunicao, estimulando interaes constantes e positivas. O sucesso das empresas est relacionado com a comunicao rica e informal. Caractersticas A comunicao fundamental; A estrutura uma verdadeira rede de comunicao; Comunicao e cultura so estritamente conectadas; O sistema de informao rico e informal; A intensidade das comunicaes extraordinria; Reconhece a funo comunicao.

Corrente Contempornea Por meio de seus princpios tericos, os contemporneos defendem uma funo bsica da organizao. A comunicao se volta para facilitar os processos de compartilhamento do conhecimento, dentro no apenas do espao fsico comum da empresa, mas agora dentro de uma realidade virtual, onde a comunicao no ciberespao passa a ser essencial para as empresas. A exploso da tecnologia como objeto facilitador da comunicao. Caractersticas

A comunicao propiciadora do compartilhamento do conhecimento; A comunicao realizada em ambientes de ciberespao; As tecnologias facilitam e disseminam a comunicao interna e externamente; Exigncia da conectividade empresarial.

You might also like