You are on page 1of 2

Em busca de uma melhor estratgia de sada?

Conhea o HiLo Activator


Por: Rafael de Souza Ribeiro 10/02/11 - 18h30 InfoMoney SO PAULO - Quando o trader est posicionado em uma operao e o papel evolui conforme sua expectativa, certamente uma dvida j pairou sua mente: j hora de realizar os lucros ou vou segurar mais a posio? Tecnicamente falando utilizo um stop gain? Este dilema perturba desde iniciantes at os mais experientes no mercado, que podem escolher no mnimo dois caminhos: usar como referncia pontos de reverso grfica (resistncias, suportes, canais, linhas de tendncia, candlesticks, padres grficos) ou um Trailing Stop (seguidor de preo). Talvez com esta mesma dvida ao finalizar sua metodologia, Robert Krausz, hngaro que ganhou fama por suas operaes no mercado futuro norte-americano, em 1998 publicou na consagrada Stocks & Commodities Magazine um setup utilizando como referncia de ponto de sada, o Gann HiLo Activator, ou simplesmente HiLo Activator. Foi quando Krausz, definitivamente, ganhou a ateno do mercado. Plano completo Adepto das tcnicas implementadas por Willian Delbert Gann e pelos mtodos que envolviam os nmeros de Fibonacci, Krausz criou um sistema de operao que batizou como New Gann Swing Chartist Plan, melhor explicado em seu livro W. D. Gann Treasure Discovered: Simple Trading Plans for Stocks & Commodities. Nesta obra, o trader apresenta um plano de operao para mercados em tendncia, baseado em dois osciladores para identificar a direo do mercado (Gann Trend Oscillator) e o momentum (Gann Swing Oscillator), suportes e resistncias, pontos de entrada e de sada (Gann HiLo Activator), alm de tcnicas de Money Management. Pouco tempo mais tarde, no segundo volume do Fibonacci Trader Journal, criado pelo prprio Krausz para divulgar seus estudos, o trader apresentou o uso do HiLo Activator junto ao DFC (Dynamic Fibonacci Channels), banda utilizada para delimitar os suportes e resistncias do mercado. HiLo Activator Dentro da metodologia desenvolvida por Krausz, o HiLo Activator a ferramenta que definir o ponto de entrada da operao, ao mesmo tempo em que um Trailing Stop. Ele calculado a partir da mdia das altas (topo dirio) ou quedas (mnima diria) do mercado, a depender da tendncia grfica. Tratando-se de uma operao comprada, o HiLo Activator ser definido pela soma dos ltimos trs fundos (3 perodos) marcados, e posteriormente divide-se o nmero por trs. O resultado plotado no grfico por uma linha horizontal. Caso o ativo feche abaixo do HiLo, o stop loss da operao ser acionado. O HiLo ento utilizado para calcular os valores de suporte e resistncia, como para implementar regras prticas de entrada, sada e mudana de posio, resume Wagner Caetano, diretor e analista da Top Traders. Segundo Caetano, o HiLo Activator pode ser usado em qualquer tempo grfico, preferencialmente a partir dos 15 minutos, onde os padres grficos e candles so mais aparentes e com maior volume. Para entender melhor a dinmica do oscilador, Caetano apresenta um exemplo com os papis preferenciais do Ita Unibanco (ITUB4).

Como se v, quando est acima dos candles (escada vermelha), o HiLo Activator serve como Trailing Stop de venda, e quando est abaixo (escada verde) utiliza-se em operaes na ponta da compra. Outra caracterstica do Hilo apontada

pelo analista da Top Traders que o indicador sinaliza onde ocorrer a reverso do mercado, ou seja, quando h mudana das cores da linha. Consideraes Na prtica, o trader perceber que o HiLo Activator tem grande utilidade para definir tendncia, e sua funo de Trailing Stop funcionar com maior eficincia em operaes de tendncia, em linha com o setup proposto por Robert Krausz. Entretanto, para realmente constatar sua eficincia, essencial que o trader utilize as ferramentas de anlise estatstica para balizar cientificamente sua concluso. No mais, assim como o ATR (Average True Range), o HiLo Activator mais uma ferramenta interessante para elaborar uma estratgia de sada mais eficiente e fugir do rudo do mercado.

You might also like