You are on page 1of 2

O Argumento da Eternidade

O Dicionrio Michaelis define eternidade como uma durao sem princpio nem fim e a vida eterna como a existncia absoluta, sem princpio nem fim. Nesta definio, o homem no eterno, e nem pode ser, pois possui um princpio e um fim, que seu nascimento e sua morte, respectivamente. Singularmente, o nico Ser que corresponde a definio de eternidade e, portanto, pode ser eterno, Deus, pois Ele no teve e nem possui comeo e nem fim, Ele sempre existiu, como diz a Bblia: Eu sou o Alfa e o mega, o princpio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 22:13 E Ele transcendente ao espao: Para onde me irei do Teu Esprito, ou para onde fugirei da Tua face? Se subir ao cu, l Tu ests; se fizer no inferno a minha cama, eis que Tu ali ests tambm. Salmo 139:7 e 8 E transcendente ao tempo: Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dEle so a sabedoria e a fora; E Ele muda os tempos e as estaes; Ele remove os reis e estabelece os reis; Ele d sabedoria aos sbios e conhecimento aos entendidos. Daniel 2:20 e 21 A eternidade um tempo infinito, e ante a finitude e mortalidade do homem e a validade de todas as coisas, a eternidade pode parecer algo absurdo e inexistente, porm, os nmeros mostram que a eternidade possvel e real:

Os nmeros no comeam do zero (0), pois antes de zero h -1, -2, -3, e assim sucessivamente ao infinito, assim como tambm no h trmino, pois logo ao zero h 1, 2, 3, e assim sucessivamente ao infinito, portanto, os nmeros no possuem comeo e nem fim, sendo assim, so eternos e infinitos. A eternidade um atributo lgico, real e verdadeiro, pois pode ser representado matematicamente, e, portanto, a eternidade de Deus coerente com as Escrituras, a lgica e a realidade, sendo assim, um conceito verdadeiro e aceitvel. _______________________________________________________________

COMENTRIO EXPLICATIVO SOBRE O ARGUMENTO


O Argumento da Eternidade responde a perguntas como: Como surgiu Deus?, Deus foi criado por algum anterior a Ele mesmo?. E, principalmente, a estas perguntas: Deus pode ser eterno?, A eternidade realmente existe ou um absurdo?. O Argumento da Eternidade responde a estas perguntas, pois ele explica que Deus no teve e nem possui um comeo e nem um fim, e que, portanto, Ele um Ser eterno. E as respostas para a eternidade de Deus, segundo os versculos bblicos, por si s j provam a eternidade de Deus para os cristos, mas no so, muitas vezes, suficientes para que um descrente acredite, portanto, mostra-se s pessoas que o conceito de eternidade, que pode parecer um conceito absurdo ou no existente, , na verdade, algo real e caracterstica intrnseca presente nos nmeros. Por si s, os nmeros apresentam uma complexidade suficiente para que seja possvel se quer imaginar a dimenso de sua infinitude, tendo nmeros que precisam ser expressos em notao cientfica de to enormes que so (por exemplo, 1,2 x 10, que equivale a 12,000,000,000,000,000,000,000, ou doze sextilhes), e, mesmo que os nmeros sejam manipulados pelo homem, seu conceito de infinito ainda complexo para se quer ser imaginado. Nisto, levanta-se uma questo: se pensar que os nmeros no tm fim e que existem nmeros to grandes que acabam se tornando inimaginveis por causa de seu tamanho algo realmente incompreensvel mente humana, o que pensar de um Ser que tambm no possui um comeo e nem um fim e nem to pouco pode ser manipulado pelos homens? Este Ser torna-se ainda mais incompreensvel e grandioso do que os nmeros j so em seu infinito e eternidade. Os homens no conseguem compreender a complexidade dos nmeros, e querem compreender a Deus. impossvel que a mente humana possa compreend-Lo em Sua total infinidade.

LUCAS FONSECA COSTA

You might also like